Novidades

São Tomé e Príncipe

Susaninha

Membro Ativo
pvpinto disse:
Em posts anteriores já foram referidos alguns locais a visitar em S.Tomé, mas tanto quanto percebi eram organizadas por guias locais. Existe alguma agência local que organize excursões a estes locais (penso que será mais seguro)?

Em relação á ida com meia-pensão será que é fácil arranjar local perto do hotel pestana (equador/s.tomé)? As refeições por cerca de €9, são feitas pelos habitantes locais? perto dos hoteis?

PVPinto,


Quando falamos nos guias locais sao todos reservados através das agências locais, até mm o famoso Joaquim, q apareceu nas Rotas & Destinos....reservamos a viatura c guia é o melhor q tens a fazer, apesar de dizerem q só tem 3 estradas e é mt fácil, o melhor é mm andar c os guias pq eles conhecem tudo (até mm os buracos das estradas:D).

Eu fui c meia pensão mas n comi em nenhum desses sitios a 9€, nem sei onde são.....almocei na Aldeia das Neves, a famosa Santola, mt bom e barato e tb almocei na Roça de S.João, ai já n é tao barato, e dps tive no Ilheu.......vais passar o tempo todo em S. Tomé?!
 

pvpinto

Membro
Na realidade ainda não me decidi, estou apenas e ver as hipoteses de comemorar 10 anos de casamento numa praia com calor em pleno mês de Fevereiro, que não seja muito longe (pelo menos em horas de viagem).
A ideia seria ficar 2/3 dias em S.Tome e 5/4 no Ilheu das Rolas.
STP tem a vantagem de os voos serem directos, mas se tiverem outras sugestões, agradeço.

1 abraco
 

malasfeitas

Membro Novo
pvpinto disse:
Em posts anteriores já foram referidos alguns locais a visitar em S.Tomé, mas tanto quanto percebi eram organizadas por guias locais. Existe alguma agência local que organize excursões a estes locais (penso que será mais seguro)?

Em relação á ida com meia-pensão será que é fácil arranjar local perto do hotel pestana (equador/s.tomé)? As refeições por cerca de €9, são feitas pelos habitantes locais? perto dos hoteis?
olá pvpinto,
em relação ao pestana no ilhéu na altura em que fui já não existia o "restaurante" na praia, mas existem sempre miúdos a quererem combinar almoços preparados pelos locais, mas quanto a isso não posso dizer nada porque não aderi á ideia, tirando isso não existe mesmo mais nada fora do resort, mas eu almocei sempre dentro do resort no Bar Tartaruga que tem sempre uns pratos do dia e uns fixos e que se situam dentro desses valores (a Pizza é muito boa e os pasteis de caranguejo são deliciosos). Acabam por não serem muitas as refeições, até porque como saímos em 2 excursões, fizemos esses 2 almoços fora. As excursões foram compradas na recepção e os guias eram os próprios animadores do hotel. Na altura achei um pouco caro para aquilo que foi, mas agora a alguns meses de distância penso"ainda bem que fui!", porque ao lermos as experiências dos outros fica sempre a sensação que deixamos algumas coisas por ver e por fazer, portanto quanto mais rentabilizarmos o tempo melhor :D.
Fiquei com muita pena de não ter ido á ilha de Príncipe, porque ao que parece é maravilhoso.
Quanto ao pestana da São Tomé só lá fiquei 2 noites alugamos um jeep c/ guia no primeiro dia e almoçamos durante o passeio, no Santola dentro da aldeia de Neves, enchi realmente a barriguinha de santolas e cerveja Rosema por 30€ (5 adultos). Atenção que não é ambiente para todas as pessoas, houve que entrasse e saísse e fosse procurar almoço por outro lugar com melhor aspecto.
No segundo dia almoçamos no Bigodes peixinho grelhado muito bom. No terceiro dia almoçámos umas tostas no Hotel Miramar antes de irmos para o aeroporto. Levei um roteiro que imprimi no site da geotour que deu muito jeito.

