Novidades

[Report] Catalónia Playa Maroma 09/07 a 23/07 de 2012

ANOBRE

Membro Ativo
Antes de iniciar o meu report,agradeço a todos os que contribuiram para a minha 2ª ida ao México,que sem o contributo dos mesmos, tal não teria sido possível.Possível teria sido,mas não era a mesma coisa.Foram umas férias inesquecíveis,que espero, voltar a ter oportunidade(monetária)para o fazer.


Partida dia 09/07

Voo Lisboa/cancun-Saída às 13.20h.Chegada às 16.25h.
Bastante tempo para carimbar os passaportes.Chegada ao hotel cerca das 18.30h.Check-in rápido após cocktail de boas vindas.No check-in, dão-nos um bilhete com direito a 6 jantares à la carte(3 por cada semana de estadia) e 1 bilhete para o Terrace(à la carte) e uma folha com os direitos privileged.

ai1169.photobucket.com_albums_r506_ANOBRE_2_Imagem6.jpg

ai1169.photobucket.com_albums_r506_ANOBRE_2_Imagem4.jpg



Regresso dia 23/07

Tivemos direito ao late check-out às 13h(mais uma hora,que deu muito jeito).
Saída do hotel às 14.50h.
Voo Cancun/Lisboa - Saída às 20.30h,chegada às 12.00h.Já sabia que ía sair de Cancun,com 2h de atraso,porque de manhã,tinha consultado na net a hora de saída do voo Lisboa/Cancun,que deveria ter saído às 13h e só saíu às 15h.E realmente esse atraso de 2h verificou-se com a saída de Cancun às 20.30h em vez das 18.30h.

Edifícios(com os respectivos quartos)e jardins muito bem cuidados(diga-se que os jardineiros começavam bem cedo a manutenção dos mesmos).
Têm 6 edifícios,começando o 1º a seguir ao lobby,ficando o 4,5 e 6 mais próximo da piscina,praia e restaurantes à la carte.

ai1169.photobucket.com_albums_r506_ANOBRE_2_res09.jpg

ai1169.photobucket.com_albums_r506_ANOBRE_2_res08.jpg


ai1169.photobucket.com_albums_r506_ANOBRE_2_res06.jpg


SUITES
ai1169.photobucket.com_albums_r506_ANOBRE_2_res80.jpg


Fiquei no edifício 4 "TIKAL", no quarto 4227.

ai1169.photobucket.com_albums_r506_ANOBRE_2_qua02.jpg


O quarto onde fiquei era grande,com 2 camas de casal(fomos com uma filha de 11 anos, que ficou no nosso quarto,tv lcd,máq. de café,frigo-bar,1 varanda enorme com cobertura em colmo,que a tornava mais fresca,com mesa e 2 cadeiras.

ai1169.photobucket.com_albums_r506_ANOBRE_2_qua01.jpg


ai1169.photobucket.com_albums_r506_ANOBRE_2_DSCF6207.jpg




O edifício do lado direito,com a varanda do lado esquerdo era o nosso quarto.

ai1169.photobucket.com_albums_r506_ANOBRE_2_res82.jpg


RESTAURANTES

Buffet "EL PAJARITO", junto ao lobby.Almoço e jantar.

ai1169.photobucket.com_albums_r506_ANOBRE_2_res32d.jpg


ai1169.photobucket.com_albums_r506_ANOBRE_2_com13.jpg


ai1169.photobucket.com_albums_r506_ANOBRE_2_com11.jpg


ai1169.photobucket.com_albums_r506_ANOBRE_2_com10.jpg


ai1169.photobucket.com_albums_r506_ANOBRE_2_com05.jpg


ai1169.photobucket.com_albums_r506_ANOBRE_2_com04.jpg


ai1169.photobucket.com_albums_r506_ANOBRE_2_com03.jpg


ai1169.photobucket.com_albums_r506_ANOBRE_2_com02.jpg


ai1169.photobucket.com_albums_r506_ANOBRE_2_com01.jpg


Restaurantes à la carte(só jantares-todos gourmet),necessário levar o voucher, e à entrada entregar para furar no nome do respectivo restaurante e dar o nº do quarto.

