Novidades

TRANSPORTES ROMA - ESSÊNCIAL

Janica

Membro Ativo
Roma - deslocação e transportes públicos


afarm8.staticflickr.com_7270_7036419101_281ec429b9_b.jpg


Se você não é o tipo habituado a usar autocarro ou metro na vida, o sistema de transporte público de Roma pode lhe parecer caótico.

afarm8.staticflickr.com_7099_7036452983_a0162e76c9_b.jpg

Só existem duas linhas de metro, A e B, que cortam a cidade em forma de X. O metro é rápido e geralmente cheio.

A malha de autocarro, por sua vez, é gigantesca e, nos dias úteis, passa um autocarro atrás do outro. Não é muito fácil entender qual autocarro vai para onde, nem onde você deve desembarcar. O ideal é você pedir a informação para o concierge de seu hotel como você deve fazer para chegar de um ponto ao outro e anotar, assim fica mais fácil se orientar. Os idosos italianos também são grandes fontes de ajuda.

afarm8.staticflickr.com_7207_6890330542_fcc1fba284_b.jpg

Nas paradgens do autocarro (fermata) há a indicação de todas as paragens e para onde vai, mas isto só facilita sua vida se você souber onde terá de descer.
Ter um mapa em mãos é sempre uma boa maneira para controlar o itinerário e, se você utilizar os monumentos como pontos de referência, você terá uma ideia de onde está e quanto falta para chegar ao destino.
Há também linhas de eléctico de superfície rápido e limpo, mas as opções são limitadas.

A passagem de transporte público custa 1 euro e vale por tempo, por uma hora e quinze. Neste intervalo, você pode utilizar o metro uma vez com direito a uma conexão de autocarro (ou vice-versa), ou trocar quantas vezes de autocarro e elétrico quiser.

afarm8.staticflickr.com_7187_7036433085_f2119c51e9_b.jpg

Você pode comprar os bilhetes para autocarro e metro nas tabacarias (procure os estabelecimentos com um T, de Tabacchi, na porta).

afarm8.staticflickr.com_7187_7036467995_4a714762f3_b.jpg

Assim que você embarcar no autocarro, você deve convalidá-lo nas máquinas amarelas na frente e no fundo do veículo. No metro, basta inseri-lo na catraca e pegá-lo novamente.

No entanto, se você estiver hospedado na região central, é bastante provável que você utilize bem pouco o transporte público, pois quase tudo pode ser feito à pé, e eu lhe garanto que não há nada mais agradável do que caminhar por Roma.

E fique sempre atento a seus pertences, principalmente nos autocarro e metro partindo de Roma Termini, a principal estação de trem da cidade, pois é o roteiro favorito dos carteiristas.

E deixe para pegar táxi em última circunstância, pois é caro e você corre o risco de se desesperar ao ver o taxímetro rodando num congestionamento.

Site oficial da sistema de transporte público de Roma (em italiano e inglês)
http://www.atac.roma.it/

Tirado de Viagens para Mão de Vaca http://www.maosdevaca.com
 
Última edição por um moderador:

Dinisgaspar

Membro Novo
Olá Janica.

Parabéns pelas excelentes dicas.

Eu vou no final do mês a Roma e estou a pensar comprar o Romapass tb por causa das entradas gratuitas e para ir ao vaticano.

De resto estou a pensar fazer quase tudo a pé. Vou ficar na zona de Termini.

Achas que dá para ir até trastevere a pé? e à Villa Borguese?

Em ultimo caso compro viagens avulsas para o metro. O que achas?

Obrigado
 

Janica

Membro Ativo
Olá Dinis,

Aconselho vivamente o RamaPass. Dá para entrar em duas atracções/museus gratuitamente e tens desconto nas seguintes.
O Roma Pass não é válido para o Museu do Vaticano, por isso aocnselho a comprar online pois evitas filas.
O romapass também dá direito a andar de transportes, por isso usa sempre que achares necessa´rio!

De Termini a Trastevere a pé ainda é um bocadinho... vai de trasnportes até junto ao Rio e deppois a pé ou pergunta no Hotel se há algum autocarro directo para lá.
Para a Villa Borguese, podes ir a pé dependo do local exacto em que estejas em Termini mas podes ire de metro até à Piazza del Popolo e depois subir até à Villa, conheces o Jardim a caminho da Galeria Borguese.