P.S. Levar muitas T-Shirts e doces para as crianças (tive pena de não ter pedido á Junta de freguesia ou empresas aqui na zona)
 

Susaninha

Membro Ativo
Sim no Ilhéu existia esse restaurante na praia, mas agora o hotel já n os deixa la servir refeições, mas axo q eles servem à mm la nas casas deles, eu n fui mas falei c um senhor q foi e disse q era bom........ag em S. Tomé n conheço nenhum sitio por esses valores...

Lá os meses de calor são em Dez e Jan mas penso q em Fev tb deve tar bom, chuva n deves apanhar.
 

deadworld

Membro Novo
pvpinto disse:
Em posts anteriores já foram referidos alguns locais a visitar em S.Tomé, mas tanto quanto percebi eram organizadas por guias locais. Existe alguma agência local que organize excursões a estes locais (penso que será mais seguro)?

Em relação á ida com meia-pensão será que é fácil arranjar local perto do hotel pestana (equador/s.tomé)? As refeições por cerca de €9, são feitas pelos habitantes locais? perto dos hoteis?
a agencia local é só mesmo a do resort que têm algumas excursões diarias, porem sao carotas ...

se fores para o ilhéu não tens outra alternativa se nao comer no resort pestana equador, pois é o unico no ilheu ... podes comer é com os pescadores/habitantes locais que levam 10€ por pessoa e vão andar sempre a melgar-te para comeres com ele, no entanto nao é muito conselhavel por causa da colera ... há muitos turistas que não ligam a isso ... mas cada um está por si ... eu não arrisquei, perguntei na recepção e eles disseram logo que não se responsabilizavam se a pessoa ficasse doente.
se kiseres mesmo poupar, come mais um pouco ao pequeno almoço e leva umas bolachas para comeres á hora de almoço, se não vai sair caro, aconselho a levares algumas garrajas de agua de 1.5l de portugal, pois lá a agua é o preço do ouro como deves calcular
 

victormelo

Membro Novo
Olá a todos!

Sou novo por aqui... mas deixem-me dar-vos os parabéns: as vossas contribuições neste forum são excelentes. É deste tipo de informação que realmente precisamos quando nos preparamos para viajar.

Estou a pensar viajar com a minha mulher em finais de Junho de 2009 e S. Tomé está no topo da lista de destinos preferidos (com larga vantagem em relação ao segundo destino)!

Em princípio, a nossa ideia é ficar duas noites no Ilhéu das Rolas e cinco noites em ST (sempre no Pestana).

Vamos ver se conseguimos uma promoçãozita interessante... ;-)
Até agora não consegui quaisquer valores/planos junto das agências de viagens.
Em Portugal não é fácil programar uma viagem deste tipo com 6 meses de antecedência!!!

Tanto quanto percebi, para conhecer razoávelmente ST, o ideal é alugar um jipe e contratar um guia.

Porém, tenho uma dúvida: em 26-08-2008, o Sr. Alexandre (norisensei) disse:

"A gasolina é ao preço da chuva comparada com os preços daqui".

Todavia, fiz uma pesquisa e encontrei esta notícia, publicada quarta-feira 2 de Julho de 2008:

Preços dos combustíveis aumentaram em São-Tomé e Príncipe



São Tomé, 02 Jul ( STP-Press) – As autoridades de São Tomé e Príncipe decidiram aumentar preços de combustíveis, nomeadamente, gasolina, gasóleo e petróleo em 9,14 e 25 por cento respectivamente, - anunciou hoje um porta-voz da Empresa Nacional de Combustiveis e Oleos, ENCO.
A ENCO, unica empresa que comercializa combustíveis no arquipélago tomou esta decisão nas primeiras horas de quarta-feira em concertação com governo do Primeiro Ministro, Rafael Branco face a subida de preços desses produtos no mercado internacional.
De acordo com a nova tabela de preços, um litro de gasolina subiu de 20.650 dobras ( moeda são-tomense) para 22.650 dobras equivalente a 1.6 dólares, enquanto o gasóleo saiu de 16.600 para 19.000 dobras igual 1.3 dólares e o petróleo aumentou para 0.7 dólar litros.
Há vários meses que a ENCO tem revelado a necessidade de se actualizar a tabela de preços dos combustiveis face a constante subida desses produtos no mercado internacional.