"TIO PEDRO" - Mexicano, ficava do lado direito do "LA TORTUGA".

ai1169.photobucket.com_albums_r506_ANOBRE_2_res52.jpg


Foi neste restaurante que festejei o 11º aniversário da minha filha,para tal no próprio dia de manhã fui à recepção falar com a conciérge e pedir se era possível fazer uma pequena surpresa à minha filha,com um pequeno bolo,disse que íamos jantar no "TIO PEDRO" às 8h,ao que ela me disse que sim.Assim foi,no final do jantar apareceram com um pequeno bolo,no prato desenhado a chocolate estava escrito"FELIZ CUMPLEAÑOS NICOLE",no momento em que apareceram com o bolo começaram todos a cantar os parabéns.Foi muito bonito e simpático da parte deles.

"TOSCANA"- Italiano - ficava do lado esquerdo do "LA TORTUGA"

ai1169.photobucket.com_albums_r506_ANOBRE_2_res55.jpg


Lasanha
ai1169.photobucket.com_albums_r506_ANOBRE_2_DSCF7012.jpg


Sobremesa "Cassata Italiana"
ai1169.photobucket.com_albums_r506_ANOBRE_2_com17.jpg


"LA TORTUGA" - Grill - Ficava entre o Italiano e o Mexicano.Ao almoço funcionava como snack-bar buffet.

ai1169.photobucket.com_albums_r506_ANOBRE_2_res53.jpg

Sobremesa
ai1169.photobucket.com_albums_r506_ANOBRE_2_com30.jpg


"TERRACE" -Tapas & lounge - A foto que vou colocar a seguir é a foto onde está o TERRACE,a CREPERIE,BAR,e onde se faziam algumas actividades(dança,step,abdominais,aulas de espanhol, etc...).

ai1169.photobucket.com_albums_r506_ANOBRE_2_res70.jpg


O TERRACE, entre as 12h e as 16h, funcionava como snack-bar só para os priviliged,como snack(gourmet) a ementa era menos variada(3 entradas,3 pratos principais e 3 sobremesas).

Uma refeição snack
ai1169.photobucket.com_albums_r506_ANOBRE_2_DSCF5900.jpg


Uma das sobremesas que também serviam ao jantar-um envólucro caramelizado com salada de fruta no fundo e uma bola de gelado em cima.
ai1169.photobucket.com_albums_r506_ANOBRE_2_DSCF5902.jpg


À noite funcionava como restaurante à la carte.
A varanda que ao almoço funcionava como esplanada,à noite funcionava apenas para jantares de lagosta(ao preço de 40$/pessoa para priviliged em vez de 55$/pessoa não priviliged).

ai1169.photobucket.com_albums_r506_ANOBRE_2_res93.jpg


A praia vista da varanda do "TERRACE".
ai1169.photobucket.com_albums_r506_ANOBRE_2_pra40.jpg
 

ANOBRE

Membro Ativo
ai1169.photobucket.com_albums_r506_ANOBRE_2_pra25.jpg



CREPERIE

Onde havia os mais variados crepes(chocol,avelã,vegetariano,mexicano,etc...)e gelados(banana split,o meu preferido).

Crepe vegetariano
ai1169.photobucket.com_albums_r506_ANOBRE_2_com06.jpg


Gelado Banana Split
ai1169.photobucket.com_albums_r506_ANOBRE_2_gelado.jpg


PISCINA

Foto da piscina vista da varanda do "TERRACE"
ai1169.photobucket.com_albums_r506_ANOBRE_2_res50.jpg


FESTA NA PISCINA

ai1169.photobucket.com_albums_r506_ANOBRE_2_noi07.jpg

ai1169.photobucket.com_albums_r506_ANOBRE_2_noi06.jpg


PRAIA
Praia espectacular de águas cálidas e areia fina.
ai1169.photobucket.com_albums_r506_ANOBRE_2_pra24.jpg

ai1169.photobucket.com_albums_r506_ANOBRE_2_pra81.jpg

ai1169.photobucket.com_albums_r506_ANOBRE_2_pra80.jpg


Nascer do Sol na Praia

ai1169.photobucket.com_albums_r506_ANOBRE_2_pra62.jpg

ai1169.photobucket.com_albums_r506_ANOBRE_2_pra02.jpg


FOTOS DO LADO DTº E ESQº DO CATALÓNIA(estando de frente para o mar)

