Novidades

2 semanas no CATALONIA YUCATAN & RIVIERA RESORT - Conselhos

ACMR21

Membro Novo
Sealight

Olá... eu alterei a minha data de saída... vou dia 25 de Junho.
Ficou ligeiramente mais barato...

Mais alguém vai?

Só já falta um mês... :D
 

dias

Membro Ativo
littledevil disse:
Frederico, podes só esclarecer-me mais umas dúvidas?

- Os restaurantes à la carte que o hotel tem, não está incluido no pacote da estadia?
- Se não estiver, como se faz o pagamento, no dia do check-out ou no dia em que estivemos no restaurante?
- e já agora, que roupa temos de levar? há restrições na indumentária a levar?

desde já o meu muito obrigado.

PS - nunca mais chega dia 14 de Junho :D
Bem não sou o Frederico mas posso responder a estas questões...

Os restaurantes à la carte não se pagam...pelo menos os que se usam através dos 2/3 passes que normalmente são atribuídos para o uso durante o período da estadia.
A partir daí creio que haverá hipotese de usar os mesmos novamente, mas com marcação junto do RP.
No final da estadia terá a conta para liquidar ao efectuar o check-out.

Os 2/3 passes que são atribuídos deverão ser marcados junto do RP do resort igualmente o quanto antes, seleccionando quais os restaurantes e quando quer usufruir dos mesmos.

Em relação à roupa, normalmente pedem umas calças e camisa para os homens. No entanto há resorts que não são muito rigidos nesse aspecto, permitindo os homens entrar de calções (menos os de praia) e t-shirt.
 

dias

Membro Ativo
REPORT - Catalonia Yucatan Beach 31/05 a 14/06

Olá amigos

Apesar de já ter chegado no dia 14 de férias na Riviera Maya, só agora tenho hipotese de redigir este report e dar-vos a minha opinião sobre as 2 semanas que lá passei e tentar igualmente vos ilucidar sobre algumas questões.

O Resort
Ficamos no Yucatan Beach Resort no quarto 3125 no 3º piso, de frente para as piscinas e restaurante El Mercado e a 2 passos da praia.
Creio que talvez tenhamos sido previligiados, pois existiam quartos muito mal localizados sem vistas ou com vistas para acessos do resort, como iamos 2 semanas creio que fomos beneficiados nesse aspecto.
O quarto é muito básico e com alguns defeitos e falta de manutenção e que nos chegou a dar alguns problemas. A TV avariou nos primeiros dias, outro dia tivemos uma inundação devido a condensação do A/C que ficou ligado pela Sra da limpeza e noutro dia o cofre precisou de ser carregado de baterias. ufff...:D
Existe alguma ferrugem à vista (devido há alta humidade existente), o espelho do armário estava algo descascado, a torneira não funcionava muito bem na escolha entre a mesma e o duche e o quarto não tinha mini-bar... embora este ponto devesse ter sido verificado por nós antes de escolhermos este resort.
Para quem leva crianças dá jeito ter pelo menos uma garrafa de água sempre a mão e de preferência fresquinha e num hotel de 4 estrelas era esperada esta comodidade.

O resort no geral é muito aceitável, com bom aspecto e jardins bem tratados mas deixou-me algo desiludido em alguns aspectos.
Existem vários restaurantes, La Brisas (temático), El Bamboleo (snacks durante a tarde e grelhados à noite), El Mercado (pequeno almoço), La Creperie (crepes e milkshakes), Las Tapas (tapas) e mais um Italiano, Mexicano e Japonés.
Experimentei todos menos o Japonés... e digo-vos fui 3 vezes ao Bamboleo. As carnes grelhadas são um espectáculo. Para quem vai 2 semanas, peçam mais tickets de restaurantes a la carte no final da 1ª semana, pois só entregam 3 à chegada.
Las Tapas para mim não valeu a pena..., Italiano e Mexicano normais e os restantes temáticos sempre com comida suficiente para agradar a todos, não há muita variedade, mas pelo menos nunca repetem todos os dias a mesma comida, tirando os habituais fast-foods... pelo que não há como fartar.
A maioria dos restaurantes não têm A/C e são abertos para o exterior. Se apanharem uns dias quentes como apanhamos quase sempre (30º média e mais de 80% de humidade), uma pessoa passa o jantar de t-shirt colada ao corpo e a pingar da cabeça o que não é muito agradável.
Aconselho os pescados, salmão, grelhados... maravilha.

