Novidades

[Report] Natal em Roma - Dezembro 2012

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Olá,

Em 2012 fui passar o Natal a Roma, e venho aqui deixar o meu report dessa viagem de 3 curtos mas intensos dias.
Roma é uma cidade muito bonita, transpira arte e história em cada esquina, em cada igreja, em cada monumento! É um museu a céu aberto!
A época do Natal é especial, com as ruas todas iluminadas, árvores de natal em cada esquina, lojas enfeitadas.

Contratado em agência:

Voo Tap, Porto - Roma (Fiumicino) - Porto, com transfers.

Hotel - Eurostars International (situado na Via Nazionale, a dois passos da Piazza de la Republica, onde existe uma estação de Metro e vários pontos de autocarro).

Deslocações em Roma - autocarro e metro - Roma tem uma excelente rede de transportes, que abarcam todos os principais pontos turísticos e têm um frequência quase constante. No aeroporto, numa das tabacarias, vende-se passes de 3 dias (bilhete turístico integrado) que permitem circular em todos os transportes públicos, sem limite de viagens. Custam 16,50€.
O metro é muito fácil de usar, tem boas informações para quem chega pela primeira vez à cidade.

A viagem:

Voo pontual, sem sobressaltos, com paisagem para apreciar (lugar de janela obrigatório!!! ) e indicações ao longo do percurso, quer através dos monitores, quer do comandante. Sobrevoa as ilhas Baleares, Sardenha e Corsega.
Aterragem normal e com muito sol :)






 
Última edição por um moderador:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Em Roma:

O que visitar:

Em Roma não falta o que ver, o problema é ajustar todas as atracções ao tempo disponível para estar na cidade.
Por falta de tempo ficaram por ver muitas coisas, de entre as quais destaco os museus do vaticano, mas porque havia outros locais que queria ver, decidi adiar essa visita para outra altura.
As filas na véspera de Natal eram enormes e seria quase de certeza muito tempo perdido.
Assim, recomendo os seguintes locais:


Piazza de la República

A Praça da República é uma praça situada a poucos metros da Estação Termini, em frente às Termas de Diocleciano. Uma das mais importantes vias de Roma, a via Nazionale, começa nesta praça.






Piazza Venezia

Piazza Venezia é uma grande praça de Roma, em que muitas vias se cruzam, como Via dei Fori Imperiali e Via del Corso. O nome Venezia foi atribuído após o cardeal de Veneza, Pietro Barbo (mais tarde Papa Paulo II ) ter construído o Palazzo Venezia, um palácio situado ao lado da igreja vizinha de São Marcos, padroeiro de Veneza.

A praça é ao pé do Capitólio e ao lado do Fórum de Trajano . A artéria principal, o Viale di Fori Imperiali começa aí, e vai até ao Fórum Romano e ao Coliseu . Ela é dominada pelo imponente Monumento a Vittorio Emanuele II, primeiro rei da Itália.



Piazza Navona

A Piazza Navona é uma das mais célebres praças de Roma. A sua forma assemelha-se à dos antigos estádios da Roma Antiga, seguindo a planificação do Estádio de Domiciano.








É nesta praça que fazem o mercado de Natal, muito giro, com atracções para grandes e pequenos, onde se vendem para além de artigos natalícios, doces e guloseimas, tem um presépio e é lá também que os artistas expõem as suas obras e alguns músicos tocam.



Existem nesta praça e nas ruas à volta muitos restaurantes, todos bastante interessantes e com tipica comida italiana.
É uma perdição!!!!
Há também muitas gelatarias, tipico em Roma, que vendem gelados dos mais variados sabores. Muito, muito bons!
 
Última edição por um moderador:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Fontana de Trevi

A Fontana di Trevi é a maior e mais ambiciosa construção de fontes barrocas da Itália e está localizada na rione Trevi, em Roma. A alguns metros de distancia, nas ruelas que circundam a praça, já se ouve o som da água, forte, como se de uma cascata se tratasse. Ninguém diria que no meio de tantas ruas estreitas iria aparecer uma praça com um monumento tão majestoso e imponente!

