Novidades

[Report] La Romana - Gran Bahia Principe La Romana

Olá a todos.
Cheguei há uma semana da RD e está na horinha de publicar o meu report com o objectivo de ajudar e tirar dúvidas a quem esteja a pensar lá ir.
É de sublinhar que já lá tinha estado em 2009, precisamente na mesma altura que fui agora e para mim é um pouco inevitável fazer certas comparações.
Em 2009 estive em Punta Cana, no Catalonya Bavaro. Gostei bastante, fiquei sempre com ideia de que era um hotel mais económico e que o top seria disputado entre Gran Bahia Principe e Iberostar. No entanto, dada a comparação de preços, o Catalonya é mesmo uma opção a ter muito em conta.
Este ano, para não repetirmos a experiência, decidimos ir para La Romana e ficámos hospedados no Gran Bahia Principe La Romana. Foi a nossa 1ª experiência GBP.

Sentimos uma ligeira diferença de clima entre Punta Cana e La Romana. Embora seja sempre calor, em La Romana consegue-se respirar, lembro-me de que há 2anos em Punta Cana nos primeiros dias cheguei a sentir-me mal com o calor e não conseguia de todo estar deitada ao sol, o que não aconteceu desta vez. Foi fixe :)

Passemos então ao Hotel...

Instalações
O resort em tudo me fez lembrar o Catalonya. Toda a arquitectura do hotel era idêntica! Desde o lobby ao sítio do restaurante buffet de cima, desde a piscina à praia, passando pelos chuveiros, tudo mesmo, é muito idêntico.

ai1110.photobucket.com_albums_h445_anjo_raiodesol_Panorama10.jpg


Achámos piada a uma zona chamada Pueblo Principe que é fora do hotel, do outro lado da rua e é onde existem as lojinhas, a discoteca, um snack uma praça com mesinhas e cadeiras, um mini-palco e pronto, é onde fazem parte da animação nocturna.

Os jardins eram sempre muito bonitos e cuidados, com diversas espécies de flores e com apontamentos engraçados, por exemplo, nos cinzeiros, existentes lá pelo meio.

ai1110.photobucket.com_albums_h445_anjo_raiodesol_IMG_4691.jpg




Quarto
O nosso quarto era grande. O meu marido ficou encantado com o quarto, eu confesso que não me seduziu por aí além. Era muito alto, o que pra mim deu um ar impessoal. As mobílias eram já antigas e quando se tentava abrir uma gaveta ela empenava e era preciso andar a mexer nas outras gavetas pra endireitar aquilo. O quarto tinha uma cama de casal king size mais mesinhas de cabeceira e mesa de apoio com espelho. Tinha também uma mesinha de convívio com dois cadeirões e um sofá. Armário embutido com cofre (pago à parte - 5USD/noite), tábua e ferro de engomar e um guarda-chuva. Fechava mal, estava também meio empenado. Ar condicionado, ventoinha de tecto, rádio despertador e tv com 50canais aproximadamente, entre os quais RTP Internacional.



ai1110.photobucket.com_albums_h445_anjo_raiodesol_Panorama7.jpg



O wc era normal, sanita, 2 lavatórios, bidé e banheira das normais, nada de banheiras grandes redondas. Tinha chuveiro com jactos para hidromassagem. Há uma

tomada compatível com os nossos equipamentos. No entanto, funciona a 110V, por isso é lenta :)

Tínhamos uma varanda com vista para a piscina, com uma mesa e duas cadeiras.

ai1110.photobucket.com_albums_h445_anjo_raiodesol_Panorama3.jpg


A varanda tinha um sistema de poupança de energia que quando se abria a porta, desligava o ar condicionado. Além disso, tem uma rede de mosquiteiro para que se possa ter a porta da varanda aberta para entrar ar e não mosquitos.

Para quem gostar de manter o ar condicionado durante o dia a refrescar o quarto, têm de deixar sempre uma das chaves inserida no interruptor geral, logo à entrada do quarto.



Serviço de limpeza do quarto
Achei um pouco básico para o que é costume ver-se em fotos nas Caraíbas. O que me deixou mais surpreendida foi o facto de uma vez ter colocado no balde do lixo umas pétalas que tinham deixado na cama e que já estavam murchas e durante 2 dias o balde do lixo não foi mudado. Fiquei com a sensação de que nem tinham olhado pra lá. Ainda assim, eram umas pétalas, nada de especial, há coisas piores.
No entanto, os bonequinhos feitos com toalhas e tal foram feitos no 1º e 2º dia, nada mais (e eu gosto dos bonequinhos, o que vou fazer?!) :D

O mini-bar era mudado 1x/dia, mas se não faltasse lá nada, também não acrescentavam. Pode ser o normal, mas lá está, no Catalonya chegámos a ter o mini-bar cheio porque a camareira ia acrescentando sempre bebidas.


