Novidades

Iberojet encerrada?!

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
@ Aleixo,

na minha opinião é muito mau... (isto a ser verdade)...

Pois além de ser mau para o sector a cada vez mais falta de credibilidade que estas "falências ou fechos" trazem, é mau para quem quer ir de férias pois e partindo de 1 principio que a Travelplan já tem pouca expressão em Portugal o negócio fica nas mãos da Soltour...

esta é a minha opinião e volto a frisar se for verdade que vão fechar....

pl
 

@ Aleixo

Membro Ativo
Paulo Leite disse:
@ Aleixo,

na minha opinião é muito mau... (isto a ser verdade)...

Pois além de ser mau para o sector a cada vez mais falta de credibilidade que estas "falências ou fechos" trazem, é mau para quem quer ir de férias pois e partindo de 1 principio que a Travelplan já tem pouca expressão em Portugal o negócio fica nas mãos da Soltour...

esta é a minha opinião e volto a frisar se for verdade que vão fechar....

pl
Realmente credibilidade 0 ...qualquer um que pretenda fazer uma viagem e seja esse o operador já fica de pé atrás. Estive a ler o site da presstour e coloquei-me na pele das 170 pessoas a quem foi recusada a partida para ferias., não é nada agradável.
Enfim, espero que seja arranjada uma solução, porque se a soltour pega nisto....ai jesus... :bye:
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Penso que acima de tudo é preciso ter calma e não tirar conclusões precipitadas. Aguardar pelos proximos capitulos da novela, até porque se está a falar de uma empresa enorme e com milhares de funcionarios.
Ainda por cima são espanhois e podem ter alguma jogada na manga.
Para quem tenha reservas feitas,deve antes de tudo falar com a agencia em causa, pois soluções serão encontradas certamente.
 

EU-TU

Membro Novo
Como tinha dito antes tinha reserva efectuada do dia 23.02 ao 03.03.13 para o Iberostar Bávaro.
Deixo aqui o que me foi enviado pela agencia (geostar), caso possa ajudar alguém :

"É verdade que a Iberojet (grupo Orizonia) está com problemas a nossa sede ficou de confirmar e agora pela tarde já nos informaram que o operador se encontra com dificuldades financeiras existindo mesmo o risco de não poder cumprir com os serviços por nós reservados. Como consequência, foi-nos dadas indicações para arranjarmos alternativas com outros operadores para o mesmo destino ou outros, ou, devolvermos o dinheiro já pago na totalidade, de forma a cancelarmos as reservas com a Iberojet para não corrermos riscos, porque mesmo os outros operadores já estão a alterar voos porque ficarão sem os lugares da Orbest/Iberworld, companhias pertencentes ao grupo."
 

ANOBRE

Membro Ativo
paulonev disse:
Penso que acima de tudo é preciso ter calma e não tirar conclusões precipitadas. Aguardar pelos proximos capitulos da novela, até porque se está a falar de uma empresa enorme e com milhares de funcionarios.
Ainda por cima são espanhois e podem ter alguma jogada na manga.
Para quem tenha reservas feitas,deve antes de tudo falar com a agencia em causa, pois soluções serão encontradas certamente.
Olá
Eu fiz ontem uma reserva para o Catalonia de Punta Cana,e esta tarde fui contatada pela minha agência que me pôs ao corrente da situação que hoje surgiu com o grupo Orizonia,em que ele tinha ordens para cancelar todas as reservas deste grupo.A opção que me deu foi de ir para o GBP para poder aproveitar a criança grátis,pois todas as outras agências estavam a tentar resolver esta situação,e que era um caos,pois quando não era a agência a contatar os clientes,era os clientes a entrarem em contato com as agências mal souberam desta situação.
Acredito que se resolverá toda esta situação,assim como haverá grande corrida ao GBP na tentativa de salvaguardarem as suas reservas.
 