A actual Fontana di Trevi tem o seu projeto atribuído a Nicola Salvi, sob forte influência dos desenhos de Bernini, e da realização final de Giuseppe Pannini.
O resultado final traz uma obra monumental, com vinte e seis metros de altura, vinte metros de largura, que tem como fundo o palácio Poli.
No nicho central está a estátua de um imponente Netuno, escultura de Pietro Bracci, sobre uma carruagem em forma de concha, puxado por dois cavalos marinhos, sendo o da esquerda o cavalo agitado, o da direita o cavalo manso; os animais são conduzidos por dois tritões. Ladeando Netuno, estão mais acima, as alegorias femininas da Abundância, à esquerda, e da Salubridade, à direita, estátuas de Filippo Della Valle. Acima das estátuas alegóricas, os relevos de Agrippa a ordenar a construção dos aquedutos de Roma, à esquerda; e da virgem Trívia a mostrar a fonte de águas aos soldados sedentos, à direita.

Reza a lenda que estrangeiros e turistas, quando visitam Roma, devem jogar uma moeda na fonte, para que possam retornar. O ritual é repetido por todos, que assim, garantem a esperança de um dia poder rever Roma, e, principalmente, poder rever a fonte mais bela e romântica do mundo.

















 
Última edição por um moderador:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Coliseu

O Coliseu, também conhecido como Anfiteatro Flaviano ou Flávio, é um anfiteatro construído no período da Roma Antiga. Deve seu nome à expressão latina Colosseum (ou Coliseus, no latim tardio), devido à estátua colossal do imperador romano Nero, que ficava perto da edificação. Localizado no centro de Roma, é uma excepção de entre os anfiteatros pelo seu volume e relevo arquitectónico. Originalmente capaz de abrigar perto de 50 000 pessoas, e com 48 metros de altura, era usado para variados espetáculos. Foi construído a leste do Fórum Romano e demorou entre oito a dez anos a ser construído.






 
Última edição por um moderador:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
O bilhete de entrada custa 12€ e dá direito à visita ao Coliseu, ao Palatino e ao Fórum Romano.
As filas são diárias e enormes, pelo que convém chegar o mais cedo possível.



Á volta do Coliseu não faltam vendedores ambulantes de recuerdos e algumas roulottes de bebidas e gelados, para saciar os turistas.







 
Última edição por um moderador:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Arco de Constantino

O Arco de Constantino é um arco triunfal em Roma, a curta distância para oeste do Coliseu. Foi erigido para comemorar a vitória de Constantino na Batalha da Ponte Mílvio, 312. A batalha está representada na banda pouco esculpida sobre o lado direito do arco, na frente oposta ao Coliseu. O arco foi inaugurado oficialmente em 25 de julho de 315.




Arco de Constantino visto de dentro do Coliseu

 
Última edição por um moderador:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Fórum Romano

O Fórum Romano, localizado no centro de Roma ao pé do Coliseu, é um fórum (praça) rectangular, circundado pelas ruínas de várias construções públicas de grande importância cultural. O principal centro comercial da Roma Imperial, este espaço era popularmente conhecido como Fórum Magno ou, simplesmente,Fórum.

Foi durante séculos o centro da vida pública romana: o local de cerimónias triunfais e de eleições, o local onde se realizavam discursos públicos, os processos criminais, os confrontos entre gladiadores, e o centro dos assuntos comerciais. Aqui, estátuas e monumentos celebraram os grandes homens da cidade.

O coração da Roma antiga, foi considerado o ponto de encontro mais conhecido do mundo, em toda a história.
Localizado no pequeno vale entre o Monte Palatino e o Monte Capitolino, o fórum é atualmente uma extensa ruína de fragmentos arquitectónicos e um sitio de escavações arqueológicas.











 
Última edição por um moderador:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Igreja Santa Maria Maggiore

A Basílica de Santa Maria Maior (Basilica di Santa Maria Maggiore), também conhecida como Basílica de Nossa Senhora das Neves, ou Basílica Liberiana, é uma das basílicas patriarcais de Roma.

