Novidades

Roma e Florença em Setembro

Bom dia a todos...
Um dia para o coliseu + amigos?
Um dia só para o Vaticano + museu?
Realmente cada um é sabe de si...lol...
 

jotaele

Membro Novo
Eu na minha mensagem anterior exprimia um esboço muito básico de um trajeto possível. Acho que ficou claro quando escrevi "assim por alto". Claro que se estamos na zona do Coliseu podemos aproveitar para visitar a Basílica de São Clemente ou ir à Igreja de San Pietro in Vincoli, entre outras coisas. Parto do princípio que as pessoas dispensam tempo nas deslocações, encontram filas, comem, precisam de descansar e de que as atrações não estão abertas 24 horas por dia. Impressiona-me, no pior sentido, quem só quer ver as coisas para se gabar a familiares e amigos de que "esteve lá", sem procurar compreender o valor do que está a observar.

Bom dia a todos...
Um dia para o coliseu + amigos?
Um dia só para o Vaticano + museu?
Realmente cada um é sabe de si...lol...
É. Há até quem veja o Coliseu só de fora...
 
É, há até quem veja Roma só em vídeo...por exemplo, quem não tem dinheiro para mais...sim porque entrar nos monumentos, não é apenas uma questão de vontade, também é preciso dinheiro e nós fizemos as nossas opções, que só a nós nos diz respeito...guarde os juízos de valor para si, até porque este fórum é para darmos a nossa opinião, para que outros possam tomar as decisões deles, da forma que melhor entenderem...
 

ploferreira

Administrador
Staff
Obrigado pelas sugestões, realmente Roma (como outras cidades) oferece tanto que é impossível ver tudo em 5 dias.

Já decidi que vou deixar Florença para outra altura por forma a aproveitar Roma ao máximo, durante os próximos dias vou fazer o esboço do meu itinerário e forçosamente vou ter de deixar algumas coisas para uma segunda visita.

quando tiver o itinerário concluído ponho aqui para me darem a vossa opinião :)
 

ploferreira

Administrador
Staff
Boas,

Volto para pedir a vossa opinião sobre o Roteiro, vou estar cinco dias em Roma, no primeiro chego cedo, no segundo saio por volta da hora de almoço,

Ora cá vai o primeiro draft:

2ª Feira | Basílica de São João de Latrão
3ª Ferira | (Roma pass) Coliseu + forum romano, museu capitolino, Panteão
4ª Feira | (Roma pass) Vaticano, Museu do Vaticano, Castelo Sant Angelo, Trastevere
5ª Feira | (Roma pass) Fontana di Trevi, Piazza navona, piazza d'espagna, piazza Venezia
6ª Feira | Viagem de regresso,

Agora as dúvidas, o que está a faltar neste roteiro, o que me aconselham a incluir e o que retiravam?

Em relação aos dias parece-vos bem distribuído, bem como a utilização do Roma pass?

Todas as sugestões são benvindas :)
 

TeK

Membro Conhecido
No dia das praças podes juntar o Campo di Fiori. Trastevere, ficava melhor dentro deste percurso também.

Inclui uma ida à Fontana de Trevi à noite, quem sabe no dia do Coliseu já que fica perto do Panteão.A zona do monumento
Vittorio Emanuele II também merece uma visita, neste dia, já que a saída do fórum é feita lá bem perto. :)

Eu retirava a Basílica de São João de Latrão, mas isso, são gostos. Tens a Via del Corso, se quiseres aproveitar para umas compras.
 

jotaele

Membro Novo
Olá,

O que a Basílica de S. João tem de mais interessante é o claustro (que é pago) e o batistério. Perto estão as Escadas Santas (pagas, eu não as vi), nas quais se diz que Cristo subiu; no fim de uma avenida próxima, está a Igreja da Santa Cruz em Jerusalém (onde supostamente se acha um pedaço da cruz na qual Cristo foi morto). É uma zona importante para o turismo religioso. Atrevo-me a dizer que quem tem poucos dias, não é peregrino religioso ou está longe destes sítios, pode dispensar.

