Novidades

Soltour impossibilitada de cumprir com voos previstos da White

Pena

Membro Ativo
Eu acho que no fundo estamos a pagar caro o facto de não existir concorrencia, pois quando o grupo orizon operava para as caraibas não me lembro de tantos problemas.

Talvez no proximo ano as coisas voltem a equilibrar-se, obrigando a Soltour a olhar de forma diferenye para o mercado portugues.
 

NS72

Membro Novo
Boa tarde Ruben,

Sou solidário com o seu problema.Eu mesmo passei por uma situação semelhante e estou a tomar medidas no sentido de esclarecer a situação e ser ressarcido,claro.
Após comunicação de alteração de voo SATA ,em Maio,para um voo White com partida as 12:00,a Abreu anuncia 3 dias antes da partida,nova alteração na hora do voo para 9 horas mais tarde igualmente na White,ou melhor,na Previlege ( supostamente subcontratado pela white)com escala no aeroporto de Gendrei Canadá.tomamos conhecimento da escala e da duração do voo já dentro do avião por comentários de outros passageiros.

Como resultado 13 horas de voo e menos uma noite como lhe aconteceu.Não quero acreditar que se trata de um esquema para enganar os clientes,e se efectivamente o Ruben tiver razão na sua abordagem,esse tipo de comportamento tem que acabar pelo que sugiro que não se conforme e reclame ao provedor da Hotelaria e Turismo.
Não desista e reclame ,pois só assim poderemos travar a impunidade com que as agências,operadores e companhias aéreas envolvidas se apresentam.

Peça esclarecimentos a sua agência e fundamente uma reclamação ,sempre por escrito, e envie posteriormente cópias da documentação que tem em seu poder para a Deco,e provedor.

Não desista!essa pode ser a estratégia com que os envolvidos contam.

Cumprimentos,
NS
 

Z00L

Membro Novo
Enviar reclamações para a DECO sem ser associado pagante é uma inutilidade e perda de tempo.

Enviar sim, como já foi dito, para o Provedor e INAC se não obtiver respostas em tempo util.
 

Ruben Gonçalves

Membro Ativo
Boa tarde amigos viajantes

Como prometi ir dando noticias sobre este tópico, aqui vai!

Primeiro assalto como no box! RUBEN 1-0 SOLTOUR

Provedor deu razao à minha reclamação e deu indicações para proceder ao pagamento do valor devido pelo prejuizo.
Como isto ainda deve ser passivel de recurso ou contestação. ? Ainda nao vou festejar...
Mas como disse, nem que tenha direito a 1 euro! Com a minha cara nao brincam e a maneira como se passaram as coisas nao é digna de um pais que embora pobre nao merece este tipo de tratamento por parte deste operador espanhol.
 

Da Vinci

Membro Novo
Ruben Gonçalves disse:
Boa tarde amigos viajantes
Como prometi ir dando noticias sobre este tópico, aqui vai!
Primeiro assalto como no box! RUBEN 1-0 SOLTOUR
Provedor deu razao à minha reclamação e deu indicações para proceder ao pagamento do valor devido pelo prejuizo.
Como isto ainda deve ser passivel de recurso ou contestação. ? Ainda nao vou festejar...
Mas como disse, nem que tenha direito a 1 euro! Com a minha cara nao brincam e a maneira como se passaram as coisas nao é digna de um pais que embora pobre nao merece este tipo de tratamento por parte deste operador espanhol.
Olá Ruben.
Ainda bem que tem um parecer favorável , concordo consigo quando diz "nem que seja um €". O que se passou foi uma total falta de respeito pelo cliente ...
Acho que se mais pessoas não se deixassem vencer pelo cansaço talvez a operadora pensasse duas vezes antes de tratar os clientes desta forma.
 

Ruben Gonçalves

Membro Ativo
Da Vinci disse:
Olá Ruben.
Ainda bem que tem um parecer favorável , concordo consigo quando diz "nem que seja um €". O que se passou foi uma total falta de respeito pelo cliente ...
Acho que se mais pessoas não se deixassem vencer pelo cansaço talvez a operadora pensasse duas vezes antes de tratar os clientes desta forma.
Vale sempre a pena reclamar com fundamento e com método.
Eu criei este topico, pode parecer insignificante, mas tem mais de 20 mil views! Sao muitos potenciais clientes da Soltour.
Depois convem reclamar logo junto da agencia que vendeu o destino, depois junto da propria soltour (embora estes nem respondam....)
O que fiz de seguida, foi no destino convencer o pessoal a nao fazer as excursões pelo operador! O que consegui! Lol e ate calhou bem pois fomos muito bem tratados pelos dominicanos, neste caso o Vicente.
Por fim, quando regressei, voltei a reclamar na agencia e por fim com todos os elementos reunidos, junto do provedor!

