Novidades

Visto ESTA

tangerina79

Membro Conhecido
Boa tarde,

Gostaria de saber da parte de quem fez recentemente o ESTA, se já aparece a pergunta relativa a viagens anteriores a Cuba, nomeadamente se refere alguma data a partir da qual será relevante (ex: Se esteve em Cuba desde Jan 2021??...).

Isto porque a informação que encontro é contraditória, e nos sites oficiais pouco clara - alguns dizem que só não é elegível para o ESTA quem tiver estado em Cuba desde jan 2021, outros dizem que é desde sempre (!) o que não me apetecia nada porque já lá estive (há bastantes anos atrás) e gostava de ir aos EUA este ano ou para o próximo.

Alguém tem informações sobre isto?
 
Última edição por um moderador:
Tratei do ESTA em novembro para uma viagem a Nova Iorque no final de 2022.
Fiquei alojado em airbnb e no contacto nos EUA, assim como no endreço nos EUA, coloquei os dados do airbnb.
Em agosto de 2023 vou voltar aos EUA, novamente NY e ainda Boston e Washington.
No entanto vou ficar em outro(s) alojamento(s). É necessário atualizar o ESTA com um novo nome de contacto (hotel?) e endereço do hotel?
Obrigado e boas viagens.
 

ploferreira

Administrador
Staff
Boa tarde,

Gostaria de saber da parte de quem fez recentemente o ESTA, se já aparece a pergunta relativa a viagens anteriores a Cuba, nomeadamente se refere alguma data a partir da qual será relevante (ex: Se esteve em Cuba desde Jan 2021??...).

Isto porque a informação que encontro é contraditória, e nos sites oficiais pouco clara - alguns dizem que só não é elegível para o ESTA quem tiver estado em Cuba desde jan 2021, outros dizem que é desde sempre (!) o que não me apetecia nada porque já lá estive (há bastantes anos atrás) e gostava de ir aos EUA este ano ou para o próximo.

Alguém tem informações sobre isto?

Olá @tangerina79,

Estas são as questões colocadas atualmente, não há qualquer referência a Cuba ;)

ESTA.jpg


Tratei do ESTA em novembro para uma viagem a Nova Iorque no final de 2022.
Fiquei alojado em airbnb e no contacto nos EUA, assim como no endreço nos EUA, coloquei os dados do airbnb.
Em agosto de 2023 vou voltar aos EUA, novamente NY e ainda Boston e Washington.
No entanto vou ficar em outro(s) alojamento(s). É necessário atualizar o ESTA com um novo nome de contacto (hotel?) e endereço do hotel?
Obrigado e boas viagens.
Olá,

Segundo a minha interpretação das FAQ abiaxo não me parece que seja necessário

Each approved ESTA application generally is valid for two years and allows for multiple visits to the United States within that period without having to apply for another ESTA approval. Travelers whose passports will expire in less than two years will receive an ESTA valid until the passport’s expiration date.

A new travel authorization is required if: (1) the traveler is issued a new passport; (2) the traveler changes his or her name; (3) the traveler changes his or her gender; (4) the traveler’s country of citizenship changes; or (5) the circumstances underlying the traveler’s previous responses to any of the ESTA application questions requiring a “yes” or “no” response have changed. The associated fee will be charged for each new application submitted.
 

tangerina79

Membro Conhecido
Olá @tangerina79,

Estas são as questões colocadas atualmente, não há qualquer referência a Cuba ;)

Visualizar anexo 199868



Olá,

Segundo a minha interpretação das FAQ abiaxo não me parece que seja necessário
Isso ainda torna as coisas mais confusas …🥴

No próprio site do ESTA referem-se a Cuba ter sido incluída na lista dos “States Sponsor of Terrorism” em Janeiro de 2021, dando a entender que quem visitou este país - sem dizer desde quando - não pode obter ESTA, tem que pedir visto:

376AE3A4-9CAA-4654-8A08-C36C50028585.jpeg
Também no site da embaixada dos EUA em França se referem a Cuba, aí dizem que estão em causa viagens só desde Jan 2021:

46F05EFC-F9B2-4268-A883-0FB5C68C30D2.jpeg


Em fóruns / grupos de facebook / também já vi quem dissesse que são viagens a Cuba desde 2011 - como para a Síria, Irão, etc

Estava na esperança que a questão em que perguntavam sobre Cuba esclarecesse a data, mas afinal nem questão há !!