Foto do resort "SECRETS MAROMA",do lado dtº junto ao Catalónia
ai1169.photobucket.com_albums_r506_ANOBRE_2_pra23.jpg


Foto da marina do lado dtº (andando um bom bocado)
ai1169.photobucket.com_albums_r506_ANOBRE_2_Marina.jpg


Fotos do lado esqº

Foto do Pelicano a ir pousar no tronco (local habitual para a sua pescaria)
ai1169.photobucket.com_albums_r506_ANOBRE_2_fau34.jpg


Local subterrâneo onde havia banhos de vapor
ai1169.photobucket.com_albums_r506_ANOBRE_2_fres2.jpg


Foto do Hotel Iberostar Gran Paraíso
ai1169.photobucket.com_albums_r506_ANOBRE_2_fres6.jpg


FOTO CASAMENTO NA PRAIA

ai1169.photobucket.com_albums_r506_ANOBRE_2_casa.jpg


COMEMORAÇÃO DO DIA DA REVOLUÇÃO FRANCESA(14 de JULHO)

NO BUFFET

ai1169.photobucket.com_albums_r506_ANOBRE_2_com12.jpg

ai1169.photobucket.com_albums_r506_ANOBRE_2_com09.jpg

ai1169.photobucket.com_albums_r506_ANOBRE_2_com07.jpg


NA FESTA DA PRAIA
 

ANOBRE

Membro Ativo
NA FESTA DA PRAIA

Bar aberto,conjunto a tocar junto ao terrace,virado para a praia,muita gente a dançar na areia fina da praia.
ai1169.photobucket.com_albums_r506_ANOBRE_2_noi03.jpg


Fogo de artifício
ai1169.photobucket.com_albums_r506_ANOBRE_2_noi05.jpg

ai1169.photobucket.com_albums_r506_ANOBRE_2_noi04.jpg


Grupo de animadores evocando este dia (14 de Julho)
ai1169.photobucket.com_albums_r506_ANOBRE_2_ani01.jpg


ESPECTÀCULOS NOCTURNOS NO TEATRO

Bons espectáculos feitos na maioria pelos animadores(diga-se que são pessoas espectaculares,pois além de todo o entretenimento durante o dia,à noite lá estavam eles para mais uma dose de divertimento)

"Festa Mexicana" - Grupo de cantores mexicanos com uma cantora lírica.
ai1169.photobucket.com_albums_r506_ANOBRE_2_ani02.jpg

ai1169.photobucket.com_albums_r506_ANOBRE_2_DSCF6140.jpg


"Moulin Rouge"
ai1169.photobucket.com_albums_r506_ANOBRE_2_ani03.jpg


"Eleição do Mr Catalónia"- Concurso ganho por um português(participou 1 americano,1 francês,1 italiano e 1 português)
O português é o 3º a contar da esqª
ai1169.photobucket.com_albums_r506_ANOBRE_2_ani22.jpg


EXCURSÕES

Cobá+Cenote Tamcach-Há+Tulum+Akumal+Playa del Carmen (paguei 90 euros por casal com tudo incluído( entradas em Cobá+guia,entradas em Tulum ,entradas no cenote e almoço buffet perto de Cobá).Saímos às 6.30h e chegámos ao hotel às 21.15h(+ ou -).
Fiz apenas uma excursão com o sr Espinoza(pessoa espectacular,enquanto viajamos,vai contando imensas coisas sobre o povo mexicano,ele responde a tudo o que perguntamos.
Fiz a excursão com o Grandecruz ,a mulher e filha de 5 anos,a Joana Sobral e o marido,e o sr Espinoza ainda juntou mais um casal com 3 filhos que estavam hospedados no GBP(três casais espectaculares,acessíveis e simpáticos).No hotel conheci também outro casal espectacular e simpático(o Jafonso com a mulher e filho)
.
FOTOS COBÁ

Viagem de triciclo
ai1169.photobucket.com_albums_r506_ANOBRE_2_cob02.jpg


Pirâmide
ai1169.photobucket.com_albums_r506_ANOBRE_2_cob06.jpg


Observatório
ai1169.photobucket.com_albums_r506_ANOBRE_2_cob08.jpg


Local onde jogavam um jogo(POC TAC POC-penso que seja assim que se escreve) com uma bola feita de um material resinoso,que tinha que passar por um buraco(aro) num plano inclinado.
ai1169.photobucket.com_albums_r506_ANOBRE_2_cob01.jpg