Em 5 dias acusaram a recepção do email deram andamento ao processo.!
Em 30 dias tem de emitir um parecer que enviam para os intervenientes ao mesmo tempo.
 

Oscar Reis

Membro Conhecido
Ruben Gonçalves disse:
Primeiro assalto como no box! RUBEN 1-0 SOLTOUR

Provedor deu razao à minha reclamação....
Bom dia Ruben,

Neste caso a agência é a Abreu, membro APAVT.
Se fosse uma agência espanhola (Dominicanatours, viajessoloofertas, .... ) ou até mesmo uma nacional mas que não fosse membro APAVT, a reclamação seria feita a quem?
 

Ruben Gonçalves

Membro Ativo
Oscar Reis disse:
Bom dia Ruben,

Neste caso a agência é a Abreu, membro APAVT.
Se fosse uma agência espanhola (Dominicanatours, viajessoloofertas, .... ) ou até mesmo uma nacional mas que não fosse membro APAVT, a reclamação seria feita a quem?
Pois para essa pergunta nao tenho resposta.
Mas membro ou nao, existem regras da aviação e das agencias de viagem.
Regras essas que devem ser cumpridas, pelo que devemos enviar na mesma a reclamacao para a entidade que nos vendeu e se calhar o provedor consegue actuar na mesma, mas como disse é um assunto que desconheço.
 

Oscar Reis

Membro Conhecido
A minha pergunta é mesmo no sentido de que, cada vez mais, as viagens são compradas online a agências estrangeiras e se algo correr mal não sei a quem nos devemos socorrer.

Se entretanto alguém tiver certeza de como deverá ser, seria útil para os utilizadores do Portal essa informação.
 

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Oscar Reis disse:
A minha pergunta é mesmo no sentido de que, cada vez mais, as viagens são compradas online a agências estrangeiras e se algo correr mal não sei a quem nos devemos socorrer.

Se entretanto alguém tiver certeza de como deverá ser, seria útil para os utilizadores do Portal essa informação.
Óscar,

A questão não será ser membro ou não da Apavt mas sim ser aderente ou não ao Provedor do Cliente.

Neste caso (venda através do operador soltour) o que é importante é a soltour ser "aderente" ao Provedor.

É de longe a forma mais segura e rápida de reclamar. Quanto ao online e a operadores não aderentes... o caminho será mais longo e demorado (como era antigamente) que é ir com o processo para tribunal "normal". (por favor corrijam se estiver enganado)

Se as coisas não alteraram o Provedor do Cliente funciona como aquele programa que existiu em tempos na Tv. o "Juiz decide". o que o provedor decidir é acatado pelo o operador (neste caso) ou pela a agência num outro caso em que seja agência vs cliente.

Há excepções mas no Provedor por defeito em 30 dias o caso está resolvido...

PS- deixem a Deco de fora que neste caso só atrapalha... ;)
 

GrandeCruz

Membro Ativo
Boa noite a todos,
Não vou voltar a falar no que me aconteceu pois já o fiz nalgumas páginas mais atrás.
Resumidamente, só para informar que o provedor também já me deu resposta, e o caso está a andar para a frente, hoje enviei mais alguns documentos que me foram pedidos.

Agora a parte em que preciso da vossa ajuda: tenho prova documental de todas as alterações que o meu voo/viagem teve até ás tais supostas 20h(hora de partida), no entanto não sei como consigo provar junto do provedor(não é que ele me tenha pedido), que o meu voo só partiu por volta das 22h17(hora de Lisboa) e chegou a Samaná por volta das 5h da manhã(hora local).

Será que á forma de o conseguir?
Agradeço desde já a quem me possa ajudar.

Obrigado
 

GrandeCruz

Membro Ativo
Ruben Gonçalves disse:
Nao tens fotos do ecrã com a hora de embarque?
os bilhetes que hora têm?
Eu tenho fotos, mas a mesma está com o horário das 20h, nunca alterou.
Em relação aos bilhetes a mesma coisa.
 
Tambem preciso de enviar um comprovativo da hora em que realmente partimos e nao sei a quem solicitar... como fizeste Ruben?
Junto da Ana ou da white?
 

Tiquiss

Membro Conhecido
Carla (AKA Cagm) disse:
Tambem preciso de enviar um comprovativo da hora em que realmente partimos e nao sei a quem solicitar... como fizeste Ruben?
Junto da Ana ou da white?
Quanto tempo de atraso, afinal?
 