Serviço Restauração
O hotel tem um restaurante buffet, 3 temáticos (italiano, mediterrânico e gourmet), dois snacks e 4 bares.
O buffet tinha as comidas normais... Havia sempre pizzas, hamburguers, saladas, fiambres, queijos, comidas quentes que normalmente incluíam arroz branco, massa, lasanha ou cannelonis, legumes e ainda carnes e peixes que eram grelhados na hora, a pedido de cada um. Os bifes lá eram extremamente tenros, suculentos e muito saborosos.

ai1110.photobucket.com_albums_h445_anjo_raiodesol_P9290081.jpg


Além disto, todos os dias havia um tema no restaurante, entre outros, houve uma noite oriental, uma dominicana, uma espanhola, uma mexicana... ah! E houve a noite da auditoria!!!! Nessa noite andou tudo de roda... até um barzinho cá fora puseram para oferecer uma bebida antes de se entrar (pra dar graxa, vá), distribuiram uns papeis para avaliarmos os serviços do resort e até serviram, imagine-se, LAGOSTA À DESCRIÇÃO (até acabar, claro!).
Todos os dias tinha também numa zona uns pratinhos pequenos de provas de comidas mais gourmet, o que achámos engraçado.
Talvez seja por não estar habituada, mas senti que serviam melhor ao pequeno-almoço do que ao almoço e ao jantar. Além disso, embora houvesse uma variedade considerável de comidas, não achei que muitas das coisas fossem de boa qualidade. A exemplo, as pizzas e os hambúrgueres pareciam sempre secos e não sabiam lá muito bem... E eu em pizzas não sou nada esquisita, acreditem! As saladas eram muito boas e alguns quentes não tinham lá grande aspecto. Claro que vai do gosto pessoal de cada um, mas não sendo terrível, também não fascinou.
As sobremesas eram de extremos... ou muito doces ou sem açucar. As que eram muito doces, falo do que provei, tinham um sabor muito artificial.
Os arranjos de frutas, como sempre, muito giros.

ai1110.photobucket.com_albums_h445_anjo_raiodesol_IMG_5277.jpg



ai1110.photobucket.com_albums_h445_anjo_raiodesol_IMG_5278.jpg


Gostava de ter visto sumos naturais, mas tivemos confirmação de um dos empregados de que os sumos que lá haviam era concentrados. Ficamos bastante desiludidos, era um dos pontos que achámos mais interessantes dos restaurantes do Catalonya, sempre bebidas naturais, feitas ali à nossa frente. O meu marido no penúltimo dia perguntou ao responsável do restaurante porque não havia sumos naturais, já que havia ali as frutas para os fazer. A resposta foi que podíamos pedir sumos naturais do que quiséssemos e que eram feitos na hora. Ora muito bem, tá certo... ainda bem que só dizem agora e não está escrito em sítio nenhum que se pode fazer isso! No dia seguinte ao pequeno almoço, lá me consolei com um suminho natural de melancia :)
Resumindo, come-se, mas não é uma qualidade fenomenal nem nada que se pareça.



No restaurante italiano não pedi entrada, apenas prato principal e sobremesa. Uma das sugestões do chefe era a mariscada, foi o que pedi e foi a tremenda desilusão! Um prato com molho de tomate, 5 tiras de atum e 5 camarões, com uma lula no meio. A sobremesa também não sabia a nada, para não dizer que sabia mal. Era cheesecake de maracujá.

ai1110.photobucket.com_albums_h445_anjo_raiodesol_IMG_4677.jpg



ai1110.photobucket.com_albums_h445_anjo_raiodesol_IMG_4680.jpg


O meu marido comeu um prato de carne de porco com limão e estava saboroso. De sobremesa pediu tiramissú. Embora fossem mais natas que outra coisa, estava bom.

ai1110.photobucket.com_albums_h445_anjo_raiodesol_IMG_4675.jpg


ai1110.photobucket.com_albums_h445_anjo_raiodesol_IMG_4683.jpg


Não chegámos a ir ao restaurante mediterrânico. Soubemos que a ementa era exclusivamente de peixe. O meu marido não come peixe, com excepção de bacalhau e atum enlatado, por isso não posso avaliar.



