Novidades

Ser ou não ser bem tratado? Dar ou não dar gorjetas?

jfreitas

Membro Conhecido
ladym disse:
Olá freitas

...Pela parte de me toca, considero a tip como uma demonstração de apreço pelo bom serviço prestado e não para que me prestem um bom serviço...
É exactamente esta a minha posição. Sem tirar nem por mais nada;)
 

Car_lota

Membro
toly disse:
Pela data e hora, pensei que a penúltima entrada no tópico do blog fosse tua.

Desculpa o erro.
Ah, já percebi. Era minha sim. Mas não acho que tenha feito mal. O mal é ficarmos calados e eles levarem sempre a taça. :)

Mas cheira-me que o tal Cavaca ainda se pode dar mal, por ir falar mal de clientes portugueses na net, ainda por cima referindo o nome do restaurante onde trabalha e dando o próprio nome. É preciso ser burro.:eek::D
 

jfreitas

Membro Conhecido
Car_lota disse:
Ah, já percebi. Era minha sim. Mas não acho que tenha feito mal. O mal é ficarmos calados e eles levarem sempre a taça. :)

Mas cheira-me que o tal Cavaca ainda se pode dar mal, por ir falar mal de clientes portugueses na net, ainda por cima referindo o nome do restaurante onde trabalha e dando o próprio nome. É preciso ser burro.:eek::D
Espero bem que tenhas dito burro sem ofensa aos burros porque.. acho que são mais inteligentes... acho que vai ser mais um a queixar-se que foi despedido sem saber porquê:eek::D
 

LadyP84

Membro Novo
Bom só vos posso dizer uma coisa .... Eu trabalho num hotel e nem vos passa pela cabeça a enormidade de coisas absurdas que me aparecem à frente..!!
E falo de alemães, ingleses, franceses, checos, americanos e sim..portugueses também!!

Só para vos dar uns exemplos muito rápidos:

Casal de portugueses:
O marido liga para a recepção e pede para alguém ir ao quarto matar uma centopeia 'minuscula' que estava na parede .. a mulher estava trancada na casa de banho e só saía quando alguém matasse a dita cuja ... ( pra que é o homem que tens aí puxa?!?)

Casal de holandeses:
Marido ficou 14 dias a reclamar do barulho que os cães da vizinhança faziam. Policia chamada várias vezes ao hotel pois o cliente entrava em paranóia .... recusou-se a mudar para um quarto mais privado e passou as férias a travar uma luta constante com os cães que moravam do outro lado da rua, ele passava a vida a ouvir latidos onde mais ninguem ouvia (pra este tipo, o cão não era o melhor amigo do homem de certeza!!)

Casal de americanos:
Mãe e filho: a que horas o sol se deita? a que horas o sol se levanta? quero o quarto que apanhe mais sol! a que horas o sol passa ali? porque é que hoje choveu quando disseste que ia dar sol? (... e se a tua proxima viagem fosse ao sol? hein? que me dirias?? ... sem comentários!)

Casal de ingleses:
Chove torrencialmente lá fora e o casalinho maravilha deixou o bébé no carrinho lá fora à chuva enquanto bebiam uma cerveja .... o empregado é que teve de ir tirar o bébé da rua .. (quem sabe se estavam a tentar dar-lhe a banhoca do dia?!)

Casal de ingleses com crianças:
A mulher muda a fralda do miudo em cima da mesa do restaurante e o filho mais velho prova todos os cereais ao pequeno-almoço .. os que não gosta, tira da boca e volta a colocar na taça onde os cliente se servem ... (ai se fosses meus filho!! ..)

Casal de ingleses com adolescente:
Gente rica alojada na melhor suite do hotel ... deixam o quarto numa completa pocilga e no chão tem pingas de sangue porque a miuda estava com o periodo (tadinha, a mamã não te deu um troquinho pro Evax??)

