Novidades

Roma Outubro 2021

NunoPinho73

Membro
Boa tarde,
Vou passar 1 Fim de Semana a Roma com a Família.
Eu, a minha esposa e a minha mais velha já temos as vacinas CVD19 completas. Mas, a minha mais nova de 10 anos ainda não tem a Vacina.
Já sei que para entrar em Itália, tem que levar 1 PCR Negativo com 48 horas de antecedência. A minha dúvida é em relação aos Restaurantes e entradas em recintos fechados
como os Museus, etc... Em Itália temos que mostrar os Certificados e fazer testes para ir por exemplo a um Restaurante? Como é em um Fim de Semana, a menina de 10 anos tem que estar sempre a fazer 1 PCR ou Teste como aqui?
Obrigado.
 

susete carvalho

Membro Ativo
Bom dia
Vou me colar 🙈
Também vamos passar fim de semana a Milão e Veneza e nós casal e a minha filha mais velha temos certificado já a de 10 anos não
Também gostava de saber se é preciso teste para ela
Obrigada
 

NunoPinho73

Membro
Bom dia.
Acho que até aos 12 anos não é preciso (ao contrário da entrada no pais que é a partir dos 6 anos). Mas gostava de informações de viajantes que estiveram nos últimos tempos em Roma para contar a experiência.
Obrigado.
 

Madalena André

Membro Novo
Olá. Também vou este sábado para Roma com o meu marido. Pensava que era apenas necessário o certificado covid, e no nosso caso ainda não estamos vacinados pois apanhamos covid há menos de 3 meses.
Sabem nos informar se é necessário fazer o teste ou alguma coisa, ou o certificado é suficiente? Obrigado
 

susete carvalho

Membro Ativo
Boa noite
Neste caso a minha filha com 10 anos tem de fazer um teste pcr para entrar em Itália…
Apesar que só vamos em novembro e regras ainda podem mudar…
Alguém já foi pela rayner para Milão vergámo?
 

Madalena André

Membro Novo
Obrigado pela informação Nuno.

Aproveito para questionar o seguinte: aquele questionário deve ser preenchido por cada um de nós ou apenas por um viajante sendo que o meu marido já o fez e questiona quem vai com ele, ou seja, teve de preencher os meus dados também.

Obrigado
 

NunoPinho73

Membro
Boa tarde Madalena. Em principio deve ser só 1 Questionário. Quando fui á madeira, só fiz 1, e inseri no mesmo toda a família. Acho que neste deve ser igual. Eu vou fazer assim quando fôr.
 

NunoPinho73

Membro
Boa noite JP.
Eu por via das dúvidas vou fazer uma semana antes (assim como o de retorno para Portugal).
Hoje também estive com uma pessoa que esteve este fim de semana em Itália, e indicou que durante o Voo, a Companhia Aérea distribui fisicamente esse formulário para os passageiros preencherem.
Pessoalmente, efetuarei Online com uma semana antes para que fique tudo tratado sem surpresas de última hora.
 

JPAzevedo90

Membro Novo
Olá 👋,
Obrigado pela resposta! Eu tentei preencher, mas é obrigatório colocar-se o seat do avião. Portanto, vou deixar para quando fizer o check-in.
 

NunoPinho73

Membro
Olhe não sabia que era necessário o Seat do avião.
Já agora, ao ler as novidades de hoje em relação ao Covid 19, Li no Site do Jornal Económico que a s Companhias Aéreas são obrigadas a que os seus passageiros antes do embarque apresentem 1 Teste PCR.
Isto é obrigatório mesmo que tenhamos o Certificado Digital ?
Obrigado.
 

JPAzevedo90

Membro Novo
Fui confirmar e, afinal, o seat é opcional. Já preenchi o meu :)
Sobre PCR, não sei de nada. Estou a contar mostrar o certificado de vacinação.
 
Última edição por um moderador:
Olá!
estou um pouco perdida, vou a Roma no final do mês e preciso de saber se os nossos certificados de vacinação servem, ou se precisamos de outros.
É necessário fazermos testes COVID mesmo com a vacinação?
Crianças de 10 anos sem vacinação podem fazer antimónio ou tem que ser PCR?
Desde já obrigada
Isto torna-se tudo tão confuso e pouco acessível....
 

NunoPinho73

Membro
Bom dia.
Acabei de chegar de Roma com a minha Família depois de 3 dias bem passados. Aqui fica o meu pequeno Report:
No geral achei a Cidade a viver e a funcionar como era a Vida antes da Pandemia. Milhares de Pessoas e Turistas a passearem pelas Ruas e pelos Monumentos. Na Rua quase ninguém usa Máscara, mas ao entrar
nos lugares fechados é efetivamente necessário usar. Mas, a maioria dos Italianos (e em Restaurantes, principalmente aqueles que têm esplanadas) não ...usam.
Mas foi muito bom sentir a nossa liberdade como era antes do Covid. Tivemos um Fim de Semana típico de Turismo.
Agora as burocracias e os requisitos, que sim, ao procurar na Net e Entidades é uma confusão enorme.

Para entrar em Itália:

1. É preciso o Certificado de Vacinação Covid 19. Eu levava na App da SNS e em papel. ( 2 tomas).
2. Para os maiores de 4 anos, é necessário 1 teste PCR ou em alternativa um Teste Antigénio. Eu fiz para a minha filha de 10 anos o Antigénio, pois além de ser mais barato, o resultado é rápido. Atenção, fazer em um Laboratório Certificado.
3. É preciso preencher o EU Digital Passenger Locator Form (dPLF) para todos os que viajam. No site uma pessoa faz o seu registo e depois preenche para TODOS os passageiros. Mais uma vez levei em PDF e Papel. Fui na TAP e eles no voo, perguntam se os passageiros tinha preenchido. Se não o fizeram e havia muitos eles entregam um Formulário em Papel e depois recolhem.

Para entra em Portugal:

1. É preciso o Certificado de Vacinação Covid 19. Eu levava na App da SNS e em papel. ( 2 tomas).
2. Os menores até 12 anos não necessitam de fazer nada.
3. É preciso preencher o Turismo de Portugal - Clean & Safe para todos os que viajam. É necessário preencher para TODOS os passageiros. Mais uma vez levei em PDF e Papel. Fui na TAP e eles no voo, perguntam se os passageiros tinha preenchido. Se não o fizeram e havia muitos eles entregam um Formulário em Papel e depois recolhem.


Mas, e como tudo na vida há um mas, na entrada em Itália e em Portugal, no Aeroporto de Roma e de Lisboa, ninguém pediu........... NADA! É isso mesmo, foi sempre a andar sem controle nenhum! Mas acredito que devem fazer de vez em quando.
Na entrada para os Museus em Roma pedem os Certificados (o teste da Criança não) e têm em alguns sítios máquinas de detetar a temperatura.

Alguma dúvida não hesitem em contatar, ainda estou com a memória fresquinha. Foi óptima a viagem e nas condições atuais sem Stress algum.

Uma nota final, se vão para o Aeroporto de Roma Fiumicino, não utilizem Taxis ou Tranfers para ir para Roma. Têm em frente o Comboio Leonardo Express de 20 em 20 minutos, que vai direto para a estação Central Roma Termini. Sem paragens e só meia hora. è só sair nas chegadas e passar a rua mesmo em frente. 14€ pr Adulto. Evitam 50 minutos de Transito até Roma que pode ser até mais. A estação de Roma Termini é mesmo Central e têm logo á disposição Táxis e Metro para toda a cidade.

Bom dia.
 
Top