Paisagem(floresta) vista do cimo da pirâmide
ai1169.photobucket.com_albums_r506_ANOBRE_2_cob04.jpg


A escadaria vista do cimo da pirâmide
ai1169.photobucket.com_albums_r506_ANOBRE_2_cob03.jpg


TULUM

Ruínas de Tulum
ai1169.photobucket.com_albums_r506_ANOBRE_2_tul05.jpg


Iguana em Tulum
ai1169.photobucket.com_albums_r506_ANOBRE_2_tul01.jpg


Praia nas ruínas de Tulum
ai1169.photobucket.com_albums_r506_ANOBRE_2_tul07.jpg

ai1169.photobucket.com_albums_r506_ANOBRE_2_tul08.jpg


PRAIA DE AKUMAL

Aqui o Sr Espinoza também nos facultou coletes para irmos ver as tartarugas(realmente ficou desmistificado,que só se vê tartarugas pela manhã-nós vimos cerca das 17h)Neste local houve uma aventura engraçada,que foi o seguinte:Eu,a mulher do Cruz e a Maria(nadadoras fantásticas!!!,cada uma com o seu colete,a nadar até ao local onde havia as tartarugas,nós nadávamos e parecia que não saíamos do mesmo sítio(a mulher do Cruz ainda era a mais rápida),o colete a querer sair pela cabeça,mas depois de muita luta e vontade de as ver,lá chegámos e vimos as tartarugas,o regresso à areia foi igual(para comparar,a minha filha de 11 anos sem colete chegou lá,já nós lá estávamos, viu as tartarugas,mergulhou,voltou para a areia,e nós a darmos aos braços e pernas) e nunca mais chegávamos,foi muito divertido,adorei aquele convívio de natação.As fotos foram tiradas pelo meu marido,que foi antes de nós e nos disse onde elas estavam.

Tartarugas
ai1169.photobucket.com_albums_r506_ANOBRE_2_fau12.jpg

ai1169.photobucket.com_albums_r506_ANOBRE_2_fau11.jpg


Raia
ai1169.photobucket.com_albums_r506_ANOBRE_2_fau10.jpg



CURIOSIDADE

A foto que vou colocar a seguir,tem um nome engraçado,"PICHI-CHÉ",(esta árvore está no Catalónia,num dos caminhos de acesso ao teatro,só a fotografei pela semelhança do nome,com o nome de um móvel antigo ,tipo tocador-penteadeira,que se usava antigamente(não sei se já ouviram falar)e que se chamava também "PCHICHÉ"
ai1169.photobucket.com_albums_r506_ANOBRE_2_res2a.jpg


CONCLUSÃO

Adorei este resort, a comida era boa sem nada a apontar de negativo,os animadores fantásticos,sempre com um sorriso,bons espectáculos,bom quarto,belos jardins muito bem cuidados,jardineiros simpáticos(um dia encontrei um coco,coloquei-o no frigo-bar,quando já estava bem fresquinho,pedimos a um jardineiro para o cortar de maneira a bebê-lo,e o jardineiro foi muito simpático ao fazê-lo,pelo que o gratificámos-foi a única gorjeta que dei no hotel),fomos ao bar pedir 2 palhinhas e fomos para a piscina fazer inveja aos demais presentes.
Esta foi a 2ª vez que fui ao México e a 2ª para um hotel do grupo Catalónia,pelo que vou fazer uma comparação entre o CATALÓNIA ROYAL TULUM(Set/2011) e o CATALÓNIA PLAYA MAROMA(Jul/2012):
- Gostei dos dois resorts e voltava para qualquer um dos dois.
- O Maroma tem uns jardins mais bonitos
- Na comida de buffet estão equiparados, na comida gourmet,o mexicano do Tulum era melhor,no Tulum podíamos ir jantar todos os dias aos restaurantes gourmet(embora eu goste deste tipo de comida,não lhe dou relevância ao ponto de trocar o Maroma só por esse aspecto).
- Na animação e na simpatia de todos os empregados estão equiparados.
- O Tulum tem vantagem em relação ao Maroma nas casas de banho dos quartos,no ginásio(muito completo e com bastantes aparelhos novos), e no facto de estar junto à carretera federal,o que facilita bastante a deslocação,nos colectivos.
- A PRAIA - podem não acreditar,mas para mim tanto a praia do Tulum como a praia do Maroma,são excelentes,areal extenso,tanto para o lado dtº como para o lado esqº,água limpa e calma.Para mim a praia do Tulum tem uma vantagem em relação ao Maroma(para quem gosta,de snorkeling, é claro),a seguir à zona de bóias,tem muitos corais,com muitos peixes para observar.A seguir vou colocar 2 fotos da praia do Catalónia Royal Tulum:

