Novidades

Planeamento Tailândia - AJUDA

Hello Tomorrow

Membro Conhecido
Sim ela fez... Fez a 1ª dose, e passado 6 meses fez a 2ª dose...
Vai descansada, acredita naquilo que a malta aqui te diz, pois somos testemunhos reais :)
 

Viagens Mochileta

Membro Conhecido
A Hepatite A é uma doença auto-limitada, ou seja, passas uns dias à rasca (acima de tudo sintomas gastro-intestinais) e depois passa.

Quanto à profilaxia da Malária, como com todos os medicamentos podem surgir efeitos laterais. Pessoalmente quer com o Mephaquin quer com o Malarone não tive queixa, exceptuando quando abusava do álcool com o último em que lá acordava com diarreia. No entanto, para tão pouco tempo e tendo em conta que na zona do Camboja o risco é muito reduzido, prescindia disso (porque se tomares são várias semanas).
Por fim, como já disse, usa e abusa do repelente durante todo o dia. Se é verdade que o mosquito responsável pela transmissão da Malária é mais activo ao amanhecer e anoitecer, já o do Dengue é mais activo durante o dia (e não há cura para o dengue, que se for hemorrágico é em grande parte dos casos fatal).
 

Jorge Gonçalves

Membro Conhecido
O que deverias ter feito era ir à consulta do viajante, mas agora não vale a pena estar a lamentar!!

Para que tenhas umas férias excelentes e sem qualquer problemas, só precisas de cumprir isto:
Tens cuidado com o que comes, evita fruta ja cortada e agua nao engarrafada nem gelo. ao por do sol poe replente (o mosquito da malária so fica activo de noite) e faz a tua vida normal sem stress...

RELAX and ENJOY the paradise. ;)
:)
 

nmbb

Membro Ativo
O que deverias ter feito era ir à consulta do viajante, mas agora não vale a pena estar a lamentar!!

Para que tenhas umas férias excelentes e sem qualquer problemas, só precisas de cumprir isto:


:)
Obrigada pela tua resposta Jorge Gonçalves.


Eu não fui à consulta do viajante porque na guarda não há.. So em castelo branco e teria de me deslocar 200 km e só num determinado dia, que no meu emprego não é facil.....

Quando decidi fazer a viagem foi um bocado em cima da hora e então não dava mesmo..

Mas não me preocupei porque eu antes de ver para ir por minha conta pedi orçamentos e indicações a várias agencias de viagens e todas mesmo me disseram que não era preciso vacinas nem profilaxia..

Depois li dezenas de relatos e nenhum tinha falado nisso praticamente...
só há um dia ou dois é que casualmente me apareceu num relato isso mais detalhado e comecei logo a fazer pesquisa...
:(:(:(

Enfim.. a médica continua a alarmar-me bue.. a falar-me de encefalites e morte.. mas acho que não vou fazer o malorone... que se lixe...

talvez a da hepatite a..
estou a ver se me atendem na consulta do viajante na sala de vacinações a ver se as enf me podem só dar a opinião delas..

Olhem enfim, seja o que Deus quiser... lolol

E tempo? Quem sabe como está por la?

Não me canso de agradecer porque são mesmo importantes.. por isso obrigada a todos mais uma vez.

N
 

roller

Membro Conhecido
A 6 dias da viagem a vacina so vai gastar €€ e com sorte ter algum efeito secundario da vacina! Deixa-te estar "quieta" e toma os cuidados minimos normais.

Mais uma vez te pergunto essa medica ja saiu da Europa alguma vez?!
 

nmbb

Membro Ativo
Não faço ideia Roller :)))

Provavelmente não para um lugar desses, se não estaria 'escarrapachado' no face lololol:):D
 

Viagens Mochileta

Membro Conhecido
A vacina da Hepatite A podes comprar na farmácia e vais a qualquer centro de saúde que eles dão-te (é uma injecção intra muscular, qualquer enfermeiro te dá isso sem problema).
A da encefalite japonesa só está recomendada para estadias superiores a um mês e em áreas rurais.
De resto não entendo a relevância de a médica ter estado ou não fora da Europa, mal estava o nosso SNS se tivesse que mandar todos os infecciologistas para fora:p
 

Hello Tomorrow

Membro Conhecido
De resto não entendo a relevância de a médica ter estado ou não fora da Europa, mal estava o nosso SNS se tivesse que mandar todos os infecciologistas para fora
Pior não pode estar realmente!!! Infelizmente a saúde passou a ser um comercio... Rentável por sinal!!!