Ashey

Membro Ativo
Tiquiss disse:
Quanto tempo de atraso, afinal?
No meu caso (dia 1/7), a saída inicial estipulada de Samaná era ás 17h30 e só saímos ás 2 da manhã (anunciado para as 21h no dia anterior, 1 da manhã no próprio dia e 2 da manhã hora real de saída). Não tirei foi fotos aos placards :(
 

Hugo Morais

Membro Conhecido
Fonte: Jornal Sol

O provedor do cliente das agências de viagens e turismo, Vera Jardim, avisou hoje que tem recebido muitas reclamações relativas a empresas que trabalham apenas através da Internet sem estarem devidamente identificadas, pelo que as queixas ficam sem provimento.
Numa conferência de imprensa realizada em Lisboa, Vera Jardim referiu que até ao final de Junho indeferiu 41 reclamações por dizerem respeito a agências que não são sócias da APAVT-Associação Portuguesa dos Agentes de Viagens e Turismo, que representa 90% do sector. Destas queixas, "uma grande percentagem eram relativas a agências que não são identificadas nem identificáveis", pelo que não têm condições para ser analisadas também pelo Turismo de Portugal.
"Todos sabemos a situação em que se encontra o país, pelo que há uma tendência naturalíssima das pessoas em procurarem preços mais baixos para terem a possibilidade de fazer viagens, e que tem levado à procura dessas agências na internet que não têm os mesmos gastos e garantias das outras", alertou, acrescentando que estas empresas muitas vezes "não são sequer identificáveis quanto à sua localização, actividade ou historial".
Lembrando que já tinha lançado o mesmo alerta há cerca de um ano, o provedor referiu que em 2013 o número de queixas recebidas com este mesmo problema totalizou 92. "Neste ano, no que posso identificar como um quarto do ano turístico que já decorreu, pelo que o grosso das queixas vem ainda a caminho, recebemos 41. Tirem as vossas conclusões."
Vera Jardim sublinhou ainda que não tem nada contra as agências de viagens na Internet, até porque "é um canal que as empresas terão de ter cada vez mais no futuro".
O provedor do cliente elogiou ainda um estudo divulgado esta semana pela Deco, que concluiu que duas agências de viagens 'online' davam informações enganosas aos seus clientes. "Não conheço ainda o estudo, mas pretendo reunir-me com a Deco para conhecer melhor o seu conteúdo", informou.
Até ao final de Junho, tinham sido entregues 252 reclamações ao provedor do cliente, sendo as alterações de programa o principal motivo para as reclamações.
Do total, 43 diziam respeito à alteração do programa inicialmente contratado, incluindo mudanças nos horários dos voos, no itinerário, excursões que já não se iriam realizar e principalmente, mudanças de hotel imprevistas, informou Vera Jardim.
As más condições de alojamento foram um motivo importante nas queixas já entregues ao provedor, num total de 22 pedidos de apreciação, tal como os atrasos com voos, que deram origem a 17 das 252 queixas recebidas pelo provedor até ao final de Junho. Nesta âmbito, mostrou-se preocupado com as notícias sobre atrasos e cancelamentos em voos da TAP.
"Não temos ainda 'feedback' dessas notícias, porque são muito recentes, mas fazem-me temer que possamos vir a ter bastantes queixas relacionadas com esses atrasos e cancelamentos, se continuarem a ocorrer no mesmo nível. É uma preocupação nossa", reagiu, questionado pelos jornalistas sobre os problemas com ligações aéreas da TAP.
"Quanto ao fundamento das queixas, não houve uma grande alteração relativamente ao ano passado", indicou o provedor do cliente. "Não conseguimos ainda uma mudança de paradigma, quer no comportamento das agências quer no teor das reclamações", acrescentou.
Vera Jardim sublinhou que por enquanto, o número de queixas "é exíguo" porque se trata do primeiro semestre, uma vez que "75 a 80% das queixas ainda estão por vir, ou mesmo mais".
"Informação, informação, informação", aconselhou também a quem pretende viajar, insistindo para que os consumidores não tenham problema em colocar as questões que pretendem saber. Já quanto às agências, frisou que devem apostar na "transparência".
 

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Hugo Morais disse:
Boas,

Isto nem de propósito...

No sábado ao jantar estivemos a falar disto.

Meu caro... tens que começar a dar-me mais "atenção/razão" quando o tema é viagens :p

**

Agora a sério...

Atenção a este pormenor das compras a sites não portugueses...

Há 1 outro que vou deixar aqui que também foi tema de discussão, cobertura do seguro de viagem a viagens que comecem em Espanha. Muito cuidado com este tema...

Já sei que o Hugo vai dizer que paga com o Visa.... mas quem não pagar.... muito cuidado....
 
Top