Mais episódios: clientes que partem vidros das mesas, partem pias, rasgam roupa da cama ...

se fosse preciso ficava aqui a noite toda a contar-vos episodios caricatos que vejo todos os dias ... e falamos de clientes num hotel de 5 estrelas!!
 

jfreitas

Membro Conhecido
pitinha disse:
Bom só vos posso dizer uma coisa .... Eu trabalho num hotel e nem vos passa pela cabeça a enormidade de coisas absurdas que me aparecem à frente..!!
E falo de alemães, ingleses, franceses, checos, americanos e sim..portugueses também!!

Só para vos dar uns exemplos muito rápidos:

Casal de portugueses:
O marido liga para a recepção e pede para alguém ir ao quarto matar uma centopeia 'minuscula' que estava na parede .. a mulher estava trancada na casa de banho e só saía quando alguém matasse a dita cuja ... ( pra que é o homem que tens aí puxa?!?)

Casal de holandeses:
Marido ficou 14 dias a reclamar do barulho que os cães da vizinhança faziam. Policia chamada várias vezes ao hotel pois o cliente entrava em paranóia .... recusou-se a mudar para um quarto mais privado e passou as férias a travar uma luta constante com os cães que moravam do outro lado da rua, ele passava a vida a ouvir latidos onde mais ninguem ouvia (pra este tipo, o cão não era o melhor amigo do homem de certeza!!)

Casal de americanos:
Mãe e filho: a que horas o sol se deita? a que horas o sol se levanta? quero o quarto que apanhe mais sol! a que horas o sol passa ali? porque é que hoje choveu quando disseste que ia dar sol? (... e se a tua proxima viagem fosse ao sol? hein? que me dirias?? ... sem comentários!)

Casal de ingleses:
Chove torrencialmente lá fora e o casalinho maravilha deixou o bébé no carrinho lá fora à chuva enquanto bebiam uma cerveja .... o empregado é que teve de ir tirar o bébé da rua .. (quem sabe se estavam a tentar dar-lhe a banhoca do dia?!)

Casal de ingleses com crianças:
A mulher muda a fralda do miudo em cima da mesa do restaurante e o filho mais velho prova todos os cereais ao pequeno-almoço .. os que não gosta, tira da boca e volta a colocar na taça onde os cliente se servem ... (ai se fosses meus filho!! ..)

Casal de ingleses com adolescente:
Gente rica alojada na melhor suite do hotel ... deixam o quarto numa completa pocilga e no chão tem pingas de sangue porque a miuda estava com o periodo (tadinha, a mamã não te deu um troquinho pro Evax??)

Mais episódios: clientes que partem vidros das mesas, partem pias, rasgam roupa da cama ...

se fosse preciso ficava aqui a noite toda a contar-vos episodios caricatos que vejo todos os dias ... e falamos de clientes num hotel de 5 estrelas!!
:):eek::D voto nos ingleses com criança...:eek::D:D
 

Bee

Membro Conhecido
pitinha disse:
e falamos de clientes num hotel de 5 estrelas!!

Quando falamos em hoteis 5* supomos que falamos de pessoas com alguns dinheiro o que em outros tempos significaria pessoas com um pouco mais de cultura, educação.

Infelizmente as coisas não são assim.
Hoje ter-se dinheiro não significa ser-se educado, cortês...

quando falaste do quarto com sangue fizeste-me lembrar uma familiar que trabalha como interna numa casa de "gente chic"... Gente que quando anda na rua são tratados como Sr. Dr.s mas que dentro de casa não tem o minimo de noção do que é ser limpos... é habitual à 2ª feira essa minha familiar andar a apanhar as cuecas que ficam o fim de semana todo pelo chão da casa...
Sei que é fugir um pouco ao topico mas é só para reforçar que não interessa estar num hotel 5* ou numa residencial... o que importa é a educação de cada um independentemente da posição social...