ANOBRE

Membro Ativo
Carla (AKA Cagm) disse:
E essas transferências para BP que alguns de vocês já conseguiram, não é pelo mesmo preço, pois não?
Olá Carla
No meu caso foi mais 75 euros,mesmo assim ainda ficou 50 euros abaixo dos orçamentos que tinha recebido para o GBP
 

EU-TU

Membro Novo
Anobre,
queria lhe perguntar se conseguiu manter as mesmas datas de viagem?
Se não for abuso quais são as suas datas de viagem? E qual a nova companhia aérea/operador turistico?
Pergunto isso, porque pelo que a geostar nos disse, o nosso voo já não será operado pela orbest, e teremos de mudar de hotel (Iberostar) por ser representado pela iberojet.
Enfim não queriamos mesmo nada mudar as datas, pois essas férias já foram confirmados pelos chefes e vai ser complicado mudar.
 
Amigos, hoje fui a Abreu e vi no site que os operadores travelplan e soltour que tinham fretando aviões a orizonia (iberojet), vão ter as suas viagens efectuadas, as do grupo em questão vão ser canceladas até nova ordem.
 

ANOBRE

Membro Ativo
EU-TU disse:
Anobre,
queria lhe perguntar se conseguiu manter as mesmas datas de viagem?
Se não for abuso quais são as suas datas de viagem? E qual a nova companhia aérea/operador turistico?
Pergunto isso, porque pelo que a geostar nos disse, o nosso voo já não será operado pela orbest, e teremos de mudar de hotel (Iberostar) por ser representado pela iberojet.
Enfim não queriamos mesmo nada mudar as datas, pois essas férias já foram confirmados pelos chefes e vai ser complicado mudar.
Olá
Mantive as mesmas datas (02/06 a 16/06),o operador é a Soltour e a companhia aérea penso que continua a mesma(orbest),estou à espera via mail da especificação da viagem.Tudo isto foi-me dito por telefone.
 

ReleasePT

Membro Ativo
Na próxima semana deve ficar decidido o destino a dar ao grupo orizonia.

Tenho reserva marcada por este grupo para Abril para Punta Cana e gostava de poder ir para o hotel que seleccionei (iberostar dominicana). O que mais me preocupa é voo porque apesar de ser um voo partilhado entre orbest e aireuropa o avião era o da orbest. Ou seja, mesmo que eu mude para o grupo piñero (soltour) com hotel GBP (por exemplo) e voo aireuropa, como o avião era o da orbest, se a aireuropa não providenciar outro avião corro o risco de não poder ir nas datas estabelecidas. No meu caso será muito difícil conseguir mudar as datas das minhas férias.

Enfim, apesar de ainda não saber o que vai sair daqui uma coisa é certa, eu quero ir para algum lado nas minhas férias, e não gostava nada de estar na pele das 170 pessoas que ficaram em "terra". Muito mau mesmo.

Fui aconselhado pela minha agencia a esperar pela próxima semana, a ver vamos...
 

Scorpion80

Membro Ativo
Enquanto nao resolvem o problema os Bahia Principe vao enchendo.....
E eu que andava a ver a minha Lua de Mel, se calhar agora ja nao vale a pena perder tempo nisso e ficar aguardar...
 
Tenho viagem marcada para o México com partida no dia 25 de Fevereiro...supostamente era na Orbest... só agora vi a notícia.. alguém sabe se haverá voo?
 

Rosario

Membro Conhecido
No forum Espanhol "Los viajeros", vem inclusivé o testemunho de uma funcionária sobre este assunto, estão de mãos atadas pois foram apanhadas de surpresa, não têm como reencaminhar os clientes ou devolver o dinheiro, aconselham inclusivé os clientes a não ir pois chegados ao destino, podem ter que pagar novamente os hotéis. Parece que está td fechado e segunda de manhã é que talvez saibam mais informações.
 
carla sofia carvalho disse:
Pior ainda para aqueles que foram de Lisboa para Madrid e depois tiveram de regressar... Alguém irá cobrir estes custos???