Ricardo Neto
STP-Press




Alguém pode fazer-me o favor de esclarecer se os preços dos combustíveis em São Tomé e Príncipe são significativamente inferiores aos praticados em Portugal?

Obrigado, desde já...

Victor Melo
 

deadworld

Membro Novo
victormelo disse:
...
Alguém pode fazer-me o favor de esclarecer se os preços dos combustíveis em São Tomé e Príncipe são significativamente inferiores aos praticados em Portugal?

Obrigado, desde já...

Victor Melo

ola victor.
em fui em setembro de 2008 e lembro-me que quando passei por uma gazolineira o preço era 22.600 dobras/litro o que equivale a pouco mais de 1 euro. Alias podes comprovar por esta foto que tirei:
Flickr Photo Download: São Tomé - Gazolineira
é pena o poste ter ficado à frente do 1º algarismo do preço, mas dá para ver.
nao te preocupes de demasiado com o preço.

agora um conselho é, 2 dias no ilheu é muito pouco, por 3 motivos, um é que perdes 3 horas na viagem só para ida e + 3 para a volta, depois anoitece ás 5 da tarde o que perdes logo muito tempo e 3º é que 1 dia inteiro no ilheu nao dá para nada a nao ser visitar o marco do equador aproveitar a piscina e bares do resort e talvez estar na melhor praia que é a praia café. deixas assim para tras a vizita na zona sul das praias mais lindas daquela ilha. o que vale bem a pena, não vizitar todo o ilheu (zona zul e farol) é tipo a mesma coisa que ir a Roma e não ver o papa hehehe

tenta fazer o contrario 5 dias no ilheu e 2 em s. tome. depois em s.tome aproveita para vizitar algumas roças (caso te interesse) e as cascatas.
alguma coisa dispõe :)
 

kl1462832

Membro Novo
Viva.

Certo. Estive em STP na última passagem de ano, e 10 litros de gasóleo = 10€. Foi o que eu vi o nosso guia pedir ao rapaz da "gasolineira" (ahahahahaa gasolineira ... ahahahaha tu vais perceber qd lá fores). 2 garrafões de 5 litros cada e voilá ... 10€. Eu não me preocupava muito com o preço dos combustíveis. Tudo o resto vale a pena! Mesmo.

Estou em dívida para com o portal. Tenho que postar as minhas melhores fotos de STP. Fica a promessa. Vou tentar logo ....


KL
 

kl1462832

Membro Novo
Boas.
Então, como prometido, aqui ficam umas fotos ...


ai409.photobucket.com_albums_pp178_kl1462832_98676e2a.jpg


ai409.photobucket.com_albums_pp178_kl1462832_536ca17b.jpg


ai409.photobucket.com_albums_pp178_kl1462832_191626ff.jpg


ai409.photobucket.com_albums_pp178_kl1462832_c14d362e.jpg


ai409.photobucket.com_albums_pp178_kl1462832_0dbedcb6.jpg


ai409.photobucket.com_albums_pp178_kl1462832_3bddcf1e.jpg


ai409.photobucket.com_albums_pp178_kl1462832_de06a75b.jpg


ai409.photobucket.com_albums_pp178_kl1462832_a7b0c6c3.jpg


ai409.photobucket.com_albums_pp178_kl1462832_d256d045.jpg


ai409.photobucket.com_albums_pp178_kl1462832_e8a98c91.jpg


ai409.photobucket.com_albums_pp178_kl1462832_2b46d9c1.jpg


ai409.photobucket.com_albums_pp178_kl1462832_779c35a7.jpg


ai409.photobucket.com_albums_pp178_kl1462832_40cf2f0b.jpg


ai409.photobucket.com_albums_pp178_kl1462832_99900bf5.jpg



ai409.photobucket.com_albums_pp178_kl1462832_0d38fa3a.jpg


ai409.photobucket.com_albums_pp178_kl1462832_2449407c.jpg


ai409.photobucket.com_albums_pp178_kl1462832_82a293d4.jpg



Se estas fotos suscitarem alguns comentários, tento adicionar mais algumas ...

