Novidades

Revolut, finalmente um cartão (quase) sem taxas

Viagens Mochileta

Membro Conhecido
O que às vezes acontece em determinados terminais de pagamento é que eles fazem uma pré-autorização e depois uns dias depois (habitualmente uns 3 dias) fazem a actualização. Isso pode ter acontecido em Marrocos, o problema é que quando fazem a actualização, pode ter ocorrido alteração do cambio e ter também calhado num dia de fim-de-semana (o que acresce uma taxa de 0.5 ou 1%). Não faço ideia se foi isto que aconteceu, mas tendo em conta que o destino foi Marrocos, não me admiraria nada...

Atualmente estou a ponderar mudar para o Cofidis (1€/mes), não porque tenha tido algum problema com o Revolut (porque ainda não tive), mas porque tem cashback associado de 2% e porque tem uma linha de apoio telefónica ao cliente em português (que facilita muito mais do que por chat).
Foi numa quinta feira e foi na Europcar, que funciona lindamente seja em que país for. É mesmo que fosse fim de semana, já tinha trocado o dinheiro para Dirham antes do pagamento logo não havia lugar a taxa de fim de semana. Outra manha foi terem essa taxa durante muito tempo apenas na FAQ e não nas condições de utilização. Penso que este último aspecto já foi corrigido entretanto, após tanta reclamação (com razão de ser).
 

broka

Membro Conhecido
Parece-me bem. Quem aqui já usou?
Cartão Cofidis 1€
Só para terminar este assunto do cartão codifidis:
Usado sem problemas no Canadá, Singapura e Indonésia (com cashback de 2% associado). Não é pre-pago como o Revolut! É atribuído um plafond mensal mas se pagares a 100% no final do mês não pagas nenhuma taxa de juro. Tens um Seguro de Saúde associado para consultas em Clinicas/Hospitais Privados mais baratas.

O Revolut continua a ser um óptimo cartão para quem não quiser outros cartões. Mas noto que há medida que o Revolut se vai tornando mais conhecido, vão tirando vantagens... Antes era gratuito, agora paga-se 6€ pelo cartão (apesar de ser barato, uma vez que dá para 3 anos).
Antes o levantamento em ATM's isento de taxas era superior aos atuais 200€.
Ao fim-de-semana aumenta cerca de 1% nos cambios, apesar de continuar mais barato que os cartões bancários portugueses usados no estrangeiro, existindo outro cartão sem estas limitações, melhor...
 

ploferreira

Administrador
Staff
Já tinha sacado a app do Revolut há mais de meio ano, mas por preguiça nunca pedi o cartão, acabei de o pedir ontem pois vai-me certamente dar muito jeito para algumas das viagens que tenho planeadas para 2018.

Estive a explorar melhor a app mas ainda assim fiquei com algumas dúvidas:

Já vi que posso trocar dinheiro na app, no entanto se me esquecer de o trocar ao pagar num terminal com moeda estrangeira como é calculado o câmbio?

Se viajar para um país cuja moeda ainda está no Revolut posso usar o cartão na mesma? se sim como sei a tx de câmbio aplicada?

Obrigado :)
 
Última edição:

broka

Membro Conhecido
Já tinha sacado a app do Revolut há mais de meio ano, mas por preguiça nunca pedi o cartão, acabei de o pedir ontem pois vai-me certamente dar muito jeito para algumas das viagens que tenho planeadas para 2018.

Estive a explorar melhor a app mas ainda assim fiquei com algumas dúvidas:

Já vi que posso trocar dinheiro na app, no entanto se me esquecer de o trocar ao pagar num terminal com moeda estrangeira como é calculado o câmbio?

Se viajar para um pais cuja moeda ainda está no Revolut posso usar o cartão na mesma? se sim como sei a tx de câmbio aplicada?

Obrigado :)
O Revolut usa a taxa de mercado que está no site www.xe.com , ao fim-de-semana tem um acréscimo entre 0.5 a 1% (dependendo da moeda).
O N26 usa a taxa de cambio Mastercard: Currency Converter | Foreign Exchange Rates Calculator | Mastercard

Não precisas de trocar o dinheiro na app antes de viajares. Carregas o cartão com euros e quando fores para esse destino ele converte automaticamente esses euros para a moeda do país no momento em que estás a fazer um levantamento ATM ou um pagamento.
Eu apenas faço conversões de moeda antes de chegar o fim-de-semana, para não ter que pagar a taxa de fim-de-semana (0.5 a 1%).

Coisas a reter:
- Não carregar / "top up" o Revolut com cartões de crédito (pagas uma taxa de 1%), usa antes cartões de débito.
- Ao ultrapassar 200€/mes em levantamentos ATM, paga-se 2% de taxas.
- Aos fins-de-semana (sábados e domingos) pagas uma taxa de 0.5% nas moedas principais (€,$,£) e 1% nas restantes moedas.
- O Rublo Russo e o Baht Tailandes tem uma taxa extra de 1,5%

Outras opções de cartões para usar no estrangeiro:
- Cofidis
- N26
- FerratumBank
 

ploferreira

Administrador
Staff
Obrigado pelo esclarecimento @broka,

Então se bem percebi nem tenho de me preocupar se a moeda existe ou não na app do Revolut, ele vai-me sempre aplicar a taxa do xe.com correto?
 

broka

Membro Conhecido
Obrigado pelo esclarecimento @broka,

Então se bem percebi nem tenho de me preocupar se a moeda existe ou não na app do Revolut, ele vai-me sempre aplicar a taxa do xe.com correto?
Sim, correcto!

