Novidades

[Report] Vila Nova da Barquinha - Tancos - Almourol

Milagre dos milagres estive de folga no feriado de 15 de Agosto. O meu namorado também. Assim que soube disso deitei mãos à obra, à procura de um passeio que não fosse muito longe de Lisboa, que não ficasse muito caro nem estivesse cheio de gente.
Queria ir ao Portinho da Arrábida mas o J. lembrou-me, e bem, que a margem sul num feriado com 35º de temperatura iria estar intransitável.
Não precisei de muito trabalho para arranjar duas sugestões: Sintra ou Almourol. Bem sei que Sintra é um sítio lindíssimo, mas já lá tinha estado de fugida, e desta vez quisemos fugir para outro lado. Escolhemos visitar o castelo de Almourol, há tanto tempo na lista de sítios a visitar e nunca se havia proporcionado. Pelo caminho parámos em Vila Nova da Barquinha e em Tancos e, após a visita ao castelo, voltámos para Lisboa. Aqui fica um pequeno report, o meu primeiro e pequeno contributo para este fórum.

Saímos de Lisboa pouco passava das 10h da manhã pois queríamos aproveitar bem o dia. A viagem durou menos de hora e meia, portanto ainda não era meio-dia e já estávamos em Vila Nova da Barquinha. Com a ajuda da Cecília (o nosso GPS ;)) chegámos num instante onde queríamos. Ela de vez em quando fica um bocado perdida, mas desta vez até se portou bem.

1ª paragem - Parque Almourol, Vila Nova da Barquinha. É um imenso espaço verde, com cerca de 12km, mas nós não o percorremos todo. Afinal, eram 12 horas e estavam 35º à sombra, impossível atravessar o parque todo. Segundo li, os arquitectos responsáveis por esta requalificação ganharam um prémio pela mesma. O parque é agradável, efectivamente. É grande, tem uma zona infantil bastante completa e tem uma vista deslumbrante junto à beira-rio.

Deixo-vos algumas fotos.
ai1229.photobucket.com_albums_ee475_blueorquidea_almourol_CIMG1821.jpg


ai1229.photobucket.com_albums_ee475_blueorquidea_almourol_CIMG1823.jpg



ai1229.photobucket.com_albums_ee475_blueorquidea_almourol_CIMG1826.jpg


ai1229.photobucket.com_albums_ee475_blueorquidea_almourol_CIMG1848.jpg

Depois de caminharmos um pouco pelos jardins, sentámo-nos numa das muitas esplanadas. Eu com um copo de sangria na mão e o J, como bom condutor, com uma água com gás. Fomos à beira-rio e voltámos, prontos para o próximo destino.

Mais fotos:
ai1229.photobucket.com_albums_ee475_blueorquidea_almourol_CIMG1827.jpg


ai1229.photobucket.com_albums_ee475_blueorquidea_almourol_CIMG1829.jpg


ai1229.photobucket.com_albums_ee475_blueorquidea_almourol_CIMG1834.jpg


ai1229.photobucket.com_albums_ee475_blueorquidea_almourol_CIMG1836.jpg


ai1229.photobucket.com_albums_ee475_blueorquidea_almourol_CIMG1837.jpg


ai1229.photobucket.com_albums_ee475_blueorquidea_almourol_CIMG1842.jpg


ai1229.photobucket.com_albums_ee475_blueorquidea_almourol_CIMG1843.jpg


ai1229.photobucket.com_albums_ee475_blueorquidea_almourol_CIMG1846.jpg


ai1229.photobucket.com_albums_ee475_blueorquidea_almourol_CIMG1847.jpg



Acabei por não muitas tirar fotos fora do parque porque descobri que a máquina estava com pouca bateria. Também não fui ver a Praça de Toiros, que é a segunda mais antiga do país. Mas nós não suportamos tourada e nem que fosse a mais antiga do mundo iria perder tempo a visitá-la. Contudo, pelas buscas que fiz, é um dos locais a visitar para quem vai a Vila Nova da Barquinha, vila fundada em finais do século XVIII e, nessa época, chamada apenas de Barca.
Passando à frente... posso dizer também que vi no parque um campo de ténis, um de futebol e basquetebol, mesas de piquenique. Enfim, um espaço muito agradável e no qual vale a pena perdermo-nos.
ai1229.photobucket.com_albums_ee475_blueorquidea_almourol_CIMG1849.jpg


