Novidades

[Report] Samaná - Bahia Principe El Portillo - Junho 2012

Nuno Costa

Membro
Boas…

Depois de muito tempo e a receber ajuda deste fórum fantástico, chegou a hora de contribuir e tentar retribuir um pouco, com o meu 1º report :)

Viagem de Ida - Voo pela a companhia Orbest, com partida de Lisboa e com escala na Jamaica

- Voo com saída na hora prevista, tripulação muito simpática e atenciosa, as refeições são razoáveis (já comi bem pior).
O aspecto negativo foi mesmo a escala na Jamaica (kingston), em 1º lugar, quase 9 horas de voo, seguidos de:
- Indecisão, íamos sair ou não do avião, durante o tempo de escala
- Depois de 10 minutos, lá saímos do avião, acompanhamos uma funcionária que nos fez contornar o aeroporto todo, para voltarmos a passar pela a segurança e ir directos para a porta de embarque.
- Nem sei ao certo o tempo de escala, porque depois do passo anterior, desloquei-me ao único sitio disponível para fumar (que é um café, onde obrigatoriamente têm que se consumir alguma coisa, senão não deixam fumar), e quando saí e me desloquei à porta de embarque, já nos estavam a chamar para embarcar, claro está, com mais uma revista corporal e à bagagem de mão.
Em 2º, apanhei o maior susto desde que viajo de avião (note-se que não tenho medo nenhum de viajar de avião), quando o avião está para aterrar apenas se vê água, e no preciso momento em que pensei “Vamos amarar… ”, as rodas tocam no início da pista… só depois é que percebi o porquê :eek:


Para quem ainda não aterrou lá, fica aqui uma ideia da sensação…


Depois de mais 1h20m de voo, chegamos aterramos em Samaná. Primeiro pensamento, “O aeroporto está a funcionar apenas por nossa causa…”


Para além de estar vazio, apenas vi o nosso avião e 2 avionetas em todo o “parque”, o que teve a sua vantagem, porque nunca tinha recebido a bagagem e saído de um aeroporto tão rápido.
Logo à saída, encontramos a Maria Carmen (representante da Soltour), que nos indicou qual o autocarro para o El Portillo, onde estava um funcionário do hotel com a documentação dos quartos, para adiantar o check-in.
A viagem do aeroporto até ao hotel demora cerca de 38 minutos.
Como a chegada ao hotel foi perto das 23h (4h da manhã em Portugal), deixamos as malas na entrada, e fomos logo encaminhados para o restaurante. Não tinha uma grande diversidade de comida, mas sinceramente também não tinha fome, apenas queria beber algo, tomar um banho e dormir, porque já tinha cerca de 19h de viagem no corpo (comecei a viagem em Vila Nova de Gaia).

Mas vamos ao que interessa:


Hotel GBP El Portillo

Intalações Gerais - O hotel não tem umas instalações sumptuosas, é pequeno mas muito agradável, e ao contrário de alguns comentários que li, não se está a degradar.
Internet wireless gratuita no lobby, os jardins bem tratados, muita simpatia por parte dos funcionários e limpeza muito boa em geral, e digo em geral, devido à empregada varrer mas não passar a esfregona no chão do meu quarto, durante toda a estadia, mas parece ter sido um caso isolado, porque falei com vários portugueses, e todos disseram precisamente o contrário.
Caixa de multibanco na entrada da recepção do hotel, pode-se levantar pesos ou dólares.