ai1169.photobucket.com_albums_r506_ANOBRE_2_DSCF5393.jpg

ai1169.photobucket.com_albums_r506_ANOBRE_2_SemTtulo.jpg


Espero que gostem deste extenso report.
Obrigada a todos os que contribuiram para esta escolha:CATALÓNIA PLAYA MAROMA!!!!!
 

Hugo Morais

Membro Conhecido
Ola Ana.....
Claro q gostei do Report e das fotos;quem é q ñ gosta do Mexico e do CPM :angel: ?!....mas isto ñ se faz :nono: ;sempre q vejo as fotos do CPM e do mexico as saudades apertam cada vez mais :no:
Quanto ao Srº espinoza ñ é preciso dizer mais nada...esta tudo dito,5*
Uma certeza tenho...vou voltar sem duvida nenhuma o mais rapido possivel ao mexico..quanto ao hotel depende sempre dos €€€ :blush: ,mas o CPM esta no 1º lugar da lista.....MAROMA É MAROMA


P.s.esta frase é tua.... Uma das sobremesas que também serviam ao jantar-um envólucro caramelizado com salada de fruta no fundo e uma bola de gelado em cima.


O q me deliciei com esta sobremesa no Terrace .....em 7 dias de estadia fui ao terrace almoçar 5 vezes
Como prato principal adorei 1 sandwich q vinha partida em 4 partes...mto boa .
 

ANOBRE

Membro Ativo
uiiiii e eu a contar os dias para ir..... :)

podem dizer-me se os crepes são mesmo bons?? e a qualidade do gelado??

Já agora, o hotel tem ginásio? é bom caso tenha?

abraços .... quando é que é 3 de setembro :p
Olá Santo
Eu adorei os crepes,provei todos,os gelados também são bons.
Quanto ao ginásio:- tem ginásio mas é fraquinho,salvo erro, tem 1 passadeira,1 bicicleta levantamento de pesos,pouca coisa comparado com o ginásio do Catalónia Royal Tulum(esse sim muito bem equipado,tanto em quantidade como em qualidade dos equipamentos).
 

RICR

Membro Novo
Olá
gostaria se possivel mais detalhes do dia da excursão, já contactei o sr. espinoza mas pelos vistos ele agora já tem os percursos mais definidos por exemplo essa é a excursão 3 que vai a Coba, Tulum, Cenote (Tamcach- ha)e Playa paraíso, a qual ele referiu (pois eu tinha-lhe perguntado), que não dá para fazer no mesmo dia também Akumal e Playa del Carmen como voçês fizeram...

Cumprimentos
 

jafonso

Membro Ativo
Excelente Report Anabela.
Parabens

A Mª José diz que foi um filme nadar na Playa Akumal...lol

Ai Maroma.....Maroma ISThe Best.

Saudades .Nostalgico.
 

pedro de barros

Membro Ativo
Ola,

Bom report, em termos de preço e distancia em relação a playa del Carmen, qual aconselharia dos dois hoteis, o Tulum pelo facto de podermos apanhar os colectivos para plya del Carmen, e se sim qual os horarios dos mesmos , até que horas funcionam??
Os mosquitos não a incomodaram no Maroma??

Obrigado

Boas viagens
Pedro
 

Hugo Morais

Membro Conhecido
Ola novamente,

Aproveitando que lá esteve, tem fotos da zona do campo de ténis, futebol e penso que tiro com arco?? é que é dificil encontrar fotos dessas zonas do hotel.

A praia tinha divertimentos aquáticos?? Canoas, windsurf, catamarans, mota de agua, banana etc??

