Novidades

Viagem a Roma - Duvidas

Catarina1

Membro Novo
mokas: thanks!

Realmente eu vou pela easyjet. Volto é de TAP. Estive a ver no mapa e tenho uma mercearia perto do hotel onde vou ficar, terei que comprar pó de talco lá! LOL Damn.
Bem, lembro-me quando fui a Londres, voltamos de lá com pó de talco na mala grande. É essa a duvida, se posso levar na mala grande que vai no porão do avião. Lembro-me até que nós tivemos que nos descalçar no aeroporto de Londres e deixamos marcas de pó talco na passadeira preta onde passamos. LOOOL Mas nem nos disseram nada. A não ser que quisessem cheirar :) LOL
 

mokas

Membro Conhecido
Catarina1 disse:
mokas: thanks!

Realmente eu vou pela easyjet. Volto é de TAP. Estive a ver no mapa e tenho uma mercearia perto do hotel onde vou ficar, terei que comprar pó de talco lá! LOL Damn.
Bem, lembro-me quando fui a Londres, voltamos de lá com pó de talco na mala grande. É essa a duvida, se posso levar na mala grande que vai no porão do avião. Lembro-me até que nós tivemos que nos descalçar no aeroporto de Londres e deixamos marcas de pó talco na passadeira preta onde passamos. LOOOL Mas nem nos disseram nada. A não ser que quisessem cheirar ;) LOL

Oi!

Na mala de porão já podes levar!!! Pensei q te tivesses a referir a bagagem de mão! ;)
 

Buga

Membro
Olá a todos,

Tenho viagem marcada a Roma 4 dias com partida de Lisboa a 15 de Agosto. Tenho uma duvida com o Roma Pass. Sei que é válido para 3 dias e penso usa-lo a partir do 2º dia. Mas como é feita a contagem? É a partir do momento em que o levanto, a partir do momento que o uso no 1º museu, a partir da primera viagem de transporte público? Estava a pensar levantar o roma pass no aeroporto à chegada a roma mas só o começar a usar no dia seguinte, até porque dia 15 estão muitas atracções fechadas. Será que é melhor comprar o roma pass só no dia seguinte?

Desde já obrigado por todos os posts e reports que têm ajudado imenso no planeamento das visitas.

CR
 

Aninhas

Membro
COMEÇA A CONTAR A PARTIR DO MOMENTO EM QUE O COMPRAS E ATENÇÃO ÀS HORAS, SE O COMPRARES POR EXEMPLO ÀS 17H DÁ ATÉ ÀS 16.59 DO 3º DIA:p
 

BunnyCat

Membro Ativo
cramalhoo disse:
Olá a todos,

Tenho viagem marcada a Roma 4 dias com partida de Lisboa a 15 de Agosto. Tenho uma duvida com o Roma Pass. Sei que é válido para 3 dias e penso usa-lo a partir do 2º dia. Mas como é feita a contagem? É a partir do momento em que o levanto, a partir do momento que o uso no 1º museu, a partir da primera viagem de transporte público? Estava a pensar levantar o roma pass no aeroporto à chegada a roma mas só o começar a usar no dia seguinte, até porque dia 15 estão muitas atracções fechadas. Será que é melhor comprar o roma pass só no dia seguinte?

Desde já obrigado por todos os posts e reports que têm ajudado imenso no planeamento das visitas.

CR
Olá Carlos,

O Roma Pass é composto por 2 passes electrónicos independentes, que só começam a contar a partir da primeira activação.

Ou seja, podes activar o dos transportes no 1º dia e o dos museus só no 2º dia.

A partir do momento em que activas os passes começas a fazer a contagem decrescente... :blink:

Eu optei por comprar o meu on line e fiz o levantamento no Ponto de Turismo no Aeroporto... :D

Espero ter ajudado...
 

Buga

Membro
Obrigada pela sugestão. Era exactamente essa a minha dúvida. Já agora adorei o teu report sobre Roma

:blink:
 

amvba

Membro
Olá!
O Roma Pass pode ser utilizado por três dias consecutivos, a partir do momento em que o usas pela 1ª vez.
Roma é uma cidade maravilhosa!!! Gozem muito. Boas férias!
 