Quarto - Quarto amplo no 3º andar, ao lado do Pueblo Príncipe (mesmo assim não ouvia barulho nenhum vindo da discoteca), com um pouco de privacidade na varanda, graças a vegetação alta, cama kingsize excelente sem união a meio, wc bom com banheira de hidromassagem e mini-bar a ser abastecido todos os dias, não que bebesse muito, mas retirava as bebidas para as oferecer aos vendedores de praia, seguranças e “habitantes” (quando saía do resort).
Não cheirava a mofo, não se estava a degradar e tudo funcionava, o único pormenor era o barulho do ar condicionado, mas arranjei uma solução, deixava-o a trabalhar durante todo o dia, e quando fosse dormir, desligava-o e ficava apenas a ventoinha do tecto a funcionar.
Como opção aluguei o cofre no quarto, que custou 28,00USD por 7 dias, não que sentisse falta de segurança (nunca o senti), mas o valor do equipamento de fotografia fala sempre mais alto…



Animação - A animação não é das melhores, mas sempre dá para divertir um bocado e a equipa até é esforçada.
Da parte da manhã estão na praia, de tarde na piscina principal e depois tem um espectáculo nocturno no Teatro Tropicana. Supostamente depois a animação continua na discoteca Bachata, mas apenas lá vi 2 animadoras, e para além do grupo com quem estava (que conheci e convivi a semana inteira), que éramos sempre 10 a 14 pessoas, não estava mais ninguém
Nota: A discoteca é um dos poucos locais onde não se pode fumar (onde tiver ar condicionado, não se pode fumar).




(Continua…)
 
Última edição por um moderador:

Nuno Costa

Membro
Piscinas - O hotel tem duas piscinas, a principal perto da praia, e uma mais pequena logo à entrada do complexo. Por norma não tenho opinião sobre as piscinas, porque com praias maravilhosas mesmo ao lado, não quero a piscina para nada, mas pelo menos durante a minha estadia, levantava-se vento da parte da tarde, e em alguns dias acabei mesmo por ir lá dar uns mergulhos.
Da pequena não posso falar muito, porque apenas passei por lá uma vez, reparei que é mais calma, para não dizer que está sem ninguém. A piscina principal é mais concorrida, mas dá para se estar à vontade, a água é extremamente quente, de tal forma que estando um bocado queimado do sol, a 1ª vez que se entra na água até dói :blush: Apenas um reparo, nunca vi ninguém a limpar a piscina (no México via-os todos os dias).
Também existe um jacuzzi, mas se a temperatura da piscina era tão alta, nem me atrevi a pôr lá os pés.

Restaurantes - O buffet principal Las Dalias, com muita diversidade e qualidade, com pratos Mexicanos, Europeus, Americanos, Orientais e claro está Dominicanos. Apenas com as sardinhas e predominarem desde o pequeno-almoço, ao almoço e ao jantar, talvez por a maioria dos turistas serem portugueses, mesmo assim, um bocado exagerado a meu ver.
Com sumos naturais ao pequeno-almoço (coisa que não vi no México), sobremesas variadas e deliciosas, frutas tropicais diversas, algumas que nem conhecia mas que tive que experimentar Smile, mas de realçar as mangas… as melhores mangas que comi até à data, tinham presença assídua no meu prato, ao pequeno-almoço, almoço e jantar… isso sim era de repetir todos os dias, em todas as refeições, ao contrário das sardinhas :lol:
O único aspecto negativo, é a falta do ar condicionado, fica impossível estar a almoçar ou jantar dentro do restaurante, a minha sorte foi conhecer um funcionário fantástico, o António, que sem lhe pedirmos nada, começou a reservar-nos mesa sempre no exterior, tanto ao almoço como ao jantar.

O snack-bar da praia Las Olas, ganha pela a vista… estar a almoçar mesmo em cima daquela praia fantástica, faz-nos perceber o quão privilegiados somos, por poder visitar sítios como Samaná. Quanto à comida, aqui sim, achei que tinha falta de variedade, mas também, não deixava de ser um snack-bar.


Dos restaurantes temáticos, apenas fui ao Gourmet.
Gostei, achei que tinha boa confecção e apresentação, tinha recebido comentários de que o serviço era muito lento, mas quando fui, foi bastante rápido e éramos 10 pessoas.