O que o roller quis dizer foi que essa medica nunca saiu de casa, basicamente!

Mas então faço a da hepatite A ou já é tarde???
Faz mas é a mala e curte ao máximo!!!
 

nmbb

Membro Ativo
Por acaso tenho que começar a tratar disso ;):):p

Se morrer venho cá infernizar-vos a vida :D:D
A brincar..

Mil obrigadas a todos.....

Vocês são um máximo..

Prometo contribuir com reports, mesmo de outras viagens..

se sobreviver :p:p:p

Beijinhos a todos.. e até já, porque com certeza vão surgir mais dúvidas..
N
 

Hello Tomorrow

Membro Conhecido
Estamos aqui para ajudar o próximo, não para "dramatizar nem fazer filmes americanos"...

Vai tudo correr pelo melhor, vais ver... E acredita, vens mais forte... Pelo menos de espírito :)
 

Viagens Mochileta

Membro Conhecido
Pior não pode estar realmente!!! Infelizmente a saúde passou a ser um comercio... Rentável por sinal!!!

O que o roller quis dizer foi que essa medica nunca saiu de casa, basicamente!

Faz mas é a mala e curte ao máximo!!!
Se é um negócio no sentido em que movimenta dinheiro de facto é, até porque muito pouca gente aceita trabalhar de borla. Infelizmente a destruição do SNS - um dos melhores da Europa - é que está a tornar a saúde - privada, em detrimento do SNS - num negócio cada vez mais rentável. Na consulta do viajante só se paga taxa moderadora.
De resto independentemente se saíu do país ou mesmo de casa a médica - digo eu - terá estudado e terá alguma experiência a lidar com casos que felizmente não somos nós: aqueles que de facto contraíram um infecção.

Quanto à vacina, a opção é tua. Sim, é tarde mas mais vale tarde do que nunca. Se vais daqui a uma semana na altura já terás alguma protecção, volvidas umas semanas melhor ainda. Daqui a 6 meses fazes o reforço e ja ficas imune por uns tempos. Se não quiseres fazer, como disse, a doença é auto-limitada. Em "bom" português: tens umas caganeiras e passa.
 

roller

Membro Conhecido
A relevância é que muitos dos médicos da consulta do viajante limitam-se a ler a recomendações desses pais sem conhecimento de causa! Que é o que me da a entender ser o caso da medica aqui da nossa amiga ;)

O medico que me faz a consulta para angola falou-me na Tailândia quando ele la esteve e disse que eu não precisava de rigorosamente nada (tendo em conta as zonas onde ia andar) a excepção dos cuidados básicos. E um dos meus amigos que foi comigo também fez a consulta do viajante com um médico que disse tinha medo de ir para a Asia e ate a vacina da febre tifoide fez...

Os alarmismo do ocidente "so porque sim" existe em quem nao conhece o local em questão. eu defendo que um medico da consulta do viajante deva ter alguma experiência em terreno de países tropicais/ subdesenvolvidos!! afinal de que serve serem de medicina tropical? LOL
 

TBY

Membro Ativo
Olá,

Estou em Railay beach neste momento, o tempo está bom , ceu pouco nublado com muitas abertas, vento moderado com estado do mar tambem moderado (muito calor). Nos ultimos dias tem estado assim mas nem sempre foi assim ... À uma semana atrás nem dava para sair do hotel tanta era a chuva. O tempo é muito imprevisivel nesta altura do ano.
Previsoes usa
http://www.windguru.cz/pt/index.php?sc=126430
http://www.tmd.go.th/en/index.php

Boas férias e que apanhes tanto ou melhor "bom" tempo que eu que já cá estou à 10 dias :)

Cumps, CS

Pois nem sei bem... Comecei a ler tanta coisa, algumas coisas contraditórias... comecei a dar em doida lol

Acho que quero levar tudo demasiado controlado.. e numa viagem destas não pode ser :(



Paulonev, tiveste lá há relativamente pouco tempo... como é que estava o tempo.. é que eu vejo no accuweather e dá-me que lá está sempre a chover mas quase desde sempre lolol

Alguém que esteja lá agora ou veio recentemente, como está o tempo?

