Novidades

Vítima de tentativa de fraude - Cartão de Crédito

sapm

Membro Ativo
Olá,

Na passada 6ª feira recebi um telefonema do meu Banco a dizer que eu tinha sido vítima de tentativa de fraude através do meu Cartão de Crédito.
Felizmente o Banco conseguiu "travar" o dito abuso, mas disse-me de onde ela tinha surgido: Palma de Maiorca!!!

Pois, como alguns de vós sabem, eu estive em Palma de férias em Junho, e posso dizer-vos que só utilizei o cartão uma única vez por ter sido obrigada a tal, visto ser para o alguguer de uma viatura.
Também fui informada que infelizmente, não fui a única a quem tentaram "tramar".

Nunca pensei que tal me pudesse acontecer...
Cuidado meus amigos, muito cuidado!!

Bjs
Sílvia
 

thir13en

Membro Novo
Eu acho incrível estas tentativas de fraude. Já não se pode estar descansado com nada relativamente aos cartões de crédito. E o pior (como no caso da Sílvia) é que em vários sítios somos obrigados a apresentar o cartão!

Cuidado, cuidado!
 

Flecha

Membro Conhecido
e unir este topico ao que ja existe da fraude na RD?

voltanto ao assunto, tinhas dito que a unica vez que usaste CC foi no aluguer de carro...e deixaste-me a pensar, que quando fui a Madeira ainda est mês, também o usei para aluguer de carro (deixa-se o nº e codigo cvv como tipo de deposito ao inves de usar € vivo).

Acho que nao vou ter problemas, por ser uma empresa portuguesa, mas vou andar atento, pois também não ponho as mãos no fogo.

"eles andem aí..."
 

thir13en

Membro Novo
Eu também usei o cartão para comprar as estadias no hotel em Dezembro. De vez em quando lá vou verificar ao banco online se não há algo a mais no extracto...
Também comprei os voos na Ryanair, mas até agora tudo tem corrido bem! (só é pena a questão da taxa)
 

Paola

Membro Novo
A um colega meu de trabalho também lhe cancelaram o cartão de crédito porque foi usado em Espanha... numa bomba de gasolina (não foi nas ilhas). Cancelaram todos os cartões utilizados justamente por tentativas de fraude.
 

Lisa_pt

Membro Novo
Por alguma razão eu só o utilizo quando não tenho mesmo outra alternativa...
Salvo raríssimas excepções (por exemplo aluguer de viaturas) utilizo apenas o cartão Mutilbanco que tb têm um pequeno plafond em crédito.

O melhor mesmo é não termos esses cartões q só o valor da anuidade nem compensa te-los! :)
 

Flecha

Membro Conhecido
Epa eu tenho usado na boa o CC da CGD em tudo...ja foi na SATA, ja usei na EASYJET...RYANAIR..na usei na TAP....ja usei na CP....no booking....no PiorGuest.com...e o nº e CVV no Hotel 5* Corinthias (para deixar caução caso consumissemos frigo).
enfim, numa data de sitios, lojas de roupa...gasoleo...enfim...e as unicas que me estao a deixar mesmo de pé atras é mesmo o do carro na madeira e o PiorGuest.com, porque de facto acho que as companhias aéreas e lojas fisicas em que somos nos a meter codigo transmitem alguma confiança.

Mas penso que nao devo ter problemas, mas tb tenho andado a controlar no homebanking.

O melhor mesmo é não termos esses cartões q só o valor da anuidade nem compensa te-los
convinha informares-te. quantos cartoes sem anuidade queres?
 

thir13en

Membro Novo
Tudo depende dos cartões; no meu caso, o cartão de crédito que tenho dá-me vantagens (descontos) que me pagam a anuidade e muito mais! :)
 

sapm

Membro Ativo
kl1462832 disse:
Sílvia,

o teu cartão era já dos que têm "chip" ou ainda apenas tinha banda magnética?
Olá,

Já tinha chip. O Banco cancelou-o logo.
Foi a primeira vez que o utilizei fora de Portugal...

O que me está a revoltar é saber quem tentou fazer tal coisa! Pelo menos sei que foi alguém através da casa que me alugou o carro. :)

A mim até agora compensa-me ter o cartão, porque não pago anuidade e tenho alguns benefícios/descontos, sendo que até me devolvem uma percentagem minima do valor de compras que faço com ele.

E mais: também já fui vítima de tentativa de fraude através do home banking, aqui no trabalho!!! Enfim....

Bjs
Sílvia
 

kl1462832

Membro Novo
Pois ... muito mau!