Bares - As bebidas nos bares da praia e da piscina, deixam um bocado a desejar, talvez devido à falta do misturador eléctrico, mas se pedirem bebidas que não estão previamente confeccionadas, como Mojito ou Caipirinhas, e pedirem para usar as melhores bebidas, fazem-no sem problema algum e sempre com simpatia.
No bar do lobby, a meu ver, é onde tem as melhores bebidas, a confecção é totalmente diferente, e as bebidas ficam bem melhores.

Este era o meu preferido… :D


(Continua…)
 
Última edição por um moderador:

Nuno Costa

Membro
Praia - Logo no dia seguinte à chegada, graças a um artista chamado Jet Lag, acordamos muito cedo, e como eu e a minha esposa adoramos praia, estávamos ansiosos por ver se as imagens faziam jus à realidade, e deparamo-nos com isto…


Simplesmente fantástica!!!
Temperatura da água excelente, quente mas dá para nos refrescar, bons sítios para se fazer snorkling e da parte da tarde tinha uma parte excelente para a prática de kitesurf (para o lado esquerdo, em direcção a Las terrenas).
Estando de frente para o mar, para o lado esquerdo temos 5 km de praia praticamente deserta até Las Terrenas, tem poucas moradias construídas mas muito bem camufladas na vegetação, para não se destacarem na paisagem, como os seguranças armados que as patrulham :lol:



Para o lado direito, que na minha opinião é mais bonito, temos cerca 1,5 km de praia praticamente virgem…


(Continua…)
 
Última edição por um moderador:

Nuno Costa

Membro
Excursão

Playa Rincon & Cascata El Limon - Depois da famosa reunião com o operador, e de ficar a conhecer os preços excessivos, juntamo-nos a um grupo para fazer esta excursão através de um vendedor da praia, o Luís (nº 25), pagamos 60,00€ e valeu a pena cada cêntimo. Recomendo os vendedores de praia, principalmente o Vicente (nº 24) ou o sócio o José, pela a experiência são sérios, e utilizando palavras deles “se algo correr mal com um turista, ficamos sem trabalho e sem ganhar”. Não é que não tenha corrido tudo bem com o Luís, mas dou um pequeno exemplo, com o Luís tivemos que pagar metade do valor, na praia logo no dia em que acordamos a excursão, com o Vicente e o José não é assim, apenas se paga a totalidade quando se regressa ao hotel, depois de se ter feito a excursão.

À hora combinada, o Luís já nos esperava à porta do complexo com as carrinhas prontas para arrancar. Seguimos em direcção à Playa Rincon passando por Samaná, com uma paragem não muito longe do hotel, na “piscina municipal” como lhe chamam…


No final do dia, no regresso ao hotel, voltamos a para aqui para beber uma cerveja fresca, cortesia do Luís, e então fiquei a entender o porquê do nome, é o local onde o pessoal se encontra à tarde, para refrescar o corpo, por dentro e por fora… :lol:
Era um dia da semana, mas parecia mais fim-de-semana, mas como nos disseram que apenas trabalhavam 4 horas por dia, sobra muito tempo para descansar e beber umas cervejas…


Samaná, destaca-se por ter mais movimento e edifícios com melhores condições.
Ao longo da estrada passamos por zonas com pequenas praias magníficas.


(Continua…)
 
Última edição por um moderador:

Nuno Costa

Membro
O percurso até Playa Rincon, para além de longo (cerca de 2 horas), é uma aventura… a condução dos Dominicanos é de fugir… mas de fugir mesmo, senão leva-se com uma motorizada em cima :lol: talvez porque 90% dos dominicanos que conduzem não têm carta de condução (segundo o condutor da carrinha).


Para além da condução, deixando a estrada de alcatrão e entrando na estrada de terra, começa uma animação digna de um parque de diversões, a carrinha a baloiçar de um lado para o outro, devido aos buracos no caminho, ainda por cima para ajudar a carrinha em que fomos não tinha amortecedores traseiros :angry: o que me proporcionou uma massagem ao traseiro :D até pensei que ia ter que pagar por esse extra…


Mas depois de tudo isto, chega-se a...