Buga

Membro
Roma pass

Olá,

já comprei o roma pass pela net e irei levantar no PIT de Termini no dia da chegada à tarde, já que o hotel onde irei ficar localiza-se muito perto.

No entanto só começarei a usar no dia seguinte. Estarei em Roma 5 dias, mas o 1º só estarei à tarde e o último não conta, pois parto de manhã.

No primeiro dia estou a pensar fazer um tour em autocarro panorâmico. Alguém recomenda? Companhias?

Desde já obrigado.

CR
 

mfbs78

Membro Novo
Olá Malta,
Então Catarina, como correu a viagem?
Eu vou dia 16 para Roma, alguma dica que possas dar.
Já comprei Roma Pass e a entrada para os Museus do Vaticano.
Cpts,
Filipe
 

Buga

Membro
Tomadas

Olá,

só mais uma questão. Vi que as tomadas em Itália têm uma forma particular de 3 pinos em linha (modelo L). Estou com dificuldades em arranjar um adaptador que tenha esta forma estranha. É fácil arranjar em Roma? O que dizem?
 

BunnyCat

Membro Ativo
Olá Carlos,

Eu não precisei de adaptador em Roma...
As tomadas lá são iguais às nossas... ou pelo menos eram no Hotel onde fiquei.
 

Buga

Membro
Tomadas em Itália

Olá,

fui pesquisar melhor e descobri que em Itália há 3 tipos de tomadas. C e F (que usamos em portugal também) e L.

obrigado mais uma vez
 

NCP

Membro Novo
Olá,

Vou a Roma em Outubro, e como o Hotel é perto do Vaticano, precisava de saber se para ir para o centro da cidade, dá para ir a pé ou preciso de apanhar autocarro?:s

Obg.
 

hydra

Membro Conhecido
Consegues ir a pé perfeitamente até à piazza navona e campo di fiori, etc. Mas também tudo depende da zona do Vaticano onde vais ficar :)

Entretanto se quiseres saber mais ou menos as distâncias e tempos, para ver se é possível ir a pé onde queres podes utilizar o calculador de percursos do google maps. É o que faço sempre e tenho conseguido ter uma noção real. :)

Como meio de transporte alternativo utilizei a rede de bicicletas partilhadas que eles têm na cidade.

Tks
 

globetrotter

Membro Novo
tanya disse:
Olá a todos!

Em Novembro gostava de passar uns diazinhos em Roma....

Acham que nessa altura haverá assim tanta gente que justifique comprar o bilhete para o Vaticano online?

Qual o preço do bilhete de autocarro e metro?

É verdade que o bilhete de metro do aeroporto a Termini é 11€?

Desde já obrigada.
Eu vou de dia 1 a 4 de Outubro, descobri uma alternativa ao Leonardo Express e aos Autocarros, que custam 11€ e 8€, respectivamente, embora haja quem diga que até podem custar mais...atenção, se o bilhete para o Leonardo Express for comprado no guichet onde estão os funcionários da Trenitalia sai mais caro, usem as máquinas automáticas que existem no átrio da estação.
O Leonardo Express custa no mínimo 11€, em virtude de ser um comboio só de 1ª classe (luxo), demora 31 minutos a percorrer os 32km que separam o Aeroporto de Fiumicino de Roma Termini, acrescento que não há paragens intermédias, sai de Fiumicino e só pára em Termini.
Os autocarros custam entre 8-10€ por pessoa, mas como a maioria dos voos chegam a Fiumicino da parte da manhã não aconselho esta opção, se houver engarrafamento na Auto-Estrada podem demorar mais de 1h a chegar a Termini.
A opção mais barata que existe é apanhar o comboio do Metro (não fazer confusão, não é o Metro), é um comboio que faz a ligação de Fiumicino à linha do Metro propriamente dita (é a linha mais à esquerda na plataforma do Leonardo), saiam em Trastevere (Ostiense) e usem as Linhas que vos levem ao vosso destino, vide mapa da rede de Metro de Roma
Código:
http://www.erboristeriaedaltro.com/BedandBreakfastRomaCentro/FOTO%20MAPPA%20METRO%20ROMA.htm
O comboio do Metro que vai até à linha do dito custa 5.50€ + 1€ do bilhete do Metro, se forem no Leonardo Express e o vosso alojamento não for junto a Termini, vão ter de apanhar o metro ou o bus, são 11€ + 1€, ora 6.50€ é bem melhor que 12, e a diferença na viagem é sensivelmente +15 minutos através do comboio+metro, ida e volta é uma poupança de 11 euros, na minha opinião compensa.