Existem 5 piscinas de adultos (2 com bar na piscina), e 2 de criança. As piscinas não são muito grandes e não aconselho as mesmas a não ser de manhã. Apartir do meio da tarde são uma 'sopa' autêntica e não refrescam nada.
A limpeza das mesmas pelo que vi deixam algo a desejar, copos no fundo da piscina, algumas impurezas a boiar e por 2 dias que reparei que ao final do dia se juntavam zonas cheias de gordura e porcaria num dos cantos da mesma, pelo menos na que fica junto ao El Mercado.
Por outro lado um dia houve um azar e surgiu um vomitado no meio de um dos jacuzzis existentes na piscina. Após queixa a um dos empregados a piscina não foi fechada e passado alguns minutos surgiu um senhor da manutenção de balde em riste e entrou todo vestido dentro da mesma a recolher a balde o dito vomitado... que posteriormente deitou nos jardins. Enfim... devia servir de adubo. :D
Ainda uma curiosidade... os calções e fatos de banho surgiam sempre manchados de amarelo no final do dia e sempre que iamos às piscinas do Hotel Riviera Maya, entre os restaurantes La Brisas e Bamboleo.
Não sabemos se era devido ao excesso de cloro, ou sujidade proveniente da gordura dos cremes que a malta usava e que ali montavam acampamento junto do bar da piscina... o certo é que quase ficamos com os calções e fatos de banho estragados. A ter atenção!!

ai696.photobucket.com_albums_vv322_diasnuno_2009_praia.jpg


A praia igualmente foi uma desilusão no 1º dia, mas foi melhorando com o passar dos dias. A melhor zona para nadar e não cortar um pé a atravessar as zonas de rochas junto à rebentação é só do lado esquerdo em que existe uma passagem razoável e espaço para desfrutar à vontade.
Eu já sabia que a praia tinha rochas e corais, nunca pensei é que fossem assim tantos e que dificultassem tanto o acesso à água (afinal os gringos Americanos têm razão em levar um calçado próprio, embora eu não goste).
O bom desta praia é mesmo o snorkel, pois com os corais e rochas... peixes de várias cores e feitios é coisa que não falta. No entanto não esperem aquelas imagens lindas que vêm nos filmes de água claro e lindos corais de várias cores... etc...etc...
Com a rebentação a água não é tão limpida e os corais estão muito revestidos de areia pela mesma razão. Snorkel a sério vão até Akumal ou Cozumel, onde existem barcos para alugar e excursões.
Levem pão para alimentar os peixes e eles ficam logo de volta de vocês. Excelente para as fotos e videos.
Existe uma lagoa do lado esquerdo igualmente, mas nunca lá fui. Boa para algum kayak quando o mar está mais agitado.
Existe igualmente disponível por 20m por dia (sim eles dizem 1h, mas só demora 20m) os Hobbie Cat (catamarans) que com um rapaz a navegar vos leva a passear junto à costa.

Façam o passeio de bicicleta organizado pela equipa de animação do resort, pois dessa forma ficam a conhecer a Marina de Puerto Aventuras que tem vários golfinhos com espectáculos de interação com pessoas (com custo para quem quiser) e ficam a conhecer igualmente uma praia escondida e à qual temos acesso e que é bem melhor que a do resort.
ai696.photobucket.com_albums_vv322_diasnuno_2009_praiasecreta.jpg

ai696.photobucket.com_albums_vv322_diasnuno_2009_golfinhos.jpg


Durante quase todo o dia a equipa de animação é muito competente e tem sempre actividade, jogos, brincadeiras, danças a decorrer, etc... embora a maior animação seja na piscina do lado do Hotel Riviera Maya.
À noite a mesma equipa de animação proporciona-nos bons momentos com os espectáculos no teatro do resort.