Atenção que o "Roma Pass" só funciona nas duas primeiras entradas e não pode ser usado nos Museus do Vaticano.

Pode-se fazer num fim do dia/anoitecer a Praça Navona, Fonte de Trevi, Praça de Espanha, pois são zonas próximas umas das outras que não tem "horário de funcionamento". Desta forma maximiza-se os dias de estadia. Já o Panteão penso que fecha às 19h.

Eu acho que vale a pena subir à Cúpula da Basílica de S. Pedro, não tanto pelas vistas, mas pela experiência.

E Basílica de S. Clemente, perto do Coliseu, também vale bem a pena! Para mim foi uma das coisas mais originais que vi. É um "monumento lasanha", pois tem três níveis: duas igrejas e um templo pagão no fundo. Este vídeo mostra bem o local: http://www.basilicasanclemente.com/video/basilica-video.htm

Perto do Fórum está a Basílica de Cosma e Damiano, feia por fora, mas com belos mosaicos no interior.

Há muita coisa que se pode descobrir só andando pelas ruas, entrando nas igrejas, onde há verdadeiras surpresas à espera.
 

ploferreira

Administrador
Staff
Obrigado pelas respostas, aproveitando as dicas que deram, reformulei o esquema :)

2ª Feira | Basílica de São João de Latrão; Igreja de Santa Cruz em Jerusalém 3ª Ferira | (Roma pass) Coliseu + forum romano + Monumento Votorri Emanuel II, museu capitolino, Panteão 4ª Feira | (Roma pass) Vaticano, Museu do Vaticano, Castelo Sant Angelo 5ª Feira | (Roma pass) Fontana di Trevi, Piazza navona, piazza d'espagna, piazza Venezia + Trastevere
6ª Feira | Viagem de regresso,​

Em relação ao primeiro dia, queria vistiar a a Basilica de S. João Latrão porque me foi recomendada, a Igreja de Santa cruz não conhecia mas pela descrição poderá ser uma opção, o que acrescentariam mais neste primeiro dia, uma vez que tenho a tarde inteira?

Caso achem que está a faltar aqui alguma coisa "imperdivel" digam!

Claro que este esquema apenas contempla o principal a ver durante os dia, mas tenciono "perder-me" pelas ruas de Roma e adicionar outras coisas pelo meio.

Em relação ao Roma Pass, tenciono usa-lo no coliseu, Museus capitolinos e Castel Sant Angelo, para o vaticano vou comprar o bilhete online para escapar às filas, qual é a antecedência com que devo comprar os bilhetes?

Dicas ou conselhos de ultima hora são benvindos :)
 

rita.mar

Membro
Olá,
Vim de Roma no domingo e estas são as minhas dicas fresquinhas: quando fores à praça de Espanha sobe a escadaria e vai até à Piazza do Popolo pela Villa medici. O percurso é feito numa zona alta e permite ter-se uma vista surpreendente sobre a cidade.
Acho a "terça-feira" demasiado cheia (se quiseres entrar em todos os monumentos) e outros dias demasiado vazios. Roma estava cheia de turistas, filas enormes em todo o lado!
Mas, na viagem, também se podem fazer ajustes!

Outros locais a visitar/dicas:
Bairro Judeu
Sta Maria Maggiore
Piazza di fiori, de manhã para ver o mercado, à noite, para jantar
Panteão ao meio do dia, para poder aproveitar a luz a entrar pelo teto.

Boa viagem!
 

ploferreira

Administrador
Staff
Obrigado pela ajuda!

Em relação a bilhetes, com quanto tempo de antecedência recomendam a comprar os bilhetes para o Vaticano?

