Novidades

DICAS ESSÊNCIAIS ROMA

Tudo vai depender também do campeonato italiano, porque a minha estadia em roma vai coincidir com a última jornada, onde a Lazio recebe o Inter de Milão, podendo ser o jogo do titulo...era giro ir ver, mas aposto que não haverá bilhetes...
 

sarap

Membro Ativo
E foi um pouco à pressa?
Eu tenho 3 dias e meio, pelo que ainda estou indeciso, se consigo fazer ou não um passeio por outra cidade, algum conselho?
Tenho pensado "gastar" uma tarde inteira para o coliseu e forum romano, depois um dia inteiro (sábado) para o Vaticano, depois utilizar o Domingo para visitar as praças à vontade e ir ao Castelo de Sant'Angelo e, se houver tempo, às termas de Caracala...
Sobra-me assim a segunda-feira, estando a pensar em visitar outra cidade, o que acham?
Eu consegui ver tudo sem grandes pressas! No último dia acordamos mais tarde e até andamos a um passe bem pausado! :)
Quando fores ao Vaticano e basílica de S. Pedro podes aproveitar e visitar o Castelo de Sant'angelo, pois é pertissimo e assim ficas com essa zona logo vista!
Acho que se organizares bem os teus dias consegues visitar as termas de Carcala.
Se fizeres muita "questão" de ir visitar outra cidade, podes sempre ir visitar Pompeia, por exemplo! Podes sempre ir de comboio até Pompeia, tens aqui os horários e preços.
 

TeK

Membro Conhecido
Quanto aos comboios pelo menos nos que ligam as cidades (Milão a Veneza, Veneza a Florença e Florença a Roma), há revisores. Apanhei em todas as minhas viagens. Fiz no total 3.

Em relação ao comboio do aeroporto, sinceramente não me recordo. No autocarro também não vi, mas só andei duas vezes ;)
Sim nos comboios de alta velocidade, isso têm sempre revisor, aqui os bilhetes também não custam 1€ ou 2€ :)
 
Pois, eu já fui apanhado sem bilhete no interail, não foi nada giro... embora tivéssemos reserva, não nos venderam o bilhete em Irun, se não me engano e foi uma confusão...
 

Bé O.

Membro Ativo
Eu apanhei revisor no comboio para Florença, nos 2 sentidos. No metro havia em muitos sítios autenticas barreiras de revisores para verificar os bilhetes (tipo cais do sodré em hora de ponta)

No comboio para o aeroporto, comprámos os bilhetes mas não os validámos, veio o revisor, e deu-nos uma descasca, só não levámos multa porque fizemos choradinho que embora isso constasse no bilhete a impressão era péssima e mal se via. E os bilhetes só davam mesmo para aquele dia/hora/comboio.

Quanto aos autocarros não sei dizer, pois não andei por causa do caos de transito na cidade toda.

Que gente louca a conduzir!
 
Julgo que vai ser este o destino da minha semaninha de ferias em outubro, so falta acertar companhia e marcar, ainda aqui venho tirar umas duvidas antes da partida!

parabens pelo trabalho

cumprimentos
 

tati84

Membro Novo
olá...vou para roma dia 16 de julho e estou super ansiosa,as dicas de todos tem sido muito uteis portanto vou aproveitar para fazer umas perguntinhas :D , alguém me sabe dizer como está o tempo nesta altura em roma?
vou ficar no hotel seiler na via Firenze na zona Quirinal, alguém conhece este hotel?

obrigada pelas dicas :D
 

sarap

Membro Ativo
Olá,

em relação ao tempo o melhor a fazer (e o que eu costumo fazer) é ir acompanhando a meteorologia da cidade para onde vou, acaba por ser bom, pois sempre dá para ter uma ideia mais precisa das variações de temperatura e das roupas a levar. :)
Quanto ao hotel não consigo ajudar!
Mais alguma dúvida é só dizer! (P.S. Vai adorar Roma! :) )
 