NOTA: Convém irem ao Google Maps, introduzam a morada do vosso alojamento e vejam qual é a estação de Metro mais próxima desse local, façam zoom se for necessário, as estações estão assinaladas no mapa com um M dentro de um círculo vermelho, se fizerem zoom suficiente mostrará o nome das estações, assim já sabem a vossa estação e escusam de andar feitos "totós" a perguntar por indicações...:)

Aconselho a compra do Roma Pass, custa entre 23 e 25€, dá acesso a dois museus (Coliseu, Palatino e Forum Romano contam como 1 só museu), dá descontos nos restantes e podem usar os autocarros da ATAC e o metro as vezes que quiserem, sem limites durante 3 dias. Atenção que o museu do Vaticano não está incluído na lista, é sempre pago à parte, no entanto a visita às Catacumbas Vaticanas (onde estão os túmulos dos Papas) e à Basílica de São Pedro são gratuitas.
Há também um bilhete de 11 euros (3 dias) só para usar a ATAC e o metro sem limitações BTI (Biglietto Turistico Integrato) , no entanto Roma tem tanto para ver que não é difícil que se andem 10km ou mais a pé por dia sem se dar por eles.
Atenção onde levam o dinheiro, telemóveis e documentos, convém ir tudo numa bolsa a tira colo, bem junto ao vosso peito e bem fechado, cuidado com as ciganas no Metro e nos autocarros, "limpam-vos" a carteira em menos de nada, sem darem por isso...convém não andarem com relógios de marca, ouros ou coisas de valor se quiserem ir beber um copo à noite, Roma não é mais perigosa que Lisboa por exemplo, à excepção talvez de ter muitos mais carteiristas....:)
Aconselho a tentarem alojamento o mais junto possível do Rio Tibre, do lado do Vaticano ou na outra margem, num raio de 20 minutos a pé visitam o Vaticano, Villa Borghese, etc, a dormida pode ficar um pouco mais cara, mas não têm de andar horas a pé até ao Centro Histórico, nem perderem aos 45 minutos, ou mais, nos transportes.

PS- Amanhã coloco aqui info acerca de onde comer, o quê e a que preços, há locais em Roma que são um achado, come-se de faca e garfo praticamente ao mesmo preço que nas tascas de Lisboa...e não me vou esquecer de indicar onde são os bares, as discotecas mais In de Roma, se a vossa viagem calhar a um fim de semana, percam 2 horitas e vão beber um copo...

Boas viagens
 

NCP

Membro Novo
Olá,


Que belas dicas, aguardo as de restaurantes e afins.
Quando voltar de Roma não se esqueça de vir contar todos os pormenores, pois eu vou no dia 23/10 e ainda tenho muitas dúvidas, nomeadamente a compra do Roma Pass e as entradas no Vaticano e Coliseu através da net:s

Obg.
 

tanya

Membro Novo
Olá Globetrotter,
fico a aguardar as dicas de restaurantes e bares. Vou estar em Roma durante o fim-de-semana e gostava de conhecer um bocadinho da noite romana.
 

uska

Membro
tanya disse:
Olá Globetrotter,
fico a aguardar as dicas de restaurantes e bares. Vou estar em Roma durante o fim-de-semana e gostava de conhecer um bocadinho da noite romana.
Olá Tanya!

Pela piada sugiro o bar de gelo, Ice Club, fica numa rua atrás do Fórum e é um bar inteiramente feito em gelo, inclusivamente os copos. A temperatura no interior é de uns "agradáveis" 5 graus negativos ;), por isso temos de usar parkas, luvas e gorros, mas é uma experiência engraçada, por ser diferente.
 

globetrotter

Membro Novo
Cá vão os locais com os comes e bebes, antes uns conselhos práticos:

Não entrem em restaurantes muito cheios, onde a esmagadora maioria dos clientes são turistas, ou locais que estejam vazios junto de outros com movimento, escolham restaurantes menos turísticos em que a clientela seja, na sua maioria, composta por locais...é quase sempre aposta ganha.

