Novidades

Roma Outubro 2021

Bom dia.
Acabei de chegar de Roma com a minha Família depois de 3 dias bem passados. Aqui fica o meu pequeno Report:
No geral achei a Cidade a viver e a funcionar como era a Vida antes da Pandemia. Milhares de Pessoas e Turistas a passearem pelas Ruas e pelos Monumentos. Na Rua quase ninguém usa Máscara, mas ao entrar
nos lugares fechados é efetivamente necessário usar. Mas, a maioria dos Italianos (e em Restaurantes, principalmente aqueles que têm esplanadas) não ...usam.
Mas foi muito bom sentir a nossa liberdade como era antes do Covid. Tivemos um Fim de Semana típico de Turismo.
Agora as burocracias e os requisitos, que sim, ao procurar na Net e Entidades é uma confusão enorme.

Para entrar em Itália:

1. É preciso o Certificado de Vacinação Covid 19. Eu levava na App da SNS e em papel. ( 2 tomas).
2. Para os maiores de 4 anos, é necessário 1 teste PCR ou em alternativa um Teste Antigénio. Eu fiz para a minha filha de 10 anos o Antigénio, pois além de ser mais barato, o resultado é rápido. Atenção, fazer em um Laboratório Certificado.
3. É preciso preencher o EU Digital Passenger Locator Form (dPLF) para todos os que viajam. No site uma pessoa faz o seu registo e depois preenche para TODOS os passageiros. Mais uma vez levei em PDF e Papel. Fui na TAP e eles no voo, perguntam se os passageiros tinha preenchido. Se não o fizeram e havia muitos eles entregam um Formulário em Papel e depois recolhem.

Para entra em Portugal:

1. É preciso o Certificado de Vacinação Covid 19. Eu levava na App da SNS e em papel. ( 2 tomas).
2. Os menores até 12 anos não necessitam de fazer nada.
3. É preciso preencher o Turismo de Portugal - Clean & Safe para todos os que viajam. É necessário preencher para TODOS os passageiros. Mais uma vez levei em PDF e Papel. Fui na TAP e eles no voo, perguntam se os passageiros tinha preenchido. Se não o fizeram e havia muitos eles entregam um Formulário em Papel e depois recolhem.


Mas, e como tudo na vida há um mas, na entrada em Itália e em Portugal, no Aeroporto de Roma e de Lisboa, ninguém pediu........... NADA! É isso mesmo, foi sempre a andar sem controle nenhum! Mas acredito que devem fazer de vez em quando.
Na entrada para os Museus em Roma pedem os Certificados (o teste da Criança não) e têm em alguns sítios máquinas de detetar a temperatura.

Alguma dúvida não hesitem em contatar, ainda estou com a memória fresquinha. Foi óptima a viagem e nas condições atuais sem Stress algum.

Uma nota final, se vão para o Aeroporto de Roma Fiumicino, não utilizem Taxis ou Tranfers para ir para Roma. Têm em frente o Comboio Leonardo Express de 20 em 20 minutos, que vai direto para a estação Central Roma Termini. Sem paragens e só meia hora. è só sair nas chegadas e passar a rua mesmo em frente. 14€ pr Adulto. Evitam 50 minutos de Transito até Roma que pode ser até mais. A estação de Roma Termini é mesmo Central e têm logo á disposição Táxis e Metro para toda a cidade.

Bom dia.
Nuno se não se importar vou fazer umas questões:
1) quando diz que o teste antigenio dos miúdos tem que ser em laboratório certificado, será que os testes que a farmácia faz servem? Não falo nos rápidos, falo mesmo naqueles que fazemos na farmácia de antígeno.
2) quanto ao certificado covid se só tivermos que tomar 1 dose de vacina, o certificado é válido la como é cá, correcto?
3) o certificado verde que eles falam é o nosso certificado normal, certo?

muito obrigada
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Olá Carol,

Também andei a pesquisar os requisitos de entrada em Itália e no site oficial está bem explicado: List C - Covid-19, travellers

Quanto às questões:
1 - Penso que o que o Nuno refere com "Laboratório Certificado" seja um que tenha acesso à plataforma de registos dos testes do SNS para posteriormente se obter o Certificado Digital Covid UE de Testagem. É uma questão de perguntar à farmácia se faz esse registo ou se trabalha com laboratório que o faça.
O site do SNS tem uma lista de laboratórios que pode ser consultada aqui: Pesquisa de ADR e Postos de Colheita COVID-19 - COVID-19

2 - Se a vacina for a da Janseen de 1 toma, sim, o certificado é válido desde que tenham passado 14 dias da toma.
Se a vacina for de 2 tomas (Pfizer, Astra, Moderna), é necessário ter as 2 tomas há mais de 14 dias.
Se o caso é ter tido Covid + 1 dose de vacina, o Certificado Digital EU será o de Recuperação que é válido até 180 dias após o primeiro teste positivo à Covid.
Ontem foi anunciado que os recuperados podiam tomar a segunda dose para viajar e assim evitar a quarentena exigida por países como o UK e Canadá.

3 - O nosso EU Digital Covid Certificate é equivalente ao Green Pass italiano, pelo que basta o nosso.
Pelo que percebi o Green Pass foi a plataforma criada pela Itália antes de existir a Europeia e é o que pedem lá aos trabalhadores.
Tirei a app Green Pass Italia e fiz scan do meu certificado para testar e por acaso até é prática pois ao abrir a app aparece logo o QR code ampliado.

;)
 

NunoPinho73

Membro
Boa tarde.
A PaulaCoelho já respondeu por mim.
A questão do Laboratório Certificado é simplesmente por precaução. Paguei 20,00€ na Avelab. Enviaram por Email o Resultado.
 