AnaRibeiro

Membro Novo
Olá

Lembre-se de uma coisa o tempo em Itália por norma está sempre um pouco mais quente do que em Portugal. Hà uns anos atrás estive em Veneza precisamente a 16 Julho e os dias seguintes em Milão, estava um calor sufocante, torrina mesmo.
Vai gostar de Roma concerteza no entanto tenha cuidado se andar a pé, o trânsito é infernal e ninguém respeita ninguém. Se for de metro não se espante o nosso é de londe bem melhor...o mesmo se passa em relação aos autocarros.
Tirando isso e mais uns pormenores que de certo irá reparar, Roma é uma cidade encantadora, por vezes temos a sensação que regredimos no tempo.
Boa viagem
 

mokas

Membro Conhecido
olá...vou para roma dia 16 de julho e estou super ansiosa,as dicas de todos tem sido muito uteis portanto vou aproveitar para fazer umas perguntinhas :D , alguém me sabe dizer como está o tempo nesta altura em roma?
vou ficar no hotel seiler na via Firenze na zona Quirinal, alguém conhece este hotel?

obrigada pelas dicas :D
Olá :)

A localização do hotel é óptima. :) Embora a pontuação do mesmo no booking não seja a melhor. Mas a partir dali pode descobrir a cidade sem qualquer problema. ;)

Quanto ao tempo, faço minhas as palavras dos restantes membros. É uma questão de ir vendo as previsões que dão em diversos sites.

Roma é uma cidade fantástica, com toda a certeza irá adorar!
 

tati84

Membro Novo
olá...fiz o que me aconselharam,tenho visto como está o tempo pela internet,parece que vai estar muito calor mesmo :cool: mais uma vez obrigada pelas dicas...vou aproveitar a cidade o melhor possivel...um blog fantástico,parabéns :D
 

Zed

Membro Novo
Boa tarde,

Esta é a primeira vez que posto no site. Tenho visto os diferentes tópicos e ja tirei muitos conselhos uteis.
Eu vou a Roma em Agosto e ja tenho previsto comprar o Roma Pass. A minha questão é a seguinte:
A primeira entrada grátis do Roma Pass vai ser para o Coliseu (quase obrigatorio :) ), onde devo usar a segunda? O que me sugerem?
Já comprei via internet, os bilhetes para os museus do Vaticano...

Obrigado
 

sarap

Membro Ativo
Olá,

Tendo em conta que o RomaPass permite economizar uns € com as duas primeiras entradas gratuitas, eu sugeria que atendendo aos preços das entradas nos museus, monumentos, atracções, que gastasse as entradas naquelas que fossem mais caras e que tenha gosto em visitar.
Quando visitei Roma, o RomaPass não estava disponível, e acabei por não poder utilizar, mas no caso de ter comprado, teria utilizado as duas primeiras entradas para o Coliseu e para o Museu Capitolino. De qualquer modo, deixo aqui os preços em vigor para os monumentos, e assim será, certamente, mais fácil de decidir qual a segunda atração a visitar.

Em relação a ter comprado os bilhetes para o Vaticano pela internet, fez muito bem, pois poupou um bom pedaço de tempo em filas! :)

Mais alguma dúvida, é só dizer! :)
Sarap
 

Zed

Membro Novo
O Museu Capitolino parece ser uma boa opção. Tambem estava a ponderar o Domus Romane.
Obrigado pela resposta ;)
 

tati84

Membro Novo
olá de novo...não querendo abusar ;) mas será que me poderiam dar mais umas dicas????já decidi que quando chegar a roma vou apanhar o express leonardo da vinci até termini.Mas o meu grande problema está na volta para o aeroporto...tenho que estar no aeroporto fiumicino ás 6:15 da manha e não sei realmente qual será a melhor opção visto que a essa hora ainda não há transportes...será melhor dormir pelo aeroporto?ou alguém que tenha passado pela mesma situação conhece algum meio de chegar até lá a essa hora???

obrigada pela vossa ajuda :D
 

Zed

Membro Novo
olá de novo...não querendo abusar ;) mas será que me poderiam dar mais umas dicas????já decidi que quando chegar a roma vou apanhar o express leonardo da vinci até termini.Mas o meu grande problema está na volta para o aeroporto...tenho que estar no aeroporto fiumicino ás 6:15 da manha e não sei realmente qual será a melhor opção visto que a essa hora ainda não há transportes...será melhor dormir pelo aeroporto?ou alguém que tenha passado pela mesma situação conhece algum meio de chegar até lá a essa hora???

obrigada pela vossa ajuda :D
Olá!
Existem de facto transfers para esses voos madrugadores. Eu comprei neste site os transfers para Italia e existe um transfer que chega ao aeroporto ás 5:50, mas talvez possa vir a ser um pouco apertado.
http://www.airportbusexpress.it/Acquisto.aspx?ida=9&idc=18&senso=A
O horario completo para o trajecto Roma-Fiumicino:
http://www.autostradale.it/pdf/festivitaaereoporti/Timetable%20FIU%201x.pdf