O Roma pass deve ser comprado antecipadamente ou dá para comprar por lá sem problemas?
 

rita.mar

Membro
Eu penso que só da para comprar os bilhetes para o Vaticano até 1 ou 2 meses antes, por isso, assim que der compre para garantir as horas de entrada,.
Nos optamos por não comprar o Romapass, para o que queríamos não compensava, mas reparei que estava esgotado quando lá estivemos.
 

ploferreira

Administrador
Staff
Obrigado, já agora arrnaja-se ai o link para comprar os bilhetes para o Vaticano? em relação à hora se chegar atrasado (meia hora ou coisa do género) costuma haver problema?
 

rita.mar

Membro
Nós chegamos 15 min atrasados e não houve qualquer problema :/

Museu do vaticano (oficial, há outros mas um pc mais caros):
http://biglietteriamusei.vatican.va/musei/tickets/do?weblang=en&do



http://doismeios.pt/acabadinhos-de-chegar-de-italia/
 

ploferreira

Administrador
Staff
Uma dúvida que me surgiu gora na compra dos bilhetes para o vaticano, estava a pensar visitar primeiro o museu do Vaticano e depois reservar o resto do tempo à basílica, mas já me aconselharam a fazer o inverso... o que vos parece melhor?
 

mokas

Membro Conhecido
Olá

Eu fiz precisamente isso e não me arrependo, pois demorei o tempo que precisei no museu e depois soube bem respirar um pouco de ar e mergulhar então na basílica. ;)
 

jotaele

Membro Novo
Os vários fóruns e guias de viagem que li recomendavam visitar a Basílica ou bem cedo de manhã ou ao fim do dia para evitar filas.
Por outro lado, não aconselhavam a ir muito cedo para o Museu do Vaticano por causa dos grupos, os habituais e os de pessoas dos cruzeiros que visitam de manhã porque partem à tarde, enchendo logo o sítio.

Estive de manhã na Basílica. Realmente não havia ninguém, mas por volta das 10, 11, estava uma enorme confusão e filas para entrar (é preciso passar por um controlo de segurança). Fui ao museu de tarde, mas aqui não consegui evitar a confusão.

Outra sugestão de visita: a Galleria Borghese. É preciso comprar com antecedência o bilhete, mas vale bem a pena pelas esculturas e as obra de Caravaggio Gostei mais do que o Vaticano.
 

mokas

Membro Conhecido
Eu fui ao museu de manhã e não encontrei filas, pois como tinha bilhete comprado fui para a bilheteira exclusiva para essas pessoas.
Mesmo dentro do museu é impossível teres pouca gente, pois este é visitado por centenas de pessoas. Mas no entanto, podes sempre te despachar mais depressa, pois demoras mais tempo no que te interessa e no resto vais em passo mais acelerado.

Na basílica encontrei muitas pessoas mas nada de extraordinário. Entrámos nas calmas e vimos o interior também calmamente. A única fila mais demorada que encontrei foi para subir à cúpula. Aí sim, tivemos que esperar ...


Em relação à galeria Borghese, também recomendo para quem gosta de arte. Aqui tens de adquiri bilhete antecipadamente com hora marcada da tua visita, e atenção não convém nada chegar atrasado!!!
 

walking_to

Membro
Obrigado pela ajuda!

Em relação a bilhetes, com quanto tempo de antecedência recomendam a comprar os bilhetes para o Vaticano?

O Roma pass deve ser comprado antecipadamente ou dá para comprar por lá sem problemas?
Tive em Roma ha 2 anos e comprei os bilhetes para o Vaticano no dia antes online.
Cheguei uns 30min depois e não houve qualquer problema...e nunca apanhei filas para nada!
O teu percurso foi muito semelhante ao que fiz e deu tempo para tudo!!!!

Não percas o Campo di Fiore, para quem gosta de mercados e de produtos tradicionais é o melhor local. Nesta praça tem uma padaria que fica num cantinho (atras das senhoras que vendem as flores) que vendem umas pizzas à fatia OPTIMAS e muito em conta.

Se precisares de restaurantes (todos na zona do Campo di Fiore...pois foi ai que fiquei) diz que ainda me lembro de alguns!
 

ploferreira

Administrador
Staff
Estou de regresso :(

Obrigado pela ajuda de todos neste tópico

walking_to passei no campo di Fiori e aproveitei para comprar ervas aromáticas, o mercado é fantástico!almocei onde indicaste e confirmo que as fatias de pizza são divinais.

Em relação ao itinerário tivemos de fazer uns ajustamentos mas no geral acabamos por ver mais coisas do que o previsto, assim que tenha mais tempo faço um report :)
 
Top