Estou baralhada!! 😂
 

ploferreira

Administrador
Staff
Pois... Uma vez que a pergunta não consta do ESTA eu "fazia-me de burro" e respondia apenas ao que estão a questionar, para todos os efeitos não está a mentir 😅
 

NunoPinho73

Membro
Boa noite. Hoje estive em uma Agência de Viagens Física a pedir informações para uma viagem no Verão para os USA/NYC.
A Funcionária perguntou se eu tinha estado em Cuba recentemente. Achei estranho, mas como não estive nem liguei, mas, agora a verificar este Fórum aparece esta dúvida.
Isto só foi o que me aconteceu.
 

tangerina79

Membro Conhecido
Boa noite. Hoje estive em uma Agência de Viagens Física a pedir informações para uma viagem no Verão para os USA/NYC.
A Funcionária perguntou se eu tinha estado em Cuba recentemente. Achei estranho, mas como não estive nem liguei, mas, agora a verificar este Fórum aparece esta dúvida.
Isto só foi o que me aconteceu.
Pois! Eu acho que o mais lógico e provável é ser só para quem viajou desde janeiro de 2021, quando Cuba foi adicionada à lista. Mas não deixa de ser chato...
Pode ser que o atual presidente reverta esta decisão.
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
@tangerina79, não sei bem se a nossa lógica conta para os EUA!

Também andei a pesquisar sobre o assunto antes de ir ao Irão e no meu caso não terei alternativa a não ser ir à embaixada pedir um visto de turista B2.
No caso do Irão e outros 7 países a não elegibilidade ao ESTA é para quem visitou desde 2011 apesar do "Visa Waiver Program Improvement and Terrorist Travel Prevention Act" ser de 2015.

A situação de Cuba não é explicita pois é considerado estado patrocinador de terrorismo mas não refere datas de viagem.
No entanto no site do ESTA diz que quem esteve em Cuba, mesmo que tenha um ESTA válido, tem de pedir visto: Official ESTA Application Website, U.S. Customs and Border Protection no quadrado do lado direito se clicares em "If i traveled to Cuba" direcciona para as FAQ onde aparece:

"How does Cuba’s designation as a State Sponsor of Terrorism impact my travel to the United States using my approved ESTA?
If a traveler is found to have visited a country designated as State Sponsor of Terrorism, the traveler is no longer eligible to participate in the Visa Wavier Program and must apply for a visa to enter the United States. "

Não fala em datas mas mesmo que não tenhamos carimbos no passaporte, numa das questões das FAQ diz que podem utilizar informação encontrada nas redes sociais que levem a vetar o processo de candidatura ao ESTA: Official ESTA Application Website, U.S. Customs and Border Protection

Dá uma espreitadela neste artigo de Outubro que fala nesta situação: Restricted ESTA entry after Cuba stay
E aqui tens a página a explicar a candidatura ao Visto: How to Apply / Visa Overview | Official U.S. Department of State Visa Appointment Service | Portugal | English

Vendo a coisa pela positiva, o Visto é caro mas dá para 10 anos ;)
 

NunoPinho73

Membro
Boa noite.
Fiz o pedido da Aprovação ESTA para a minha família.
Recebi o Email e remete para esta página com esta indicação.
Já imprimi por precaução. É só isto que aparece? Não deveria de dar 1 documento para cada 1 dos viajantes?

Obrigado.
ESTA.png
 

razzz

Membro Ativo
Eu tirei um documento de resumo de toda a família, mas tb consegui tirar uma autorização para cada um de nós.

P.S: já agora uma dica, não precisas de abrir uma mensagem para cada uma das questões que tens, podes ir juntando-me mesma e a malta vai respondendo
 
Última edição:

NunoPinho73

Membro
Obrigado.

Já agora, no Mail que recebi, indicam :

Arriving via a Land Border?


An I-94 is required for all ESTA approved applicants visiting or transiting the U.S. Travelers will be issued an electronic I-94 during the admission process and a $6 processing fee will be charged at a land port of entry. The I-94 website and CBP One™ mobile application allow you to apply in advance, saving you time at the port of entry, by capturing your destination information and allowing you to prepay using the payment type of your choice, including credit card or your digital wallet*. The I-94 website and CBP One™ mobile application also allow travelers to check the status of their admission to the United States and send alerts if your status is nearing expiration (Traveler Compliance Check).