Playa Rincon


(Continua…)
 
Última edição por um moderador:

Nuno Costa

Membro
O almoço foi na praia, e que bom almoço, sempre acompanhado de cerveja bem fresca…


Ir à casa de banho, estava fora de questão… :lol: a minha esposa ainda tentou, mas perdeu logo a vontade...


Depois do almoço, nada melhor do que mais uns embalos para ajudar à digestão, a caminho da cascata El Limon.
Chegamos a uma quinta, onde nos esperavam guias (levem dinheiro para as propinas), e os cavalos (coitadinhos, mais pareciam mulas… então o da minha esposa parecia um potro :D ), para fazer o percurso até à cascata.
Não tenho fotos do percurso a cavalo, porque sinceramente não queria ir de máquina em punho quando caísse do cavalo… ok, estou a exagerar, mas não senti grande segurança com a sela completamente solta, e nas descidas ia a escolher sempre o melhor lado para cair, tal era a forma como baloiçava em cima o animal, por isso não fiquei nada admirado quando estiveram a apertar a minha sela antes do regresso.
A mesma sorte não teve um do grupo, que no regresso caiu mesmo abaixo do cavalo, devido à sela estar solta.
Não quero assustar ninguém, até porque faz parte da aventura, mas tem que se ter consciência que envolve algum risco, o caminho tem descidas e subidas muito íngremes com pedras soltas, e os cavalos estão constantemente a escorregar (mas não caiem).

Se vale a pena???
As imagens que o digam…

Cascata El Limon



A melhor parte, é que imaginava a água gelada, mas para minha surpresa estava com uma temperatura muito boa… acho que na Republica, água gelada só mesmo num copo com gelo :lol:

Viagem de Regresso - O facto de vir embora de um sitio assim, já não é agradável, mas ter que deixar o quarto até às 12h e depois ir tomar banho ao ginásio, que mais parecia uma sauna, só piora a situação.
Bem, como já me alonguei demais, o voo de regresso saiu à hora marcada, directo a Lisboa, com a duração de 7h30m, e como vim o caminho todo a dormir não tenho mais nada a acrescentar :)
Apenas uma nota no que diz respeito à segurança no aeroporto de Samaná e de Kingston(Jamaica), não levem isqueiros nos bolsos, porque são automaticamente apreendidos, no entanto se forem na bagagem de mão, não há qualquer problema.


Avaliação Final - Em primeiro lugar, espero que tenham gostado e que não tenha sido maçador ler este report, mas como foi o 1º que fiz, desculpem os imensos pormenores e a extensão do mesmo.
Recomendo sem dúvida alguma Samaná e o hotel El portillo, é ideal para quem quer descansar, conhecer a cultura e estar em contacto com a natureza.

Adorei o país, nunca me senti inseguro, a população é uma das mais simpáticas que já conheci, e a frase seguinte é pura realidade…


Nota: Tive que repartir o report, devido à quantidade de fotos...
 
Última edição por um moderador:

RJDS

Membro Ativo
"Em 2º, apanhei o maior susto desde que viajo de avião (note-se que não tenho medo nenhum de viajar de avião), quando o avião está para aterrar apenas se vê água, e no preciso momento em que pensei “Vamos amarar… ”, as rodas tocam no início da pista… só depois é que percebi o porquê :eek:"

Quando lá aterrei fiquei exactamente com a mesma sensação :agitado:
continua tou a gostar de rever o sitio onde passei a minha Lua de Mel em 2010...
 

