Novidades

Coronavírus! O que fazer?

André Vieira

Membro Conhecido
Continuando a minha questão dos reembolsos da minha viagem às Maldivas, já tive feedback da Guna Travel. Como a viagem era apenas em Julho, e por enquanto não houve cancelamento, a melhor opção que tenho é pagar 85€(taxa de serviço) e ficar com o valor que já tinha dado entrada em voucher para poder utilizar. O valor do voucher é válido de 1 de Outubro de 2020 até final de 2021 e se até lá não marcar qualquer viagem, reembolsam o valor do voucher menos estes 85€ da taxa. Tendo em conta que ia ser lua de mel, e que o casamento foi adiado para o próximo ano, estou bastante satisfeito com a solução que arranjaram. Podia aguardar mais umas semanas e se fosse cancelado da parte deles não tinha de pagar essa taxa, mas visto que esta opção está disponível para contratar apenas até 31 de Abril não vou correr o risco e vou aproveitar. Até agora estou bastante satisfeito com as opções que tenho tido. De 2300€ que já tinha investidos (Emirates, Guna Travel e TAP) já recuperei 1915€ e "perdi" 85€.

A única coisa que tenho em aberto neste momento é um voo Tap Lisboa-Roma em que estão investidos 300€. Já pedi voucher também. Vamos ver qual os desfecho. Mas neste não estou muito confiante que vá ter "sorte"...
 

albertoguedes

Moderador
Staff
Boas pessoal.
Com quanto tempo de antecedência é que o pessoal está a ser avisado do cancelamento ou alteração da viagem?
Cumprimentos
@Jacc , acho que depende das companhias aéreas/agências.

Eu tinha voo para Manchester esta semana com a Ryanair e voltava para a semana pela easyjet.

A Ryanair avisou-me no início deste mês que o voo estava cancelado. Opções dadas: reembolso ou alteração da data do voo;

A easyjet avisou-me hoje, precisamente 1 semana antes. Opções dadas: voucher válido até Verão 2021 ou alteração data do voo;
 

Hello Tomorrow

Membro Conhecido
A única coisa que tenho em aberto neste momento é um voo Tap Lisboa-Roma em que estão investidos 300€. Já pedi voucher também. Vamos ver qual os desfecho. Mas neste não estou muito confiante que vá ter "sorte"...

Boas @André Vieira

No site da TAP tens esta info:

Regras para emissão do voucher com valor adicional de 20%:
  • Aplicável a bilhetes com data original de viagem até 30 de junho de 2020;
  • Válido para pedidos feitos a partir do dia 9 de abril;
  • A emissão do voucher no valor total do bilhete é aplicável a bilhetes em que ainda não tenha sido utilizado nenhum percurso do bilhete;
  • Valor adicional é calculado com base no valor original do voucher. Por exemplo, se originalmente iria receber 100EUR o voucher será emitido no valor total de 120EUR;
  • Aplicável a bilhetes pagos com dinheiro, incluindo bilhetes Corporate;
  • O acréscimo não se aplica para bilhetes comprados com vouchers.

Se o teu voo é em Julho, provavelmente ainda não terás direito de emissão de voucher. Acho eu... ;)
 
Última edição:

PaulaCoelho

Membro Conhecido
@André Vieira , eu tinha voos em Março com a TAP e recebi os vouchers cerca de 10 dias após o pedido online para ser utilizado numa compra (voo ou serviços) até 1 ano após a emissão (28/03/2021). O meu voo de ida era Discount, não foi cancelado e foi antes do fecho de fronteiras pelo que pelas regras de devolução à data eu não teria direito ao voucher mas pedi no dia 17/03 quando alteraram a regra de devolução e recebi voucher tanto da ida como da volta (os voos foram comprados em separado). :)
Pensa positivo pois é possível que estejam a enviar os voucher por data de voo e ainda não tenham chegado a Junho!
 

jokinha

Membro Novo
Por aqui também íamos para as Maldivas agora e o ponto da situação foi:

Purely Maldives- remarcação no hotel até 2021 sem qualquer custo
Voo- apenas uma companhia aérea que nos deu possibilidade de reembolso ou voucher ....

Agora o hotel está a pressionar muito para uma data, mas nesta altura é muito difícil dar datas.
 

joker

Membro Conhecido
Por aqui também íamos para as Maldivas agora e o ponto da situação foi:

Purely Maldives- remarcação no hotel até 2021 sem qualquer custo
Voo- apenas uma companhia aérea que nos deu possibilidade de reembolso ou voucher ....

