Novidades

[Report] Excursão Ilha Saona + Canto de la Playa pelo operador Capitan Gringo (30.06.2009)

joker

Membro Conhecido
Excursão Ilha Saona + Canto de la Playa pelo operador Capitan Gringo (30.06.2009)

Depois da enorme ansiedade pela viagem a Punta Cana e após 2 dias de relax no hotel e na magnifica praia, chegou o dia da Excursão à Ilha Saona - Canto de la Playa pelo operador Coligrin Tours(mais conhecido por Capitan Gringo).

Antes da viagem tinha conseguido juntar 15 ilustres portugueses através do Portal das Viagens, no entanto, antes do embarque consegui juntar mais 5 que por lá andavam(alguns do Portal das Viagens, mas que não se tinham juntado à lista de viajantes).
No total eramos então 20 portugueses para a tão ansiada excursão.

Relembro que a reservas devem ser efectuadas com a máxima antecedência possivel, pois a procura começa a ser muita e poderão não ter disponibilidade para a data que desejem.
A reserva deve ser efectuada via email, consultando as informações para efectuar a mesma na página web:
Coligrin Tours/Capitan Gringo

O custo actual por excursão(existem 2 disponiveis) por Adulto é de 60€ e 30€ por criança.
Neste momento o Capitan Gringo dispõe de 3 lanchas rápidas(com 2 potentes motores cada), em que viajam cerca de 25 pessoas em cada.
No dia da viagem, foi-me confidenciado pelo Capitan da embarcação "Viruta" que normalmente utilizam 2 lanchas, mas devido ao aumento, principalmente de portugueses, já estão a utilizar 3 lanchas com frequência.
Na nossa excursão eram cerca de 60 pessoas, divididas pelas 3 lanchas.

No dia anterior à excursão recebo um envelope do Capitan Gringo no quarto onde constam as informações da reserva e o valor a pagar pela mesma.
Noutro resort, outro membro do grupo recebe a mesma informação...isto começa bem...penso eu.

6:00h da manhã toca o telefone...será me alguém me está a ligar para não me esquecer de ir para a praia, ver o nascer do sol??
Não!!! Era do operador Capitan Gringo a efectuar o serviço despertar e a relembrar-me que às 6:45h estaria a nossa carrinha na recepção do Hotel Riu Taino.
Volta a repetir do outro lado da linha :"Por favor solo subir en lo transporte cuando llame su nombre".
Preparamo-nos rapidamente, agarramos na mochila e nas toalhas e seguimos para um leve pequeno almoço.
Chegamos todos(eramos 10) à recepção por volta das 6:30h todos sorridentes e expectantes(a maioria com a famosa t-shirt do Portal das Viagens).
6:45h lá estava o motorista do Capitan Gringo a chamar pelo meu nome...toca a embarcar que se faz tarde.
Informa que temos cerca de 1:30h de viagem até Bayahibe onde nos esperarão as lanchas rápidas.
Pelas agrestes estradas, tomamos conhecimento de como vive o povo de República Dominicana.
Durante o trajecto cruzamos a cidade de Higuey onde a confusão de trânsito faz lembrar uma grande cidade sem ordem e sem respeito pelas regras de trânsito.

ai983.photobucket.com_albums_ae312_jokerPT_Ilha_20Saona_202009_1640x480.jpg


ai983.photobucket.com_albums_ae312_jokerPT_Ilha_20Saona_202009_2640x480.jpg


ai983.photobucket.com_albums_ae312_jokerPT_Ilha_20Saona_202009_3640x480.jpg


ai983.photobucket.com_albums_ae312_jokerPT_Ilha_20Saona_202009_4640x480.jpg
 

joker

Membro Conhecido
Depois de cerca de 1:15h de viagem paragem num local especifico para pagamento ao Capitan Gringo e ida ao lavabos.
Entretanto chegam mais duas carrinhas, onde viajavam os restantes elementos do nosso grupo e mais alguns espanhóis, ...
Faço a recolha dos dólares e euros de todos e conheço pessoalmente el Capitan Gringo que utiliza uma agenda grosseiramente manuscrita e o seu telemóvel para registar os pagamentos e efectuar os câmbios.
Eu e o Luis apresentamos-lhe o Portal das Viagens e explico-lhe o que fazemos e de onde somos.
Agradece-nos a publicidade que temos efectuado, já que desde à cerca de 1 mês começaram a participar muitos portugueses nas excursões o que nunca tinha acontecido.
Tudo pago, toca a subir para as carrinhas que estamos quase a chegar.