Hugo Morais

Membro Conhecido
Boas NUNo e Vizinho

Só 1 palavra.....Excelente
Realmente a minha proxima visita a RD lá terá q ser a SAMANA
 

Xana21

Membro Ativo
Olá Nuno, o teu report está excelente, enquanto o li revivi exatamente o lá passamos, só estranhei a tua escala pq a minha foi em Montego Bay e não em kingston... continua está muito bem retratado as condições do hotel, o pessoal, etc.

A água do jacuzzi era fria, em comparação com o mar e com a piscina parecia gelada...
 

pabecada

Membro Ativo
Diferenças em relação ao ano passado:

- A escala foi na vinda e foi no aeroporto de Montego Bay.
- O único peixe que havia no buffet eram filetes de dourado, todos os dias
- Mangas...já comi muito melhores cá, quase todas as semanas. Para mim as brasileiras são melhores, mas lá tb so houve mangas 1 dia durante a semana toda.
- a viagem para a Playa Rincon foi de barco desde Las Galeras.

Já agora ficaste em suite junior ou quarto standard?
 

Nuno Costa

Membro
Obrigado pelos comentários

Diferenças em relação ao ano passado:

- A escala foi na vinda e foi no aeroporto de Montego Bay.
- O único peixe que havia no buffet eram filetes de dourado, todos os dias
- Mangas...já comi muito melhores cá, quase todas as semanas. Para mim as brasileiras são melhores, mas lá tb so houve mangas 1 dia durante a semana toda.
- a viagem para a Playa Rincon foi de barco desde Las Galeras.

Já agora ficaste em suite junior ou quarto standard?
Não sei se tive sorte, mas houve sempre uma grande variedade de peixe, todos os dias, um dos jantares até tinha bacalhau à Gomes Sá...
As mangas eram certas em todas as refeições, e nem se podem comparar com as de cá, eram mesmo muito boas...
Eu fiquei num quarto standard, por norma não dou muito valor ao quarto, porque é onde passo menos tempo :D
 

Bee

Membro Conhecido
Fico sempre nostálgica e deprimida ao ver estes belos lugares por onde já tive um privilégio de passar!!

Obrigado por partilhares a tua viagem conosco! Sempre dá para ir matando as saudades (honestamente eu acho que só aumenta as saudades!!!)
 

pabecada

Membro Ativo
Não sei se tive sorte, mas houve sempre uma grande variedade de peixe, todos os dias, um dos jantares até tinha bacalhau à Gomes Sá...
As mangas eram certas em todas as refeições, e nem se podem comparar com as de cá, eram mesmo muito boas...
Eu fiquei num quarto standard, por norma não dou muito valor ao quarto, porque é onde passo menos tempo :D
Ainda bem que o serviço está a melhorar porque faço conta de lá voltar. A representante da soltour o ano passado era uma portuguesa, provavelmente esta tem mais "força" que a anterior e faz chegar melhor as opiniões dos hóspedes.

 

Nuno Costa

Membro
Ainda bem que o serviço está a melhorar porque faço conta de lá voltar. A representante da soltour o ano passado era uma portuguesa, provavelmente esta tem mais "força" que a anterior e faz chegar melhor as opiniões dos hóspedes.
Não sei se faz mais força ou não, achei-a muito simpática e profissional, até chegou a ligar para os quartos, do grupo com quem estive, para saber se já tínhamos decidido fazer alguma excursão, ou para relembrar para marcarmos os jantares temáticos, porque tinha a informação que ainda não o tínhamos feito.

As opiniões dos hóspedes são recebidas, na semana em que estive, preenchi 2 inquéritos de satisfação, no México por exemplo apenas preenchi 1.
A ideia com que fiquei é que gostam dos Portugueses, mesmo os vendedores de praia, vários diziam que podiam confiar nos portugueses, ao contrário de outras nacionalidades.
 

pabecada

Membro Ativo
É verdade! Eles gostam de nós. E nós tb gostámos deles.

A nós não foi pedido nenhum inquérito de satisfação. As reclamações eram feitas diretamente com a representante da soltour, que estava no hotel todos os dias.
 
Top