E quanto á gorgetas dou sempre no fim como agradecimento pelo bom serviço prestado. Se o serviço não foi bom não dou.:)
 

ladym

Membro Conhecido
Off Topic...(Eu ainda estou parva com a história das pingas de sangue...aliás...fiquei sem pinga de sangue:D)
 

jfreitas

Membro Conhecido
ladym disse:
Off Topic...(Eu ainda estou parva com a história das pingas de sangue...aliás...fiquei sem pinga de sangue:D)
off topic Alda... desculpa mas acho muito mais interessante mudar as fraldas a uma criança em cima da mesa do restaurante..:)
 

LadyP84

Membro Novo
Pois ... acreditem, é o pão nosso de cada dia por estes lados!! Como diz o outro ... são 'ossos do ofício'!! :)


p.s a gorgeta mais miserável que já recebi até hoje foi precisamente 5 cêntimos ... :eek: e quando vou de férias, se gostar do serviço que empregado X ou Y me presta, deixo uma gorgetazita :eek:
 

toly

Membro Ativo
Sobre ingleses, até tenho uma "estórinha"(entre muitas) engraçada, mas com pouca graça.

Enquanto os progenitores emborcavam umas generosas margueritas e daiquiris, tranquilamente sentados no bar, o filho, com cerca de 6 anos, engolia uns valentes pirulitos na parte mais profunda da piscina.
Ao fim de uma boa litrada sorvida, achei que o rapaz não tinha estômago para mais e lá tive que me meter dentro de água para pôr o moço na berma da piscina.
Claro que os pais nem deram por nada.
Ainda bem para a criança.
Se tivesse interrompido a confraternização, estava sujeita a levar uns bons tabefes...
 

jfreitas

Membro Conhecido
toly disse:
Sobre ingleses, até tenho uma "estórinha"(entre muitas) engraçada, mas com pouca graça.

Enquanto os progenitores emborcavam umas generosas margueritas e daiquiris, tranquilamente sentados no bar, o filho, com cerca de 6 anos, engolia uns valentes pirulitos na parte mais profunda da piscina.
Ao fim de uma boa litrada sorvida, achei que o rapaz não tinha estômago para mais e lá tive que me meter dentro de água para pôr o moço na berma da piscina.
Claro que os pais nem deram por nada.
Ainda bem para a criança.
Se tivesse interrompido a confraternização, estava sujeita a levar uns bons tabefes...
Isso faz-me lembrar um certo caso... deve ser normal...
 

Car_lota

Membro
Não me falem em hóteis de 5 estrelas... que eu lembro-me de um hotel em Estocolmo onde cheguei à noite ao quarto e não mo tinham limpo. Imaginem como o deixámos de manhã, depois de banhos, camas por fazer, tolhas no chão... foi como o encontrámos à noite. Mas tb graças a isso recusámo-nos a pagar uma noite. Poupámos quase 200 euros. :)

E os hotéis de 5 estrelas já não são assim tão inacessíveis. Lembro-me de ter ficado em Córdoba num 5 estrelas, a um preço de pechincha que achei na internet. Logo... nesses sítios encontra-se todo o tipo de gente. Embora por vezes as ricas sejam as piores. por estarem habituadas a ter quem lhes faça tudo.
 
Não gosto de dar gorjetas para ser "bem tratada", ou quando fazem apenas o dever deles. Apenas dou gorjetas quando os funcionários fazem mais que o dever deles, e quando demonstram a sua simpatia. :) :D :p
 

andre

Membro
isto de gorjetas tem muito que se lhe diga ... umas vezes até podem ser merecidas , mas a maioria das vezes acredito que não !! de vários locais por onde já passei e também em portugal, chego á conclusão que a maioria das pessoas "trabalham" para receber a gorjeta !!! sempre que estou de férias e nessas precisas alturas, recordo me que quando estou a trabalhar ,dou sempre o meu melhor e sempre com um sorriso e não é por isso que fico á espera que alguém se lembre de me vir dar uma gorjeta !! talvez por esse motivo ,muito raramente dou gorjeta a alguém !! acho preferível gratificar uma criança na rua que nos pede algo para comer ,que dar algo a alguém que tem emprego e só se está a esforçar temporariamente, para receber uma gorjeta !
 

