Novidades

Vacinas na Riviera Maia

Acredito que seja um tópico já existente no forum mas não encontro e preciso de esclarecer se é necessário levar boletim de vacinas para a riviera mexicana, e se é preciso levar alguma vacina em especial :rolleyes:

chitombo

Membro
Não é necessário levar boletim de vacinas e também não é necessária nenhuma vacina especial.

Tiquiss

Membro Conhecido
Boa tarde,

Tal como já foi dito, não é necessário o boletim de vacinas nem qualquer tipo de vacina previamente tomada.

Ainda assim, aconselho a levar alguns medicamentos para qualquer distúrbio intestinal ou viral.

Filipe Azevedo

Membro Novo
Este topico já é um pouco antigo, mas para tirar as duvidas cá vai! :)
Sabem-me dizer se nesta altura é aconselhavel alguma vacina para visitar Riviera Maya?

Dsanto

Membro Conhecido
Este topico já é um pouco antigo, mas para tirar as duvidas cá vai! :)
Sabem-me dizer se nesta altura é aconselhavel alguma vacina para visitar Riviera Maya?
Embora no geral as pessoas não tomem nenhuma vacina, se for à consulta do viajante (situação aconselhada para qualquer viajante para fora da europa) vão lhe aconselhar algumas, como pode constatar pelo link que anexo... Agora do que se aconselha ao que realmente se leva em consideração, já depende de cada um.
México - Consulta Viajante

Lady_R

Membro Conhecido
Eu optei por levar a da hepatite. Mais vale prevenir...
E levo Imodium na mala. A vingança de Montezuma pode ser lixada!

cRaZyzMaN

Membro Conhecido
Eu optei por levar a da hepatite. Mais vale prevenir...
E levo Imodium na mala. A vingança de Montezuma pode ser lixada!
Comprimidos para diversas eventualidades, é recomendado, nunca se sabe o que pode acontecer.

Última edição por um moderador:

Filipe Azevedo

Membro Novo
A nível de cuidados de saúde é necessário algum cuidado especifico? Alem de beber sempre água engarrafada, evitar a comida vendida na rua por vendedores ambulantes?
Eu vou para o Riu Tequila, a nivel de comida frutas e verduras espero que possa comer descansado!!

Lady_R

Membro Conhecido
Eu prefiro não comer nada que tenha casca, e evito um bocado as saladas que não vi lavar, mesmo cá.

Filipe Azevedo

Membro Novo
Exato assim como peixe e carne crua. E a nível de fruta que evitava? Se bem que em Riviera Maya dizem ser dos locais que não inspiram grandes cuidados.
Mas mais vale prevenir! :)

Última edição por um moderador:

Dsanto

Membro Conhecido
A nível de cuidados de saúde é necessário algum cuidado especifico? Alem de beber sempre água engarrafada, evitar a comida vendida na rua por vendedores ambulantes?
Eu vou para o Riu Tequila, a nivel de comida frutas e verduras espero que possa comer descansado!!
Vais para um hotel da cadeia RIU portanto acho que podes comer fruta e saladas à vontade. É uma cadeia de gestão espanhola, se fosses para outro tipo de hotel diria para comeres apenas fruta descascada e não comeres saladas, mas num RIU, tal como outras cadeias (Iberostar, Melia, Barceló, Bahia Principe, etc.) acredito que podes estar descansado em relação a isso. Eu já estive em 4 RIU's diferentes e comi sempre muita fruta e muita salada, eram praticamente os meus almoços e são aliás 2 items de alimentação muito ricos e variados naquelas zonas tropicais, e nunca tive nenhum problema. Acho que podes confiar na higiene e boas práticas da cozinha do hotel.

Lady_R

Membro Conhecido
Eu como gosto de conhecer bem o "terreno", li as reviews quase todas do último ano dos RIUs (juro!) de Playa del Carmen e, encontrei alguns relatos de "gastroenterites" (lol). Curiosamente, a maioria são de pessoal do hemisfério norte, e nos meses mais frios. Terá a ver com o choque térmico, aliado a um consumo desregrado de alcóol, comida temperada e frutas tropicais?
É que não acredito que seja por comida estragada, ou seriam dezenas de pessoas a cair doentes, e não meia dúzia de cada vez.