Agora o hotel está a pressionar muito para uma data, mas nesta altura é muito difícil dar datas.
Qual foi a companhia aérea que deu opção de reembolso?
Foram contactados ou foi de vossa iniciativa a alteração da viagem?
A Guna Travel dá a opção de voucher para ser utilizado desde Out 2020 até Dez 2021 consoante disponibilidade de hotéis na data que eu pretender, mas não me pressionou a escolher data(não tem lógica pois não sei quando irei e se nessa data irei para o mesmo resort)
 

jokinha

Membro Novo
Qual foi a companhia aérea que deu opção de reembolso?
Foram contactados ou foi de vossa iniciativa a alteração da viagem?
A Guna Travel dá a opção de voucher para ser utilizado desde Out 2020 até Dez 2021 consoante disponibilidade de hotéis na data que eu pretender, mas não me pressionou a escolher data(não tem lógica pois não sei quando irei e se nessa data irei para o mesmo resort)

Foi swiss air
Só conseguimos ir em férias escolares e este ano já não daria e recusei me a remarcar viagem até 31 /12
Um dos voos tinha sido cancelado ( foi a sorte)...
A Purely pediu nos duas datas, mas não vou marcar companhia aérea sem isto normalizar por isso duvido muito que seja este ano.
 

joker

Membro Conhecido
Foi swiss air
Só conseguimos ir em férias escolares e este ano já não daria e recusei me a remarcar viagem até 31 /12
Um dos voos tinha sido cancelado ( foi a sorte)...
A Purely pediu nos duas datas, mas não vou marcar companhia aérea sem isto normalizar por isso duvido muito que seja este ano.
Eu também só poderei ir em férias escolares e por esse motivo estou restringido a alguns periodos do ano.
Caso aceite a conversão do valor da Guna Travel em voucher(a utilizar durante 15 meses em qualquer programa da Guna Travel), terei que ver com a Emirates o reembolso(preferência) ou voucher, mas aguardo que sejam eles a cancelar.
No caso da Guna Travel ou de um possivel voucher da Emirates, os mesmos terão reembolso total no final do período definido caso não sejam utilizados até lá.
 

basapistas

Membro Conhecido
Infelizmente os vouchers e as alterações das viagens "gratuitamente" acabam por ser um "engano" por vários motivos:

1) As alterações acabam quase sempre por obrigar a comprar ainda viagens mais caras e em épocas que não queremos.
2) As alterações e os vouchers são limitados no tempo.
3) Os vouchers não nos protegem de um inflacionamento dos preços das viagens, o que é muito provável que venha acontecer, e terão que pagar ainda mais para viajar (dai o bom exemplo da TAP, que aumentar o valor do voucher)!
4) As companhias não conseguem garantir os voos aos quais vocês estão a fazer novas reservas, pois até meados de 2021 neste momento não há qualquer garantia do que irá occorer, podendo estar a empetar ainda mais dinheiro numa viagem que simplemsnete não vão fazer!
5) Algumas companhia áreas poderão não "sobrevivier" a esta crise.

Exemplo: Tenho um voo na easyjet em maio, que já recebi o convite para alterar sem "custos", mas essa viagem continua a ser vendida e os preços para os restantes meses estão todos inflacionados!

Concordo que se após a emissão do voucher, este não for utilizado, se realize um reembolso de forma ajudar as companhas, mas isso só foi estipulado em Portugal. Mas a questão de andar a pagar ainda mais por novas reservas ou alterações, em voos que as companhias aéreas nem sabem se vão realizar-se, parece-me um pouco demagógico!
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Vou ser um pouco "advogado do diabo".
Apesar de o ideal ser o reembolso total do valor pago por férias/voos/hoteis, esse reembolso sim seria o condenar a "morte" a maioria dos operadores/companhias aereas/agencias/hoteis.
Quando diz que os vouchers são um engano, está a partir do presuposto que os preços vão aumentar, e que os consumidores vão perder dinheiro, ou que a outra parte abre falencia.
Se neste momento fizermos simulações, claro que os preços estão elevados, ninguém sabe o que o futuro reserva, e não estão a ser feitas promoções/descontos.
As empresas apenas estão a tentar gerir a crise, e minimizar os prejuizos.
E se dentro de algum tempo tudo voltar a normalidade e o preço da viagem que uma pessoa comprou e que foi cancelada, ficar mais barata???
Neste momento todos os cenários são possiveis, e existem várias correntes de pensamento/analise, se para uns os proximos tempos ou mesmo o futuro é dantesco, para outros assim que seja possivel tudo irá voltar a normalidade.
Sinceramente acho que neste momento, devemos aguardar com o máximo de serenidade possivel, e ver o que vai acontecer.
 

jokinha

Membro Novo
Alguém tem alguma viagem marcada com a PurelY Maldives?

Estou a achar tão estranho eles estar a pressionar para marcar datas especificas para a viagem do próximo ano que não sei o que hei de fazer. Está tudo tão incerto....
 

joker

Membro Conhecido
A postura da Purely Maldives não me parece correcta, pois podemos estar a falar de mais de um ano até à viagem.
A Guna Travel dá a opção de voucher até 31.12.2021 para utilizar em QUALQUER programa deles, mas sem pressão de datas e destino.
 

jokinha

Membro Novo
Também já não estou a gostar muito da postura deles... :(
Já estou farta de lhes dizer que não sei ...não posso garantir uma data, o pior é que está do lado deles um valor avultado de uma viagem de sonho para 4 pessoas .... neste momento nem sei o que fazer em relação à pressão deles ...
 
Última edição por um moderador:
Top