Novidades

[Report] Riu Palace Riviera Maya Junho 2009

heaven2006

Membro Novo
Riu Palace Riviera Maya Junho 2009

Olá a todos.

Cá estou eu novamente para um report da minha semana de 22-29 de Junho na Riviera Maya, México.

Inicialmente a minha estadia era para ser no Riu Playacar, reservado em Fevereiro numa promoção que eu considerava excelente (950€). No entanto, com o anúncio da Gripe A os preços desceram consideravelmente, pelo que decidimos fazer um upgrade para o que é considerado um dos 20 melhores hoteis da Riviera Maya no Trip Advisor, o Riu Palace, e por apenas 870€.

Dia 22 de Junho - Segunda-Feira

Neste dia o ponto de encontro era na Praça Velasquez, Porto, para uma viagem organizada pela operadora até ao Aeroporto de Lisboa. Logo aqui notou-se bem o efeito da gripe.. um autocarro de 55 lugares com apenas 25 pessoas... Na verdade, soubemos uns dias antes que o nosso vôo tinha sido cancelado, pelo que o vôo proveniente de Madrid da Iberworld iria fazer escala em Lisboa para levar aproximadamente 60 ou 70 portugueses. Alguns passageiros não devem ter gostado de ouvir isto e houve alguma confusão no aeroporto, principalmente quando nos atribuiram lugares no check-in que afinal estavam ocupados. Resultado: o meu grupo de 9 pessoas foi todo separado no avião. Não foi uma maneira simpática de me estrear em vôos de companhias charter....


O embarque


O A330-300 da Iberworld, já quase todo ocupado por Espanhóis

A duração do vôo foi de aproximadamente 9h30 e devo confessar que foi uma eternidade. No ano passado viajei pela Continental para Nova Iorque e nota-se uma diferença enorme no conforto do avião. A falta de suportes cervicais tornava muito difícil arranjar posição para dormir, não havia entretenimento individual (o que sempre ajudava a passar algum tempo) nem tão pouco tomadas para o PC, mas como é óbvio não estava à espera de nada disso. A comida não era tão terrível como pensava, mas é nitidamente inferior a outras companhias. As bebidas alcoólicas são pagas à parte (o que até concordo). Durante a viagem passaram 2 filmes, no entanto cobravam 3€ pelos auriculares (os normais funcionam perfeitamente, só que têm que levar 2 para cada pessoa pois se levarem só 1 só vão ouvir de um lado). Como aspecto positivo desta companhia destaco a simpatia da tripulação.


O Almoço


O lanche

Aterramos às 19h30 no Aeroporto de Cancun e demoramos aproximadamente 1 hora até sair do aeroporto. Logo à saída do avião entregaram-nos um formulários das autoridades sanitárias onde perguntavam se tinhamos alguns sintomas de gripe. Depois passamos pelo controlo normal dos passaportes e por um controlo infravermelhos (para detectar temperatura corporal). A seguir é que veio a novidade: após recebermos a bagagem, tivemos que passar num controlo raio X, algo que nunca tinha visto. Outra curiosidade é que ao passar na alfândega temos que carregar num botão, em que caso apareça uma luz vermelha temos as nossas malas todas inspeccionadas manualmente. Felizmente ninguém do nosso grupo foi contemplado por isto, mas não foi algo agradável de se ver...

Ao sair do aeroporto senti um choque térmico como nunca tinha sentido: um clima quente e extremamente húmido, onde era difícil respirar...

A viagem até ao hotel foi de aproximadamente 1 hora, já toda feita durante a noite, pelo que só deu para reparar que todo o caminho foi feito em linha recta e que a estrada era muito boa. De destacar apenas um posto de controlo policial, que pelos vistos é comum no México.

O Complexo Playacar é uma zona hoteleira e com diversas moradias de luxo, campos de golfe e uma zona comercial, com acesso controlado por segurança privada. Após deixar alguns passageiros no Riu Tequila, surge a entrada majestosa do Riu Palace, talvez a mais exuberante dos hotéis do complexo Playacar.







À entrada fomos brindados com um cocktail de boas-vindas e todas as malas foram levadas para os quartos. Foi-nos entregue um mapa completo dos 6 resorts Riu do complexo Playacar (os quais tinhamos o direito de frequentar, incluindo os hotéis Riu de Cancun, visto sermos hóspedes de um Riu Palace). Como já passavam das 22 horas, as únicas opções para uma refeição eram o Sports Bar ou o Room Service. Devo confessar que fiquei desiludida com o suposto All Inclusive 24 horas deste Riu Palace, uma vez que o Sports Bar apenas tinha hamburguers, cachorros e saladas e o room service é muito limitado. No entanto, descobrimos mais tarde que aceitam pedidos personalidados no room service, o que nos safisfez imenso.

O Resort

Como já era muito tarde, só começamos a explorar o resort no dia seguinte. Como já é habitual com estes fusos horários, acordamos por volta das 5h da manhã e logo começamos a descoberta. Segundo informações que obtive, o hotel estava com apenas 65% de ocupação na semana que lá estive, o que se notava imenso pois haviam sempre espreguiçadeiras disponíveis na praia e na piscina, a qualquer hora e em qualquer local. Os hóspedes do hotel são na sua maioria casais jovens e mais velhos, na sua esmagadora maioria Americanos. Apesar do hotel dispor de um Kids Club, eram muito raras as famílias por lá.

Um dos aspectos mais positivos do hotel (e que foi útil, principalmente nos dias de chuva), foi o facto de haver internet wireless grátis no lobby.






Os jardins


A piscina






A Praia, de 2 andares (única em todo o complexo Playacar). Como vantagem disto é uma maior privacidade e uma vista panorâmica das pessoas que passam na praia, hehe. As baleias gigantes que estão colocadas na praia não atrapalham nada, até ajudam a diminuir a ondulação. Na semana em que lá estive, não senti qualquer cheiro proveniente das mesmas.