Já agora, que seguro fizeram? tenho que ver isso sem falta. Quanto custa mais ou menos um seguro deste género?

Obrigada mais uma vez por despenderem do vosso tempo para me ajudarem.

Um beijinho,

Nélia

Se mais alguém quiser sossegar esta alminha, estejam à vontade ;)



Excelente report Hello TOmorrow... já o tinha visto :)

Ajuda imenso.

OBRIGADA ***
 

nmbb

Membro Ativo
Olá,

Estou em Railay beach neste momento, o tempo está bom , ceu pouco nublado com muitas abertas, vento moderado com estado do mar tambem moderado (muito calor). Nos ultimos dias tem estado assim mas nem sempre foi assim ... À uma semana atrás nem dava para sair do hotel tanta era a chuva. O tempo é muito imprevisivel nesta altura do ano.
Previsoes usa
http://www.windguru.cz/pt/index.php?sc=126430
http://www.tmd.go.th/en/index.php

Boas férias e que apanhes tanto ou melhor "bom" tempo que eu que já cá estou à 10 dias :)

Cumps, CS
Muito obrigada pela tua intervenção TBY..

Eu vou mesmo ficar ai, no sand sea resort?

Então e que tal? é mesmo bonito como nos dizem?:)

Já agora e só porque mais uma experiência não faz nada mal..

Fizeste alguma vacina, profilaxia da malária???
 

TBY

Membro Ativo
Muito obrigada pela tua intervenção TBY..

Eu vou mesmo ficar ai, no sand sea resort?

Então e que tal? é mesmo bonito como nos dizem?:)

Já agora e só porque mais uma experiência não faz nada mal..

Fizeste alguma vacina, profilaxia da malária???
Nada não fiz vacinas nenhumas e tenho aproveitado tudo sem grandes problemas. Ao fim de 10 dias os intestinos lá começaram a "queixar-se" mas um imodium e ficou tudo resolvido ;) ( o picante mata me)

Estou no Railay princess resort & spa. É muito bonito. Tive sorte com as mares, a alta é por volta das 13h.

Cumps
 

Pedro Maia

Membro Conhecido
É preciso ter algum cuidado com o que se recomenda num forum e ainda é preciso ter mais cuidado com o que se retira das recomendações que num forum.

Os médicos não precisam de viajar para saberem o que têm que recomendar, da mesma forma que não é por alguém ter estado num determinado país sem ter tido problemas que passou a ter conhecimentos sobre os riscos que há nesse país.

É importante conhecer as experiências dos outros como é importante conhecer a perspectiva que só um médico pode dar, a partir daí cada um toma as suas decisões, tão informadas quanto possível, sobre os riscos que corre.

Estamos a falar de doenças que podem ter consequências fatais independentemente de onde são diagnosticadas, e mesmo que não causem a morte têm períodos de tratamento longos e penosos, não há volta a dar.

Para algumas há vacinas (eu nunca tomeii nenhuma quando fui para a Ásia), para outras não há nada a fazer para além das precauções para tentar evitar as picadas, e depois há a malária.

Para a malária não há vacina, só há profilaxia. A profilaxia nem sequer garante que não se vai contrair a doença em caso de se ser picado, e o mosquito que transmite a malária tem que ser fêmea e parece que só pica ao final da tarde, em certas zonas o risco é baixo, dependendo também de como está o tempo (mais húmido, maior risco), mas baixo risco não significa isenção de risco e basta uma picada para se contrair a doença.

Para a Ásia nunca fiz a profilaxia da malária, só das duas vezes que fui ao Kruger, toda a família fez a profilaxia com o malarone e ninguém teve efeitos secundários, o problema do malarone é o preço mas parece-me bem melhor que outros medicamentos que têm maior risco de causar efeitos secundários que podem estragar umas férias.

Concluindo, no teu lugar e tendo em conta os lugares para onde vais penso que não fazia a profilaxia (para vacinas não vale a pena pensar porque já não deves ir a tempo, por isso o melhor é relaxares), mas o que me parece importante é que tenhas consciência de que é uma decisão pessoal que deves tomar com tanta informação quanto for possível, a começar pela informação médica.

Já agora, também nunca fiz nenhum seguro de viagem, mais uma decisão pessoal.

Terminado o testamento resta-me desejar-te umas óptimas férias, esquece as preocupações porque com certeza que vai correr tudo bem para além dos pequenos imprevistos que sempre acontecem numa viagem destas, e vais ver que não precisavas de nenhuma agência para nada.
 
