Novidades

Cartão de crédito

capach

Membro Ativo
Olá

Agora fiquei preocupada.
E no caso de o voo ter sido comprado via agência de viagens, como se processa?

Outra questão: tenho lido aqui no portal que o ideal é pagar com cartão de crédito de modo a activar o seguro. Eu fui para pedir o CC e indicaram-me que só eu teria direito ao seguro, mesmo numa viagem comprada para 2 pessoas. Como fazem nestes casos?

Obrigada
 

roller

Membro Conhecido
Se for por agência, a compra não será feita com CC mas sim pela central de reservas da agencia... logo nunca vão pedir qualquer CC estes casos so se aplicam compras registas com CC.

Sim o seguro só será valido para o titular do CC como é lógico. se queres accionar dois seguros para pessoas diferentes, por exemplo, compra com o CC de cada uma delas o mesmo voo
 

roller

Membro Conhecido
As agências se o fizerem tem que estar alerta mais que nós consumidores dessa realidade... e não me parece muito ético uma agência de viagens reservar com CC próprio pois so elas têm acesso a centrais de reservas exclusivas de agências que não são para usar CC.

Se for o cliente a pedir isso já passa a responsabilidade para o cliente
 

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Caro roller,

Muito honestamente desconheço centrais de reservas para reservar aviões....

Não vejo onde entra a ética no meio disto tudo pois a agência tem e está no seu direito de fazer o pagamento como bem entender...

Penso que não há problema nenhum pois são situações diferentes ....

Relembro também que 1 cliente pode (se a agência quiser) fazer o pagamento directo (com o CC) directamente na companhia aérea mesmo sendo a agência de viagens a fazer a reserva...
 

Flecha

Membro Conhecido
isso do seguro não é verdade. pelo menos no meu caso.

Eu comprei a viagem com meu CC e se fores casada ou união de facto, o seguro cobre o conjugue.
Pelo menos no meu CC é assim. Estou assegurado pela Fidelidade/Cares e liguei para lá a perguntar.

Já a outra pessoa que foi comigo teve de fazer um seguro à parte numa companhia de seguro.
 

roller

Membro Conhecido
Paulo Leite disse:
Caro roller,

Muito honestamente desconheço centrais de reservas para reservar aviões....

Não vejo onde entra a ética no meio disto tudo pois a agência tem e está no seu direito de fazer o pagamento como bem entender...

Penso que não há problema nenhum pois são situações diferentes ....

Relembro também que 1 cliente pode (se a agência quiser) fazer o pagamento directo (com o CC) directamente na companhia aérea mesmo sendo a agência de viagens a fazer a reserva...
Fogo... eu profissionalmente fico parvo com os preços que as agências apresentam dos valores do voos comparativamente com os preços de ser eu pessoalmente a simular a reserva no mesmo voo no site da companhia. Logo pelos mesmo meios de reserva não é certamente.
(como não sou eu que pago e a empresa prefere assim não digo nada)

Para não falar que as agências portuguesas têm muitas como meio de pagamento multibanco (entidade/referencia) logo se há um CC no meio disso nao é o do passageiro de certeza.

Mas se as companhias alertam para o facto da situação de pedirem a apresentação do CC ao passageiro não acho nada ético uma agência reservar com CC próprio sem o consentimento do passageiro.

é como eu disse ja viajei muito e tal situação felizmente não me aconteceu mas já li e ouvi bastantes relatos de companhias pedirem o CC aos passageiros para confirmar que não ouve fraude ou abuso de uso de CC.

Eu pessoalmente acho isso um óptima medida de preensão ao uso do CC online.
 

goncalo82

Membro Ativo
Eu já viajei muito, e a unica vez que me pediram o CC foi em Lisboa, num voo da TAP para Barcelona. Por acaso tinha o cartão comigo, mas pouco o uso, foi uma sorte. Estive 30min no check-in, porque o cartão disparou um alerta para o departamento de fraudes, e apesar de ter sido pago 1 mes antes, só no check-in me andaram a chatear a cabeça com o assunto. Felizmente ainda sou daqueles que vai 2h30m antes do voo para o aeroporto, não consegui fazer o check-in online.
 

roller

Membro Conhecido
Agora imagina que tinha sido uma agência de viagens a usar um CC próprio a reservar directamente no site da TAP... pumba já não embarcavas!

eu conheço uma situação de alguém que lhe aconteceu isso na asia pois os voos foram reservados com o CC da empresa e ele não tinha o cartão... era voo Emirates (foi para la sem problemas e no embarca para cá é que se deu essa situação) e teve que comprar outro na altura e perdeu o €€ da reserva...
 

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
roller disse:
Mas se as companhias alertam para o facto da situação de pedirem a apresentação do CC ao passageiro não acho nada ético uma agência reservar com CC próprio sem o consentimento do passageiro.
Roller

são situações distintas

1 coisa é reservar outra coisa é pagar...

Não acha que quem reserva/vende diariamente deve ter outro tipo de vantagens que 1 cliente directo ??

Continuo a não ver onde entra a ética da coisa... muito honestamente....

1 reserva feita pela a agência de viagens/operador nada tem a ver com a que o cliente faz directamente....
 

roller

Membro Conhecido
concordo plenamente... mas se a agência usar um CC que pode dar a probabilidade por mínima que seja de o passageiro não embarcar ai ja não acho correcto...

se a reserva sendo feita por agência e se só por esse facto garantir que o passageiro não tem problemas ao embarcar ai sim seja qual for o meio de pagamento já não vejo mal nenhum...
 

roller

Membro Conhecido
o pior é que ja vi agências e a usar CC normais para reservar voos no site da própria companhia... era essa a situação que me referia como é lógico
 

Hugo Morais

Membro Conhecido
roller disse:
Fogo... eu profissionalmente fico parvo com os preços que as agências apresentam dos valores do voos comparativamente com os preços de ser eu pessoalmente a simular a reserva no mesmo voo no site da companhia.
Roller

Penso que são 2 situaçoes distintas

Quando uma agência nos dá um preçário de um vôo é pela Central de Reservas "INTERNA" dessa companhia, o que é diferente de quando nós reservamos No site da Companhia

Normalmente as companhias aereas fazem preços mais Baixos ONline do que para as proprias Agências/operadores,mesmo que haja por vezes flutuaçao nos preços

Ex:OPO/MAD Pela Tap

Se fizeres reserva Online o preço é "A",se fizeres reserva telefonicamente o preço é "B" e se for ao Balcão o preço sera "C"

Alguem me corrija se estiver enganado
 

roller

Membro Conhecido
Sim mas isso nao ponho em causa... são politicas estratégicas comerciais...

eu ja vi a minha frente um operador de uma agências... marcar um voo no site da companhia em questão com o CC da agência.

esta situação no caso só passageiro ser questionado pelo CC em causa é que não acho correcto.

a situação que refiro muito provavelmente não é procedimeto standandard mas eu vi acontecer. E sabendo o mundo dos negócios B2C como é, por vezes pode ser mais comum do que parece LOOOL
 
Top