Agora o que convem verificar é se vale a pena pagar uma noite de dormida, para se por a pé as 4h da manha.
Eu tenho uma situação semelhante planeada para este ano e vou optar por dormir no aeroporto, pois para lá estar as 6h teria que me levantar as 4h, e para estar a pagar uma noite para dormir 3 horas não compensa ;)

Qualquer coisa em que possa ser util não hesite em perguntar ;)

Cumprimentos
 

tati84

Membro Novo
Olá!
Existem de facto transfers para esses voos madrugadores. Eu comprei neste site os transfers para Italia e existe um transfer que chega ao aeroporto ás 5:50, mas talvez possa vir a ser um pouco apertado.
http://www.airportbu...&idc=18&senso=A
O horario completo para o trajecto Roma-Fiumicino:
http://www.autostrad...able FIU 1x.pdf

Agora o que convem verificar é se vale a pena pagar uma noite de dormida, para se por a pé as 4h da manha.
Eu tenho uma situação semelhante planeada para este ano e vou optar por dormir no aeroporto, pois para lá estar as 6h teria que me levantar as 4h, e para estar a pagar uma noite para dormir 3 horas não compensa ;)

Qualquer coisa em que possa ser util não hesite em perguntar ;)

Cumprimentos
bom dia...o pior é que já paguei essa ultima noite no hotel e não devolvem o dinheiro :( ...pensei que houvesse transfers a noite toda,mas enfim...acho que vou optar por dormir mesmo no aeroporto,parece-me ser o mais seguro,só espero que ele esteja aberto toda a noite ou vou acabar por ficar na rua :p obrigada pela dica...já está quaseeee,é já dia 16 e estou super entusiasmada :D

cumprimentos ;)
 

Zed

Membro Novo
bom dia...o pior é que já paguei essa ultima noite no hotel e não devolvem o dinheiro :( ...pensei que houvesse transfers a noite toda,mas enfim...acho que vou optar por dormir mesmo no aeroporto,parece-me ser o mais seguro,só espero que ele esteja aberto toda a noite ou vou acabar por ficar na rua :p obrigada pela dica...já está quaseeee,é já dia 16 e estou super entusiasmada :D

cumprimentos ;)
Pois se já está paga é que é mais chato :X
O primeiro transfer por essa companhia é as 5h, chega as 5:50 ao aeroporto. Mas pode vir a ser muito apertado, em caso de atrasos ou imponderáveis...
Outra companhia de autocarros, a Terravision, a principal operadora nos aeroportos de Roma, tem um bus mais cedo. Aqui fica a timetable:
http://www.terravision.eu/pdf/fiumicino_timetable.pdf
Sai as 4:40 do centro de roma e chega as 5:28 ao aeroporto. Talvez esse já sirva os teus interesses :)
 

sarap

Membro Ativo
Olá,

Eu tive esse mesmo dilema, mas tive a sorte das portas de check in abrirem as 6.55 e sempre tive mais "espaço de manobra", lol. Inicialmente tínhamos pensado em apanhar o comboio regional, mas depois como era necessário trocar do metro para o comboio e como a hora era demasiado matinal, e não tínhamos muitas certezas de que poderia correr bem ou não, acabámos por ir no comboio Leonard Express. Ainda assim, tivemos que apanhar o metro, que abre às 5.30 am para chegarmos até Termini e só depois o Leonard Express. Aqui tem os horários dos comboios Termini - Fiumicino! (no caso de não dar mesmo, dormir no aerporto é sempre uma boa opção, eheh! :D)

P.S. No caso do link para os horários dos comboios Termini-Fiumicino não estar a funcionar, faça uma pesquisa no google por " termini fiumicino orari " e depois é o primeiro resultado que aparecer, site: trenitalia ;)

Mais alguma dúvida, é só dizer!
 

Zed

Membro Novo
(no caso de não dar mesmo, dormir no aerporto é sempre uma boa opção, eheh! :D)
De facto não é de todo mau dormir uma noite no aeroporto.
Já fiquei uma noite no aeroporto em Girona,para não me arriscar a "ficar em terra". Outras pessoas tambem fizeram o mesmo para os voos madrugadores...
Passou-se bem! Como estava muito calor aproveitei para fazer um jogging às 5 da manha, nas estradas em redor do aeroporto! Até a policia me veio acompanhar, de carro naturalmente :)
Tambem é uma oportunidade para meter conversa com outros viajantes ;)
 
Top