Espero ter ajudado.

Boa Viagem :bye1:
 

ladym

Membro Conhecido
Grandes dicas :)
Qd estive em Roma em fevereiro imprimi vários trajectos de bus....e afinal só andei de bus porque precisei mesmo (torci um pé) senão andava sempre, sempre a pé :)
 

Dinisgaspar

Membro Novo
Olá Dinis,

Aconselho vivamente o RamaPass. Dá para entrar em duas atracções/museus gratuitamente e tens desconto nas seguintes.
O Roma Pass não é válido para o Museu do Vaticano, por isso aocnselho a comprar online pois evitas filas.
O romapass também dá direito a andar de transportes, por isso usa sempre que achares necessa´rio!

De Termini a Trastevere a pé ainda é um bocadinho... vai de trasnportes até junto ao Rio e deppois a pé ou pergunta no Hotel se há algum autocarro directo para lá.
Para a Villa Borguese, podes ir a pé dependo do local exacto em que estejas em Termini mas podes ire de metro até à Piazza del Popolo e depois subir até à Villa, conheces o Jardim a caminho da Galeria Borguese.

Espero ter ajudado.

Boa Viagem :bye1:
Obrigado Janica pela ajuda.

Sim o Romapass já decidimos comprar e vamos utlizá lo para aquele bilhete combinado do Coliseu, Forum Romano e Monte Palatino. Onde achas que devo utilizar a segunda entrada gratís?

O Vaticano tb já esta marcado e pago :) para evitar as filas. Será preciso reservar mais alguma entrada?

E já agora, o que achaste da zona de Termini?

Obrigado
 

Janica

Membro Ativo
Obrigado Janica pela ajuda.

Sim o Romapass já decidimos comprar e vamos utlizá lo para aquele bilhete combinado do Coliseu, Forum Romano e Monte Palatino. Onde achas que devo utilizar a segunda entrada gratís?

O Vaticano tb já esta marcado e pago :) para evitar as filas. Será preciso reservar mais alguma entrada?

E já agora, o que achaste da zona de Termini?

Obrigado
Eu utilizei o Roma Pass També no Colisseu e Forúm e depois usei nos Museus Capitolinos por ser uma das atarcções mais caras...


Podes ver mais algumas dicas que deixei aqui:
https://www.portaldasviagens.com/topic/10819-dicas-essenciais-roma/
 

Janica

Membro Ativo
Obrigado Janica pela ajuda.

Sim o Romapass já decidimos comprar e vamos utlizá lo para aquele bilhete combinado do Coliseu, Forum Romano e Monte Palatino. Onde achas que devo utilizar a segunda entrada gratís?

O Vaticano tb já esta marcado e pago :) para evitar as filas. Será preciso reservar mais alguma entrada?

E já agora, o que achaste da zona de Termini?

Obrigado
Sory esqueci-me da questão sobre Termini....

Confesso que não fiquei lá muito tempo, apenas passei por lá para ver a Igreja Sta. Maria Magiori (que recomendo).
Dizem ser uma zona menos tranquila... mas não tive problemas, e pessoas que ja ficaramlá também dizem ser ok.
Eu fiquei no Vaticano.

Boa Viagem :bye1:
 

Arkantos

Membro Novo
Obrigado pelas dicas que serão muito utéis daqui a 3 semanas! :) tenho lido vários relatos de que Roma é uma cidade que se faz mt bem a pé, isto é verdade?

Eu vou ficar perto do coliseu, por isso se esta info se confirmar, em principio não vai ser necessário andar tt de transportes publicos!
 

carlos_lopes

Membro Novo
Olá Janica.

Parabéns pelas excelentes dicas.

Eu vou no final do mês a Roma e estou a pensar comprar o Romapass tb por causa das entradas gratuitas e para ir ao vaticano.

De resto estou a pensar fazer quase tudo a pé. Vou ficar na zona de Termini.

Achas que dá para ir até trastevere a pé? e à Villa Borguese?

