Novidades

Vítima de tentativa de fraude - Cartão de Crédito

thir13en

Membro Novo
Eu acho que um dos grandes (GRANDES) problemas na maioria dos computadores é o sistema operativo. O Windows é extremamente vulnerável, tem IMENSAS falhas graves de segurança, e é por aí que os intrusos têm acesso às coisas nos nossos computadores.
 

Asae

Membro Conhecido
Para as pessoaa que não usam habitualmente o cartão de crédito não percebo porque é que quando vão para o estrangeiro o fazem se o nosso cartão multibanco é Visa no estrangeiro!?!?

Eu só uso os cartões multibanco dentro e fora de Portugal, o cartão de crédito segue-me para o estrangeiro só para o caso de haver alguma emergência.

Se bem que estou a pensar aderir a um cartão de crédito para uso diário por causa de alguns beneficios que dão alguns cartões... mas agora fico a pensar e confusa.... é que com tantas piratarias eles podem através desse cartão ter acesso a outros dados? Não podem???
 

jfreitas

Membro Conhecido
sls disse:
Para as pessoaa que não usam habitualmente o cartão de crédito não percebo porque é que quando vão para o estrangeiro o fazem se o nosso cartão multibanco é Visa no estrangeiro!?!?

Eu só uso os cartões multibanco dentro e fora de Portugal, o cartão de crédito segue-me para o estrangeiro só para o caso de haver alguma emergência.

Se bem que estou a pensar aderir a um cartão de crédito para uso diário por causa de alguns beneficios que dão alguns cartões... mas agora fico a pensar e confusa.... é que com tantas piratarias eles podem através desse cartão ter acesso a outros dados? Não podem???
Não sandra.. podem é fazer levantamentos ou compras se tiverem os dados todos do cartão... é tudo uma questão de maior controlo...
 

Nuno

Administrador
Staff
thir13en disse:
Ou computadores em condições! :D
:););):D
Diria .... SO's decentes ;), mas não gosto de ferir susceptibilidades ;)
Há vida para além das "Janelas" ...

jfreitas disse:
Gil:

O primeiro aspecto é exactamente esse... a maior parte das vezes o problema parte da nossa máquina...

Nuno:

No meu caso quase de certeza que foi ao comprar bilhetes no site da tap, porque um dos cartões só foi utilizado aí, nos últimos meses...

Mas começa a ser mais do que frequente este tipo de situações.. tanto na net como nas lojas... sinceramente já não sei o que é mais seguro.

Uma coisa é certa: é preciso um cuidado redobrado e máquinas "limpas de keyloggers, adwares, etc.etc.
Então no teu caso a suspeita será os Keyloggers ou os Screen Recorders (ou algo do género)
 

thir13en

Membro Novo
Nuno disse:
Diria .... SO's decentes ;), mas não gosto de ferir susceptibilidades ;)
Há vida para além das "Janelas" ...
Exacto! :) E eu fico feliz por não precisar de anti-virus nem anti-spywares :D (nunca usei até hoje e nunca tive problemas — claro que também filtro MUITA coisa, nomeadamente nos emails)
 

kl1462832

Membro Novo
Eu também usava sempre, ou tentava usar sempre, o cartão de débito até que no "meu" balcão do BPI me disseram: "... não use o c. de débito no estrangeiro! Na Europa ainda vá lá! Mas fora disso NÃO! O c. débito não tem seguro para fora de Portugal! Use o c. Crédito. Esse sim, tem seguro mundial!" e a partir daí passei a usar o c. crédito no estrangeiro!
 

Paola

Membro Novo
Para compras online utilizo MB Net, sendo o cartão temporário - um visa virtual (apenas para aquela compra) e com plafond escolhido por nós. Em relação ao S.O. também considero o meu bastante seguro, uso Mac. :)

Qualquer visa electron ou mastercard dá para usar MB Net.

Mas fraudes qq 1 está sujeito, à minha mãe clonaram 1 cartão Multibanco (não era C.C.) há 1 ano e tal (ainda dos antigos). Roubaram a carteira no comboio sem dar conta e passado meia hora levantaram dinheiro num MB, com código! O banco não devolveu dinheiro nenhum pois como foi com código não podem provar o crime (mm c denuncia na policia e alguns documentos foram encontrados mais tarde num caixote de reciclagem..)

É preciso ter muito cuidado, as tecnologias são uma maravilha mas como em tudo há sempre um lado negro.
 

jfreitas

Membro Conhecido
Nuno disse:
Diria .... SO's decentes :D, mas não gosto de ferir susceptibilidades :)
Há vida para além das "Janelas" ...



Então no teu caso a suspeita será os Keyloggers ou os Screen Recorders (ou algo do género)
À partida seria Nuno mas há algo de estranho nesta estória toda....

Vamos por partes: No meu caso é essa a possibilidade mais forte uma vez que um dos cartões só foi utilizado aí (compra de bilhetes na tap).

