Novidades

Seguro viagem Covid

Rosario

Membro Conhecido
o estranho é que não encontro isso em lado nenhum.
@zb007 podes p.f. dizer-me onde está essa info em concreto? obrigado
Se o seguro foi feito através da agência de viagens e está a ter problemas em acciona-lo, na minha opinião é á agência que deve procurar explicações, pois se é para aí que o remetem e simultaneamente enviar email à seguradora, para o caso da agência se recusar, ter a resposta da seguradora para comprovar, junto da agência.
 

tangerina79

Membro Conhecido
A pessoa estava a fazer algum desporto de aventura/radical na altura em que tocou nos corais? Tenho ideia que lesões decorrentes da prática de desportos de aventura são uma exclusão frequente deste tipo de seguros (de qualquer forma eles têm que lhe apresentar a justificação para a não comparticipação)
 

Rodrigo Ferreira

Membro Conhecido
A pessoa estava a fazer algum desporto de aventura/radical na altura em que tocou nos corais? Tenho ideia que lesões decorrentes da prática de desportos de aventura são uma exclusão frequente deste tipo de seguros (de qualquer forma eles têm que lhe apresentar a justificação para a não comparticipação)
Não era o caso. Obrigado :)
Entretanto parece que o problema se vai resolver ;)
 

TREPADOR

Membro Conhecido
Contactei a IATI para saber como funciona em caso de cancelamento de viagem por COVID.
Transcrevo a resposta:
"O valor das despesas de cancelamento do IATI Familia são de 1.500€ por pessoa."
Ou seja, na maioria dos casos de pacotes de férias, fica mais caro cancelar, que a própria viagem.
 

ploferreira

Administrador
Staff
Viva @TREPADOR.

Esses 1500€ são uma "franquia"? ou seja se cancelar por Covid ao valor total da viagem são deduzidos os 1500€?

Se assim for parece-me muito mau....
 

tangerina79

Membro Conhecido
Contactei a IATI para saber como funciona em caso de cancelamento de viagem por COVID.
Transcrevo a resposta:
"O valor das despesas de cancelamento do IATI Familia são de 1.500€ por pessoa."
Ou seja, na maioria dos casos de pacotes de férias, fica mais caro cancelar, que a própria viagem.
Isso não é uma franquia, significa que eles reembolsam até 1500€ o valor das despesas em que incorrer pelo cancelamento da viagem

1656492345354.png
 

ploferreira

Administrador
Staff
@tangerina79, assim, fica mais claro, neste caso não é uma franquia mas um limite.

É muito importante saber o que estamos a contratar, porque muitas vezes assumimos que o valor da viagem está coberto na totalidade em muitos casos esses 1500€ não são suficientes.
 

TREPADOR

Membro Conhecido
No caso em concreto a viagem fica em cerca de 1200€ por pessoa, o valor a pagar à seguradora por despesas de cancelamento, são 1500€.
É um excelente negócio para a seguradora, pago 1500€ para receber 1200€, até dá vontade rir...
Publicitam que não há franquia, mas para acionar tenho de pagar 1500€ de despesas de cancelamento.
Por acaso dei-me ao trabalho de contactar a seguradora, que foi rápida a responder às minhas dúvidas, mas quem lê as coberturas, pode ficar com uma ideia errada das coberturas, pois dizem que não há franquias.
 

broka

Membro Conhecido
Essa cláusula refere-se à questão do "cancelamento" e não À apresentação de despesas médicas ;)
E é nos 7 dias após a reserva da viagem, e não nos 7 dias até ao inicio da viagem.
Habitualmente há sempre um período de carência.
Por exemplo, eu estou de férias num país estrangeiro e magoava-me hoje, ia ao site da IATA fazer o seguro online e amanhã ia ao Hospital dizer que apenas me tinha magoado "amanhã" e assim activava o seguro.
Se fez o seguro no dia anterior ao acidente, tem que ver as clausulas (eu costumo sempre ler as franquias associadas, etc). Provavelmente não cobrem por causa do dia em que fez o seguro ser o dia anterior ao acidente..
Outra coisa que tenho, é o cartão europeu de saúde que é gratuito e útil em viagens europeias.
Também existem cartões de crédito que quando se compra uma viagem usando esse cartão, têm seguro de viagem associado (sem se pagar mais por isso).
 

ploferreira

Administrador
Staff
No caso em concreto a viagem fica em cerca de 1200€ por pessoa, o valor a pagar à seguradora por despesas de cancelamento, são 1500€.
É um excelente negócio para a seguradora, pago 1500€ para receber 1200€, até dá vontade rir...
Publicitam que não há franquia, mas para acionar tenho de pagar 1500€ de despesas de cancelamento.
Por acaso dei-me ao trabalho de contactar a seguradora, que foi rápida a responder às minhas dúvidas, mas quem lê as coberturas, pode ficar com uma ideia errada das coberturas, pois dizem que não há franquias.
Mas então nesse caso é mesmo uma franquia.
Consegue colocar aqui a clausula do contrato que documenta esse custo?
 

tangerina79

Membro Conhecido
@TREPADOR mas a seguradora disse-lhe claramente que tinha que pagar 1500€?

