Novidades

Coronavírus! O que fazer?

Dsanto

Membro Conhecido
Sinceramente também não esperava esta reviravolta na europa... Tenho voos marcados para a Suiça na Páscoa, vou esperar até à altura porque posso cancelar o hotel sem prejuízos até às vésperas... Em junho tenho a Disney, praticamente metade pago :oops: Estou mesmo muito reticente em marcar as férias de agosto... Mas por outro lado não consigo deixar de pensar que vai certamente cá chegar e vamos acabar por estar na mesma situação que toda a europa e portanto não fará sentido medo de sair...

O nosso país não está a tomar nenhumas medidas de controlo na chegada de passageiros!!!!! Isto para mim é do mais grave quejá vi. Toda a gente entra e sai do país sem nenhum controlo. Já sem falar das fronteiras terrestres!!! A Europa tem muito a aprender com a China!!!
Estamos um bocado pendentes do que a UE decide... Não somos propriamente a Suiça que até o correio da china bloqueou... Acho que a partir do momento que os peritos da EU digam que faz sentido controlar fronteiras, vamos seguir... Também se cria algum alarmismo, e facto é que este vírus tendo uma taxa de mortalidade de 2% não é o mais letal que enfrentámos, comparando ao ébola por exemplo...
 
Última edição por um moderador:

basapistas

Membro Conhecido
Sinceramente também não esperava esta reviravolta na europa... Tenho voos marcados para a Suiça na Páscoa, vou esperar até à altura porque posso cancelar o hotel sem prejuízoa até às vésperas... Em junho tenho a Disney, praticamente metade pago :oops: Estou mesmo muito reticente em marcar as férias de agosto... Mas por outro lado não consigo deixarde pensar que vai certamente cá chegar e vamos acabar por estar na mesma situação que toda a europa e portanto não fará sentido medo de sair...
Essa é a verdadeira questão, se formos ou viermos de uma zona de risco (seja Portugal ou o teu destino de férias)... Podem-te obrigar a ficares de quarentena... imagina a ires de férias e obrigarem-te a ficares de quarentena ou fechada no teu hotel?? Ou à chegada a Portugal teres que ficar 2 semanas de quarentena...?

Tudo depende da evolução do vírus nas próximas semanas e das medidas adoptadas pelos Países!
 
Última edição por um moderador:

Dsanto

Membro Conhecido
Essa é a verdadeira questão, se formos ou viermos de uma zona de risco (seja Portugal ou o teu destino de férias)... Podem-te obrigar a ficares de quarentena... imagina a ires de férias e obrigarem-te a ficares de quarentena ou fechada no teu hotel?? Ou à chegada a Portugal teres que ficar 2 semanas de quarentena...?

Tudo depende da evolução do vírus nas próximas semanas e das medidas adoptadas pelos Países!
Pois tem toda a lógica. Vamos ter mesmo que esperar para ver... Fico a torcer para um abrandamento durante o mês de março.
 

Marilina

Membro Novo
Olá! Temos um cruzeiro no Golfo Pérsico no dia 27 de março, com saída do Dubai, e também não sabemos o que vamos fazer... Mais alguém nesta situação?
 

ALTF4

Membro Conhecido
A APAVT deve responder a essa questão....

Coronavírus e seguros de viagem, mas não só

"Em Portugal, antes do cancelamento da edição anual do MWC, a Agência Lusa noticiou que as agências de viagens deveriam reembolsar os clientes que, antes do surto do coronavírus, compraram viagens para fevereiro com destino a Macau, Hong Kong e China continental e as pretendam cancelar.


“Desde que houve a transposição da diretiva europeia de viagens organizadas, o que já aconteceu há alguns anos, nos casos equivalentes ao do coronavírus – isto é, se eu já tivesse feito uma reserva para a China em circunstâncias de normalidade e entretanto tivesse aparecido este surto – o consumidor tem o direito de cancelar, sendo reembolsado de todos os custos envolvidos na reserva”, disse na semana passada Pedro Costa Ferreira, presidente da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT)."
No meu ver, se o voo for cancelado por motivo de força maior, alheio à companhia, por norma a companhia deveria dar uma alternativa ao cliente ou a devolução do valor... por exemplo em caso de greve dos controladores, um voo é cancelado, a companhia por norma reencaminha os clientes em voos alternativos, por vezes em dias seguintes ou depois... caso os voos sejam mesmo cancelados derivado à epidemia, não vai haver voos durante uns tempos nem alternativas... alguem já passou por algo do género??
Tenho Voo para NY em Julho...
 

André Vieira

Membro Conhecido
Em Junho tenho viagem marcada para Dubai/Maldivas. Não me passa pela cabeça cancelar mas gostava de ter um bom seguro de viagem para evitar surpresas. O meu receio é alguma companhia aérea cancelar algum voo e perder a viagem. Que tipo de seguros tem contratado para este tipo de situações?
 

hydra

Membro Conhecido
Nós também temos viagem para as Maldivas mas no final de Março, se desmarcássemos iríamos perder o valor na totalidade, por isso vamos.
Em relação aos seguros, infelizmente excluem sempre pandemias e epidemias...
Mas acho que no caso de cancelamento de voos cobre. Nós fizemos já quando marcamos o da worldnomads, já fizemos várias vezes e em termos de assistência em saúde funcionou. Também já fiz o da IATI mas não acionei, mas pelas pesquisas os comentários são bons
 

André Vieira

Membro Conhecido
Acho que fazem bem em continuar com os planos. Quanto a isso do vírus acho que não há muito mais a fazer. É tentar proteger-nos ao máximo e aguardar por novidades...
Tenho voos com Tap e Emirates e o que queria garantir é que caso alguma delas cancele voo, eu não perco o dinheiro gasto.
 

hydra

Membro Conhecido
Nós vamos pela Turkish, segundo o que informaram os voos cancelados estão a devolver o valor na íntegra ou dão a possibilidade de alterar. Acho que um voo cancelado é suficiente para o seguro pagar o resto caso não exista alternativa, mas o melhor é verificar as condições.
 

