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Volotea.... Nunca Mais|

basapistas

Membro Conhecido
Caros colegas,
Este verão utilizei a Volotea no voo Vigo-Ibiza, constituindo aparentemente uma boa alternativa, no entanto enquanto companhia e preços deixa muito a desejar, e passo a explicar:

1 - Atraso na saída de 3h15m tendo procedido ao pedido de compensação de 250 euros passageiro, que até agora tem vindo a ser constantemente recusada, não justificando as razões, limitando-se oferecer 10 euros de desconto, na próxima viagem na Volotea !!! lol

2 - Nunca deram grandes explicações pelo atraso, limitando-se afirmar que foram razões tecnicas.

3 - No aeroporto de Vigo deram nos uma sande e bebida e durante o voo limitaram se a pedir desculpas!Em vez de chegar as 22h45, chegamos as 02h30 a Ibiza! Este facto teve implicações no carro que tinha alugado e não pude levantar nesse dia, o ter que ir de taxi até o Hotel (40 euros), ter perdido uma manha a ter que ir ao aeroporto levantar o carro e ter perdido um dia do aluguer, etc.

3 - Avião Boeing 717 com 10 anos, mas parecia ter 20 anos! Qualidade e conforto do voo deixa muito a desejar! Lugares traseiros levam com uma enorme barulheira dos motores! Assentos pareciam dos anos 60! Avião pouco cuidado, cockpit com assentos num estado lastimável ! Não se compara sequer às outras low-cost, muito mau....!

4 - O meu Asssento totalmente roto e o chão sujo com pacotes de batatas fritas, vejam a imagem como estava o meu lugar: volotea : Free Download & Streaming : Internet Archive

5 - Dado ao atraso pareciam que estavam a embarcar gado, não tinham espaço para as malas, algumas tiveram que ir a ocupar lugares alguns lugares vagos, o que não sei sequer se é permitido! Por outro lado com a pressa no embarque, os funcionários do aeroporto não verificaram a identificação de nenhum passageiro, sendo um terminal onde passam passageiros que embarcam e desembarcam, já tendo denunciado esta situação a AENA.

6 - Pela resposta da Volotea acho que tenho que estar agradecido por me terem feito o favor de me terem transportado, dado que paguei por cada bilhete só de ida cerca de 120 euros e eles não querem para já se responsabilizar de nada, mas veremos...!

7 - Preço demasiado elevado para a relação qualidade preço, sendo que companhias como a Ryanair, easyjet, vueling estão a anos luz desta companhia, em termos de preço e qualidade!

8 - Por isso, apesar detsa companhia não operar em Portugal... ja operou, mas pode pensar em voltar, alerto-vos já.... que andam sempre muito atrasados e só sabem pedir desculpas.... pois de resto não vão ver nada deles. Muito fraco para uma companhia sediada em Barcelona!

9 - Por isso é importante sabermos os nosos direitos em caso de atrasos, cancelamos, overbokking, já que a maioria dos passageiros não sabe os seus direitos e não os exige!


Direitos dos Passageiros:
UE - Direitos dos passageiros aéreos - A sua Europa

Consoante o atraso do voo, os passageiros têm também direito a bebidas, refeições e serviços de comunicação (chamadas telefónicas gratuitas, por exemplo), bem como, se necessário, a alojamento.
Além disso, em caso de recusa de embarque, cancelamento ou de chegada ao destino final especificado no seu bilhete com mais de 3 horas de atraso, os passageiros podem receber uma indemnização, que varia entre 250 e 600 euros consoante a distância do voo.

Entre aeroportos no interior da UE
  • até 1500 km: 250 euros
  • mais de 1500 km: 400 euros
Entre um aeroporto no interior da UE e um aeroporto no exterior da UE

  • até 1500 km: 250 euros
  • entre 1500 e 3500 km: 400 euros
  • mais de 3500 km: 600 euros
 
Última edição por um moderador:

Nika

Membro Conhecido
Olá basapistas!
A ser assim a companhia mudou muito. Viajei com eles no inicio da rota Porto/Veneza (2012) e não tive nada a apontar. Pontualidade, limpeza, simpatia, sem vendas "agressivas" e preços de bagagem simpáticos.
Na altura achei que era bem melhor que a Ryanair. Até porque num voo que fiz com a Ryanair em 2011 para Barcelona passou-se uma situação muito aborrecida: estavam a vender raspadinhas e com obrigatoriedade de cinto sem haver turbulência, algumas pessoas queriam ir à casa de banho e não deixaram, uma adolescente acabou por urinar no assento. :( Felizmente nos anos seguintes nunca mais vi isso em nenhum voo da Ryanair, essa forma de actuarem foi alterada.
É pena que a Volotea tenha piorado em tão pouco tempo. :(
Mas só usaste a Volotea nesta rota? Será um problema localizado ou tens conhecimento de outras situações?
Cumprimentos
 

ploferreira

Moderador Sénior
Staff
Olá,

foi o primeiro voo com eles? digo isto porque pode ter sido uma situação isolada (ainda assim grave pela descrição que fazes) mas é sempre complicado avaiar a companhia apenas por um voo.

Em relação à indminização por atraso, força nisso que tens direito a recebe-la, se todos exigirmos os nossos direitos pode ser que as companhias trabalhem no sentido de melhorar para evitar estas situações.
 

basapistas

Membro Conhecido
Nika e Ploferreira,
Tratou-se de uma má experiência.... obviamente que não deve ocorrer recorrentemente, mas noutros foruns internacionais existem algumas queixas do avião 717 e dos atrasos de horas e horas..., que estão na mesma linha da minha. Igualmente não costumam pagar as devidas indeminzaçãos aos passageitos! Agora a qualidade das companhias aereas vem-se quando existem problemas e eu paguei bem o preço do bilhete e não gostei que a pressa fosse mais importante que a segurança e a minima limpeza do avião, nem em sentar-me num assento todo roto... e aquele problema deve ter semanas ou mesmo meses! Obviamente que apesar de ja ter viajado muito da Ryanair.. nunca tive problemas.. se os tiver.. é que poderei ver como eles lidam com a situação...!!
Agora não poderia de partilhar esta má experinecia... que vai continuar... pois exigo ser indemnizado!

Obviamente que foi só uma viagem... mas nunca encontrei uma situação desta em qualquer companhia em que tenha voado!!
 
Última edição:

Nika

Membro Conhecido
Fizeste bem em partilhar basapistas. ;)
Espero que consigas receber a compensação que é devida. :)
 

ploferreira

Moderador Sénior
Staff
@Pedro Maia, depende... já tive voos do Pior com a TAP no entanto não avalio a companhia por esse único voo porque já fiz mais de 40 e sei que na generalidade não é esse o serviço que a companhia presta, idem com a Ryanair.

Como digo é grave sem dúvida, mas um voo não faz a companhia (nunca voei na Volotea)
 

Pedro Maia

Membro Conhecido
Não é a mesma coisa acontecer isso (ou algo parecido) num vôo da TAP ou dotra companhia em que já tenhas voado várias vezes sem problemas e acontecer isso da primeira vez que voas com uma companhia, ainda por cima sem ser de bandeira.

Já tive um problema chato com a Easy Jet e voltei a voar com eles, mas foi já passado algum tempo e a contragosto.

Se isso me acontece à primeira nunca mais vôo com essa companhia.
 

ploferreira

Moderador Sénior
Staff
É precisamente isso que eu queria dizer em julgar pela primeira experîencia, imagina que aquele voo mau era o primeiro da TAP, isso fazia a Tap uma má companhia?

Imagina que agora o Baspisas fazia mais 3 voos com a Volotea e corriam bem como a experiecia da Nika? se calhar passava de pior do mundo a uma companhia razoavel não?

Como em tudo na vida, não gosto de avaliar apenas por uma experiência ;)
 

Pedro Maia

Membro Conhecido
As avaliações faco-as em função das experiências, há muitas companhias aéreas, se isso me acontece vou procurar outra, não sei se é boa ou má, para mim já não serve (em termos gerais, claro que em função de alguma necessidade concreta e sem alternativas não posso dizer que não voltasse nunca).
 

ploferreira

Moderador Sénior
Staff
@Pedro Maia, certo, foi o que eu disse logo de inicio, esta experiência foi má sem dúvida o que disse é reafirmo é que não podemos catalogar logo uma companhia como má por um mau voo (da mesma forma que uma companhia que me proporciona um bom voo não é logo eleita como a melhor do mundo)

Por norma não excluo logo à partida uma companhia por ter tido um mau voo, se a coisa se repetir, ai já deixa de ser opção.
 