Chegamos a Bayahibe a uma pequena praia, as 3 lanchas esperam-nos e já escuto o barulho dos motores.
Capitan Gringo efectua a divisão dos viajantes pelas 3 lanchas e comento-lhe:
"Capitán..Capitán..los portugueses todos en la misma lancha".
Foi satisfeita a minha vontade....20 portugueses e 4 espanhóis preenchiam todos os lugares disponiveis de uma das lanchas.
Toca a colocar os coletes que temos que nos fazer ao mar, crianças para a rectaguarda pois não se notará tanto a navegação...era a opinião generalizada.
O Capitan Gringo fica em terra a tratar dos seus negócios, já que é ele que aceita as reservas e recolhe lo dinero.

ai983.photobucket.com_albums_ae312_jokerPT_Ilha_20Saona_202009_5640x480.jpg


ai983.photobucket.com_albums_ae312_jokerPT_Ilha_20Saona_202009_6640x480.jpg


ai983.photobucket.com_albums_ae312_jokerPT_Ilha_20Saona_202009_7640x480.jpg


A viagem até à Ilha Saona dura cerca de 45 minutos com céu com algumas nuvens, mas muito muito calor.
Depois de uma magnifica corrida de lanchas, chegamos à Ilha Saona, mais precisamente à zona onde todos os operadores irão passar o dia.
Não se vislumbra nenhuma embarcação...somos os primeiros a chegar ao paraiso...penso eu.
O nosso Capitán explica que aqui ficará o nosso cozinheiro durante toda a manhã, sendo ele que preparará a lagosta, o peixe, a salada,...

ai983.photobucket.com_albums_ae312_jokerPT_Ilha_20Saona_20200917e278b11eea246a358c44b042fdf4dc.jpg
 

joker

Membro Conhecido
Seguimos viagem para a última praia da Ilha Saona, o Canto de la Playa, onde os operadores não chegam nos seus catamarans ou lanchas.
Esperam-nos cerca de 20 minutos de percurso, onde o mar ficará mais violento nesta zona e são sentidos alguns enjoos.

Chegamos ao Canto de la Playa.
Já se encontram nesta zona alguns habitantes locais, que vêm vender o seu artesanato, limpar a praia e efectuar umas massagens, se assim o desejarmos.
Nesta praia encontra-se somente uma casa de madeira, que foi em tempos do médico mais famoso da RD, mas agora é dos seus familiares que a utilizam para férias.

Tomamos o nosso "pequeno-almoço" com um snack de queijo e fiambre e muito Rum(Vitamina R) e Coca-Cola.
A partir deste momento e durante cerca de 1h, disfrutamos da magnifica paisagem, das quentes águas e fizemos snorkeling (cuidado com os ouriços).

ai983.photobucket.com_albums_ae312_jokerPT_Ilha_20Saona_20200979baa7339d246f1ff126f59c9b107895.jpg


ai983.photobucket.com_albums_ae312_jokerPT_Ilha_20Saona_202009cfe57ae9227d0bbb5fe70ac47353b008.jpg


ai983.photobucket.com_albums_ae312_jokerPT_Ilha_20Saona_202009983e79a577f75ab485981254fffe6759.jpg


Hora de embarque e já com o estômago a dar horas(ai lagosta nem sabes o que te vai acontecer...), fomos visitar a maior povoação da Ilha Saona que tem cerca de 500 habitantes e que vivem essencialmente do artesanato, turismo e pesca.
Tem uma escola, igreja, ... e durante cerca de 20 minutos iremos visitar uma rua de
palhotas/casas onde são vendidos quadros e artesanato.