Playa del Carmen
Playa del Carmen merece pelo menos 1 visita. A mesma fica a 30m do hotel, sendo providenciado transporte em autocarro pelo resort 2 vezes ao dia (ida e volta).
A tão falada 5ª Avenida não merece grande a pena para compras, pois quase todo o artesanato que por lá existe e o mais procurado encontram nas lojas do resort e a preços mais convidativos. Por outro lado nas excursões ou visitas que se façam, ainda se consegue preços bem melhores. Chichen Itza e Tulum são exemplo disso... e assim não têm de aguentar o pessoal que de 5 em 5 segundos nos interpela para tentar 'mirar a tienda'.
A praia pareceu boa, embora com muita rebentação e sem sombras... nem para alugar.
Taxi de regresso ao resort ronda os 160 pesos (12€), mas perguntem sempre antes de entrar a tarifa para não serem surpreendidos à chegada.
ai696.photobucket.com_albums_vv322_diasnuno_2009_playadelcarmen.jpg

continua....
 

Anexos

dias

Membro Ativo
...continuação

Excursões e passeios
Chichen Itza: Excursões propriamente ditas só fiz 1, pela Alestal a Chichen Itza. 2 adultos e 1 criança 95 usd (1235 pesos). Devia ser cerca de 1070 pesos, mas naquela terra cada um faz a sua taxa de cámbio.
A agência Alestal, após muita procura, pois ninguém sabe ao certo onde ficam as ruas, está localizada numa praça pequena com acesso através de um ruela do lado direito para quem desce a rua em direcção ao ferry para Cozumel.
No entanto quando lá cheguei estava fechada e só consegui contactar os mesmos via e-mail. Após enviar o e-mail ao final da tarde, na manhã seguinte às 8h30 estavam a ligar para o meu quarto no resort. Após devidas explicações e dúvidas tiradas, a excursão ficou marcada para o dia seguinte e o pagamento era efectuado ao motorista. Sem problemas.
A excursão valeu a pena, no entanto se fosse hoje alugava carro e ia à minha vontade. As estradas são boas e desde que as regras sejam cumpridas não temos problemas.
No entanto nesta excursão temos ao nosso dispor uma van de 10 lugares com A/C e uma grande geleira para as nossas garrafas de água ficarem sempre fresquinhas. Não é um autocarro como alguns utilizadores proclamam.
Para além disso ainda tivemos sorte pois fomos 5 em direcção a Chichen Itza, eu, esposa, filho, motorista e guia... ora seja uma excursão privada!! :D
ai696.photobucket.com_albums_vv322_diasnuno_2009_alestal.jpg

Chichen Itza é obrigatório e deve ser vista com guia, no entanto as 3h (2h com guia e 1h à vontade) que lá passamos não são suficientes para ver tudo e apreciar à nossa vontade toda aquela beleza.
Pensem bem na compra de artesanato onde eles param, por mais que vos contem histórias que até podem ter algum fundamento... mas as pechinchas em Chichen Itza são verdadeiras e devem ser sempre regateadas.
Comprei um fio de prata para a minha esposa que começou em 750 pesos e trouxe-o sem grandes dificuldades por 200 pesos.
ai696.photobucket.com_albums_vv322_diasnuno_2009_chichenitza.jpg


Após ver Chichen Itza fomos comer a um restaurante com bom aspecto no pueblo de Piste. O almoço está incluído na excursão, só as bebidas é que não. No entanto o preço das bebidas paga quase tudo...
Tinha um Buffet com algumas moscas a voar por cima, mas com bom aspecto, pouca variedade mas suficiente. Uma senhora a fazer tortilhas à nossa frente, uns dançarinos a animar a malta e assim se passou o almoço.
Umas propinas aos dançarinos e 120 pesos por 2 cervejas e 1 cola e seguimos caminho até Valladolid.
Cidade típica com muita influência espanhola, visita ao Cenote Zaci que mais parecia um esgoto municipal.... muito longe do que vemos nas fotos aqui espalhadas.
ai696.photobucket.com_albums_vv322_diasnuno_2009_praavalladolid.jpg