basapistas

Membro Conhecido
Caros colegas,
Obviamente que as companhias avaliam-se pelo seu todo e todos temos dias menos felizes! O meu post... é um ponto de vista da minha pessoa, que só voarei nesta companhia em caso de absoluta necessidade, pois se eu tivesse pago 20/30 euros pela viagem não poderei exigir muito... agora ao pagar o que paguei (aproximadamente 250 euros por dois bilhetes só ida)... considero que devem estar a brincar com as pessoas!! Nestas férias viajei igualmente na Vueling e na Ryanair, com bilhetes mais baratos, serviço e aviões muito superiores.
E acrescento que a Volotea, apesar de considerar que não tenho direito a nada segundo a legislação.... propuseram-me agora mesmo me pagarem 50 euros por passageiro, num total de 100 Euros! Mas ao aceitar a sua proposta, não poderei exigir mais nada deles...
 

ploferreira

Moderador Sénior
Staff
@basapistas recusa o que te oferecerem se for inferior ao que está na legislação. O facto de quererem fugir a uma compensação que está perfeitamente definida,isso sim é grave. Falharam, tem de compensar.
 

Pedro Maia

Membro Conhecido
@Pedro Maia, certo, foi o que eu disse logo de inicio, esta experiência foi má sem dúvida o que disse é reafirmo é que não podemos catalogar logo uma companhia como má por um mau voo (da mesma forma que uma companhia que me proporciona um bom voo não é logo eleita como a melhor do mundo)

Por norma não excluo logo à partida uma companhia por ter tido um mau voo, se a coisa se repetir, ai já deixa de ser opção.
Vou só acrescentar uma coisa, a questão não se reduz ao problema que aconteceu, que pode acontecer em várias companhias, o que me faria deixar de voar com essa (como aconteceu comigo com a Easy Jet durante bastante tempo, e ainda hoje evito se puder) é o tratamento dado ao problema, se há um problema e ainda por cima me tentam enganar em vez de me compensar vão rapidamente para a minha lista negra (sei que lhes é indiferente mas é o que posso fazer).
 

ploferreira

Moderador Sénior
Staff
Ora nem mais, isso para mim é que é o mais grave, não se responsabilizarem pelo erro, nesse caso também seria riscada da minha lista.

Aconteceu-me uma situação semelhante na TAP e nem contestaram, depois da minha reclamação passado 1 mês tinha um cheque de 250€ em casa, já soube de casos de companhias que compensam na hora em caso de recusa de embarque por overbooking.
 

Nika

Membro Conhecido
Imagina que agora o Baspisas fazia mais 3 voos com a Volotea e corriam bem como a experiecia da Nika? se calhar passava de pior do mundo a uma companhia razoavel não?
;)
Se fosse só pela 1ª experiência eu nunca mais tinha voado com a Ryanair. E já tenho usado algumas vezes ;)
Claro que se fossem problemas frequentes só voltava a entrar num voo deles em caso de extrema necessidade e não havendo mais hipóteses. ;)

@basapistas depois por favor vai dando feed-back se já te reembolsaram do devido...
 

basapistas

Membro Conhecido
Caros Companheiros,
Venho aqui apresentar-vos o resultado final de todo este episódio que finalizou da seguinte forma:

A Volotea primeiramente dizia que não tinha direito a nada e repetiu várias vezes!
Posteriormente lá aceitava a muito custo pagar 100 euros!
Depois de insistir pagou 135 euros pelos encargos que tive e mais 200 euros em viagens volotea.
Passados 2 meses e após ter reclamado para a entidade que gere os aeroportos de Espanha (AENA), vem uma resposta que tinha direito 500 euros para receber (250 por passageiro)
Envio este informação para a Volotea, dizem-me que já me tinha pago tudo e não tinha direito a mais nada!
Voltei a insistir e ontem depositaram-me mais 500 euros na conta!

Resumindo: Anda meio mundo a enganar meio mundo e se não formos persistentes, não vamos a lado nenhum!
500 euros que recebi por dois passageiros + 135 euros das despesas que tive pelo atraso + 200 euros em viagem Volotea por cortesia!
 
Última edição por um moderador:

ploferreira

Moderador Sénior
Staff
Olá,

Ainda bem que tudo se resolveu e afinal a Volotea até foi correta pois legalmente apenas terias direito ao valor dos 250€ por passageiro mais despesas de alimentação.

Aqui temos é sempre de reclamar pois a indemnização está prevista na lei apesar de muitas companhias tentarem escapar a paga-la.
 
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