O restaurante Gourmet foi uma mistura de sensações. Como só tínhamos marcação para as 21h30, fomos comer primeiro qualquer coisa ao buffet, dada a fraca experiência que tinha sido o restaurante italiano.
No gourmet tivemos de pedir logo tudo... entradas, pratos principais e sobremesa. Eu pedi pastel de marisco, magrêt de pato com frutos silvestres e para sobremesa bavaroise de manga.

ai1110.photobucket.com_albums_h445_anjo_raiodesol_IMG_5288.jpg


ai1110.photobucket.com_albums_h445_anjo_raiodesol_IMG_5297.jpg


ai1110.photobucket.com_albums_h445_anjo_raiodesol_IMG_5301.jpg


O meu marido pediu um gratinado de brie com marmelada de tomate, naco de vitela (que não sei que nome tinha) e para sobremesa vulcão de chocolate.

ai1110.photobucket.com_albums_h445_anjo_raiodesol_IMG_5291.jpg


ai1110.photobucket.com_albums_h445_anjo_raiodesol_IMG_5295.jpg


ai1110.photobucket.com_albums_h445_anjo_raiodesol_IMG_5303.jpg


As entradas não agradaram nada, o meu pastel de marisco era só legumes com um molho que parecia caldo de marisco, o brie não se conseguia comer, era azedo!
Os pratos principais foram agradáveis surpresas, embora o meu a única amostra de frutos silvestres era um morango cortado ao meio. As sobremesas dentro do que já estávamos habituados dos restantes restaurantes, achámos razoáveis.


Os snacks estão abertos durante os períodos de tempo em que o buffet está fechado. Assim, há um perto da piscina aberto durante o dia e um perto da discoteca (em Pueblo Principe) durante a noite. Servem hambúrgueres, cachorros, esse tipo de coisas.

Os bares, um grande no lobby, um dentro da piscina, um na praia e outro ao lado do mini palco existente em Pueblo Principe. Serviço normal de bar. As bebidas são todas da marca Normandy. Quem quiser rum ou vodka ou whisky ou seja o que for de outra marca tem de pagar à parte. Havia cerca de 5 cocktails alcoólicos e 3 ou 4 não alcoólicos na lista. Achámos pobrezinho (mais uma vez porque em comparação, o Catalonya tinha uma variedade muito maior de bebidas).



Animação
O hotel estava com menos de 40% de lotação, pelo que os elementos da animação tinham facilmente contacto connosco.

ai1110.photobucket.com_albums_h445_anjo_raiodesol_IMG_4623.jpg


ai1110.photobucket.com_albums_h445_anjo_raiodesol_IMG_4756.jpg


ai1110.photobucket.com_albums_h445_anjo_raiodesol_IMG_5096.jpg


Todos os dias havia uma senhora a cantar na zona perto do bar/lobby durante a hora normal de jantar. Às 9h30 começávam os espectáculos de palco da equipa de animação que terminava por volta das 10h30 e nessa altura passavam pra Pueblo Principe pra continuar a festa até às 11h30-0h altura em que se ia pra discoteca Bachata.

ai1110.photobucket.com_albums_h445_anjo_raiodesol_P9290085.jpg


ai1110.photobucket.com_albums_h445_anjo_raiodesol_P9290102.jpg


Todos os dias havia aulas de merengue ou de bachata na zona da piscina, eu cheguei a fazer uma aula de "stretching" na praia, jogos de vólei (+/-, vá, que acabávamos sempre por terminar a jogar em roda).

ai1110.photobucket.com_albums_h445_anjo_raiodesol_IMG_4732.jpg


Um dia ofereceram 5minutos de massagem relaxante na praia para publicitar o SPA. Foram 5minutos e eu saí a babar!