Seguimos caminho, com o auxílio da Cecília. Encalorados, já esfomeados, mas contentes.
2ª paragem - Tancos. Não é que tenha muito que ver, mas as vistas sobre o rio são fantásticas. Foi aqui que almoçámos, no restaurante mais conhecido da área (se calhar até é o único eheh) - Restaurante Almourol. Estava cheio, tivemos de esperar um pouco, mas fomos bem atendidos. Enquanto esperámos fizemos as nossas escolhas e, deste modo, quando chegámos à mesa já não demorou muito. Pelo que vi, é o procedimento habitual, pois havia mais gente à espera e foi assim com todos. Em relação à comida, estava bastante boa, não comemos nenhuma daquelas especialidades famosas por lá: eu comi um belo bacalhau casa e o meu namorado um bife em mostarda. Já em relação ao preço, foi um pouco caro, mas sabía ao que íamos. Sem cafés, nem vinhos, pagámos 40 euros e qualquer coisa. Atendimento e comida de qualidade, valeu a pena, mas encareceu a viagem.

Aqui ficam algumas fotos.
ai1229.photobucket.com_albums_ee475_blueorquidea_almourol_CIMG1855.jpg

ai1229.photobucket.com_albums_ee475_blueorquidea_almourol_CIMG1856.jpg


ai1229.photobucket.com_albums_ee475_blueorquidea_almourol_CIMG1857.jpg


ai1229.photobucket.com_albums_ee475_blueorquidea_almourol_CIMG1858.jpg


ai1229.photobucket.com_albums_ee475_blueorquidea_almourol_CIMG1859.jpg



Fomos até à beira rio, observar o Arripiado, uma aldeia mesmo em frente, de casas brancas e vista para o Tejo. Sentámo-nos à sombra, para relaxar um pouco, apreciar a brisa e a vista e, claro, namorar.
Objectivos cumpridos, seguimos viagem. Já passava das 3 da tarde e o calor continuava abrasador.
ai1229.photobucket.com_albums_ee475_blueorquidea_almourol_CIMG1853.jpg


3ª paragem - Almourol. O castelo fica no meio do nada, apenas com um café/bar/esplanada e o parque de estacionamento por companhia. Surge-nos, imponente, no fundo da descida, solitário e calmo no meio do rio, na sua ilhota. Segundo o senhor das travessias, de manhã pela fresquinha, com o rio baixo, consegue atravessar-se a pé a partir da margem em frente ao estacionamento. Subir aquilo tudo depois é que não deve ser fácil.
Tivemos de esperar um pouco pela próxima travessia, e aproveitei para tentar carregar a bateria da máquina um pouco, mas ela recusou-se a trabalhar no preciso momento em que chegámos ao grande destino do passeio. Resultado: fotos com o telemóvel, que não é tecnologia de ponta ;) mas até me surpreendeu pela positiva. Lá entrámos no barquito, 1,50Euro por pessoa, ida e volta. Acho que nem 10 minutos demora a viagem até ao cais da ilhota. Primeira sensação: xii, ainda temos que subir um bocado até ao castelo.
Em redor, cactos e mais cactos, protecções a delimitarem o caminho de acesso, mas, ainda assim, o percurso não é fácil, tem pedras salientes (dei cabo das sandálias), pelo que aconselho ténis. Lá chegámos ao arco de entrada. "Bem, isto é mesmo grande". Infelizmente, boa parte da estrutura está vedada, não é que o esteja literalmente, mas tem placas a dizer "Perigoso - Acesso proibido", embora nem uma corda lá esteja a servir de barreira. Entretanto chegámos à entrada para o interior do castelo, que foi reconstruído com escadas de madeira. "Ufa, tanta escadaria. Degraus e mais degraus, apertaditos e pequeninos".
Eu não tenho medo de alturas nem vertigens, mas algumas escadas e pontes em geral deixam.me os nervos em franja. Escadarias daquelas em que se vê o chão enquanto se sobe, ou daquelas nas quais quase não se tem espaço para colocar o pé... Quando vi o que teria de subir para chegar ao topo exterior ia-me dando uma coisa. Agarrei-me ao corrimão com força e comecei a empreitada.
Mas valeu a pena. A paisagem é deslumbrante, vemos o rio até ao horizonte, a vegetação (que sítio tão verde!), os patinhos lá em baixo, as pessoas à espera. Não aconselhado a quem sofra de vertigens, aquilo está mesmo alto, e olhamos para baixo e lá estão as muralhas, e o chão, e as água. Mete respeito.