Última edição por um moderador:

Nuno Breia

Membro Conhecido
Concordo plenamente, uma coisa é recomendar perante a nossa experiência e alguns factos conhecidos, outra completamente diferente é incutir e garantir que não há problemas...

Tal como as doenças, o mesmo acontece na marcação por conta própria, se para uns por terem conhecimento é simples e porque têm a capacidade de planear e marcar para que tudo corra da melhor forma, outras pessoas podem não ter essa capacidade, e algumas pessoas vão atrás disso inocentemente e depois temos pessoas em situações de stress como está a acontecer neste tópico...! Como se costuma dizer, cada macaco no seu galho!
 

Viagens Mochileta

Membro Conhecido
Roller, obviamente que concordo contigo que a experiência pessoal é importante e que se o médico que nos faz a consulta do viajante tiver alguma, melhor. No entanto, felizmente a medicina é bem mais do que isso. São doenças (a malária, dengue e hepatite A) já conhecidas há bastante tempo, cujos mosquitos, protozoários e vírus foram já extensivamente estudados, assim como os seus ciclos de vida e respectivos tratamentos. Assim, os médicos estudam com base em factos científicos que se foram consolidando ao longo do tempo, com estudos feitos por clínicos, biólogos, etc. Não atiram a primeira coisa que lhes vem à cabeça só "porque sim". Claro que há médicos mais medrosos, assim como os há mais abandalhados. Eu pessoalmente não confiaria num médico que me dissesse para não fazer nada assim como não confiaria num que dissesse para fazer todas as vacinas do mundo. E ainda assim prefiro um médico que nunca tenha saído da europa (ou mesmo de casa) e que tenha estudado decentemente as doenças em questão e a sua prevalência em determinado país do que o médico que foi lá e que, porque não fez e não lhe aconteceu nada, recomenda que os outros façam o mesmo.

O facto de eu, tu ou qualquer outro que já foi para essas bandas não ter tido qualquer problema mesmo quando se descuidou em determinados aspectos não significa que o risco não exista, até porque morrem anualmente milhares de pessoas com malária. Da mesma forma, o facto de tu teres sentido efeitos laterais com a medicação não quer dizer que a maior parte das pessoas os vá sentir. E o mesmo se aplica à vacina da hepatite e por aí fora.

Há também quem viaje meses pela Ásia sem fazer uma vacina ou profilaxia que seja, muitos deles sem qualquer problema. Há também quem os tenha.

Extrapolarmos da nossa experiência pessoal para a população em geral - sem atendermos ao que nos dizem os estudos epidemiológicos - é no mínimo desinformação. Será o mesmo que eu dizer que fumar não faz mal porque eu fumo e nunca tive problemas e que até conheço quem tenha fumado toda a vida nunca tenha tido. Posso ainda acrescentar que alguns que nunca fumaram morreram com cancro do pulmão. No entanto, é um facto inegável que na população geral fumar aumenta o risco de cancro, DPOC, enfisema, etc. Seria também como dizer que conduzir etilizado não tem qualquer problema porque já o fiz e não me aconteceu nada e que até conheço quem o faça regularmente sem problemas. Mais uma vez, podia acrescentar que até conheço quem nunca o tenha feito e já tenha tido vários acidentes, que alguns até morreram, etc.

O mesmo se aplica aos seguros. Eu já viagem com e sem seguros, felizmente nunca precisei deles. Mas se tivesse algum problema naquela zona (Camboja) seguramente ia querer ser levado para a Tailândia o mais depressa possível.

Posto isto, termino dizendo que se deve tomar uma decisão informada - porque somos todos crescidos e devemos ser capazes de decidir o que queremos fazer e os riscos que estamos dispostos a correr ou não. E acho que a nmbb já tem dados suficientes para o fazer, agora a escolha é dela. Pessoalmente eu também não fazia - como já disse - profilaxia da Malária, tendo em conta o reduzido tempo que vai estar no Camboja e a zona para onde vai. É uma questão de ponderar riscos/benefícios. Quanto à vacina da Hepatite A, não é tão importante e de facto já a deveria ter feito se quisesse estar mais protegida do vírus nessa altura. Se a fizer, também não é propriamente cara e já fica para uma próxima, desde que faça o reforço daqui a 6 meses.
 
Top