Cheirava mal... água verde... cheio de folhas e detritos... zona cheia de porcaria de passáro que abundam no tecto do cenote... enfim...
Tentei ainda levar o meu filho ao WC antes da viagem de regresso, mas desisti logo assim que entrei. Suja por demais e com cheiro nauseabundo.... e ainda por cima a ter de pagar 2/3 pesos.
Seguimos viagem até à praça principal de Valladolid para passear por 30m, visitas rápidas a um estilo de museu e casa municipal por indicação do guia e paragem na praça à espera de seguir viagem para dar como terminada a excursão.

Como já disse antes, se fosse hoje alugava carro e ia à minha vontade, pagava a um guia em Chichen Itza que acho ser indispensável e via tudo com tempo.
Ia a um Cenote em condições e parava em Valladolid para ver um pouco... e isto tudo ainda mais barato do que paguei pela Alestal.

Xcaret: Pedi um taxi na recepção do hotel e fui até Xcaret após as 15h. Entrada após as 16h da tarde custou 122 usd (1587 pesos) para 2 adultos e 1 criança.
Optei por visitar este parque só meio dia por ter o meu filho e achar que com calor iria ser muito desgastante, mas é certo que muita coisa ficou por fazer e ver pois o parque é muito grande.
No entanto para além dos vários animais que vimos por lá, praias, etc... fizemos a travessia de um dos rios subterraneos, optando pelo meio aberto e meio fechado. Toda a travessia demorou mais de 1h a fazer e é bastante cansativa, por isso aconselho a levar barbatanas pelo menos para ajudar.
Após a travessia e o regresso ao ponto de partida, aproveitando para visitar algumas partes do parque e ver muitos animais espalhados pelo parque, pouco tempo sobra para fazer seja o que for a não ser dirigirmo-nos ao teatro para ver o espectáculo que começa às 19h... ou ainda com sorte ver o espectáculo dos cavalos 1h antes perto da entrada.
Para mim o espectáculo no final do dia é o expoente máximo do parque, vale muito a pena e adorei cada minuto do mesmo. Por isso para mim o preço que paguei à entrada no parque valeu o que vi e usufrui no mesmo.
Tenham é atenção e muito repelente à mão, pois os mosquitos assim que cai a noite atacam que nem doídos.
ai696.photobucket.com_albums_vv322_diasnuno_2009_xcaret.jpg

ai696.photobucket.com_albums_vv322_diasnuno_2009_xcaret2.jpg


Tulum, Cóba, Cenote e Praias:
Como na 2ª semana de férias tinhamos amigos portugueses no Catalonia Royal Tulum a 6km de distância, combinamos todos e com carros alugados fomos directos a Tulum.
À chegada fomos brindados com algumas chuvas torrenciais que passaram após alguns minutos. 51 pesos a pagar na entrada e crianças até 12 anos não pagam.
Tulum é uma visita obrigatória, que apesar de não ter muito que ver deixa qualquer um abismado com a beleza do local e das ruínas junto à praia. O espaço está muito bem cuidado e todo assinalado. Neste local não tivemos guia por escolha própria, mas aconselho a seguirem com um para as devidas explicações. No entanto a nossa ideia naquele dia era visitar à nossa vontade, ver as vistas e aproveitar 'só' toda aquela beleza que os olhos nos transmitiam.
Fotos da praxe e sem um mergulho na praia por escolha nossa, seguimos viagem até Cóba.
ai696.photobucket.com_albums_vv322_diasnuno_2009_tulum.jpg