Cá vos deixo as fotos possíveis, todas tiradas com o telemóvel.
ai1229.photobucket.com_albums_ee475_blueorquidea_almourol_Fotografia0070.jpg


ai1229.photobucket.com_albums_ee475_blueorquidea_almourol_Fotografia0072.jpg


ai1229.photobucket.com_albums_ee475_blueorquidea_almourol_Fotografia0073.jpg


ai1229.photobucket.com_albums_ee475_blueorquidea_almourol_Fotografia0075.jpg


ai1229.photobucket.com_albums_ee475_blueorquidea_almourol_Fotografia0076.jpg


ai1229.photobucket.com_albums_ee475_blueorquidea_almourol_Fotografia0077.jpg


ai1229.photobucket.com_albums_ee475_blueorquidea_almourol_Fotografia0078.jpg


ai1229.photobucket.com_albums_ee475_blueorquidea_almourol_Fotografia0081.jpg


ai1229.photobucket.com_albums_ee475_blueorquidea_almourol_Fotografia0082.jpg


ai1229.photobucket.com_albums_ee475_blueorquidea_almourol_Fotografia0083.jpg


ai1229.photobucket.com_albums_ee475_blueorquidea_almourol_Fotografia0085.jpg



Em suma, adorei a paisagem, mas estava à espera de mais. De poder visitar mais partes do castelo, mas afinal só se pode ir até lá acima. Claro que é muito bonito, e vale a pena, mas as entidades responsáveis deveriam tentar recuperar/restaurar/conservar o restante espaço, ao invés de se limitarem a espetar placas a avisar que é perigoso.
Mas visitem, a paz lá em cima é indescritível (apesar de ter o coração a mil depois daquela escadaria)...
 

jfreitas

Membro Conhecido
olá..


Parabens pelo excelente report...

É uma zona engraçada para visitar.

Da próximma vez que o fizeres deixo aqui 2 pontos obrigatórios pelos quais passaste.. a casa estudio José Relvas, museu fotográfico e um edificio sem igual no mundo e a igreja matriz da Golegã. Ambos merecem ser visitados.

Se prolongares um pouco o passeio, de tancos segues para constancia (merece bem a visita e a barragem de castelo de bode... são mais uns, poucos, km que justificam a viagem.
 
Também estavam no roteiro, mas decidimos voltar mais cedo para visitar a minha mami, que está na sua aldeia perto de Rio Maior. Queremos ir numa próxima oportunidade à barragem de Castelo de Bode, Ferreira do Zêzere, Golegã, Constância (onde viveu brevemente Camões). Querer, querer, queremos ir a todo o lado ;)
 

Bee

Membro Conhecido
Local há mto marcado para visitar...

Obrigado por aguçares ainda mais essa vontade!
Parabéns pelo report! :)
 

Maria Pereira

Membro Conhecido
É verdade que em Portugal temos tantos locais interessantes para visitar :)

Este report fez-me recordar um belo passeio que fiz com amigos!
As sugestões do Jfreitas são excelentes.. aconselho o registo para uma próxima visita ;)

Boas viagens.
 

mokas

Membro Conhecido
Olá e obrigada por este belo report! :)


Ajudas a divulgar uma bela zona e que merece bem a pena a visita (e que eu conheço tão bem :rolleyes:) . Concordo inteiramente com o Freitas, para a próxima não deixes de visitar as sugestões por ele dadas. ;)

E realmente o restaurante o Almourol em Tancos faz-se valer da sua localização.


Continuação de muitos e bons passeios! ;)
 
Realmente e uma bela zona para se puder visitar, como muitas que ca temos e parece que o pessoal esta a perceber isso.

Eu destaco a zona litoral do alentejo, nomeadamente a que vai da lagoa de santo andre ate a vila nova de milfontes.

http://www.youtube.com/watch?v=CgWwvpp43yM
 

CarpeDiemMan

Membro Conhecido
Olá Blueorquidea

Gostei do Report.
Tancos conheço, mas Almourol ainda não.
A localização do castelo é espetacular. Tenho de fazer uma visita sem dúvida.

Cumprimentos
 
Top