A frase que transcreveu da resposta não fala em franquia, apenas diz que o valor das despesas de cancelamento é de 1500€ por pessoa, o que pode ser interpretado como: o valor das despesas de cancelamento que eles reembolsam é de 1500€/pessoa (de acordo com o que está nas condições do seguro), e não que tem uma franquia de 1500€.

Não faria sentido ter uma franquia de 1500€ para uma despesa que lhe reembolsam até um limite de, igualmente, 1500€
 

TREPADOR

Membro Conhecido
Transcrevo abaixo o email:

Boa tarde.

Agradeço a prontidão na resposta ao meu email anterior.

Fiquei ainda com uma dúvida.

No caso em concreto estou a planear uma viagem à Républica Dominicana, ou seja, pacote de férias com voos e estadia, no valor total aproximado de 4200€.

Em caso de doença COVID ou outra, em que um dos membros fique impedido de viajar, terei de cancelar as férias previamente pagas na totalidade, para os quatro membros do agregado familiar.

Nesta situação serei indemnizado no valor total das férias já pagas?

Agradeço desde já a disponibilidade.

Melhores cumprimentos

Resposta:

Olá xxxx,

O valor das despesas de cancelamento do IATI Familia são de 1.500€ por pessoa.

Caso tenha mais alguma dúvida, estou à disposição.

Com os melhores cumprimentos,


Mencionam despesas de cancelamento e não indeminização por cancelamento.
 

broka

Membro Conhecido
Transcrevo abaixo o email:

Boa tarde.

Agradeço a prontidão na resposta ao meu email anterior.

Fiquei ainda com uma dúvida.

No caso em concreto estou a planear uma viagem à Républica Dominicana, ou seja, pacote de férias com voos e estadia, no valor total aproximado de 4200€.

Em caso de doença COVID ou outra, em que um dos membros fique impedido de viajar, terei de cancelar as férias previamente pagas na totalidade, para os quatro membros do agregado familiar.

Nesta situação serei indemnizado no valor total das férias já pagas?

Agradeço desde já a disponibilidade.

Melhores cumprimentos

Resposta:

Olá xxxx,

O valor das despesas de cancelamento do IATI Familia são de 1.500€ por pessoa.

Caso tenha mais alguma dúvida, estou à disposição.

Com os melhores cumprimentos,


Mencionam despesas de cancelamento e não indeminização por cancelamento.
Que e-mail tão ambíguo. Porque até parece que falam em valor fixo de 1500€ e não "até 1500€/pessoa". Parece mesmo uma franquia.
 

tangerina79

Membro Conhecido
Não interpreto daí que seja um valor que tem a pagar, até porque a sua questão era sobre o valor que teria a receber. A pessoa pode não ter respondido de forma 100% clara, mas usar a expressão "valor das despesas de cancelamento" para mim não significa que seja uma franquia. Como disse, faria zero sentido pedir 1500€ de franquia para uma despesa que indemnizam até ao mesmo valor.
 

broka

Membro Conhecido
Transcrevo abaixo o email:

Boa tarde.

Agradeço a prontidão na resposta ao meu email anterior.

Fiquei ainda com uma dúvida.

No caso em concreto estou a planear uma viagem à Républica Dominicana, ou seja, pacote de férias com voos e estadia, no valor total aproximado de 4200€.

Em caso de doença COVID ou outra, em que um dos membros fique impedido de viajar, terei de cancelar as férias previamente pagas na totalidade, para os quatro membros do agregado familiar.

Nesta situação serei indemnizado no valor total das férias já pagas?

Agradeço desde já a disponibilidade.

Melhores cumprimentos

Resposta:

Olá xxxx,

O valor das despesas de cancelamento do IATI Familia são de 1.500€ por pessoa.

Caso tenha mais alguma dúvida, estou à disposição.

Com os melhores cumprimentos,


Mencionam despesas de cancelamento e não indeminização por cancelamento.
Mas qual é este seguro?
IATI escapadinhas? IATI Estrela?

Tem explicado nas condições gerais.
 

tangerina79

Membro Conhecido
Penso que seja a garantia de Cancelamento Covid que a IATI disponibiliza como Opcional a qualquer um dos seus seguros, as condições são as mesmas seja qual for o seguro de base.
 