Espero que gostem.


KL
 

victormelo

Membro Novo
Obrigado deadworld e KL, pelas vossa prontas e esclarecedoras respostas.

Pois vocês têm razão, não devo preocupar-me muito com o preço dos combustíveis, era só uma dúvida que gostava de ver clarificada.

No que respeita ao Ilhéu das Rolas, se bem percebi, é possível conhecer com umas caminhadas, acompanhado por uns miudos que vêm oferecer os seus préstimos no exterior do resort, a troco de uns doces, t-shirts, etc.

A zona sul do Ilhéu é a mais interessante?

Qual é a localidade onde se apanha a lancha para o Ilhéu das Rolas?

Obrigado por partilhares as fotos KL.
Ilustram bem a beleza desta terra e aguçam ainda mais a vontade de voar até lá!

Victor Melo
 

deadworld

Membro Novo
KL - pelas fotos parece que apanhas-te bom tempo :)

victormelo
- a zona sul nao é nem + nem - interessante. é diferente, pois os turistas custumam ficar na zona norte onde se situa o resort e o marco, na zona sul encontras praias desertas com um azul impossivel e floresta densa e verde.
no 1º dia fui com um jovem de 22 anos dar a volta o que é aconselhavel pois apesar do ilheu ser pequeno há sitios que apenas os locais conhecem.
no 2º dia já fui sozinho, não tenhas problemas em ir sozinho ninguem faz mal, são todos simpaticos e timidos.

para ficares com uma ideia melhor do ilheu deixo-te aqui um mapa, pois na internet é dificil encontrar mapas do ilheu:

(passa com o rato na foto, tem anotações)
São Tomé - Ilhéu das Rolas - Mapa on Flickr - Photo Sharing!

visita tambem o resto da minha galeria, alguma duvida pergunta

abraço
São Tomé e Principe - a set on Flickr
 

kl1462832

Membro Novo
Boas,

a zona sul do ilhéu é a mais selvagem pois na zona norte existe o "resort". Sim, podes conhecer o ilhéu fazendo umas caminhadas, mas se o fizeres, aconselho a, na primeira vez, ires ou com os miúdos que te aparecerão ao caminho, ou com alguém do pessoal da animação do resort "(pede à Patrícia ;-) ).

Apanha-se o barco para o ilhéu, na Ponta da Baleia. E se estiver tempo nublado, cuidado com as chuvas repentinas (o material electrônico não gosta muito). Apanhei o MAIOR banho da minha vida! Até as cuecas ficaram molhadas ... mas a máq. fotográfica safou-se! ;-) Era chuva tropical, trovoada tropical e isto tudo no meio da travessia entre a Ponta da Baleia e o ilhéu ... até metia medo. ahahahahahaha

Espero que vás e que gostes tanto ou mais do que eu! ADOREI


KL
 

kl1462832

Membro Novo
Boas, outra vez.

Sim deadworld. Apanhei tempo muito porreiro. Apenas no dia que fui à Roça S. João, apanhei um pouco de chuva de manhã (na zona da praia da desova das tartarugas, que não me lembro do nome). De resto 5* de tempo ... e na passagem de ano, +/- às 2:00 do dia 1, lá se foi a electricidade com tanta trovoada. Tenho uns vídeozitos dos trovões (que adoro ver/ouvir mas que para aqueles lados metem respeito) ;-)

Muito sol e muito calor! Maravilha!

KL

PS: querem mais fotos?
 

victormelo

Membro Novo
Mais uma vez obrigado pelas vossas respostas.

Ok, vamos ver se temos sorte com o tempo, quero fazer muitas fotos... em finais de Junho é inverno em S. Tomé?

A travessia entre a Ponta da Baleia e o Ilhéu demora quanto? 15/20 minutos?

O mapa do Ilhéu vai ser muito útil certamente.

Por outro lado, quero levar artigos para oferecer sobretudo às crianças.
Na vossa opinião, o que é que eles mais pedem / precisam.