Isto, apesar de ter corrido tudo e mais alguma coisa na máquina sem encontrar "bichesa".

Quando digo que algo de estranho se passa é porque esta semana tive conhecimento real de várias situações de pessoas conhecidas a quem cancelaram os cartões por suspeita de fraude....

Quando regressei da RD em junho, um colega com um CC da CGD chegou e cancelaram-lhe o cartão. Não o tinha usado na RD mas sim no booking para marcar um hotel (antes de ir). Eu usei e abusei dos meus sem qualquer problema.


Das duas uma... ou a banca reduziu os limites de segurança e cancela cartões por razões que antes não eram suficientes para cancelar ou de facto há riscos elevados ou alguma fraude gigante em curso de que só teremos conhecimento mais à frente...

São demasiadas situações para se falar de normalidade..

O mais importante é que quem viaja, sobretudo para o estrangeiro, tenha atenção redobrada, que controle mais frequentemente as contas bancárias e que não tire os olhos do cartão quando faz pagamentos.

Desde há algum tempo que quando mostro a foto do cartão, não o largo e tapo o Cod. segurança com o dedo (agarro pelo canto).

Não admito que ninguém leve o cartão (meter o cartão na caixa do restaurante já era...).

Olhar com atenção para o leitor par ver se há qualquer coisa que chame a atenção...

Mesmo assim, aconteceu-me portanto... (basicamente não aconteceu nada porque não me roubaram nada e nem a substituição dos cartões tenho de pagar mas... fiquei preocupado...)
 

jfreitas

Membro Conhecido
Nuno disse:
Diria .... SO's decentes ;), mas não gosto de ferir susceptibilidades ;)
Há vida para além das "Janelas" ...



Então no teu caso a suspeita será os Keyloggers ou os Screen Recorders (ou algo do género)
Nuno disse:
Bem vinda à equipa :)
E essa mania de gozar com a fraqueza dos outros tb não fica bem:D:D...
Há-de chegar o dia em que os mac apanhem bichesa (e o sporting fique em primeiro...) e depois não vão gostar de ser gozados...;):D:D

(a brincar claro!!!)
 

kl1462832

Membro Novo
ahahahhahahah

Os risos, não são pelo MAC ter bichesa .... ahahahah!

Agora a sério, quando tive em Cuba, conheci um casal que tinha ido a Londres em Abril. Fizeram compras mas apenas usaram o cartão 1 vez! 1 vez! Depois, passados 3 meses, ele telefona a ela e pergunta: "olha, o que andas a fazer com os nossos €€€s? Temos -3000€ na conta! O QUUUUÊÊÊÊÊ?" pois, tinham, segundo eles, +/- 4000€ na conta. Tinham um "plafond" de 5000€ (têm 2 filhas e dizem eles que tinham medo de ser preciso qualquer coisa em hospitais ou afins no estrangeiro e nem pensaram 2x no valor do "plafond").
Tinham-lhes "roubado" 7000€ em 1 mês, o mês que nem ligaram à conta no banco! Nem NET, nem estratos, nada!
Roubaram-os em Zaras, compras de baixo valor, etc., tudo pela Europa fora ... e tinham um cartão de crédito dos antigos e sem "chip".

O banco repôs os €€€ todos mas não se ganha para o susto!

Só de pensar ....
 

rigs

Membro Novo
Eu tambem uso o meu CC sem qq receio, até porque, e corrijam-me se estiver errado, os cartões de crédito têm um seguro associado para Fraude, certo? Que cobre os valores indevidamente/fraudulentamente utilizado...
 

jfreitas

Membro Conhecido
rigs disse:
Eu tambem uso o meu CC sem qq receio, até porque, e corrijam-me se estiver errado, os cartões de crédito têm um seguro associado para Fraude, certo? Que cobre os valores indevidamente/fraudulentamente utilizado...
Desde que possas provar que o uso foi efectivamente fraudolento e que compriste as regras de segurança asociadas ao cartão...
 

calu

Membro Conhecido
Paola disse:
Para compras online utilizo MB Net, sendo o cartão temporário - um visa virtual (apenas para aquela compra) e com plafond escolhido por nós. Em relação ao S.O. também considero o meu bastante seguro, uso Mac. :)
Só um pequeno à parte relativamente ao sistema operativo:
também uso Macs há muitos anos e não é por isso que acho que estou mais imune que outros ... cuidado com essa falsa sensação de segurança, que é o primeiro passo para cair na esparrela.

Com a proliferação e subida considerável de venda dos Macs, já há muitos mais utilizadores e com isso, vem também uma quantidade maior de pessoas a quererem ou a pensarem "atacar" Macs e/ou os browsers que são usados em Mac.