ai1110.photobucket.com_albums_h445_anjo_raiodesol_IMG_4763.jpg





A Praia
Não há muito a falhar com as praias das Caraíbas, não é?! Água quente, calma... tem um problema muito grande a praia daquele hotel, de que já me tinham falado, mas eu nunca pensei que fosse assim tão literal. Avisaram-nos de que a água não é daquele azul turquesa tão característico do mar das caraíbas.
Falaram-me de ser mais esverdeado por causa do rio e tal. Ok... mas ninguém me falou de águas castanhas completamente baças onde se entra e não conseguimos ver o próprio corpo. Isso não foi (para mim) impeditivo de ir à água, mas para alguém que seja a 1ª x na República Dominicana não recomendo MESMO que escolham este hotel, por causa desta praia, porque vai ser uma desilusão pegada! Porque sejamos honestos, o que vende as viagens para as caraíbas é o mar azul! É disso que as pessoas estão à procura quando entram nas agências de viagens. E não, isto não acontece só quando há tempestades, isto acontece devido a dois paredões que fizeram na praia por causa da corrente que vem do rio, para o hotel não perder a areia (segundo o que me explicaram).

ai1110.photobucket.com_albums_h445_anjo_raiodesol_IMG_4717.jpg


ai1110.photobucket.com_albums_h445_anjo_raiodesol_Panorama2.jpg


Logo no 1º dia saímos da praia do hotel e fomos mais à frente, passámos um dos paredões (tem um de cada lado da praia) e aí praticamente não havia areia mas a água era totalmente límpida, cristalina e fenomenal.

ai1110.photobucket.com_albums_h445_anjo_raiodesol_IMG_4630.jpg


Quem está de frente para o mar, à sua direita vê, ao longe, uma barraquinha com telas pousadas na areia. Vale muito a pena lá ir, as pessoas são maravilhosas e claro, se negociarem bem conseguem trazer uns recuerdos engraçados. No fim eles apenas pedem se lhes podemos levar uma cerveja ou um sumo ou qualquer coisa e chinelos ou roupas velhas que não queiram usar mais. Uma das senhoras tem 9 filhos, por isso já estão a ver. Mas são mesmo pessoas 5*.


ai1110.photobucket.com_albums_h445_anjo_raiodesol_IMG_5339.jpg





A piscina
O normal. Grande, com bar, com jacuzzis, nada a apontar. As espreguiçadeiras da piscina, regra geral, estão muito usadas e fazem covas nas zonas das costas e tal, pelo que quando se sai de lá o mais natural é trazer uma valente dor de costas.
Perto da piscina existe uma zona coberta, onde se faz a troca de toalhas e que tem jogos como mesa de ping-pong, dardos, bilhar e dominó.

ai1110.photobucket.com_albums_h445_anjo_raiodesol_Panorama6.jpg




(continua no post seguinte...)
 
(continuação...)

Excursões

Santo Domingo (com operador)

Adorámos. Éramos só 3 casais e acabámos por abusar um bocado do nosso guia que nos tentou levar aos lugares comuns e nós quando queríamos demorar mais ou ir a qualquer outro sítio íamos e lá tinha ele de esperar ou de nos seguir. Mas ele era espectacular, sem dúvidas.
Passámos em Boca Chica, fomos a Tres Ojos que são umas grutas com umas lagoas lá dentro, sem palavras.

ai1110.photobucket.com_albums_h445_anjo_raiodesol_IMG_4794.jpg


ai1110.photobucket.com_albums_h445_anjo_raiodesol_IMG_4830.jpg


ai1110.photobucket.com_albums_h445_anjo_raiodesol_IMG_4805.jpg


ai1110.photobucket.com_albums_h445_anjo_raiodesol_IMG_4845.jpg


De seguida fomos à parte antiga de Santo Domingo, entrámos no Palácio onde viveu Diego Colombo que agora funciona como museu e fizemos a visita guiada.

ai1110.photobucket.com_albums_h445_anjo_raiodesol_IMG_4945.jpg


ai1110.photobucket.com_albums_h445_anjo_raiodesol_IMG_4916.jpg



ai1110.photobucket.com_albums_h445_anjo_raiodesol_IMG_4909_1.jpg


ai1110.photobucket.com_albums_h445_anjo_raiodesol_IMG_4921.jpg



Entrámos logo de seguida no Panteão Nacional onde por sorte tivemos o prazer de assistir ao que no UK chamam de render da guarda, e que termina com o Hino da RD. O nosso guia nessa altura queria a toda a força que viessemos embora, mas eu lá o pus a ouvir o hino com a mão direita no coração e que remédio teve ele senão ficar...