jfreitas

Membro Conhecido
andre disse:
isto de gorjetas tem muito que se lhe diga ... umas vezes até podem ser merecidas , mas a maioria das vezes acredito que não !! de vários locais por onde já passei e também em portugal, chego á conclusão que a maioria das pessoas "trabalham" para receber a gorjeta !!! sempre que estou de férias e nessas precisas alturas, recordo me que quando estou a trabalhar ,dou sempre o meu melhor e sempre com um sorriso e não é por isso que fico á espera que alguém se lembre de me vir dar uma gorjeta !! talvez por esse motivo ,muito raramente dou gorjeta a alguém !! acho preferível gratificar uma criança na rua que nos pede algo para comer ,que dar algo a alguém que tem emprego e só se está a esforçar temporariamente, para receber uma gorjeta !

Acho perfeitamente compreensível a tua posição mas não concordo com uma aplicação generalizada...

Nos paises pobres (os nossos melhores destinos turísticos), ter um emprego no turismo é como ter ganho o euromilhões... mas isso não significa que sejam bem pagos...

Os ordenados são, regra geral, muito baixos com a "desculpa" de que o grosso do que se ganha vêm das gorjetas.

Ao dar gorjeta estamos a alimentar este tipo de situações... mas se não damos estamos a "prejudicar" quem trabalha e a nós próprios...

... No dia em que os empregadores forem obrigados a pagar salários justos e não dependentes de gorjetas... os preços que nos vão cobrar são agravados drásticamente... È a tal pescadinha de rabo na boca...
 

Rui Araujo

Membro Conhecido
Este tópico é interessante .

Antes do mais vou dizer as duas unicas vezes que me lembro de ter sido "maltratado" por empregados ou ter sido mal servido.

Uma delas foi no Algarve muito tempo atras (por causa disso raramente la vou) , no tempo em que os "bifes" eram reis la, eu , Portugues fiquei muito mal impressionado pela forma como fui atendido em varios locais em Albufeira.

Outra foi no Perico´s no Mexico, no fim quando chegou a conta (ai uns 90 dolars) , deixamos 4 ou 5 a mais. O empregado quando regressou a mesa a primeira coisa que fez foi contar as notinhas e quando reparou que so estava la 4 ou 5 para ele, foi incorrecto e disse: a saida e por ali.
 

Ricardo Rodrigues ZAP

Membro Conhecido
Como já tinha escrito algo noutro post, venho aqui deixar de novo o meu coment:

Boas,

venho aqui ressuscitar este tema já que o Verão do Algarve está ai à porta e vamos lá ver como correm as coisas este ano.

Pessoalmente, vou ao Algarve 1 ou mais vezes por ano desde 1990 sem nunca falhar um ano e por vezes vou 3 e 4 vezes no mesmo ano... Faço bem 600Km só por 2 dias lá. Confesso... Adoro o Algarve.

Face aos meus "pergaminhos" sinto-me com direito de dar a minha opinião, e aqui vai ela:

Quando comecei a ir para o Algarve (com meus pais e outros familiares) não se comia muito em restaurantes pois os escudos eram todos gastos na viagem e alojamento, mas ia-se a supermercados e obviamente que se ia ao a um bar comer uns "gelados gigantes" depois da janta. Em 2 ou 3 vezes lá se fazia uma refeição num restaurante. Dessa experiência nos anos 90, posso dizer que sempre fui/fomos excelentemente bem tratados e por vezes o ser "tuga" até trazia vantagens pois era-mos melhor servidos, os empregados falavam muito connosco, etc... Posso dizer que não compreendo quem diz que nesses anos os "tugas" eram mal recebidos no Algarve, pois a minha experiência foi exactamente o inverso.