Isto não é para nós, pois chegamos por Via aérea ?
 

jcmxxx

Membro
Também estou na mesma situação, estive em Cuba no ano passado e quero ir em Agosto para os states. Falei ontem com uma amiga da Abreu que disse para não arriscar mesmo, pois se na entrada detetarem que o passaporte é novo sem razão nenhuma, começam a questionar tudo e mais alguma coisa, o ideal é mesmo ter o visto que tem a vantagem de ser válido por 10 anos.
Tem de ser pedido na embaixada americana em Lisboa e o tempo de espera neste momento são 31 dias.
 
Última edição por um moderador:
Olá a todos!!!
Em Setembro irei viajar com a família até Nova Iorque e vou tratar agora do visto ESTA, mas tenho uma dúvida para a qual peço a ajuda de quem sabe mais do que eu.
Os voos até Nova Iorque e regresso são OPO-CDG-JFK. Os voos serão operados pela Air France para/de Paris e pela Delta para/de JFK desde Paris. Qual a origem que deve ser mencionada no visto ESTA? O Porto ou Paris?
Obrigado desde já pela ajuda/esclarecimento que possam dar aqui ao novato.
 

tangerina79

Membro Conhecido
Na sequência da questão que coloquei há uns tempos atrás relativamento ao impacto das viagens a CUBA no ESTA, parece que as autoridades dos EUA finalmente decidiram atualizar a informação de forma clara e neste momento já está bem explícito que apenas estão impedidos de tirar o ESTA os que viajaram para Cuba depois de Janeiro de 2021.

A questão de eligibilidade também já foi atualizada este mês e neste momento já é questionado explicitamente se viajou para CUBA desde 12-Jan-2021 (para além do Irão, Síria, etc)

1690626908784.png
 

ploferreira

Administrador
Staff
Viva,

Fui cuscar o formulário e de facto, não há como contornar a situação uma vez que a questão está agora bem explícita no questionário

Screenshot_20230729-221904.png
 

albertoguedes

Moderador
Staff
Viva,

Fui cuscar o formulário e de facto, não há como contornar a situação uma vez que a questão está agora bem explícita no questionário

Visualizar anexo 200860
Nunca estive em Cuba nem estou a pensar para já voltar aos EUA, mas fiquei aqui com uma dúvida sobre este tema. Supostamente não se pode tirar o ESTA quem esteve em Cuba depois de 12 Janeiro 2021 mas aí nesse print fala em 1 Março 2011.
 

tangerina79

Membro Conhecido
Sim, pensei que eles colocassem uma data diferente para Cuba na pergunta, mas afinal não - ficou tudo no "mesmo saco".

No entanto as FAQs que eles atualizaram são claras, só está impedido de tirar o ESTA quem esteve em Cuba após 12-Jan-2021. Se forem coerentes com o que eles próprios publicaram nas FAQs, se a pessoa indicar na questão que esteve em Cuba mas depois mencionar datas anteriores a 2021 o ESTA deverá ser aprovado na mesma....mas só com exemplos práticos se saberá a certeza...

No meu caso já estive em Cuba, mas em 2003, por isso à partida estará tudo OK para o ESTA
 

Ricardo_7

Membro Conhecido
Eu estive em Cuba em 2018 e já fui 2 vezes aos EUA depois disso sem qualquer problema. Portanto será mesmo após 12/01/2021 e não março de 2011.

Agora com isto uma dúvida parva, que ainda não entendi bem (ou talvez já), mas quem visitar Cuba agora (ou após janeiro de 2021) está impedido de entrar nos EUA? A alternativa é ter VISA e não ESTA, é isso?
 

tangerina79

Membro Conhecido
Não fica proibido de entrar nos EUA, apenas fica impedido de o fazer apenas com o ESTA.

O ESTA é um "visa waiver" (ou seja, substitui o Visto) e está disponível apenas para os cidadãos de alguns países (incluindo Portugal) que cumpram os requisitos de eligibilidade.

Neste caso, quem viajou para Cuba após Jan 2021 deixa de cumprir um dos requisitos de eligibilidade para o ESTA, pelo que se quiser entrar nos EUA terá de tirar o Visto normal de entrada (ir à embaixada, entrevista presencial, etc...) - é um processo mais moroso e mais dispendioso.
 
Top