Novidades

Seguro viagem Covid

Paula Sá

Membro
Boa tarde

Estou em processo de compra de uma viagem para italia no verão e dizem eu não têm seguro Covid!! É normal esta situação ou terei de recear? Sabem como posso fazer um seguro que cubra esta situação e qual o valor?
No caso, seguro que cubra a não ida por motivo covid e que cubra a eventualidade de contrair covid na viagem e ter de fazer isolamento por lá.
 

JoanaSCFreitas

Membro Novo
Boa tarde

Estou em processo de compra de uma viagem para italia no verão e dizem eu não têm seguro Covid!! É normal esta situação ou terei de recear? Sabem como posso fazer um seguro que cubra esta situação e qual o valor?
No caso, seguro que cubra a não ida por motivo covid e que cubra a eventualidade de contrair covid na viagem e ter de fazer isolamento por lá.
Olá, procure na IATI seguros :)
 

JoanaSCFreitas

Membro Novo
e funcionam bem, é tudo contratado online!!
Nunca adquiri nenhum seguro, mas tenho andado a ver e as opiniões sobre a IATI são bastante positivas.
No meu caso irei de férias com o certificado de recuperação válido e como as normas estão sempre a serem alteradas vou esperar mais um tempo.
 

Paula Sá

Membro
Nunca adquiri nenhum seguro, mas tenho andado a ver e as opiniões sobre a IATI são bastante positivas.
No meu caso irei de férias com o certificado de recuperação válido e como as normas estão sempre a serem alteradas vou esperar mais um tempo.
eu estive a ver e por cerca de 16€ acho que se calhar não vale a penas arriscar ir sem seguro
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Olá Paula,

As viagens que fiz durante a pandemia foram sempre com seguro IATI Escapadinhas ou Standard com cobertura Covid.
Pela primeira vez também o fiz na Europa apesar de ter o Cartão Europeu de Seguro de Doença pois o IATI também cobre despesas de hotel entre outras caso testasse positivo ou necessitasse ficar de quarentena por contactos. Felizmente não precisei usar mas contactei por email a pedir cópia em inglês e enviaram passado umas 3 horas.
O seguro tem opção de cobrir cancelamento da viagem por mais uns € mas nesse caso deve ser feito no dia de compra da viagem ou até 7 dias depois.

Também li bem do Seguro Fidelidade... se não me engano foi no Facebook no grupo Amantes de Viagem alguém que utilizou e ficou bem servido.
 

Rosario

Membro Conhecido
Olá Paula,

As viagens que fiz durante a pandemia foram sempre com seguro IATI Escapadinhas ou Standard com cobertura Covid.
Pela primeira vez também o fiz na Europa apesar de ter o Cartão Europeu de Seguro de Doença pois o IATI também cobre despesas de hotel entre outras caso testasse positivo ou necessitasse ficar de quarentena por contactos. Felizmente não precisei usar mas contactei por email a pedir cópia em inglês e enviaram passado umas 3 horas.
O seguro tem opção de cobrir cancelamento da viagem por mais uns € mas nesse caso deve ser feito no dia de compra da viagem ou até 7 dias depois.

Também li bem do Seguro Fidelidade... se não me engano foi no Facebook no grupo Amantes de Viagem alguém que utilizou e ficou bem servido.
Fiz seguro na Fidelidade ficou bastante em conta e com excelentes coberturas, incluindo Covid. Já utilizei IATI, e não achei a Fidelidade nada inferior em termos de coberturas.
 

zb007

Membro Conhecido
Uma questão sobre italia.
A confusão COVID. Que é necessário para entrar e passear por Italia neste caso será apenas Veneza com ida dia 6 de Abril alguém consegue esclarecer 100%? Obrigado
 

Rodrigo Ferreira

Membro Conhecido
Viva!
Tenho aqui uma questão com os seguros da IATI.
Na ultima viagem que fiz (Maldivas), viajamos com o seguro IATI standard.

