Novidades

[Report] Roma e Vaticano, Janeiro 2017

ploferreira

Administrador
Staff
Olá Maria

Mais um fantástico report, começo a ficar fã das tuas viagens :D

Já fui duas vezes a Roma e ainda não vi o Papa, é mais uma desculpa para lá voltares, espero que não te tenhas esquecido da moedinha na Fontana di Trevi ;)
 
Bom dia
Eu já estive em Roma e conheço e estive nesses locais, espectaculares, mas com a sua reportagem fotográfica que está 5 estrelas, para quem não foi a Roma fica a conhecer tudo.
 
Última edição por um moderador:

d3ci0

Membro Conhecido
Muito obrigado pela partilha!
Excelente report!!! É sem dúvidas um destino obrigatório para todas as pessoas que gostam de viajar!!! :):)
 

tbacalhau

Membro
Maria

Tal como tu, a primeira vez que fui a Roma em Janeiro de 2008, não tinha grandes expectativas. Mas precisava de um escape, com 2 crianças de 5 anos, precisava mesmo arejar as ideias, e o meu marido repetia vezes sem conta que não podia morrer sem ir a Roma ver o Papa.
Então lá fomos nós, Veneza e depois Roma e adorei, de tal forma, que vamos regressar já na próxima semana e estamos ansiosos por rever os locais onde já estivemos e visitar outros que não conseguimos da primeira vez e agora com os nossos filhos, aliás vou cumprir uma promessa que tinha feito à minha filha, de a levar ao Vaticano quando fizesse a primeira comunhão.

Gostava só de perguntar se tens algumas sugestões de restaurantes bons e que os preços sejam mais acessíveis. Lembro-me que quando lá estive achei tudo muito caro.

Obrigada pela partilha

Teresa
 
Última edição por um moderador:

Tinker Bell

Membro Conhecido
Olá @tbacalhau
Obrigada pelo comentário! :) Antes de mais quero desejar-vos uma boa viagem, e espero que a sua filha goste de conhecer o Vaticano. Acredito que para quem seja religioso se torne numa experiência ainda mais especial!
Quanto aos restaurantes infelizmente não posso ajudar muito, porque não guardei nomes. Só me recordo de dois. Um foi o L'Archetto, sobre o qual tinha lido aqui no Portal, e fica na zona da Fontana di Trevi. Outro foi o Pub Cuccagna, uma agradável surpresa mesmo ao lado da Piazza Navona, onde comemos muito bem - e a preços bastante simpáticos!
Houve também um outro restaurante que me marcou, mas pela negativa, e desse não me lembro mesmo do nome - uma roubalheira e desonestos, a querer cobrar taxas que já não deviam existir. Muito mau mesmo, e foi onde comemos pior. De facto Roma em termos de restauração não é dos melhores destinos... Pelo menos para comer sem ficar pobre. o_O:rolleyes:
 

AnaMariaViajante

Membro Conhecido
@Maria B.
Magnífico report com boas dicas para a minha próxima viagem a Roma.
Gostei bastante deste Smooth Hotel tem um ar moderno e clean ao contrário da maioria dos hoteis que tenho visto. É o tipo de hotel que nós gostamos.:)
A minha dúvida é em relação à zona. É seguro à noite andar a pé, uma vez que a estação de termini ainda está a uns 10m a pé?
Maria o que achou desta zona?
Ana
 

Antonia.M.S.

Membro Conhecido
O PV é um abrigo de pequenas pérolas transformadas em imagens e relatos do que foram momentos, partilhados ou a sós, mas bem vividos e inesquecíveis.
Estava a ler deliciada este report, não tanto pelas fotos (a @Maria B. que me desculpe, estão lindas, excelentes, nem se coloca a hipótese de não estarem) mas sobretudo pelo relato. É ele que prende!
Temos aqui maravilhosos reports desta cidade. Sem dúvida.
Este, que ainda não tinha visto com a atenção precisa, maravilhou-me porque revela prazer, satisfação, simples e genuína e também porque me revi numa meia dúzia de momentos.
Roma estava nos planos há muito, mas para um road trip por Itália (Roma, Piza, Florença, etc, etc). Vontade que se acentuou desde que estivemos no sul e em Veneza. Adorei tudo que vi, tudo o que comi, e todos os lugares onde estive.:rolleyes::eek:;)
Por isso queria voltar para ver muito mais.
Mas o ano passado houve qualquer coisa que impulsionou a vontade de ir mais cedo, e lá fomos em final de setembro/princípio de outubro dedicar 5 dias a Roma.
Confesso que ainda não senti a vontade de partilhar essa viagem. Vejo e revejo as fotos e ainda a sinto, ainda a saboreio, como um momento privado…só meu... :oops:
O report da Maria veio alterar isso porque parece replicar momentos e formas de viver a cidade que também experienciei. Um destes dias faço o report.;)