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Boas,

Era bom que alguém ligado aos seguros desse a sua opinião neste tópico, não acredito que em tantos membros não haja uma única pessoa a vender seguros..

Se não quiser escrever directamente no tópico por uma questão de privacidade, entre em contacto com o staff do PV e nós escrevemos o que nos for transmitido..

Andamos todos um pouco aos papeis..

Sei, por motivos profissionais, que pelo menos 1 seguro está a fazer actualizações "quase" diárias com o que se pode cancelar e até quando se pode fazer....
 

Viajante S

Membro Ativo
Nós vamos pela Turkish, segundo o que informaram os voos cancelados estão a devolver o valor na íntegra ou dão a possibilidade de alterar. Acho que um voo cancelado é suficiente para o seguro pagar o resto caso não exista alternativa, mas o melhor é verificar as condições.
Também tenho voos pela Turkish! Boa notícia que me deu!!!
 
Última edição por um moderador:

André Vieira

Membro Conhecido
As companhias aéreas se tiverem de alterar/cancelar voos acredito que devem dar a opção de reembolso ou troca da data de viagem. O meu receio é no caso de cancelarem os voos, que opções teremos para as reservas de hóteis, etc.
 

Viajante S

Membro Ativo
O meu seguro foi feito, como já referi, pela worldnomads plano explorer. Eu já tive a ver e é possível que me cubra esta situação:

98DE89F5-FF58-422E-A927-BF2D4AA6751B.jpeg


Mas, realmente dava jeito ter a opinião de um entendido na matéria!!!!
 
Última edição por um moderador:

Pedros

Membro Ativo
Boa tarde!
Tanto quanto sei e acreditem que já pesquisei vários seguros por este e outros motivos, nenhum cobre situações de pandemias. Em relação às zonas mais afectadas e para as quais é desaconselhado viajar, algumas companhias aéreas estão a dar a possibilidade de alterar as datas e destino sem custos. No meu caso tinha viagem agendada para o passado dia 20 de Fevereiro para o Dubai mas decidi adiar. Visto não ser um dos destinos (ainda) desaconselhados a viajar acabei por perder 100€ por pessoa (condição da minha tarifa) mas achei preferível ainda mais porque íamos em família.
Espero ter ajudado em alguma coisa ou então ter complicado mais ainda 🤣
 

Henrique F.

Membro Novo
Bom dia a todos,

Alguém recentemente esteve nas Filipinas?

Obrigado.

Olá a todos,

Falei com uma amiga ontem que está nas Filipinas, disse que em todos os aeroportos por onde passou na Ásia, estão a verificar a temperatura dos passageiros, e aconselham o uso de máscaras / lavar as mãos frequentemente. De resto está tudo normal.
Nós já tinhamos ido à consulta do viajante, mas para a semana que vêm vamos outra vez.
Eu ainda estou sem saber o que fazer, mas se tiver mais alguma informação coloco aqui o post.

Obrigada.
Ola,

Os teus amigos ja regressaram das Filipinas?
Dentro de uma semana vou 3 semanas para as Filipinas e gostaria de saber o ponto de situação por lá.
Obrigado.
 
Última edição:

ÂngeloPacheco

Membro Ativo
Bom dia a todos,

Alguém recentemente esteve nas Filipinas?

Obrigado.
Boas @Henrique F.
Estou neste momento nas Filipinas e aproveitar a minha última noite aqui, em Boracay.
Cheguei pelo aeroporto de Manila onde passas por um corredor que te mede a temperatura corporal e preenches um formulário de saúde onde te questionam onde tiveste nos últimos 14/30 dias e se tiveste doente no mesmo intervalo de tempo. No aeroporto de Kalibo apenas um formulário preenchido, sensivelmente igual ao que te falei anteriormente. No porto de barcos de caticlan para depois apanhar o barco para Boracay fizeram a medição de temperatura corporal e mais um formulário de saúde.
No dia a dia nem te apercebes que o vírus anda aí. Tudo completamente normal.
Antes de vir para as Filipinas tive na Indonésia também e a situação é praticamente igual no que toca a controlo.
Qualquer informação que queiras mais... força. Tamos cá para ajudar.
 

NunoCorreia

Membro Conhecido
Bom dia a todos,

Alguém recentemente esteve nas Filipinas?

Obrigado.


Ola,

Os teus amigos ja regressaram das Filipinas?
Dentro de uma semana vou 3 semanas para as Filipinas e gostaria de saber o ponto de situação por lá.
Obrigado.
A minha cunhada esteve lá. Sem problemas. Apenas haviam voos cancelados para certos destinos chineses.
 
Top