ai983.photobucket.com_albums_ae312_jokerPT_Ilha_20Saona_202009c3498d7d893a113f3693d0c1b8558a14.jpg


ai983.photobucket.com_albums_ae312_jokerPT_Ilha_20Saona_202009b80b25997fcb75dc2af9f33347412282.jpg


ai983.photobucket.com_albums_ae312_jokerPT_Ilha_20Saona_202009b2d495e7e72092e536d44f76a5297b58.jpg
 

joker

Membro Conhecido
Seguimos para o nosso almoço, pois o mesmo já espera por nós e não nos queremos atrasar.
Regressamos então à zona da Ilha Saona onde estarão todos os operadores.
Já estão preparadas as mesas de madeira e o nosso excelente almoço(lagosta ou frango para os que não gostam de lagosta, peixe grelhado, salada, pão e bebidas) que foi preparado no local.
Faltavam mesas para alguns dos viajantes do nosso grupo e passados alguns minutos chegaram 2 mesas, para que nada faltasse a nenhum dos intervenientes.
Após o almoço, ficamos por aqui cerca de 30 minutos a disfrutar a água muito quentinha(deveria rondar os 32º em alguns locais), no entanto nesta zona existem muitas algas no fundo do mar, preferindo a água junto ao Hotel Riu em Punta Cana.

ai983.photobucket.com_albums_ae312_jokerPT_Punta_20Cana_2020091cc09873056453725dcce0f429acb85b.jpg


ai983.photobucket.com_albums_ae312_jokerPT_Ilha_20Saona_202009ac7e2cc365eb0b486f0d82bb8c184137.jpg


ai983.photobucket.com_albums_ae312_jokerPT_Ilha_20Saona_202009df6b9bcb49d53ba7f56eafc56e780a08.jpg


ai983.photobucket.com_albums_ae312_jokerPT_Ilha_20Saona_2020090419c28490a698ea00abdbcbec309fe4.jpg


ai983.photobucket.com_albums_ae312_jokerPT_Ilha_20Saona_202009c035039751cbacca19a4f9ce1b19ecb8.jpg


Saimos de Ilha da Saona, agora já com o estômago mais aconchegado.
Próxima paragem, a visita às estrelas o mar no seu habitat natural.
Informam-nos que não podemos retirar as estrelas do mar para fora da água pois podem morrer, se desejarmos poderemos mantê-las à superficie durante alguns segundos para fotos.
O mais aventureiros lançam-se à água para apanhar as estrelas do mar ou simplesmente visualizá-las no fundo do mar.
As estrelas estavam a cerca de 3 metros de profundidade o que requer algum esforço para apanhá-las.

ai983.photobucket.com_albums_ae312_jokerPT_Ilha_20Saona_202009f07c9cf194596a654aad87378d97ce72.jpg


Depois de cerca de 15 minutos de paragem, rumamos às piscinas naturais.
Começou a festa....e que festa caros viajantes.
A água chegava à cintura, ao longe avistava-se a costa onde palmeiras e areia branca se destacavam.
Todos descemos das lanchas...e não era para menos, a côr e transparência da água convidava a isso mesmo.
Começa a música tipica destas bandas(podem imaginar quais seriam!!!???), distribui-se o Rum e coca-cola pelos copos dos viajantes que manifestam um ar de felicidade e plena alegria.
Estarei no paraiso???...pensava eu.
Enquanto não tenho a certeza de tal, volto a encher o copo umas quantas vezes, pois o calor aperta e a festa a isso propicia.
Estivemos nesta magnifica zona cerca de 30 a 45 minutos.
Não embarcamos sem antes tirar umas fotos para mais tarde recordar.