Em ultimo caso compro viagens avulsas para o metro. O que achas?

Obrigado
Também vou estar por aquelas bandas no fim do mês de Abril. E vai ser a minha primeira vez, vamos ver como corre!!!
 

ladym

Membro Conhecido
Obrigado pelas dicas que serão muito utéis daqui a 3 semanas! :) tenho lido vários relatos de que Roma é uma cidade que se faz mt bem a pé, isto é verdade?

Eu vou ficar perto do coliseu, por isso se esta info se confirmar, em principio não vai ser necessário andar tt de transportes publicos!
Eu fiquei perto do Coliseu e no dia que cheguei, fomos logo a Campidoglio, Vittoriano, Piazza Venezia,Trastevere, Boca da verdade,Bairro Judeu, quase chegámos a Campo de Fiori, fomos até Zona da Fontana de Trevi, metade da Via del Corso e ainda regressamos pelos mercados de trajano para o hotel....isto tudo entre as 14:00 e tal e as 19:00, com paragem para comer duas vezes, nas calmas mesmo e ainda estivemos uma boa meia hora na area do coliseu a tentar descobrir se estava aberto ou não (porque esteve fechado 3 dias devido á neve).Por isso estás a ver, anda-se muito bem.Adorei ter ficado instalada na area do coliseu, se regressar a Roma vou tentar ficar no mesmo sitio :)
 

carlos_lopes

Membro Novo
Nós vamos estar de 20 a 25.

Se precisares de algum info diz que nós de Roma já temos quase tudo pronto.
Engraçado, nós vamos de 26 a 1 de Maio. É uns a vir e outros a ir.

Nós vamos ficar no Hotel H10 Roma Città que fica situado na zona de Marconi, perto de Trastevere. Não É central, nas como tem shuttle de borla não me chateio muito. As minhas duvidas É em relação á papa, mas como somos bons garfos acho que não vamos ter problemas. Tenho andado a ver uns restaurantes para irmos jantar á noite e tenho alguns em mente para ir lá dar um salto. A ver como vai correr. De resto É uns bons sapatos e toca a andar. Se tiveres algo que queiras partilhar ou aconselhar agradeço ;)
 

Atlântida

Membro Novo
Olá,

Também fui com o Romapass e, apesar de termos andado muitíssimo a pé (no final do 2º dia já tinha bolhas nos pés e no 3º dia imensas dores nos gémeos), também nos compensou em termos de metro (se tivéssemos andado só a pé não tínhamos tido tempo para ver tanta coisa mas, repito, que ainda andámos muito).

Por isso, levem sapatos que, para além de bastante confortáveis, não aqueçam muito o pé.

Boa viagem!
 

Janica

Membro Ativo
Engraçado, nós vamos de 26 a 1 de Maio. É uns a vir e outros a ir.

Nós vamos ficar no Hotel H10 Roma Città que fica situado na zona de Marconi, perto de Trastevere. Não É central, nas como tem shuttle de borla não me chateio muito. As minhas duvidas É em relação á papa, mas como somos bons garfos acho que não vamos ter problemas. Tenho andado a ver uns restaurantes para irmos jantar á noite e tenho alguns em mente para ir lá dar um salto. A ver como vai correr. De resto É uns bons sapatos e toca a andar. Se tiveres algo que queiras partilhar ou aconselhar agradeço ;)
Olá Carlos no meu report de Roma tens dicas de restaurantes!

Boa Viagem :bye1:
 

Dinisgaspar

Membro Novo
Engraçado, nós vamos de 26 a 1 de Maio. É uns a vir e outros a ir.

Nós vamos ficar no Hotel H10 Roma Città que fica situado na zona de Marconi, perto de Trastevere. Não É central, nas como tem shuttle de borla não me chateio muito. As minhas duvidas É em relação á papa, mas como somos bons garfos acho que não vamos ter problemas. Tenho andado a ver uns restaurantes para irmos jantar á noite e tenho alguns em mente para ir lá dar um salto. A ver como vai correr. De resto É uns bons sapatos e toca a andar. Se tiveres algo que queiras partilhar ou aconselhar agradeço ;)
Pois estamos desencontrados nas datas :D

Quanto a restaurantes vamos a contar mais com as pizzas de levar e continuar a andar :lol: mas as gelatarias já as apontámos todas looloool

De resto já temos o planeameamento com os percursos por dias mas como estamos na zona de Termini, acredito que sejam diferentes dos vossos :)

Senão falarmos atÉ lá, uma excelente viagem para vocês.