Cumprimentos

Boas

Sim.... o hotel(praia) tem catamarans e canoas,salvo erro :blush:,ñ me lembro de vêr a Banana :angel: ....nestes ñ pagas.
Motos de agua,penso q ñ tem
Logo a noite quando chegar a casa vou tentar postar 1 foto dos campos de tenis.
Os campos de tenis ficam antes da entrada do LObby,do ladon esqº...fica numa zona q ñ é mto visivel.
 

ANOBRE

Membro Ativo
Obrigado Hugo, fico a aguardar a foto :)
Olá Santo
- Catamaran -sim,na praia do hotel há uma barraca em madeira onde podemos reservar o catamaran,é o mexicano que nos transporta durante+ ou- 30m,podes andar todos os dias(apenas 1 vez por dia).O catamaran só sai se houver vento.
- Canoa (cayaque,um pouco desconfortável por não ter apoio lombar) - no mesmo local todos os dias, tens que dar o nº do quarto e dão-te uma folha onde é apontado os dias e a hora que reservaste(no caso da canoa e de material de snorkeling-tais como máscara,colete e barbatanas).
- Motas de água - vi,mas pelo que percebi não pertencem ao hotel,vi passar um individuo,que procurava aos banhistas se queriam andar de mota d`água (claro que a pagar,mas não sei o preço).
 

ANOBRE

Membro Ativo
Ola,

Bom report, em termos de preço e distancia em relação a playa del Carmen, qual aconselharia dos dois hoteis, o Tulum pelo facto de podermos apanhar os colectivos para plya del Carmen, e se sim qual os horarios dos mesmos , até que horas funcionam??
Os mosquitos não a incomodaram no Maroma??

Obrigado

Boas viagens
Pedro
Olá Pedro
O Maroma está mais perto de Playa del carmen,porém só de táxi(cerca de 225 pesos/viagem),ou 70 pesos de táxi para ir do lobby à carretera federal para apanhar o colectivo_O ano passado paguei 25 pesos/viagem/pessoa,de colectivo,não têm horário para passar,eu saía do Tulum e ía até à carretera e ficava à espera(eles estão sempre a passar(são carrinhas 7/8 lugares tipo toyota Hiace) e assim que nos vêem param,perguntam para onde vais,(porque se fôr para descer noutro sítio,quando estás a chegar ele avisa )como vais para Playa del Carmen(é o fim da viagem),até que horas funcionam não sei dizer,só sei que o último colectivo a sair de Playa del Carmen era às 19.45h,20h mais ou menos.Qual dos dois hotéis? - se forem só 2 pessoas a ir a Playa del Carmen,compensa mais o Tulum(com 100 pesos vão e vêem),se fôr um grupo maior,o Maroma.Se ficares no Maroma também tens a hipótese de fazeres uma excursão com um taxista,e incluires uma ida a Playa del Carmen.
No que respeita aos mosquitos , no Tulum não fui mordida embora houvesse pessoas que sim,no Maroma 2 ou 3 vezes(e notei que nessas vezes, foi quando punha creme hidratante ),pus Pre-Vipiq em roll-on nas zonas mais expostas e até resultou,embora houvesse pessoas que foram mais atacadas(penso que depende de pessoa para pessoa.
 

pedro de barros

Membro Ativo
Ok, obrigado pela dica. De facto eu gosto sempre de saír á noite e a proximidade dos centros , para poder ir a pé, ou apanhar um transporte coletivo é importante a localização de um hotel.Quanto aos mosquitos, para muitos não é problema, para mim também não o é, mas para quem é alergico, como a minha cara metade, em que ainda tem as marcas e papos dos mesmos há mais de mes e meio da RD, é caso sério com varias idas a Hospitais ao longo de uma vida por causa de insectos....
Bom report.

Boas viagens
Pedro
 

GrandeCruz

Membro Ativo
Olá Anabela,
Finalmente o tão desejado report.
Parece que o seu marido tinha razão quando tirava fotos aos pratos.
Que saudades de Maroma, foi muito bom partilhar estas férias consigo e respectiva familia.

Beijinho
 

TeK

Membro Conhecido
Saudades mesmo Gradecruz...

Obrigado pelos "recuerdos" Anabela e ainda bem que correu tudo bem e gostaram :)


Maroma é Maroma!
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Lol Hugo, com uma praia daquelas,acho que o unico desporto que vou fazer é natação, quanto muito uns mergulhos... As unicas medalhas são a hora da refeição se não tiver cuidado :cheers:
 
Top