ai1110.photobucket.com_albums_h445_anjo_raiodesol_P9290032.jpg


ai1110.photobucket.com_albums_h445_anjo_raiodesol_IMG_4965.jpg


Depois fomos à catedral de Santo Domingo que eu até queria saber dizer como se chama mas aquilo tem prai 20nomes, por isso esqueçam.
Uma curiosidade! Há lá um rapazinho que nos fez a visita que disse que no dia em que um turista souber dizer o nome completo da catedral, ele pede a namorada em casamento. Alguém aceita o desafio?! :D
Naquela catedral só fazem Batizados, Comunhões e Funerais a homens. A estes últimos dão o nome de Bodas, vá-se lá saber porquê (engraçosos).

ai1110.photobucket.com_albums_h445_anjo_raiodesol_IMG_4996.jpg


ai1110.photobucket.com_albums_h445_anjo_raiodesol_IMG_4977.jpg


Fizemos uma pausa num mercado para beber uma água e para nos impingirem recuerdos, mas pouco comprámos, falámos com ele e explicámos que o Rum, por exemplo, no hotel custava quase o mesmo que ali (era menos 1dolar) e ele lá nos prometeu que à tarde íamos a outro sítio pra comprar rum.

Seguimos pra parte nova da cidade, onde fomos almoçar, num hotel que fica mesmo de frente para o mar. Ficámos de boca aberta com aquela água, era como no resort, castanha, mas havia uma linha em que ficava totalmente azul. Vejam por vocês mesmos! É surreal.

ai1110.photobucket.com_albums_h445_anjo_raiodesol_IMG_5013.jpg


ai1110.photobucket.com_albums_h445_anjo_raiodesol_IMG_5008.jpg


ai1110.photobucket.com_albums_h445_anjo_raiodesol_IMG_5006.jpg



O almoço tinha custado 15€ e era buffet com tudo incluído. Ups, correcção... com apenas 1bebida incluída! Sim, é obvio que reclamámos com a Soltour no dia seguinte. O que havia lá no restaurante? Uma máquina de café nespresso. Bem... surtamos! Felicidade, alegria, vou tomar café, yey! Pois, enganam-se! Não estava incluído. O empregado lá nos diz que se quisermos temos de pagar à parte.
Dispostos a pagar por um café em condições lá perguntámos quanto era, ao que o menino nos responde que custava a módica quantia de 4dólares (O QUÊ?!?!?!?!?!?!?!) Bom, não vale a pena...

Fomos embora do Hotel e levaram-nos a visitar um restaurante que dizem que é muito importante e tal e há salas que são dentro de grutas. Ok, era giro, mas é um bocadinho aquela cena, fomos visitar um restaurante, podiamos pelo menos ter almoçado lá, digo eu... mas sim, era giro e romântico.

ai1110.photobucket.com_albums_h445_anjo_raiodesol_IMG_5025.jpg


ai1110.photobucket.com_albums_h445_anjo_raiodesol_IMG_5027.jpg



A excursão estava quase no fim, não tivesse o nosso guia Nelson nos prometido que nos levava a comprar rum mais barato. No caminho passámos pela casa presidencial.

ai1110.photobucket.com_albums_h445_anjo_raiodesol_IMG_5050.jpg


Andámos no trânsito e tal... passámos pela Conforama, por uma placa a dizer Carrefour... e fomos ao Super Mercado Nacional. É tipo um Pingo Doce, foi lindo! E o melhor foi termos podido andar por lá à vontade, como qualquer dominicano, estávamos sozinhos, cheirámos fruta, víamos preços, comprávamos, experiência fantástica mesmo! E o rum baratinho baratinho (uma garrafa de Barceló añejo das grandes a 8USD - 5 ou 6€).


ai1110.photobucket.com_albums_h445_anjo_raiodesol_P9290057.jpg


ai1110.photobucket.com_albums_h445_anjo_raiodesol_P9290054.jpg


ai1110.photobucket.com_albums_h445_anjo_raiodesol_P9290048.jpg


Resumindo... recomendamos. Achámos fantástico mesmo.




Isla Saona, Catalinita, Piscinas Naturais e Rio Chavón (com Capitão Gringo)
Fizemos esta excursão logo no dia a seguir a termos ido a Santo Domingo. Já muito se leu neste fórum sobre as excursões com o Capitão Gringo e nós, depois da experiência, assinamos por baixo em tudo. Gente profissional, bem formada, cuidadosa, interessada no que está a fazer e nas informações que estão a passar.
O nosso capitão foi o Biruta, apanhámos a lancha em Bayahíbe, fomos até ao fim do rio chavón apanhar mais gente (zona da "barragem") pra excursão, fizemos o rio novamente e seguimos em direcção à ilha Catalinita.