Rodrigo Ferreira

Membro Conhecido
Por exemplo, eu estou de férias num país estrangeiro e magoava-me hoje, ia ao site da IATA fazer o seguro online e amanhã ia ao Hospital dizer que apenas me tinha magoado "amanhã" e assim activava o seguro.
Se fez o seguro no dia anterior ao acidente, tem que ver as clausulas (eu costumo sempre ler as franquias associadas, etc). Provavelmente não cobrem por causa do dia em que fez o seguro ser o dia anterior ao acidente..
Percebo o que dizes mas não faz sentido.
Quer dizer, partes uma perna hoje, fazes um seguro hoje e só vais amanhã ao hospital.
As pessoas vão ter cuidados médicos quando precisam - ainda mais quando estás em férias, tentas adiar ao máximo e só vais mesmo se tiver de ser!

E já agora esse não foi o caso. Aqui não houve a "chico-espertice" que tentas passar que houve. Não me parece correto esse tipo de conversa.

E para finalizar, no site da IATI não fala em periodo de carência. Se fosse o caso estávamos perante uma falha do sistema e/ou até burla da parte deles, porque te deixam fazer um seguro para ser usado a partir de amanhã!
Eu se for viajar amanhã, e a viagem durar 5 dias, posso hoje chegar ao site da IATI e efetuar um seguro para esta viagem. Em lado nenhum me dizem que o seguro não é válido.

Já sobre o caso que reportei, a pessoa ainda continua à espera de resolução. Neste momento está a agência e o mediador a tentarem resolver o problema.
 

broka

Membro Conhecido
Percebo o que dizes mas não faz sentido.
Quer dizer, partes uma perna hoje, fazes um seguro hoje e só vais amanhã ao hospital.
As pessoas vão ter cuidados médicos quando precisam - ainda mais quando estás em férias, tentas adiar ao máximo e só vais mesmo se tiver de ser!

E já agora esse não foi o caso. Aqui não houve a "chico-espertice" que tentas passar que houve. Não me parece correto esse tipo de conversa.

E para finalizar, no site da IATI não fala em periodo de carência. Se fosse o caso estávamos perante uma falha do sistema e/ou até burla da parte deles, porque te deixam fazer um seguro para ser usado a partir de amanhã!
Eu se for viajar amanhã, e a viagem durar 5 dias, posso hoje chegar ao site da IATI e efetuar um seguro para esta viagem. Em lado nenhum me dizem que o seguro não é válido.

Já sobre o caso que reportei, a pessoa ainda continua à espera de resolução. Neste momento está a agência e o mediador a tentarem resolver o problema.
Eu não estou a insinuar que vocês foram "chico-espertos", apenas dei um exemplo. Até porque quando se faz um seguro de saúde (não relacionado com viagens), existe um período de carência para cirurgias. Só passado alguns meses é que as pessoas podem usar o seguro para cobrir cirurgias. E poderia ser esse o caso na IATA, mas desconheço o seguro que fizeram e as clausulas, apenas estava a tentar ajudar com suposições.
 

ploferreira

Administrador
Staff
Viva,

Creio que o problema é mesmo devido ao Português "manhoso" usado no e-mail.
Olhando unicamente para este e-mail parece que estão a falar numa franquia, sendo que uma franquia de 1500€ parece-me manifestamente absurda neste caso.

Transcrevo abaixo o email:

Boa tarde.

Agradeço a prontidão na resposta ao meu email anterior.

Fiquei ainda com uma dúvida.

No caso em concreto estou a planear uma viagem à Républica Dominicana, ou seja, pacote de férias com voos e estadia, no valor total aproximado de 4200€.

Em caso de doença COVID ou outra, em que um dos membros fique impedido de viajar, terei de cancelar as férias previamente pagas na totalidade, para os quatro membros do agregado familiar.

Nesta situação serei indemnizado no valor total das férias já pagas?

Agradeço desde já a disponibilidade.

Melhores cumprimentos

Resposta:

Olá xxxx,

O valor das despesas de cancelamento do IATI Familia são de 1.500€ por pessoa.

Caso tenha mais alguma dúvida, estou à disposição.

Com os melhores cumprimentos,


Mencionam despesas de cancelamento e não indminização por cancelamento.
No entanto consultando as condições particulares no site a IATI:

Screenshot 2022-06-29 at 13.40.59.png

Que por sua vez remete para as despesas de cancelamento que têm um limite máximo de 1.500€

Screenshot 2022-06-29 at 13.40.43.png


Eu responderia a esse e-mail solicitando uma clarificação, mas tudo indica que 1500 é o máximo reembolsado em despesas que não seja possível recuperar do fornecedor de viagens.

Percebo o que dizes mas não faz sentido.
Quer dizer, partes uma perna hoje, fazes um seguro hoje e só vais amanhã ao hospital.
As pessoas vão ter cuidados médicos quando precisam - ainda mais quando estás em férias, tentas adiar ao máximo e só vais mesmo se tiver de ser!
Olha que não, faz todo o sentido...
Ficarias surpreendido com a "chico-espertice" que por ai anda... 😅
 
Top