Uma das pessoas do grupo teve um problema durante a viagem - teve uma reação alérgica após ter estado em contacto com um boia que estava na água com algures corais.
Foi o posto médico do hotel, e fez um tratamento intravenoso durante 3 dias.

A documentação foi enviada para a IATI e em resposta, num português completamente manhoso, foi dito sem qualquer justificação que não tinha direito a reembolso.
Já foi feito um telefonema para lá, e mais uma vez atendeu um pessoa que mal sabia falar português, que transformou a conversa numa mão cheia de nada.

É que do nosso ponto de vista isto é um problema bastante simples.. A pessoa precisou de cuidados médicos durante a viagem, foi entregue a documentação e o seguro simplesmente não cobriu nada!
Alguém já teve problemas semelhantes?
 

Rosario

Membro Conhecido
Viva!
Tenho aqui uma questão com os seguros da IATI.
Na ultima viagem que fiz (Maldivas), viajamos com o seguro IATI standard.

Uma das pessoas do grupo teve um problema durante a viagem - teve uma reação alérgica após ter estado em contacto com um boia que estava na água com algures corais.
Foi o posto médico do hotel, e fez um tratamento intravenoso durante 3 dias.

A documentação foi enviada para a IATI e em resposta, num português completamente manhoso, foi dito sem qualquer justificação que não tinha direito a reembolso.
Já foi feito um telefonema para lá, e mais uma vez atendeu um pessoa que mal sabia falar português, que transformou a conversa numa mão cheia de nada.

É que do nosso ponto de vista isto é um problema bastante simples.. A pessoa precisou de cuidados médicos durante a viagem, foi entregue a documentação e o seguro simplesmente não cobriu nada!
Alguém já teve problemas semelhantes?
Costumamos utilizar o IATI estrela com cancelamento, já o tivemos que accionar e não tivemos problema, bastou ligar, enviar comprovativos.
Atenção que este seguro tem de ser feito até 7 dias da marcação da viagem, na altura lembro que um dos documentos que enviei foi algo com a data que comprovava isso.
 

Rodrigo Ferreira

Membro Conhecido
Atenção que este seguro tem de ser feito até 7 dias da marcação da viagem, na altura lembro que um dos documentos que enviei foi algo com a data que comprovava isso.
Pois no caso em concreto temos ideia que o seguro foi feito no dia anterior à viagem.
será que possa ser isso?
É que eles são muito vagos na resposta e remetem para o mediador/agência que fez o seguro.
 
Última edição por um moderador:

zb007

Membro Conhecido
Pois possivelmente teria sido isso mas por outro lado deveriam explicar o porque de não comparticiparem, mas está lá bem escrito que só cobrem se o seguro for feito 7 dias antes de se iniciar a viagem.
 
Última edição por um moderador:

Rodrigo Ferreira

Membro Conhecido
Pois possivelmente teria sido isso mas por outro lado deveriam explicar o porque de não comparticiparem, mas está lá bem escrito que só cobrem se o seguro for feito 7 dias antes de se iniciar a viagem.
o estranho é que não encontro isso em lado nenhum.
@zb007 podes p.f. dizer-me onde está essa info em concreto? obrigado
 
Última edição:

Rodrigo Ferreira

Membro Conhecido
Essa cláusula refere-se à questão do "cancelamento" e não À apresentação de despesas médicas ;)
E é nos 7 dias após a reserva da viagem, e não nos 7 dias até ao inicio da viagem.
 

ploferreira

Administrador
Staff
Viva,

Isso parece-me o comportamento típico de seguradoras, aconselho a enviar um e-mail a solicitar o fundamento para não comparticipação da despesa indicando que em caso de não concordar irás escalar para a autoridade de supervisão sem prejuizo de iniciar uma ação em tribunal (caso o montante se justifique)

Caso o seguro tenha entidade legal em Portugal podes apresentar uma reclamação na Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões

Recentemente tive de fazer um email semelhante para o meu seguro de saúde (no prazo de 5 dias úteis alteraram a decisão e processaram o pagamento....)

Boa sorte!
 
Top