Foi construída entre 432 e 440, durante o pontificado do Papa Sisto III, e dedicada ao culto de Maria, Mãe de Deus.
A data da fundação da basílica é do pontificado do Papa Libéri.

As frentes e traseiras são completamente distintas, mas é um edifício imponente!










 
Última edição por um moderador:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Vaticano


Basílica e Praça S. Pedro


A Basílica de São Pedro é o maior e mais importante edifício religioso do catolicismo e um dos locais cristãos mais visitados do mundo. Cobre uma área de 23 000 m² e pode albergar mais de 60 mil devotos (mais de cem vezes a população do Vaticano). É o edifício com o interior mais proeminente do Vaticano, sendo a sua cúpula uma característica dominante do horizonte de Roma, adornado com 340 estátuas de santos, mártires e anjos.

Situada na Praça de São Pedro, a sua construção recebeu contribuições de alguns dos maiores artistas da história da humanidade, tais como Bramante, Miguel Ângelo, Rafael e Bernini.

Á entrada da praça é feita revista e todas as pessoas e objectos passam por detector de metais.

É imperioso chegar cedo. No dia em que a visitei, véspera de Natal, eram inúmeros os turistas que por lá andavam.
















 
Última edição por um moderador:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Subida à cúpula da Basílica e vista panorâmica da cidade

Considerada uma das maravilhas da arquitetura Ocidental, a cúpula do Vaticano é visível de quase toda a cidade de Roma. Com seus imponentes 132 m de altura, o equivalente a um prédio de 44 andares, atrai visitantes do mundo inteiro. Possui uma vista 360° de toda a cidade de Roma, um verdadeiro espetáculo!

Chegar até o topo da cúpula não é muito simples, nem recomendado a todos. São nada menos que 551 degraus, do chão até o topo. A entrada é feita por uma lateral da basílica.

Para quem não pode ou não quer fazer todo esse percurso em escada, ou tem alguma limitação, dá para ir de elevador e "poupar" 231 degraus.
Ficam a faltar “apenas” 320 até ao topo! :devil: :ph34r:
Eu optei pelo elevador e acho que foram os 7 euros mais bem gastos de toda a viagem.

Vista do interior da basílica após subida pelo elevador



As escadas até ao topo vão sendo cada vez mais estreitas à medida que se aproxima o seu fim!
São em caracol e a meio do percurso já se fica com uma sensação estranha, meia tonta, e sente-se cada vez mais o "misticismo" do local!
Estamos cada vez mais perto do céu!!!!

Eis a cidade vista do local mais perto de Deus :)









 
Última edição por um moderador:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Castelo Sant ` Angelo

O Castelo de Santo Ângelo, também conhecido como Mausoléu de Adriano, localiza-se na margem direita do rio Tibre, diante da ponte Sant'Angelo, próximo do Vaticano. O castelo é atualmente um museu.

Como era véspera de Natal, já não o apanhei aberto, nesse dia fechou mais cedo.
Mas passear na ponte onde vários artistas expõem as suas obras e onde vendedores procuram vender de tudo um pouco é muito agradável.

Há sempre tempo para contemplar a paisagem, beber um chá quente num dia muito frio e fotografar a ponte e redondezas ao anoitecer. É uma paisagem incrível













 
Última edição por um moderador:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Piazza del Popolo

A Piazza del Popolo, em português Praça do Povo é uma das célebres praças de Roma.
A igreja de Santa Maria del Popolo, ao lado da porta, foi erigida no século XI no local onde Nero morreu e foi sepultado, sendo mais tarde reconstruída por sob o papado de Sisto IV, por Baccio Pontelli e Andrea Bregno, entre 1472 e 1477, que lhe imprimiram um aspecto maioritariamente renascentista.

As duas igrejas gémeas, como são chamadas Santa Maria in Montesanto e Santa Maria dei Miracoli ou dos Milagres por serem simétricas, foram construídas segundo o desejo do Papa Alexandre VII, embora os trabalhos terminassem apenas após o final do Papado, renovando profundamente o aspecto da praça e constituindo os dois pólos do Tridente, formado pela Via del Corso, Via dela Babuino e Via Ripetta.