ai1110.photobucket.com_albums_h445_anjo_raiodesol_P9300017.jpg


Brutal o cemitério de búzios, é incrível como se juntam ali. A ilha é pequeníssima e fica mesmo de frente para a Saona.

ai1110.photobucket.com_albums_h445_anjo_raiodesol_P9300050.jpg


ai1110.photobucket.com_albums_h445_anjo_raiodesol_P9300046.jpg




No caminho da Catalinita pra Saona parámos num banco de areia onde fizemos o 1º brinde com Rum e depois pudémos estar ali a curtir a água durante meia horita.

ai1110.photobucket.com_albums_h445_anjo_raiodesol_P9300069.jpg



Seguimos pra Saona e começou a chover, mas com a rapidez da lancha, parecia que estavam a chover agulhas, as gotas de água picavam mesmo!! Por sorte lá passou a nuvem e o sol voltou em grande e chegámos à Saona. Absorvi o máximo de azul de mar que consegui naquele dia, compensou imenso, não há palavras que possam descrever como foi bom. Recomendamos 200% as excursões com o Capitão Gringo.
O almoço também estava bom, foi churrasquinho, não tinha lagosta, mas estava tudo muito saboroso. Os vendedores eram a simpatia em pessoas. O paraíso!

ai1110.photobucket.com_albums_h445_anjo_raiodesol_P9300099.jpg


ai1110.photobucket.com_albums_h445_anjo_raiodesol_P9300130.jpg


Na viagem de regresso parámos numa zona onde o ajudante do Biruta mergulhou pra ir buscar umas estrelas do mar e onde nos foi explicado que elas não podem estar fora da água mais de 5segundos porque podem morrer. Há sempre gente que parece não se importar muito com isso, mas enfim. As estrelas do mar foram transportadas dentro de água até às piscinas naturais onde se tiraram as fotos normais (é de praxe tirar a foto com a estrela do mar) e onde aprendemos a fazer o brinde dominicano que nunca mais acaba :D

ai1110.photobucket.com_albums_h445_anjo_raiodesol_P9300152.jpg


Na volta ao resort, o nosso taxista, o Vargas, levou-nos a um mercado em La Romana daqueles em que temos de regatear e de seguida ao Columbus Plaza, outro mercado mas que tem os preços marcados, promoções e pelo que reparei é bom pra comprar tabaco. Vale muito a pena lá ir, compram-se coisas muito em conta.



E é isto, acho que não me esqueci de nada. É praticamente impossível traduzir por palavras algumas das coisas que vivemos lá, as pessoas que conhecemos, que nos contaram das suas vidas, que se sentaram connosco e que nos trataram como família. Os jogos de dominó em que quem perde mete molas nas orelhas como castigo. Os abraços quentes e os sorrisos rasgados de tantos que tinham tantas razões para chorar e que ainda assim estão sempre alegres.
Trouxe todos esses momentos no meu coração. Mas uma coisa eu sei... dificilmente volto para aquele hotel.

Espero ter ajudado e quero apenas sublinhar que isto é apenas e só a minha opinião e que por isso vale o que vale.
Um abraço.
 

TeK

Membro Conhecido
Oi,

eu como não sou grande amante da RD, La Romana não será um futuro destino para mim, aliás já disse que só volto à RD por um preço irrecusável LoL

Mas importa o report e está muito bom. A comida gourmet do Bahia Principe foi o que menos gostei de recordar (da minha experiência do bahia do México) aquele prato forte com 6 ou 7 batatas fritas teria sido uma boa ENTRADA! :)

Quanto ao Capitan Gringo, parece que por terem ido buscar mais pessoal a outro lado, não usufruíram da viagem completa, pois faltou o Canto de la playa, que é de todas as partes, a mais bela :\


Obrigado pela partilha ;)
 

VOADORA

Membro Ativo
Olá Anjo raio de sol,

penso que já tinhamos falado sobre a praia deste hotel...de facto tem esse pormenor.

Achei curioso teres gostado de ir ao supermercado local, a que eles chamam colmado, geralmente as pessoas nunca falam muito nisso, para mim é paragem obrigatória, acho bem interessante ver o que comem, o que consomem, os critérios de compra.

O mais engraçado é que nestes colmados podemos comprar tudo até bilhetes para concertos....fantástico. San pedro de Macoris, que é um bom centro de abastecimento destes colmados, tem coisas espectaculares. Foste? é a caminho de Santo Domingo, perto de Juan Dolio

Aquele povo é sem dúvida um ajoia no mundo.
 