Revolut currently supports spending, and ATM withdrawals in over 120 currencies. The current list of supported currencies include:

AED, ALL, AMD, AOA, ARS, AUD, AZN, BAM, BBD, BDT, BGN, BHD, BMD, BND, BOB, BRL, BSD, BWP, BYN, BYR, BZD, CAD, CHF, CLP, CNY, COP, CRC, CVE, CZK, DKK, DOP, DZD, EGP, ETB, EUR, FJD, GBP, GEL, GHS, GIP, GNF, GTQ, HKD, HNL, HRK, HTG, HUF, IDR, ILS, INR, IQD, ISK, JMD, JOD, JPY, KES, KGS, KHR, KRW, KWD, KYD, KZT, LAK, LBP, LKR, MAD, MDL, MGA, MKD, MMK, MNT, MOP, MUR, MVR, MWK, MXN, MYR, MZN, NAD, NGN, NIO, NOK, NPR, NZD, OMR, PAB, PEN, PGK, PHP, PKR, PLN, PYG, QAR, RON, RSD, RUB, RWF, SAR, SBD, SCR, SEK, SGD, SRD, THB, TMT, TND, TOP, TRY, TTD, TWD, TZS, UAH, UGX, USD, UYU, VEF, VND, VUV, WST, XAF, XCD, XOF, XPF, ZAR, ZMW.

More currencies will be added soon.
 

Viagens Mochileta

Membro Conhecido
Já tinha sacado a app do Revolut há mais de meio ano, mas por preguiça nunca pedi o cartão, acabei de o pedir ontem pois vai-me certamente dar muito jeito para algumas das viagens que tenho planeadas para 2018.

Estive a explorar melhor a app mas ainda assim fiquei com algumas dúvidas:

Já vi que posso trocar dinheiro na app, no entanto se me esquecer de o trocar ao pagar num terminal com moeda estrangeira como é calculado o câmbio?

Se viajar para um país cuja moeda ainda está no Revolut posso usar o cartão na mesma? se sim como sei a tx de câmbio aplicada?

Obrigado :)
O único país onde troquei dinheiro para a moeda local foi em Marrocos e posso afirmar que não compensa de forma alguma. Actualizei há algumas semanas o nosso review do cartão com isso mas em linhas gerais, não só te vais habilitar a duplas conversões (porque muitos terminais reconhecem o cartão como sendo um cartão de GBP), como se tiveres por exemplo euros ele vai invariavelmente gastar-te os euros em primeiro lugar. A minha ideia na altura era precisamente evitar as taxas de fim de semana mas no final acabei por perder bem mais com esta "brincadeira". Mais vale teres tudo em euros é pura e simplesmente evitar compras/levantamentos ao fim de semana.

Eu estou à espera do Ferratum há umas duas semanas, depois faço o review. Também vou pedir o N26, visto que o Revolut já está riscado da minha lista.
 

ploferreira

Administrador
Staff
Olá @Viagens Mochileta,

Estive a ver a vossa review e realmente parece que existem ainda uns pontos a ter em atenção com a utilização deste cartão, parece que o ideal é não converter nada ou então converter a totalidade do saldo na moeda de destino.

Uma questão, esse aumento de 1% ao fim de semana, ainda assim compensará face aos cartões "normais" não? é que por norma as comissões cobradas pelos meus bancos chegam perto dos 3%, portanto ainda assim superiores a 1% cobrados pelo Revolut.
 

broka

Membro Conhecido
Olá @Viagens Mochileta,

Estive a ver a vossa review e realmente parece que existem ainda uns pontos a ter em atenção com a utilização deste cartão, parece que o ideal é não converter nada ou então converter a totalidade do saldo na moeda de destino.

Uma questão, esse aumento de 1% ao fim de semana, ainda assim compensará face aos cartões "normais" não? é que por norma as comissões cobradas pelos meus bancos chegam perto dos 3%, portanto ainda assim superiores a 1% cobrados pelo Revolut.
Sim, compensa imenso na mesma!

Se usares um cartão de débito da caixa geral de depósitos, pagas:
- Levantamentos (fora da zona euro):
(3,75€ + 0,60% + 2,00% + 1,00%) + IS
- Compras (fora da zona euro):
(2,0% + 1,0%) + IS
IS significa Imposto de Selo (4%)

Ou seja, os bancos portugueses ultrapassam bastante a taxa de 0,5% - 1% de fim-de-semana do Revolut.
Mesmo que ultrapasses os 200€ de levantamentos em ATM mensais, compensa sempre as taxas do Revolut.

Mas como disse anteriormente, já começa a haver cartoes no mercado mais vantajosos que o Revolut...
 

ploferreira

Administrador
Staff
Sim, foi o que me pareceu, não pondo em causa que podem haver cartões ainda melhores, este parece-me uma excelente opção face ao uso do cartão tradicional ou cambio em loja de câmbio/banco (onde facilmente gastamos mais do que 1% em comissões de câmbio ou tx de câmbio mais desfavorável)
 

ploferreira

Administrador
Staff
Para já o Revolut está-se a porta bem, encomendei o cartão na quarta-feira da semana passada e hoje já estava a minha espera na caixa do correio. 3 dias úteis portanto.

O packaging é cuidado, só por si já vale os 6€ de tx para 3 anos.

Agora é usar, com o tempo deixarei aqui o meu feedback ;)
 

Rukaaa31

Membro Novo
Boas malta, no site refere isto "£200/€200 Free ATM withdrawals per month. ". Após estes 200€ levantados quais são as taxas a ser aplicadas?

Edit: já descobri!
 
Última edição por um moderador:

Nim

Membro
Boas, Alguem sabe dizer quanto tempo demora a chegar o cartão?
Só agora dei com este cartão e tinha algum pressa em tê-lo.
Obrigado.
 
Última edição por um moderador:
Top