De uma forma geral, e sem entrar em aspectos técnicos, as cautelas a ter são exactamente as mesmas, independentemente dos sistemas operativos que usamos. :D
 

thir13en

Membro Novo
calu disse:
Só um pequeno à parte relativamente ao sistema operativo:
também uso Macs há muitos anos e não é por isso que acho que estou mais imune que outros ... cuidado com essa falsa sensação de segurança, que é o primeiro passo para cair na esparrela.

Com a proliferação e subida considerável de venda dos Macs, já há muitos mais utilizadores e com isso, vem também uma quantidade maior de pessoas a quererem ou a pensarem "atacar" Macs e/ou os browsers que são usados em Mac.

De uma forma geral, e sem entrar em aspectos técnicos, as cautelas a ter são exactamente as mesmas, independentemente dos sistemas operativos que usamos. :)
Claro que não podemos deixar de ter cuidado, com isso concordo plenamente; no entanto, eu sempre usei Mac e Windows, e tenho sempre que andar de pé atrás com o Windows enquanto que com o Mac ando sempre mais descansado! :D
 

calu

Membro Conhecido
thir13en disse:
Claro que não podemos deixar de ter cuidado, com isso concordo plenamente; no entanto, eu sempre usei Mac e Windows, e tenho sempre que andar de pé atrás com o Windows enquanto que com o Mac ando sempre mais descansado! :)
De uma forma geral, derivado ao seu nucleo, o Mac OS é considerado mais seguro. No entanto, se pensares bem, o facto de andares mais de pé atrás com o Windows também tem muito a ver com o efeito que é criado pelas notícias que se vão ouvindo ...

A título de exemplo, a firewall que vem com o Mac OS só controla tráfego de fora para dentro. Isto significa que se instalares um programa qualquer ou acederes a uma página que tente enviar informação importante para fora de forma não-autorizada, isso não é controlado ou evitado pela firewall (no meu caso instalei uma pequena firewall adicional que também controla esse tráfego).

É só um pequeno exemplo daquilo que referi, até porque não quero desvirtuar o foco do tópico :D
 

thir13en

Membro Novo
calu disse:
De uma forma geral, derivado ao seu nucleo, o Mac OS é considerado mais seguro. No entanto, se pensares bem, o facto de andares mais de pé atrás com o Windows também tem muito a ver com o efeito que é criado pelas notícias que se vão ouvindo ...

A título de exemplo, a firewall que vem com o Mac OS só controla tráfego de fora para dentro. Isto significa que se instalares um programa qualquer ou acederes a uma página que tente enviar informação importante para fora de forma não-autorizada, isso não é controlado ou evitado pela firewall (no meu caso instalei uma pequena firewall adicional que também controla esse tráfego).

É só um pequeno exemplo daquilo que referi, até porque não quero desvirtuar o foco do tópico :)
O facto de eu andar de pé atrás com o Windows não tem a ver com o que se houve, mas sim com a minha experiência com esse SO; já cheguei a ter pequenas infecções (nada de muito grave) mesmo tendo cuidado; com o Mac, sempre tudo limpinho! :D
 

sapm

Membro Ativo
sls disse:
Eu só uso os cartões multibanco dentro e fora de Portugal, o cartão de crédito segue-me para o estrangeiro só para o caso de haver alguma emergência.
QUOTE]

Foi o meu caso Sandra.
Eu só o usei 1x, porque fui obrigada a isso. Se aceitassem €€ ou cartão multibanco, não o usaria...
 

calu

Membro Conhecido
sapm disse:
Foi o meu caso Sandra.
Eu só o usei 1x, porque fui obrigada a isso. Se aceitassem €€ ou cartão multibanco, não o usaria...
Exacto, também eu. No meu caso, tinha-se acabado o protector da pequenita a 1 dia de irmos embora e se há algo que nunca se facilita, é com o bem estar dos nossos pimpolhos, então fui á loja do hotel comprar um protector de factor elevado para crianças (nós já só tinhamos factores mais baixos para nós, uma vez que já estavamos bem bronzeadinhos).
 

Bee

Membro Conhecido
Tenho lido os vossos comentários.
Até ao momento não tive problemas (e espero não ter) mas convém prevenir.

Desde que regressamos (em Agosto) temos tido uma atenção especial no extracto mas pensávamos que já poderíamos começar a ficar descansados…. “Pensávamos” disse eu porque depois do que li acho que não…

O meu maior receio neste momento é que o meu cartão não é do meu banco mas sim do Citybank. Se fosse no meu banco a atenção era outra por parte dos gestores mas assim acho que não…
Por acaso algum de vós é City?
Acho que vou ligar para lá a expor a situação para que estejam atentos.

Paguei uma excursão na RD com o cartão (na loja do hotel) e paguei a Ryanair da viagem que fiz este mês. Ainda para mais eles aumentaram-me o plafond sem que eu pedisse, por isso se acontecer o prejuízo é ainda maior…
 
Top