TeK

Membro Conhecido
Tek,
Experimenta ficar em Bayahibe, no Iberostar Hacienda Dominicus e depois falamos ;)
Fiz uma breve passagem por lá quando fui apanhar a lancha para a Ilha Saona, sinceramente não acredito que volte à RD, não gostei mesmo nada do país, se fosse daquelas pessoas que só quer estar num hotel a apanhar banhos de sol e comer, voltava mas assim não consigo.

;)
 
Tek,
Quando fui à RD pela primeira vez, em lua-de-mel, também fiquei em Punta Cana e também passei por Bayahibe quando fui para a Ilha Saona e dissemos: "Isto aqui deve ser o máximo".
Quando fomos ao México encontramos um casal luso-americano que nos falou maravilhas de Bayahibe, para onde iam várias vezes, mais preicsamente para o Iberostar Hacienda Dominicus. E pronto! Ficámos convencidos! Acabámos por voltar lá desta vez para ficar, e não é que tínhamos razão?? É paradisíaco! Muito melhor que Punta Cana. Muito menos gente, menos turístico,
Acredita que não sou nada de apanhar banhos de sol, mto menos de ficar mto tempo quieta no mesmo sítio. Os Dominicanos têm uma música, um ritmo, uma animação, que não encontras em lado nenhum.
Adoro este país, onde quero voltar, desta vez a Samaná.
 

TeK

Membro Conhecido
Cagm já estiveste em Havana? É o meu destino Nº1 em termos de alegria e ritmo, depois tenho o outro em termos de Cultura e Simpatia... México! :)

Por mais coisas boas que me digam, o que vi chegou-me e não consigo voltar lá, porque estás-me a falar de hotel e praia, eu nunca faria só isso por mais paradisíaco que fosse, preciso sempre de socializar bastante com os locais (fora do hotel) e ter muitos sítios por onde andar.
 

VOADORA

Membro Ativo
Tek,

experimenta socializar com as gentes de Nagua, Sosua, Cabarete, Rio San Juan, Cabrera para norte, são de uma vivência estupenda.

Experenciar passar pelos diversos bairros completamente distintos na orla de Santo domingo, cada um com hábitos dispares uns dos outros é algo enriquecedor também.

Tenta assistir aos festejos do Natal por exemplo, Carnaval, os Santos em Janeiro, um casamento...e as dificuldades que a cerimónia envolve quando estamos perantes nacionalidades diferentes, o ritual do velório, embora triste pelo acontecimento é algo para nós como uma festa dentro de uma tristeza....a forma como vivem o cristianismo.

Passa também algum tempo na escola para adultos é espectacular, o de crianças é bonito, a forma como mudam de escola de um dia para o outro sem burocracias....o facto de não haver como cá os CTT lá do sitio, e cada empresa distribuir o seu correio...tanta coisa para se partilhar experiências..e sitios bonitos fora do hotel não faltam.

Mas gostos não se discutem, temos que aceitar e respeitar os de cada um.
 
Pois, eu realmente Cuba foi o sítio que menos gostei. Fui a Havana apenas passar um dia, gostei de conhecer, tem muita história e tudo isso, mas não me senti segura ali. Fiquei com a ideia que se tivesse um pacote que incluisse ficar uns dias em Havana, não sairia do hotel à noite...
 

TeK

Membro Conhecido
Voadora, isso que descreves é mais o meu género, mas... Talvez um dia, quando esgotar todos os outros destinos existentes no mundo eheh, de qualquer maneira, lanço-te um desafio, não sei se tens fotos disso, podias criar um report ou tópico com esse outro lado da RD, visto que não fio há muito tempo ainda deve tar fresco na tua memória e seria bastante útil para viajantes parecidos comigo ;)

Cagm :(
Como é possível não se gostar de Havana, foi das cidades que embora no 1º dia me metesse bastante respeito pelo ar carregado das ruas, onde me senti mais seguro a passear fosse dia ou noite, experimenta lá voltar sabendo isto: eles vivem do turismo, ninguém faz mal aos turistas, qualquer coisa, chamas pela polícia que desaparece qualquer um que te rodeia ;)

Cumpts
 
Não me consigo sentir ali à vontade, quer pelas ruas carregadas como tu dizes, quer pelas pessoas sempre atrás de nós a pedirem coisas, quer por aquele regime que para mim, é atrofiante e não consigo lá estar sem sentir o poder daquele regime e a impotência daquela gente. É demasiado revoltante para me sentir bem ali. Talvez um dia se o regime mudar eu volte a Cuba... Ou se houver uma promoção jeitosa para os Cayos...
 