ai696.photobucket.com_albums_vv322_diasnuno_2009_tulum2.jpg


Cóba é mais outra visita obrigatória na Riviera Maya, apesar de também não ter muito para ver. O mesmo preço na entrada que em Tulum e entramos no recinto. Aconselho vivamente a alugarem bicicletas ou ir nos triciclos com condutor, que foi o escolhido por nós. Por 95 pesos temos um senhor a pedalar por nós e a dar-nos algumas indicações e explicações dos sítios que visitamos e onde paramos para as fotos da praxe igualmente. São cerca de 4km no total, que se forem feitos a pé deixam qualquer um de rastos rapidamente.
A subida à piramide de Cóba é o final da visita e não é para todos, pois lá em cima a vista é maravilhosa e impressiona... o pior é a descida que parece vertiginosa e deve ser efectuada com muito cuidado.
ai696.photobucket.com_albums_vv322_diasnuno_2009_coba.jpg

ai696.photobucket.com_albums_vv322_diasnuno_2009_coba2.jpg


Fim da visita a Cóba, seguimos todos para um almoço na zona. À chegada reparamos num 'boteco' que grelhava frangos à beira da estrada e como ficava em frente à policia municipal achamos que era seguro. As dúvidas sobre a qualidade do comer duraram um tempo... mas por 75 pesos por refeição tivemos direito a 3 pedaços de frango, salada e arroz, tortilhas e salsa e uma cerveja ou cola para cada um.
ai696.photobucket.com_albums_vv322_diasnuno_2009_prato.jpg

Eu pessoalmente nunca pararia num local daqueles se fosse só com a família, mas como estava com amigos decidimos arriscar e não nos arrependemos.

Fim do almoço os nossos amigos seguiram viagem até Chichen Itza que queriam visitar e eu e a família começamos a efectuar a viagem de regresso.
Pelo caminho paramos no Grand Cenote na estrada a caminho de Tulum. 100 pesos por pessoa que valem a pena. O Cenote é muito bom, com algumas zonas profundas, água límpida e alguns peixinhos e com uma zona com um estilo de praia após um pequeno túnel... muito lindo.
ai696.photobucket.com_albums_vv322_diasnuno_2009_grandcenote.jpg

ai696.photobucket.com_albums_vv322_diasnuno_2009_grandcenote2.jpg

Existem algumas pequenas tartarugas a passear na zona e facilmente se deixam ver. Para além disso existem muitos mosquitos e quase fui comido vivo por eles antes de entrar pela 2ª vez na água.

Saídos do Cenote seguimos viagem até à praia de Akumal. Uma praia bonita, mas muito povoada principalmente por Mexicanos. Alí existem muitos barcos que nos levam a fazer snorkel em alguns recifes, para ver peixes e tartarugas. No entanto com já era final do dia, nem fomos à procura dos ditos barcos, demos só uma volta e sem mergulho por opção fomos embora.
ai696.photobucket.com_albums_vv322_diasnuno_2009_akumal.jpg


Após Akumal seguimos em direcção à praia de Xpu-há. Ai sim demos um mergulho, pois a praia merecia e estava praticamente deserta e como o dia chegava ao fim e não tinhamos hipotese de ir a mais lado nenhum... alí ficamos cerca de 45m.
No entanto esta praia tem várias entradas, eu por indicação de uma gasolineira entrei na primeira cortada que dava acesso a um parque privado, pelo que tive de pagar 115 pesos por todos para usufruir da praia.
Creio que a entrada a seguir dá acesso a uma zona com lojas e um café que existiam a cerca de 100m acima na praia e ai possivelmente não se paga para usufruir da praia. Para a próxima tentamos...
ai696.photobucket.com_albums_vv322_diasnuno_2009_xpu_ha.jpg


Finalizamos o nosso dia de passeio com carro alugado após sair da praia de Xpu-há, dirigindo-nos ao resort. Ainda tinhamos ideia de ir à noite a Cancun, mas a ideia de fazer mais de 70km à noite na carretera federal até lá... com a hipotese de apanhar muito maluco e alguns controles policiais no caminho, tirou-nos logo a vontade.

continua...
 