Dsanto

Membro Conhecido
Eu como gosto de conhecer bem o "terreno", li as reviews quase todas do último ano dos RIUs (juro!) de Playa del Carmen e, encontrei alguns relatos de "gastroenterites" (lol). Curiosamente, a maioria são de pessoal do hemisfério norte, e nos meses mais frios. Terá a ver com o choque térmico, aliado a um consumo desregrado de alcóol, comida temperada e frutas tropicais?
É que não acredito que seja por comida estragada, ou seriam dezenas de pessoas a cair doentes, e não meia dúzia de cada vez.
Pressuponho que as "grastoenterites" referidas sejam apenas diarreias aliadas sim aos fatores de que fala. Atividade física (mar+praia+caminhadas+calor) aliado a exageros alimentares (no TI as pessoas têm tendência a "enfardar") e claro muito álcool e existem frutas que de facto desprendem o intestino, mas isso não é propriamente ficar doente, passa com o immodium... mas lá está, ao almoço comia apenas saladas e frutas (ananás, papaia, maracujás...) para à noite aproveitar os pratos do buffet sem caír no exagero a todas as refeições do dia. Depois há ainda uma situação que noto e que acho que potencia estas coisas, nós por cá ao pequeno almoço normalmente optamos por leite com cereais, torradas, sumos naturais, lá às vezes atiramo-nos ao bacon, aos ovos mexidos, ao típico pequeno almoço americano a que não estamos habituados, e se o fizermos muitas vezes, acredito que corra mal.
Quando falo nas saladas e frutas com casca refiro-me ao facto de que acredito que nestas cadeias de hotel eles lavam os alimentos convenientemente e portanto não corremos o risco de apanhar bactérias ou vírus...
Preocupar-me-ía mais em levar um bom repelente por causa do zika e da dengue, que aí sim, se nos pega ficamos de cama e lá se vão as férias...

Lady_R

Membro Conhecido
Sim, refiro-me ás crises de diarreias e vómitos, que aparecem nas reviews, e das quais acusam logo a comida do hotel, sem pararem para pensar no que fizeram...
O meu receio não é tt em relação ao mal lavado, é a água com que lavam. Se não podemos beber a água, nem sequer escovar os dentes com ela, será seguro comer coisas que foram lavadas com essa água?

Dsanto

Membro Conhecido
Sim, refiro-me ás crises de diarreias e vómitos, que aparecem nas reviews, e das quais acusam logo a comida do hotel, sem pararem para pensar no que fizeram...
O meu receio não é tt em relação ao mal lavado, é a água com que lavam. Se não podemos beber a água, nem sequer escovar os dentes com ela, será seguro comer coisas que foram lavadas com essa água?
Concordo, a maioria das pessoas exagera muito, se o fizesse em casa ficava nas mesmas condições.
Essa é uma questão pertinente, mas da pouca biologia que conheço, diria que ao ingerirmos água, estamos por assim dizer a beber da fonte, e o nosso corpo absorve o que está na água, na lavagem das frutas/verduras estes não absorvem a água, a água é um meio de passagem da sujidade que as frutas/verduras têm para o ralo... e a água remanescente seca... as coisas expostas já estão lavadas e secas... Agora, pode lá ficar alguma coisita ainda viva que ao comermos possamos absorver? Poder pode, mas as chances são ínfimas... se calhar são menores que a chance de acontecer o mesmo através do cozinheiro que descascou a fruta depois de lavar as mãos naquela água passar alguma coisa que tenha ficado na mão para a fruta que descasca. Acho que por norma, em boas condições de saúde o nosso sistema himunitário também é capaz de lidar com algumas coisitas dessa dimensão...

Alguém sabe se por acaso é possível fazer alguma análise depois de virmos, isto é o mais provável é sermos picados, mas visto que o zika e outros podem não causar os sintomas, podemos saber se fomos infetados ou não? Pelo que já li algumas pessoas foram infectadas, mas não tiveram sintomas..