Voadora, isso que descreves é mais o meu género, mas... Talvez um dia, quando esgotar todos os outros destinos existentes no mundo eheh, de qualquer maneira, lanço-te um desafio, não sei se tens fotos disso, podias criar um report ou tópico com esse outro lado da RD, visto que não fio há muito tempo ainda deve tar fresco na tua memória e seria bastante útil para viajantes parecidos comigo ;)

Cagm :(
Como é possível não se gostar de Havana, foi das cidades que embora no 1º dia me metesse bastante respeito pelo ar carregado das ruas, onde me senti mais seguro a passear fosse dia ou noite, experimenta lá voltar sabendo isto: eles vivem do turismo, ninguém faz mal aos turistas, qualquer coisa, chamas pela polícia que desaparece qualquer um que te rodeia ;)

Cumpts
Isso é verdade, apesar da pobreza que existe em Cuba, é um povo pacifico, sem "maldade", com uma cultura acima da media... claro que estou a generalizar, mas pelos dois dias que passei em Havana, por todas as ruas e lugares que visitei, nunca me senti ameaçado fosse da maneira que fosse. Achei muito mais seguro Havana do que qualquer Lisboa ou qualquer Porto, tanto de dia como de noite.

E de certeza que nenhum cubano gosta de ter a policia no seu pé, até porque aquilo é tipo a antiga PIDE!!
 
Pois, olha que quando fui roubaram as alianças de um casal que estava de lua-de-mel e uma americana foi arrastada pelo chão, a roubarem-lhe a mala, por esticão, numa mota...
 
Pois, olha que quando fui roubaram as alianças de um casal que estava de lua-de-mel e uma americana foi arrastada pelo chão, a roubarem-lhe a mala, por esticão, numa mota...
Mas isso são situações esporádicas, que infelizmente podem acontecer em qualquer lugar. Tive nos Açores (arquipélago em que o indice de criminalidade é inexistente) em 2001 com meus pais, e assaltaram a minha mãe em plena luz do dia no centro de Ponta Delgada. Agora por causa de uma situação não iamos generalizar. Em Havana passa-se a mesma coisa, agora, apesar de considerar seguro, sabia que havia riscos, por menores que fossem.
 

Paulinhuh

Membro Novo
Olá anjo_raiodesol.

Excelente report...abriu sem dúvida o apetite para próxima viagem que estamos a planear, Republica Dominicana! Em princípio, Samaná...mas já gostei e muito do que vi :) Depois de México, Jamaica e Cuba...venha a República!!!
 
Olá anjo_raiodesol.

Excelente report...abriu sem dúvida o apetite para próxima viagem que estamos a planear, Republica Dominicana! Em princípio, Samaná...mas já gostei e muito do que vi :) Depois de México, Jamaica e Cuba...venha a República!!!

Olá paulinhuh

Pois, eu e a filipaminau tinhamos falado de ir a Cuba, tentei mesmo ir convosco, mas o preço que nos deram foi altíssimo (nós íamos pra Jamaica no voo de dia 27 que parava em Samaná, tal como vocês).
Mas olha que pelo que dizem de Samaná e pelo que já andei a investigar, deve ser fantabulastico mesmo! Então o resort GBH em Cayo Levantado, 5* de luxo... boy oh boy! Todo o resort é uma ilha... Maravilhoso!
 

ckzinha

Membro
Belo report Carlinha :) eu cá espero voltar a La Romana :) mas antes Cuba....
Um beijinho e foi um prazer conhecer-vos :)
 

Vluis

Membro
Ajudado pelo excelente report da Carlinha pude constatar o local que mais me saudade deixou na RD _ La Romana - 5 a 12 de Dezembro de 2011 (já estive em Puntacana/2009 e Samaná/2010).

Deixo-vos esta partiha que talvez possa ajudar um novo companheiro a passar umas férias de sonho centradas num ambiente de verão 'ligt' e como um custo beneficio muito aceitável.

Depois de Paris, Milão, Madrid e Praia de Oliva (Valencia) penso que 2011 valeu mesmo a pena!

http://www.facebook....=1&l=84837bafa2

Saudações aos inveterados viajantes.

Vluis
 
Top