Anexos

dias

Membro Ativo
...continuação

Final
Para finalizar já que o report já vai longo, gostei do México e das 2 semanas que lá passei. Creio verdadeiramente que 1 semana não dá para descançar nem para visitar o mínimo que se deve na Riviera Maya... na possibilidade de cada uma as 2 semanas são mesmo o mínimo aconselhado.
No entanto fiquei com a ideia que vi o que queria e que não fiquei minimamente cativado para lá voltar nos próximos tempos. Há muita coisa para ver, mas pelo menos para mim vi o que queria... e só ficou por fazer o dito snorkel aos recifes com peixes e tartarugas.
A vida lá não é tão barata como se pensa e se queremos fazer mais temos de dispender muito dinheiro.
Numa comparação rápida com a República Dominicana relativamente às Caraíbas em que já lá estive 2 vezes, prefiro 10x mais a minha rica praia Bávaro... no entanto a nível cultural o México é muito mais rico.

O Resort podia ser melhor, tem muitos aspectos que deviam ser revistos e que não esperava num categoria de 4 estrelas. Se fosse hoje tinham escolhido outro resort de certeza... mas enfim esta é só a minha opinião. Para muitos o Catalonia Yucatan poderá ser um excelente resort... mas para mim não.

Se tiverem alguma dúvida ou questão que queiram pôr estou à completa disposição.

Obrigado a todos por lerem e boas férias!

P.S: Espero amanhã colocar alguma fotos, pois a hora já vai avançada...
 
Caro Dias

sabe-me dizer a que distância aprox. fica o Hotel de Playa del Carmen?
E desde o Hotel até à entrada para apanhar os colectivos, é longe?
 

Frederico

Membro
A distância do Hotel Catalonia até Playa del Carmen são 20/25km.
A distância desde o Hotel até à entrada do Complexo Puerto Aventuras, onde está inserido o Hotel, são cerca de 2 a 3km.

Boa Viagem,
Frederico
 
Muito obrigado Frederico!

O complexo onde se insere o hotel fica a sul de Playa del Carmen, certo?
Estive a procurar no Google Earth e no google maps e ainda não consegui localizar bem o hotel.

Também me interrogo se será melhor visitar Tulum e Coba de Taxi/Van ou Coelctivo e os preços destas alternativas.
Será possível contratarmos um guia no local ou só existem guias para as excursões?
 

dias

Membro Ativo
Apoxyomenos disse:
Muito obrigado Frederico!

O complexo onde se insere o hotel fica a sul de Playa del Carmen, certo?
Estive a procurar no Google Earth e no google maps e ainda não consegui localizar bem o hotel.

Também me interrogo se será melhor visitar Tulum e Coba de Taxi/Van ou Coelctivo e os preços destas alternativas.
Será possível contratarmos um guia no local ou só existem guias para as excursões?
Bom dia

Tudo o que o Frederico disse está correcto.
É algo longe para se ir a pé até à porta do complexo para apanhar o colectivo, pelo que o melhor para visitar Tulum e Coba será através de taxi ou alugar um carro.
Eu optei pela 2ª hipotese e não tive problema nenhum, andei à minha vontade, visitei Tulum, Coba, um Cenote e 2 praias nesse dia.

Em relação ao preço do taxi para Tulum e Coba não lhe sei responder, mas conte ai com uns 300/350 pesos até Tulum e talvez um pouco mais para Coba. No entanto acho que pode negociar com o taxista para sair mais barato.
Eu dou estes valores tendo por base o que pagava por exemplo de Playa del Carmen até Puerto Aventuras, que eram 160 pesos por cerca de 25km. Sendo que tulum fica ao dobro do caminho os preços não devem andar longe. Penso eu... :)

Os guias podem ser contratados no local, mas para um casal/família acaba por sair algo caro. No entanto podem sempre ir junto a algum grupo e escutar algumas das explicações. :)

Alguma dúvida mais esteja à vontade.

Boas férias!!
 
Muito obrigado pelas dicas!

Realmente 2/3 km é um bocadinho para quem está de férias ehehehehe

Acho que é algo que vamos ter de decidir no local e conforme a disposição...
 
Top