  • Também, logo após a chegada e as primeiras impressões, o primeiro pensamento que me assaltou a alma foi “Porquê só agora???”
  • Tudo em Roma me encantou. Nem dei pelo trânsito caótico porque andava demasiado deslumbrada. A monumentalidade de Roma é inebriante. Eu senti isso. Todos os monumentos excederam o que eu esperava encontrar, o que tinha visto e lido em mil livros e filmes. Em beleza e imponência.
Devo dizer que do Dan Brown só li mesmo o Código da Vinci, de que gostei sem dúvida, mas que não me prendeu de forma a ficar no autor. Fica na lista.
  • Também me emocionei em algumas igrejas (também não sou religiosa) como a Maria no Panteão. Especialmente em algumas mais afastadas, em que havia poucas pessoas, e por isso, apenas silêncio, paz interior e muita beleza. Ainda que belas, muito belas, todas o sejam, eu não consegui eleger uma.
  • O Forum Palatino é qualquer coisa de maravilhoso. Eu acho que por ali, por todo aquele cenário, toda a imponência e grandiosidade daquelas ruínas, se consegue sentir um pouco, compreender de verdade, a importância do império romano.
  • O que se sente no Coliseu e ao ver o Coliseu, é indescritível. Como pode o homem construir coisas tão belas que servem propósitos tão... inqualificáveis??
  • O excesso de pessoas na Fontana do Trevi deve ser algo que todos sentimos. É uma pena. Mas é o preço que pagamos por, felizmente, lhe termos acesso. O que mais me irritou, sem dúvida, e sem qualquer tipo de preconceito ou xenofobia, eram os asiáticos com os cabos de selfies. Eles abusam.:(
  • O negócio das rosas.
Tive uma experiência dessas, muito desagradável na Piazza del Popolo. O único momento desagradável dos cinco dias em Roma. E tão desagradável que acabou por nos deixar aborrecidos um par de horas. Mas ultrapassou-se e logo ficou para trás. Cuidado para quem vai. Não os deixem aproximar. São abusadores e não merecem qualquer tipo de ajuda ou compaixão. Custa-me imenso dizer isto porque considero-me muito solidária, afável e bem-educada, mas ali não há hipótese. Sejam rudes se for preciso.:mad:
  • Dedicámos um dia inteiro ao Vaticano. Museu, basílica, praça...
Confesso que não apreciei como esperava a Capela Sistina… mas repeti! Dei a volta e tornei a entrar!! Mas estava tão cheia a sala, tão cheia, mais que sardinha em lata… que não consegui apreciar como gostaria, poder ficar ali apenas a contemplar…e fotos não consegui tirar, tento muito respeitar as regras. ;) Mas percebo que a tentação é enorme...;)
Não subimos à Cúpula, fomos às catacumbas. Mas já vi que merece muito a pena. Fica para a próxima.
  • Não vimos a igreja de Santo António dos Portugueses. E eu que achava ter “descoberto” e entrado em todas as igrejas de Roma…já vi que não!! Esta escapou-me….
Na igreja de Santo Ignacio de Loyola havia uma cerimónia religiosa, com procissão e tudo, e em que participamos com todo o respeito sendo nós não crentes.
Numa das igrejas da Piaza del Popolo assistimos a um concerto com coro e músicos, magnífico!!:rolleyes:
Ah, e também tive direito a um por do sol fantástico da Terrazza del Pincio!!
E Trasteveri? Não foram? Tem um ambiente especial...
Haveria mais por dizer mas este é o seu espaço. Um destes dias faço o meu report.

Maria, desculpe ocupar o seu report com tantos comentários, desculpe :oops::oops::oops: mas achei tão engraçado e surpreendente alguns pontos de encontro. A Maria é tão mais nova... mas as formas de sentir, o ver com o coração, não tem idade:oops: ;):)

Obrigada pelo report, está divino, como Roma. Percorri-o e voltei lá, com ele. Gostei muito.
Quero voltar lá, não sei irá acontecer porque do futuro nada sabemos, mas sem dúvida que a eterna Roma é, e será, eternamente eterna.
 
Última edição por um moderador:

Tinker Bell

Membro Conhecido
Oh @Antonia.M.S. assim não vale, até me deixa embaraçada! :oops: Que comentário tão sentido e profundo! O facto de vir aqui dizer que prefere o relato às fotos... era isso que eu queria ouvir todos os dias. Isso é um verdadeiro elogio, e fico-lhe muito agradecida.

:D E quase levei um puxão de orelhas por tirar foto na Capela Sistina... uiui, assim é que é! Também sou respeitadora das regras, e jamais tiraria com flash ou o faria se prejudicasse alguém/as belas pinturas. A razão porque não se pode tirar fotografias ali é porque é um local protegido por "direitos de autor", para que apenas uns quantos possam lucrar com essas fotografias. :) E com isso eu já não concordo! Daí ter aberto esta excepção. :p Não se preocupe, garanto que também temos esse respeito em comum.

Se gostou do Código da Vinci, leia Anjos e Demónios. Ainda para mais se adora Roma como eu adoro. :) Um excelente livro!

O sentimento que descreveu, de não ter feito o report por ser privado, compreendo tão bem. Tal como o da Escócia para mim, que teve de ser arrancado a ferros aqui pelo pessoal do PV :D ! Há viagens que nos marcam, lugares que dão um click cá dentro não é?

O seu comentário fez-me reler o meu report, e fiquei tão cheia de saudades, tão sorridente por rever estes momentos. Que cidade, que viagem! Quero conhecer muito mais de Itália, mas deixei Roma para primeira visita, e ainda bem.

A idade é apenas um número. :) Certamente que a Antónia terá muito para me ensinar sobre a vida, mas de coração arriscaria dizer que até somos parecidas. Obrigada pelas palavras!
 

nuno456

Membro Novo
Parabéns pelo report @Maria B.
Também estou a pensar fazer uma visita a Roma e queria comprar os bilhetes para o Museu do Vaticano e para o Coliseu pela internet para evitar as filas... Em que site compraste?

Obg
 

Tinker Bell

Membro Conhecido
Eu em vez de ir para a fila do Coliseu fui para a fila do Fórum que tinha menos gente e de onde me despachei em 10 minutos. O bilhete serve para os dois, como disse a Paula Coelho. :)
 
Top