ai983.photobucket.com_albums_ae312_jokerPT_Ilha_20Saona_2020099da62f068167a806349c2647f121229a.jpg


ai983.photobucket.com_albums_ae312_jokerPT_Ilha_20Saona_2020092c6b9d0ca953f7cbdb53190ca6c7fd98.jpg
 

joker

Membro Conhecido
Seguimos para Bayahibe onde terminariamos a viagem.
Para nosso espanto, fomos informados que ainda iriamos para numa zona para disfrutar dos peixes coloridos.
Já com o local de desembarque à vista, as lanchas param e os comandantes começam a lançar pão(que tinha sobrado do almoço) à água e conseguem-se visualizar imediatamente dezenas e dezenas de peixes coloridos.
Alguns viajantes lançam-se à água para disfrutar desta magnifica paisagem subaquatica.
Simplesmente expectacular...

ai983.photobucket.com_albums_ae312_jokerPT_Punta_20Cana_2020098c4837cb6a105592bd455229dd78404e.jpg


Zarpamos então em direcção ao final da viagem.
Paramos junto à costa e as 3 lanchas alinharam-se umas ao lado das outras.
Está na hora do Capitán Viruta dizer umas últimas palavras de agradecimento e comunicar que irá passar um chapéu para recolha da propina não obrigatória, mas importante para eles.
Lembro-me da frase que muito me fez rir..
"...se gostaram da viagem agradeço que passem a informação para outros viajantes, se não gostarem calem-se, pois estragam-me o negócio..." (mais ou menos em português seria assim).

ai983.photobucket.com_albums_ae312_jokerPT_Ilha_20Saona_202009bfaf9411cdc3f2b718e6b9edda95e919.jpg


ai983.photobucket.com_albums_ae312_jokerPT_Ilha_20Saona_20200990ec164fdd2285f007586de2cf5a29b1.jpg


2 minutos depois estavamos de novo em terra, cansados, mas muito felizes e contentes pois passamos um dia inesquecivel e que foi para mim um dos pontos altos da viagem à RD...
Novas fotos com o Capitan Gringo(e tripulação) que nos esperava para saber se tinha corrido tudo bem com o passeio.

Quem pensava que o Capitan Gringo era uma personagem imaginária...o Portal das Viagens descobriu-o...
ai983.photobucket.com_albums_ae312_jokerPT_Ilha_20Saona_20200919f5faa523b91b2fe87a3f29a98ba055.jpg


ai983.photobucket.com_albums_ae312_jokerPT_Ilha_20Saona_2020096a1b57e001ea7041048c5ffcccd5c99d.jpg


Durante toda a viagem foi efectuado uma gravação video pelo amigo Martin que em todos os momentos da viagem estava com a sua câmera de filmar, de modo a captar todos os momentos inesqueciveis.
Se estiverem interessados neste video, o preço é de 30€ e será entregue no dia seguinte no vosso hotel.

Agradeço a TODOS os portugueses e tripulação que participaram nesta excursão à Ilha Saona e que muito ajudaram a que este passeio ficasse na minha memória para sempre...
Vocês foram formidáveis...

Espero que este report possa ajudar todos os que forem à República Dominicana e quem tivesse dúvidas da qualidade desta excursão, ficou demonstrado o contrário por este report.

Nuno
 

feluriti

Membro
Olá.:)

Como esta narração da viagem....e com a excelência das fotos...o Capitão Gringo arrisca-se a continuar a ter enchentes.

Bom report !

Fernando
:)

[FONT=&quot]Por onde já andei: [/FONT]
[FONT=&quot]2009[/FONT][FONT=&quot] – Marselha + Paris + Viena + Funchal [/FONT]
[FONT=&quot]2008[/FONT][FONT=&quot] – Valencia + Pieve di Cento + Sharm el Sheik + Londres + Estocolmo + Atenas + Kusadasi [/FONT]
[FONT=&quot]2007[/FONT][FONT=&quot] – Madrid + Ferrara + Mainz + Punta Cana + Budapeste + Bratislava + Praga + Karlovy Vary + Barcelona + Genebra [/FONT]
[FONT=&quot]2006 [/FONT][FONT=&quot]- Monastir[/FONT]
[FONT=&quot]2005[/FONT][FONT=&quot] – La Manga + Bruxelas [/FONT]
[FONT=&quot]2004[/FONT][FONT=&quot] – Porto Santo[/FONT]
[FONT=&quot]2003[/FONT][FONT=&quot] – Roquetas de Mar[/FONT]
[FONT=&quot]2002[/FONT][FONT=&quot] - Benidorm[/FONT]
[FONT=&quot]2001[/FONT][FONT=&quot] - Matalascanas[/FONT]
[FONT=&quot]2000[/FONT][FONT=&quot] - Marbella[/FONT]
[FONT=&quot]1999[/FONT][FONT=&quot] – Almerimar[/FONT]
[FONT=&quot]1997[/FONT][FONT=&quot] - Aguadulce[/FONT]
[FONT=&quot]1996 [/FONT][FONT=&quot]– Benalmadena + Londres[/FONT]
[FONT=&quot]1995 [/FONT][FONT=&quot]- Torremolinos[/FONT]
 