VM
 

kl1462832

Membro Novo
Ok.

Prometo, ou logo, ou amanhã, "posto" mais fotos!

Os miúdos pedem doces, doces, e mais doces. Há uma foto minha que retrata mesmo isso. Eles em fila a receberem doces .... e os que recebiam íam, sorrateiramente, para o fim da fila para receberem novamente! ;-) Leva canetas (qq tipo, forma, cor, etc.), leva t-shirts (ofereci uma a um miúdo e logo fiquei passado por não ter levado muitas, mesmo muitas, mesmo mesmo muitas mais)! :-( Ah, e claro, DOCES! Se levares doces és certamente o herói deles!

Fiquem bem e até já...

KL
 

deadworld

Membro Novo
KL: se tiveres conta no Welcome to Flickr - Photo Sharing mete lá as fotos todas, eu ando a meter aos poucos pois o site "só" dá 100mb/mês.

victor melo: a travessia demora uns 15 minutos dependendo da agitação da agua. eu tb nao tive sorte quando fui de Ponta Baleia para o ilhéu, estava muita agitação na agua e já era de noite, foi muito desagradavel, mas depois de manhã, valeu bem a pena toda aquela longaaaaaaa viagem (avião/autocarro/barco)
o que as crianças mais necessitam é mesmo roupas, eu levei roupas, canetas e doçes (doçe é logo o que elas pedem).
nao dês coisas aos meninos do aeroporto pois eles são uns privelegiados, recebem sempre dos turistas, os que mais necessitam são os das roças e os do ilhéu, aí sim há pobreza.

em sao tome não existe inverno/verão tal como nós aqui o conhecemos, mas pode-se dizer que nos finais de junho é uma boa epoca. eu fui em setembro que é a mudança de estação, apanhei 3 dias bons e outros 4 não tãos bons.
em junho/julho a temperatura do ar deverá ser uns 27º e da agua uns 25º. isso quer dizer que a agua é excelente. é claro que estamos a falar numa ilha tropical no equador em que poderá chover, mas não será habitual nessa epoca.

:)

edit: alem da roupa/t-shirts e canetas/lapis/cadernos dá uma gorjeta aos funcionarios do resort, mesmo que seja 1 ou 2 euros se o fizeres irão te tratar como REI nos dias que lá estiveres. tendo em conta que por exemplo um jardinheiro do resort ganha por mes 25 euros (!!) então vê só a alegria deles se receberem 1 euro de gorjeta
 

victormelo

Membro Novo
Ok, boas dicas.

Vamos levar o que vocês sugerem para as crianças e seguramente daremos gorjetas no resort ou fora dele, sempre que a oportunidade surgir.
Se pudermos contribuir um pouco para melhorar a vida deste povo, que todos dizem ser muito afável e hospitaleiro...

Ainda falta tanto tempo... :-(
Vamos vendo e revendo as vossas fotos e "ouvindo" atentamente as vossas memórias!!

VM
 

kl1462832

Membro Novo
Novamente,

se puderes compra um mosquiteiro. Existem uns no Ikea (não sei se consegues passar por uma loja do Ikea) muito porreiros e que encaixam perfeitamente nas camas do Resort do ilhéu. Leva um parafuso ou um prego para prenderes o mosquiteiro no tecto! ;-) Não te preocupes posi não existem muito mosquitos ... mas eles conseguem sempre dar uma "dentada". Dei umas gorjetas aos empregados e sim, eles ficam muito agradecidos.
Vou tentar passar para o "papel" as peripécias mais marcantes dos 7 dias que lá passei.

Deadworld: sim eu sei que no Flickr se pode usar 100Mb por mês. Vou tentar "postar" lá umas fotos.

Até já!

KL
 

victormelo

Membro Novo
Ok KL, sou de Sintra, por isso não é difícil ir ao IKEA e comprar o tal mosquiteiro... para além dos repelentes e difusores eléctricos!

Isso KL, passa ao "papel" as tuas histórias que somos todos "ouvidos" e agradecemos imenso!

VM
 
Top