E como fui ao Perú no mês passado e usei o cartão de crédito ... vou ter que andar "em cima" da conta ... :-(

Não há-de ser nada ... mas estas coisas tiram-me do sério ...
 

Lisa_pt

Membro Novo
Flecha e thir13en,

Se calhar até têm razão qt à anuidade... eu sou cliente do Santander, q não me cobra mais nada além das anuidades dos cartões, por isso, nem reclamo e ainda não me dispus a mudar para outro banco o outro fornecedor de CC.

A Silvia alertou-me para estas fraudes e achamos que estamos sempre imunes... realmente o meu cartão só foi usado tb para o aluguer do carro e se acontecer alguma coisa, tb sei onde foi, acho que ainda lá tenho o canhoto do contrato da agência.
Sei que com esse gasto, que nem foi assim tanto, ofereceram-nos um ano de assinatura duma revista (de vinhos... bem que podia ser de viagens ou assim! :)).
Nada como estarmos atentos às contas...

Relativamente ao homebanking, tb não uso, isto é, acedo à conta mas não faço transacções nenhumas, sinto-me mais segura assim... já trabalhei num banco e a secção ao lado, tratava exactamente das fraudes bancários on-line, tive conhecimento de casos suficientes para usar exclusivamente pagamento por Multibanco.
 

thir13en

Membro Novo
O homebanking é uma ferramenta segura, se o computador onde estivermos a usar também for seguro e também se limparmos eficientemente todos os emails indesejados!

Claro que convém sempre estar atento...

No meu caso, uso o cartão do BPI (Universo) que me dá pelo menos 1% de desconto em todas as compras na UE. Como a anuidade são 12,50€ (acho eu) basta eu comprar 1250€ (num ano) com o cartão que já me cobre a anuidade! :)
 

hydra

Membro Conhecido
A mim aconteceu-me isso em Cuba e só o utilizei numa caixa multibanco em Varadero, segundo o que a CGD disse, tentaram duplicar o cartão.

Isto aconteceu um ano depois de vir de Cuba e a CGD resolveu o problema mudando para um cartão com chip.
 

Starlight

Membro Novo
Eu uso o Homebanking para tudo e até hoje nunca me aconteceu nada.
Também tenho um CC do BES é certo que não tenho descontos nem nada mas também não pago anuidade. Já usei em mais que uma vez na net ,muitas vezes na Ryanair (embora esteja ansiosa por experimentar o Entropay :D) e até hoje ainda não tive problemas.
Admito que este tipo de fraudes me tira do sério :D
Uma vez vi um documentário de pessoas que praticamente viviam á custa destas fraudes dos cartões e o pior é que muitos eram ainda adolescentes ou na casa dos 20 ;):):)
 

jfreitas

Membro Conhecido
Sempre utilizei cartões de crédito, pessoal e profissionalmente sem quelquer problema.
Sem dúvida que são uma forma prática de fazer compras.

A semana passada cancelaram-me um cartão Millenium e esta semana foi o da mais que tudo... ambos têm chip e ambos foram utilizados em compras na net (site TAP)

Não significa que o problema esteja na Tap mas significa que houve intercepção de dados algures na "nuvem" que é a internet.

Hoje, tive conhecimento de mais tres casos de pessoas amigas.

Tudo isto significa que a segurança dos cartões está gravemente posta em causa. Acima de tudo é necessário um controlo mais assiduo das contas bancárias e um cuidado muito grande na utilização fisica dos cartões (seja na net seja em lojas).
 

Nuno

Administrador
Staff
Viva,

O que mais assusta é a crescente onda de fraudes com cartões. Quase me atrevia a dizer que é mais seguro fazer transacções pela internet (em sites de confiança) do que utilizando o cartão numa loja :)

O Homebanking é extremamente seguro, desde que se tome atenção ao link que se utiliza, evitar clicar em links de emails ou sites (Phishing), ter antivirus/firewalls/etc actualizados, pois existem outras formas de obter passwords (Keylogger ou Screen Capture) à qual nem as melhores técnicas estão a salvo.
 

jfreitas

Membro Conhecido
Gil:

O primeiro aspecto é exactamente esse... a maior parte das vezes o problema parte da nossa máquina...

Nuno:

No meu caso quase de certeza que foi ao comprar bilhetes no site da tap, porque um dos cartões só foi utilizado aí, nos últimos meses...

Mas começa a ser mais do que frequente este tipo de situações.. tanto na net como nas lojas... sinceramente já não sei o que é mais seguro.

Uma coisa é certa: é preciso um cuidado redobrado e máquinas "limpas de keyloggers, adwares, etc.etc.
 
Top