Restaurantes, Cafés e Gelatarias em Roma, mais barato que estes não há...

Mondo Arancina (especialidades sicilianas)
* Cuisines: Italian, Gastropub
* Via Marcantonio Colonna, 38
Palazzo del Freddo Giovanni Fassi (dos melhores gelados de Roma, e baratos, segundo dizem...)
* Via Principe Eugenio, 65
Rosticceria I Molisani (Pizzas a rodos)
* Cuisines: Pizza
* Via Bergamo, 5b
Ar filettaro a santa barbara (os pratos de bacalhau têm muita fama)
* Piazza di Santa Barbara

Deixo aqui outras casas, por zona onde os preços são muito idênticos aos praticados nas casas que acima recomendei:

Piazza Della Rotonda
Il Buco (Via di Sant'Ignazio, 8) Cozinha da Toscana
Da Gino (Vicolo Rosini, 4) Cozinha Regional
Piazza Navona
La Taverna (Via del Banco di Santo Spirito, 58) Cozinha Regional
Piazza Di Spagna
Al 34 (Via Mario del Fiori, 34) Cozinha Meridional
Birreria Viennese (Via della Croce, 21) Cozinha Austríaca, Cervejaria e especialidades do Nordeste de Itália
Mario alla Vite (Via della Vite, 55) Cozinha Regional
Aventino
Luna Piena (Via Luca della Robbia, 15-17) Cozinha Regional e Mediterrânea
Trastevere
Da Lucia (Vicolo del Mattonato, 2) Cozinha Regional

Info extra: Se quiserem gastar o mínimo de dinheiro possível com as refeições, há duas opções válidas, procurem casas que vendam Pizza al Taglio (ao peso), compram a quantidade que quiserem das variedades existentes...e só pagam pelo peso das ditas. Outra opção é entrarem numa casa de Panini e comprarem o pão e o recheio, os funcionários fazem-vos as sandes, há também charcutarias que o fazem, depois, se quiserem vão para junto de uma das muitas Fontes de Roma ou jardins e façam um piquenique...os próprios locais fazem-no, por isso nada de "vergonhas" ou "esquisitices"...;)

Copos:

Cuidado com o dinheiro, e não ostentem valores (relógios de marca, brilhantes, ouro, etc), levem só o BI, dinheiro para os copos e para o transporte de regresso se for caso disso, numa daquelas bolsas todas cool que se levam junto ao peito.
O metro encerra ao início da madrugada, mas os autocarros circulam, embora com menos frequência...se estiverem a 20 minutos ou menos do vosso alojamento, aventurem-se e vão a pé, mais uma vez, sem transportarem valores e sem darem "nas vistas"..."em Roma sê romano"...;)

Via Saturnia, o Monte Testaccio, ou a Vila Luvanda são áreas onde encontrarão discotecas, bares, pubs, se quiserem continuar a desfrutar da vida nocturna romana até as primeiras horas da manhã.
Podem ir beber uns copos com os amigos durante as vossas férias em Roma, numa cidade tão monumental é uma boa oportunidade para relaxarem após um árduo dia de visita as ruínas romanas e monumentos.

PS- Como é óbvio não vou citar nomes de bares e discotecas, era o mesmo que o tentar fazer referindo-me ao Bairro Alto, por exemplo...era uma tarefa hercúlea...;)

Alguma dúvida extra que tenham, é só dizerem...;)

Boas viagens
 

NCP

Membro Novo
Obrigada pelas dicas!!;)
Como vou em finais de Outubro e anoitece cedo, e claro gostaria muito de ver e fotografar a Fontana de Trevi e o Coliseu à noite, acha que é seguro passear por Roma depois da hora de jantar? Outra questão tem a ver com os táxis, são fáceis de localizar, são burlões, é preciso perguntar o preço antes de entrar???
Desculpe o interrogatório...mas preciso de ir prevenida!!

Muito obrigada.
 
Top