Introduzo aqui o tema das gorjetas, pois podem dizer que esse é um factor de diferenciação entre turistas, mas adianto que os meus pais sempre tiveram uma atitude anti-gorjeta obrigatória da qual eu partilho, pois servir num restaurante é como qualquer outra profissão e ao pagar o jantar estou a pagar o serviço de atendimento. Não existe lógica de dar gorjeta só porque o empregado fez bem o seu trabalho. Já vi muitas pessoas serem extremamente bem recebidas no Continente, no Aki, no Pingo Doce ou noutro local qualquer e nem por isso as vejo a dar gorjetas a esses funcionários... simplesmente não compreendo a diferenciação, tal como não compreendo porque existem pessoas que vão ao café lá da aldeia onde são tratados como família e pagam 50 cêntimos pelo café e não dão gorjeta e depois nas férias, só porque estão de férias, pagam 1 € pelo café e ainda dão outro de gorjeta mesmo depois de terem sido ignorados durante 1 hora.... simplesmente não compreendo.
No entanto, posso dizer que também eu já dei gorjeta, mas apenas em casos em que eu considero que o preço pago não correspondeu à realidade, e já dei gorjeta em cafés, restaurante e até ao carpinteiro... se eu considero que o bem/serviço superou o preço não me custa dar gorjeta... agora gorjeta por obrigação NUNCA...

Voltando ao tema, depois da introdução do Euro, ai sim vi uma mudança drástica no Algarve. Milhares de portugueses que antes não podiam ir de férias passaram a conseguir o seu lugar ao sol e o Algarve foi literalmente invadido por "tugas". A partir desse momento vi sim grandes mudanças na forma como era recebido.
Pessoalmente sou uma pessoa extremamente calma e compreensiva, por isso não me faz confusão ser ignorado ou despachado num restaurante quando a casa está cheia, pois sei que apesar de não ser agradável, é difícil para os funcionários manterem um trabalho concentrado. O que me irrita é estar num restaurante de 60 mesas, onde só 2 estão ocupadas e ter de esperar mais de 1 hora para ter o 1º prato.
Mesmo apesar das diferenças de atenção ao cliente a que assisti, não posso dizer que tenha sido mal tratado, pois o que faço é ignorar determinadas atitudes, pois se estou de férias, quero é relaxar e não me preocupar com determinadas situações. Por exemplo, são frequentes os enganos "na conta" sempre para cima e o que faço é pedir para corrigir. Já tive situações em que o funcionário me confrontou mas a tal atitude de não me chatear sempre levou a melhor... entra por um ouvido e sai pelo outro... o que faço é nunca mais lá pôr os pés... O livro de reclamações é um direito, mas que confesso que no Algarve nunca utilizei, embora tenha utilizado noutras zonas do país.
Reafirmo que apesar de tudo, e agora que faço férias no Algarve quase sempre a comer fora, no geral tenho sido muito bem servido e tenho tido a sorte de um razoável atendimento, mas confesso que também se deve dever à minha atitude muito relaxada, pois já vi um funcionário estar a tratar-me como um amigo pessoal e na mesa ao lado estar quase a insultar as pessoas. No geral confesso que tenho assistido a um degradar de atendimento onde subscrevo que existe muita falta de formação na restauração Algarvia.