annied

Membro Novo
Parabéns Nuno!
Um report excelente! E foi sem dúvida, um dos momentos altos da nossa viagem a Punta Cana.
 

thir13en

Membro Novo
joker disse:
Agradeço a TODOS os portugueses e tripulação que participaram nesta excursão à Ilha Saona e que muito ajudaram a que este passeio ficasse na minha memória para sempre...
Vocês foram formidáveis...
Obrigado a TI, Nuno, por teres conseguido esta excursão fantástica para todos estes portugueses, que desta forma conseguiram vislumbrar um bocadinho do paraíso!
E obrigado pelo excelente report, que com certeza irá esclarecer as dúvidas de muitos futuros visitantes a Punta Cana!

Gil
 

LuisT_76

Membro Ativo
Mais um excelente Report Nuno (joker) :)

Da minha parte tenho a agradecer-te o facto de teres organizado tão bem esta excursão que foi como disse a Denise, um dos pontos mais altos destas férias inesquecíveis na Republica Dominicana!

Parabéns :)
 

anammmfa

Membro Novo
Este report está com MUITA pinta pah! :)

Não tenho duvida nenhuma em afirmar que este é com toda a certeza o MELHOR report que li até hoje sobre a nossa viagem até Saona! :)

Parabéns hombre! E toca a continuar a fazer o gosto ao dedo (ou ao teclado... )!
 

joker

Membro Conhecido
O Report nas 1ªs mensagens deste tópico foi actualizado com novas fotos, de modo a que tenha exactamente a percepção de como tudo se passou...:)
 

BunnyCat

Membro Ativo
Nuno,

O teu report está fabulástico, mas fiquei com uma dúvida...:) então e a MamaJuana?:) Provaram?? Animou a festa ou nem por isso? ;)
 

Vivi

Membro Ativo
Muito fixe!!! Fantabulástico!!!!
Um excelente report joker!!! Retrata na perfeição a nossa viagem.
Que saudades....foi um dia muito bem passado.
Quero voltar para a ilha...........
 

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Amigo Joker,

Já o tinha dito em privado, mas agora publicamente volto a dizer....

Fantastico, Parabens.....

Desculpem mas o Joker não está a crescer... o JOKER é GRANDE....

1 abç amigo
paulo
 

joker

Membro Conhecido
Obrigado a todos vocês...

Espero que muitos possam utilizar este report para passar um dia maravilhosa na Ilha Saona.
 

joker

Membro Conhecido
BunnyCat disse:
Nuno,

O teu report está fabulástico, mas fiquei com uma dúvida...:D então e a MamaJuana?:) Provaram?? Animou a festa ou nem por isso? :)
A MamaJuana foi tomada por alguns elementos do grupo, mas quase em segredo, não fosse elevar em excesso a moral do grupo...:D

:D;):D
 

Asae

Membro Conhecido
Capitan Gringo: Todas as informações disponíveis em PORTAL DAS VIAGENS

MUUITO BBOOOOMMMM
 

golfinhosado

Membro Novo
Parabéns Joker!!!!! :)

És o MAIOR!!!!!!

Excelente report!!!!!!

Não estive na Ilha Saona, mas é como se estivesse tb presente. Adorei!!! :)

Continua assim...
 
Top