Cumptos
 

Subbuteiro

Membro Ativo
Gelatarias que eu sugiro:

- Palazzo del Fredo, entre as Estações Manzoni e Vittorio Emanuele, por ser a mais antiga de Roma;
- Giolitti, junto ao Parlamento, por ser frequentada pela alta sociedade;
- San Crispino, junto à Fonta de Trevi, por serem os mais deliciosos;
- Della Palma, junto ao Panteão, por terem a maior variedade;

Outras, sugiram...
 

didaps

Membro Novo
Caros users, foristas whatever!

Eu sou novo no fórum, em relação aos posts, esté é o meu primeiro post. Mas quero agradecer aos users pela boa informação prestada.
Gostaria de obter algumas informações sobre Roma, que por acaso irei lá no dia 27 de Abril até dia 2 de Maio. Gostava de saber qual a melhor opção de transporte do Hotel Sheraton para o centro de roma e principalmente para o aeroporto Ciampino. Estive a ver no google maps, que através de metro, existe uma paragem de metro (magliana) e que fica sensívelmente a 1 km do hotel, onde posso ir até ao centro de roma com alguma facilidade, a questão é....se existe outros meios de transporte (exceptuando o aluguer de carro ou táxi) que possa ser um meio de transporte viável(mais barato!!!) para quem fique no hotel e queira se movimentar por Roma.

Cumps a todos os foristas
 

carlos_lopes

Membro Novo
Caros users, foristas whatever!

Eu sou novo no fórum, em relação aos posts, esté é o meu primeiro post. Mas quero agradecer aos users pela boa informação prestada.
Gostaria de obter algumas informações sobre Roma, que por acaso irei lá no dia 27 de Abril até dia 2 de Maio. Gostava de saber qual a melhor opção de transporte do Hotel Sheraton para o centro de roma e principalmente para o aeroporto Ciampino. Estive a ver no google maps, que através de metro, existe uma paragem de metro (magliana) e que fica sensívelmente a 1 km do hotel, onde posso ir até ao centro de roma com alguma facilidade, a questão é....se existe outros meios de transporte (exceptuando o aluguer de carro ou táxi) que possa ser um meio de transporte viável(mais barato!!!) para quem fique no hotel e queira se movimentar por Roma.

Cumps a todos os foristas
O Hotel em questão tem um transfer que efetua esse serviço até ao centro de Roma, senão me engano tem um custo de 3 euros.

Eu também vou andar por lá por essa altura 26 a 1 de Maio e na minha busca de hoteis tambem vi esse Hotel, mas acabei por ir para um que fica mais perto do centro e que tambem tem transfer entre o hotel e o centro. Ficou foi mais carito, além que o Sheraton tem "piores" comentários de quem já lá esteve. Li algures que esse trajeto entre o0 metro e o hotel não deve ser muito utilizado pois pelo que vi no google maps aquilo é uma avenida com pouco espaço para os peos e se forem com malas ainda pior.

Eu tambem vou chegar ao aeroporto de roma (Ciampino) e para o hotel vou num autocarro (Terravision) que por 4 euros me poem no centro de Roma (Estação Termini). Depois daí ou apanho um taxi para o hotel (que deve ser muito mais barato) ou vou de autocarro que no meu caso é o 170. Para teres uma ideia o trajeto de taxi entre o aeroporto e o centro anda na ordem dos 50 euros +-.

Mais duvidas, expõem

Carlos
 

didaps

Membro Novo
Olá Carlos,

Obrigado pela resposta, também devo de fazer o que me disseste. Chegar ao aeroporto(Ciampino) e depois apanhar o autocarro até à estação Termini, logo em seguida apanhar o metro, porque não sei se existe alguma carreira que passe perto do hotel sheraton.
Já agora se souberes essa informação, faculta-me sff.

Cumps,

D.
 
Top