Actualmente, a Piazza del Popolo é uma ampla zona pedonal e local de eventos públicos, nomeadamente grandes manifestações, importantes para a cidade.








Nesta praça fica também o Museu Leonardo Da Vinci, que tive oportunidade de visitar.
Apesar de ter artefactos interessantes, esperava algo mais e confesso que na altura achei o preço do bilhete elevado para o que vi (já não me recordo do valor)

 
Última edição por um moderador:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Panteão

O Panteão, conhecido como Panteão de Agripa, é o único edifício construído na época greco-romana que, actualmente, se encontra em perfeito estado de conservação. Desde que foi construído que se manteve em uso: primeiro como templo dedicado a todos os deuses do panteão romano (daí o seu nome) e, desde o século VII, como templo cristão. É famoso pela sua cúpula.

De facto, a cúpula é imponente e impressiona como foi possível, outrora, construir-se monumentos deste género.

Na praça em frente ao Panteão, Piazza de la Rotunda, charretes levam e trazem turistas.













 
Última edição por um moderador:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Igreja Santa Maria Sopra Minerva

Uma preciosidade a cerca de 70 metros do Panteão.
Das igrejas mais bonitas que já vi.

É o primeiro e único templo gótico da cidade de Roma. Quem passa pela rua e vê a fachada da igreja, não imagina o que ela é por dentro.
Imprescindível numa visita à cidade!
As fotos não fazem justiça à beleza desta igreja :blush:










 
Última edição por um moderador:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Piazza de España

É uma das mais belas da cidade (a par de outras, em Roma tudo é belo).

Ponto de encontro de romanos e turistas, tem uma escadaria monumental em três seções, seguida na seção central por outras escadas que sobem nas laterais e levam à igreja de Trinità dei Monti.








A fonte no centro da praça, na forma de um barco (Barccacia), é chamada pelos romanos de La Barcaccia, ou velha banheira. É atribuída a Gian Lorenzo Bernini ou a seu pai Pietro Bernini e foi feita em 1627 - 1629,segundo dizem esta foi inspirada pela chegada à praça de um barco durante a inundação do rio Tibre 1598.

 
Última edição por um moderador:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
As ruas em época de Natal

Roma é uma cidade turística e mesmo no Natal as ruas estão cheias de gente e há grandes filas para visitar os principais monumentos.
Como tal, as ruas e as lojas estão iluminadas e os enfeites de Natal por todo o lado.
A principal rua comercial da cidade é a Via Condotti, onde se localizam as lojas das grandes marcas internacionais, e que aproveitam esta altura do ano para se engalanarem ainda mais.
(mas atenção, só se pode olhar as montras!!! pode-se entrar, mas .... :censored: :censored: :censored: comprar é proibitivo!!! vi cada preço que quando me lembro até me esqueço!!!!)












 
Última edição por um moderador:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Última edição por um moderador:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Resumindo:

Em 3 dias não dá para ver muita coisa, mas ainda dá para ficar com uma ideia da cidade, dos principais monumentos.

Não se pode querer conhecer tudo de uma vez, pois se assim for, não se desfruta da beleza da cidade - tomar um café ou um chá a contemplar a paisagem e ver o buliço da cidade também dá para apreciar o que ela tem de bom!

A época de Natal é especial, dá uma cor diferente e um ambiente mais mágico a toda a envolvente - é uma boa altura para visitar.

A alimentação é tipicamente italiana, mas não é barata! Cheguei a pagar 9€ por uma sopa!!!

A cidade é bem servida de transportes, principalmente autocarros e metro, pelo que não se afigura necessário alugar carro.

O report já vai longo, vou ficar por aqui.

Um dia quero lá voltar (e foi por isso que atirei a moedinha à fonte de Trevi)


Espero que tenham gostado do report tanto quanto eu gostei da cidade.
 
Última edição por um moderador:
Top