Orizonia pagou o BSP em Portugal mas não em Espanha, segundo a imprensa Presstur 16-02-2013 (11h45)
A Orizonia cumpriu ontem o pagamento ao BSP Portugal, garantiram ao PressTUR duas fontes do sector, que indicaram também que tendo em conta os desenvolvimentos do “grupo-mãe” em Espanha a rede de agências de viagens Vibo terá ficado sem possibilidade de continuar a emitir bilhetes de voos regulares.
O PressTUR tentou contactar ontem por diversas vezes com responsáveis da Orizonia em Portugal, mas nenhum se mostrou disponível.
As informações que chegam de Espanha dizem que neste mercado a Orizonia já não conseguiu cumprir as obrigações com o BSP, mas as fontes do PressTUR diziam ontem à noite terem a indicação de que terá pago 50% do montante em dívida, que alguns meios dizem ascender a 15 milhões de euros e outros a dez milhões.
As notícias de ontem da imprensa espanhola dizem que a Orizonia não conseguiu pagar os 15 milhões de euros que deveria ter liquidado ao BSP, pelo que a sua rede de agências de viagens, a Vibo, segunda maior de Espanha, com cerca de 800 lojas, teria deixado de poder emitir bilhetes.
Essas notícias acrescentavam que ainda assim a IATA tinha acedido a permitir que mantivessem as emissões até terça-feira, prazo em que a Orizonia admite conseguir reunir a verba restante necessária.
(...)
Em todo o caso, depois noticiar que a Orizonia decidiu fechar as agências Vibo até segunda-feira, a imprensa ainda ontem dizia ter havido uma contra-ordem para se manterem abertas, embora sem poderem efectuar reservas.
Em Portugal, segundo fontes do mercado, foi esse o quadro com que ontem se depararam as Vibo, tanto as lojas próprias da rede da Orizonia como as suas franchisadas.
Já para hoje, segundo as fontes do PressTUR, as instruções foram para se manterem encerradas.
No mercado português há quem considere que a decisão de fechar as agências é “pior emenda que o soneto”, pois se é verdade que não podem solucionar os problemas de clientes que lhes possam surgir, pelo menos estando abertas poderiam ouvi-los e informá-los na medida do possível.
As notícias da imprensa espanhola de ontem começaram a dar mais ênfase à tese de que a decisão da Orizonia de ontem solicitar a protecção de credores resultou de ter sido surpreendida pela decisão da Globalia de não requerer à autoridade da concorrência (CNC) a aplicação do mecanismo que permitia adiantar a autorização de compra, aceitando as condições que viessem a ser decididas.
Essas notícias dizem que essa era a expectativa da Orizonia, “dado que a Globalia se comprometeu a aceitar quaisquer condições da CNC”.
 

AlexKaskais

Membro Novo
Alguém tem mais novidades sobre este grupo?? É que tenho viagem para Abril e se der o berro, tenho que começar a pensar em mudar de destino e de operador!

Abraço
 

anaibj

Membro Novo
Eu deveria neste momento estar em Marrocos. A viagem foi cancelada, era um circuito da Iberojet e a Abreu vai reembolsar-me o valor pago. Neste momento, pelo menos a Abreu não faz reservas na Iberojet nem na Solplan.
Quando a viagem é cancelada pelo operador o dinheiro já pago tem de ser devolvido imediatamente, caso o cliente não opte por outra viagem.
 

Nuno Costa

Membro
Boas...

Se as noticias realmente se confirmarem na próxima 3ª feira, apenas vejo maus dias para os "viajantes", menos concorrência e novas companhias para os vôos, provavelmente são sinónimos de menos promoções e inflação dos preços.

Para já apenas nos resta esperar pelo o desfecho desta história :(
 
Top