Olá Carol,

Também andei a pesquisar os requisitos de entrada em Itália e no site oficial está bem explicado: List C - Covid-19, travellers

Quanto às questões:
1 - Penso que o que o Nuno refere com "Laboratório Certificado" seja um que tenha acesso à plataforma de registos dos testes do SNS para posteriormente se obter o Certificado Digital Covid UE de Testagem. É uma questão de perguntar à farmácia se faz esse registo ou se trabalha com laboratório que o faça.
O site do SNS tem uma lista de laboratórios que pode ser consultada aqui: Pesquisa de ADR e Postos de Colheita COVID-19 - COVID-19

2 - Se a vacina for a da Janseen de 1 toma, sim, o certificado é válido desde que tenham passado 14 dias da toma.
Se a vacina for de 2 tomas (Pfizer, Astra, Moderna), é necessário ter as 2 tomas há mais de 14 dias.
Se o caso é ter tido Covid + 1 dose de vacina, o Certificado Digital EU será o de Recuperação que é válido até 180 dias após o primeiro teste positivo à Covid.
Ontem foi anunciado que os recuperados podiam tomar a segunda dose para viajar e assim evitar a quarentena exigida por países como o UK e Canadá.

3 - O nosso EU Digital Covid Certificate é equivalente ao Green Pass italiano, pelo que basta o nosso.
Pelo que percebi o Green Pass foi a plataforma criada pela Itália antes de existir a Europeia e é o que pedem lá aos trabalhadores.
Tirei a app Green Pass Italia e fiz scan do meu certificado para testar e por acaso até é prática pois ao abrir a app aparece logo o QR code ampliado.

;)
Obrigada a ambos pela resposta. Fiquei confusa quanto à explicação sobre o certificado. O meu julgo que não seja o de recuperação. Tive covid em novembro de 2020, fiz somente uma dose da vacina porque essa era a única dose que me permitiam fazer (pfizer). Em território nacional sei q estou bem, agora lá fora não sei mas pela explicação dada não me parece que estejamos bem….
 

susete carvalho

Membro Ativo
Obrigada pela ajuda
Viajamos no início de novembro para Milão e também temos uma menina com 10 anos
Sendo assim iremos fazer o antígeno
Obrigada
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
@carolmartins , com uma toma da Pfizer, à partida o certificado é de recuperação mas é fácil confirmar na app SNS24 e suponho que venha escrito no certificado (nunca vi nenhum de recuperação ou testagem mas o meu diz vacinação por cima do QR code e tem escrito no esquema vacinal 2/2, pelo que está completo. Se disser 1/2 não está completo).
Eu só consigo tirar o Certificado de Vacinação pois é o que foi inserido e se clicar em Certificado de Recuperação ou Certificado de Testagem diz que não tem dados.

Fui verificar ao Re-open EU e confirma o que vem no site oficial italiano: o certificado de recuperação para Itália só tem validade de 6 meses após a testagem positiva à Covid.
Isso significa que neste caso têm de fazer o teste PCR ou Antigénio nas 48h antes da chegada a Itália. Re-open EU
No regresso o certificado é válido para Portugal mas Itália poderá ter as mesmas exigências no aeroporto... não consegui perceber e parece-me melhor confirmarem em Roma!

Outra coisa a ter em conta é que dia 25 existe revisão das regras em Itália e algo mais pode mudar :rolleyes:
 
Última edição:
Boa tarde.
A PaulaCoelho já respondeu por mim.
A questão do Laboratório Certificado é simplesmente por precaução. Paguei 20,00€ na Avelab. Enviaram por Email o Resultado.
Teve o resultado por e-mail apenas ou conseguiu ir ao site e tirar o certificado de testagem com o QR CODE? obrigada
 

NunoPinho73

Membro
Teve o resultado por e-mail apenas ou conseguiu ir ao site e tirar o certificado de testagem com o QR CODE? obrigada
O resultado vem por Email, neste caso através da Avelab. No dia do teste dão uma Password para desbloquear o PDF que vem no email. O resultado não fica disponível no site da DGS, onde consultamos os Certificados Digitais. Por isso é que indiquei que é melhor fazer em um Laboratório Certificado/Confiança. Os testes adquiridos nas Farmácias são rápidos (feito pelo cliente) e não existe documento.
 
O resultado vem por Email, neste caso através da Avelab. No dia do teste dão uma Password para desbloquear o PDF que vem no email. O resultado não fica disponível no site da DGS, onde consultamos os Certificados Digitais. Por isso é que indiquei que é melhor fazer em um Laboratório Certificado/Confiança. Os testes adquiridos nas Farmácias são rápidos (feito pelo cliente) e não existe documento.
Olhe que não era esse tipo de testes rápidos que estava a falar. As farmácias em Lisboa, pelo menos, fazem testes certificados e entregam um certificado que depois se pode introduzir no site do SNS, o problema é que por vezes surgem problemas e demora a aparecer. Em julho fui a palma de Maiorca e tivemos que fazer assim, na altura no aeroporto não houve problema. Mas ficamos com algum receio pq a maioria das pessoas tinham o QR CODE. uma vez mais obrigada pelos esclarecimentos.
 
Nuno desculpe incomodar uma vez mais. Mas estou com dificuldade em preencher o formulário de entrada em Itália. Já li as instruções para preenchimento mas no formulário não consigo encontrar em lado nenhum a opção de adicionar membros da família. Só consigo preencher um formulário isolado. Estarei a fazer algo errado?
 

susete carvalho

Membro Ativo
Ainda faltam duas semanas para a nossa viagem
Mas já agora o que temos de preencher?
Minha filha de 10 anos vai fazer teste antígeno nós os três estamos vacinados
 
Top