Agora quero contar um caso surreal que me ocorreu o ano passado a 1 de Agosto.
Ora bem, após um excelente jantar num restaurante da praia da oura (mesmo junto à praia), fui dar uma caminhada pelas ruas e acabei por entrar num bar sem consumo. Estive lá uns 5 minutos a dançar e acabei por pedir 2 cocktails (um para mim e outro para a minha namorada). Paguei e dancei mais uns 30 minutos... depois começaram com o Karaoke e fomos até ao bar ao lado tb de consumo livre. Como já estava "seco", fui para pedir outro cocktail mas a minha namorada disse para esperar mais 5 minutos pois estava a dar uma musica que adora e queria dançar primeiro... larguei o "menu" e lá começamos a dançar junto ao balcão. Ora, nem 2 minutos passaram até que o barman me puxa pela gola da camisa e me pergunta ao ouvido o que queremos beber... confesso que no momento nem liguei muito ao "puxão" mas o pior veio depois... perguntei à minha namorada se ela queria pedir já e ela disse "depois da musica"... assim que disse isso o barman, começa aos gritos a expulsar-nos do local e a dizer que aquilo era um local para beber não era para dançar... fomos literalmente empurrados até à rua pelo barman e pelos seguranças e nesse momento sim senti uma enorme raiva, pois nunca na minha vida tinha sido tratado tão abaixo de cão... senti uma enorme frustração por ser tão mal tratado no meu próprio pais e ainda para mais por não perceber bem o motivo. Ainda estive para chamar a PSP que costuma andar por lá a fazer rondas para me acompanhar no pedido do livro de reclamações, mas a minha namorada insistiu para seguir-mos pois estávamos a comemorar o aniversário de namoro e não queria acabar a noite na esquadra a prestar declarações... o que é certo é que esta situação estragou-nos completamente a noite, pois a revolta era gigantesca.
Ainda hoje não compreendo bem o que se passou, pois quando entrei no bar, entrei com um grupo de ingleses que também veio do bar ao lado e esses sim tinham motivos para expulsar pois traziam garrafas e copos na mão ainda do outro bar. Este foi um caso claro de discriminação e só não sei se foi por sermos "tugas" ou se foi pelo facto da minha namorada usar cuecas por baixo da saia.
Este caso fala por sí e penso que nem é preciso dizer mais nada.

Quanto ao Algarve, no próximo dia 22 lá vou eu, pois apesar destes incidentes e percalços o Algarve continua a ser um bom destino para uns dias. A minha maior revolta é mesmo para com as pessoas que vivem e trabalham numa zona que podia dar muito, muito mais, mas que preferem continuar a cuspir na mão que as alimenta.


Sinto que ainda tinha mais para dizer, mas isto já está grande como tudo... fica para a próxima
Cumps
RR
 

Rui Araujo

Membro Conhecido
Quanto a gorjeta, tip , propina ou o que seja vou dar a minha opinião.

Aqui temos o pensamento tipicos dos latinos, dos países anglo-saxonicos e os restantes.


Em Portugal e Espanha a "gorja" é uma forma de "agradecer" o bom serviço prestado. Não é obrigatório , mas fica bem se ficamos satisfeitos com o serviço. E quanto se deixa? 1€ , 2€, 3€ no max., ou alguem deixa 10€? Não. Ja se perguntaram porque somos muito mal servidos na maioria dos locais por pessoas sem qualificação ou capacidade para servir clientes?

Nos Países Anglo-saxonicos a cultura da "gorja" e entendida como um complemento ao baixo salario da profissão e uma forma do serviço ser sempre excelente. Até existe um ranking para a gorjeta que varia entre 10 a 20% do preço final conforme a qualidade.
E a verdade é que somos bastante bem servidos. Ora, para um Portugues dar 20% numa conta de 60€ num restaurante e impossivel.


Em Países como o México existe uma mistura entre estes dois sistemas, mas como estão perto dos EUA a segunda é mais comum.
Em nenhum hotel 5* e exigida a propina ou que se de propina, mas se deres seras sempre muito melhor atendido da proxima vez, mais rapido . Não é por nada é porque ficaste contente pelo primeiro serviço e agradeceste dando uma propina. Mesmo em hoteis 5* o salario é de miséria comparado com o nosso, logo é sempre uma ajuda para essas pessoas e a familia.

Mas também só dou se o primeiro serviço for bom , se não for nao dou nada.
Agora ja começam a introduzir a propina na propia conta (fora dos hoteis) e é de 15% sobre o valor da mesma.


Nos Países do norte da Europa por exemplo a tip não é obrigatoria mas muito comum, ate porque existem Países onde pagas para usar o wc , mesmo que estejas a consumir nesse local. Outra coisa que aqui é impensavel.

Resumindo: é sempre preciso bom senso e termos noção do País onde estamos. Nunca dar a mais ou a menos.


Ps. tive um amigo que foi expulso numa loja em Marrocos porque insultou o dono ao oferecer um valor irrisorio na negociação da compra de uma joia em prata. E outro que nao deixou tip num rest. em Nova York e o empregado veio atras dele e exigiu a mesma.
 
Top