Boas,
Acabei de regressar! :bye:
Relativamente às excursões tenho a dizer-vos que só fiz uma: Tulum + Xel-Ha.
Mas a situação foi caricata... marquei antecipadamente com a Alestal e acertei o preço de 95 USD por pessoa. Na primeira manhã no Playacar, levei com a palestra do Jimenez sobre os perigos da falta de seguro, todas as tretas que ele tenta enfiar à malta. No dia seguinte, estou à porta às 7h20 à espera e chega uma minivan da Alestal. Tudo bem, paguei o acordado e, para meu grande espanto, fui o primeiro a ser encaminhado e a entrar num autocarro com o logótipo e decoração de Xcaret onde depois entraram todos os que compraram a mesma visita ao Jimenez da Soltour por 129 USD/pessoa.
Ou seja, fui no mesmo autocarro para Tulum, no mesmo grupo, com o mesmo guia, segui depois para Xel-Ha, tudo exactamente igual por menos 34 USD.
Fica o aviso... a Soltour é uma tanga! Encontram o mesmo e mais barato!
Uma nota genérica sobre excursões: Esta de Tulum + Xel-Ha vale muito a pena, embora seja apertado para tirar boas fotos, tomar banho em Tulum e explorar um pouco da variedade de coisas em Xel-Ha. Mas a deslocação é relativamente curta e portanto suportável. Ainda assim, tive que levar com uma criança bem pequena que chorava com calor, com fome, com sono, chorava por chorar.... coitada, não tem culpa mas...
Conclusão: na minha humilde opinião, excursões em grupo só mesmo para deslocações curtas. Para Chichen Itza ou Coba, façam como eu; aluguem carro e vão à aventura! O Jimenez diz que é tudo assustador mas eu fiz mais de 800 km sozinho com o meu filho e vi muito mais que qualquer um vê numa excursão. Parei quando quis, onde quis, falei com pessoas, vi as povoações de perto e não num ambiente esterilizado do autocarro. E não aturei birras de ninguém!
Vou dar mais uns detalhes e contar uma história engraçada no tópico de "Alugar Carro". Se estiverem interessados, vão lá dar uma olhadela!