Os Restaurantes

Ao pequeno-almoço tinhamos disponível o restaurante Buffet das 7h às 10h30, com tudo o que se possa imaginar. O grupo ficou todo muito safisfeito com a selecção disponível diariamente. As bebidas eram levadas à mesa e raramente era deixado um copo vazio. A selecção de bebidas era enorme, gostei particularmente do sumo de tangerina.

Entre as 10h30 e as 12h estava aberto o Buffet da praia, mas com uma selecção de snacks limitadíssima. A estas horas acabava apenas por comer um gelado (que por sinal eram muito bons) ou um prato de fruta.

A partir das 12h haviam 2 restaurantes Buffet disponíveis. Recomendo a irem ao restaurante Don Manolo, que ao contrário do que as pessoas pensam, está aberto para almoço (embora não apareça no mapa que nos dão no check-in). Aqui a selecção varia diariamente, com especial destaque para as pizzas que são muito boas. No entanto, aviso já que esta é a refeição mais "pobre", em comparação com o pequeno-almoço e jantar.

O jantar já é outra história. Existe 1 restaurante Buffet com 3 noites temáticas por semana, e devo dizer que é fantástico. Existem ainda 5 restaurantes temáticos (Steakhouse, Gourmet, Japonês, Mexicano e Brasileiro) no entanto apenas experimentamos o Brasileiro e o Mexicano. O Brasileiro foi a maior decepção do hotel, os Mexicanos definitavamente não sabem o que é um rodizio... não havia arroz nem feijão preto, e a selecção de carnes era muito limitada. Já o restaurante Mexicano foi muito melhor.


O Restaurante Principal "Don Manolo"


Buffet de Pequeno Almoço


Snack a meio da manhã, no Buffet com vista para a praia


Buffet de Almoço


Buffet de Almoço II


Os toppings para gelados, disponíveis todos os dias nos 2 restaurantes Buffet


Fondue de Chocolate, disponível à noite e com diversas frutas (sendo os morangos os meus preferidos)


A minha refeição numa noite temática do restaurante Buffet


Crepes, disponíveis em 2 noites que já estive


Buffet da Noite Temática Japonesa


Marisco e Caviar


Alguma Artwork do Buffet Principal


Menu do restaurante Mexicano


Prato de Burritos do Restaurante Mexicano
 

heaven2006

Membro Novo
Os Bares

Existem diversos bares abertos durante o dia, no entanto os melhores locais para se tomar uma bebida é sem dúvida no bar junto à recepção, o "Havana" e o "Plaza", junto ao teatro, local do entretenimento. Este hotel dispõe de serviço de praia e de piscina, o que ajudava a aumentar a preguiça, hehe. Destaque para o Victor e o Islas pela sua simpatia e excelente serviço.


O bar aquático

Entretenimento

O hotel dispõe de uma equipa de animação que realiza diversas actividades durante o dia, entre elas Hidroginástica, Volley de Praia, Tiro ao Arco, Danças, Zarabatana, etc... Num dos dias que lá estive e que esteve mau tempo, verifiquei que têm um programa especial para dias de chuva, que incluía jogos de mesa na recepção, aulas de espanhol, aulas de step, etc... À noite haviam os habituais espectáculos (primeiro o das crianças, às 20h, e depois o dos adultos, por volta das 22h), que de modo geral tinham boa qualidade. Gostei particularmente do "Circo Show", que infelizmente não tenho fotografias pois naquele dia já tinha o cartão de memória cheio =/


Demonstração de Artwork na Praia







Os Quartos

Os quartos são espaçosos e bastante confortáveis. De destacar o ar condicionado totalmente regulável que funcionou na perfeição e a televisão LCD com imensos canais. A casa-de-banho tem banheira de hidromassagem. O quarto possui ainda um cofre gratuito com tamanho suficiente para um ou mais computadores portáteis de 15'', tábua e ferro de engomar e uma varanda bastante grande. O nosso quarto era "standard" portanto tinha vista para os jardins. Uma vista para o mar custa mais 50$ por noite. Em algumas noites tivemos "Turndown Service", que consiste em abrir as camas e deixar um bombom em cima. O minibar era cheio de 2 em 2 dias, no entanto raramente bebíamos de lá, pois o quarto era só usado para dormir.








Um "regalo" que nos foi oferecido, juntamente com uma carta


Alguns dos bonecos feitos com toalhas que nos deixavam


Minibar I


Minibar II

Excursões - Chichen Itza

Como éramos um grupo de 9 pessoas, compensou contratar uma carrinha com motorista. Para terem uma ideia ficou apenas por 21 USD por pessoa o transporte. Além disto custou 9,50 USD para entrar no Chichen Itza e 7 USD para nadar num Cenote. A viagem foi de aproximadamente 3 horas e apesar de ter sido um dia muito cansativo (principalmente pelo calor no Chichen Itza), foi uma excursão muito agradável. Aconselho vivamente a nadarem num cenote, é uma experiência única!











Excursões - Xcaret

A dúvida entre visitar o Xel-ha ou o Xcaret desapareceu quando nos falaram do espectáculo nocturno do Xcaret. Mais uma vez, contratamos uma carrinha com motorista visto ficar mais económico do que alugar um taxi. A viagem foi de apenas 15 minutos e antes das 8h30 já estavamos a entrar no parque.

Optámos pelo pacote Plus que custa 99$ (em detrimento dos 67,5$ regulares) que incluía a mais uma refeição buffet com bebidas, 2 cupões para bebidas, equipamento de snorkeling, toalha, cacifo e desconto em actividades aquáticas opcionais (como o tour de snorkeling no mar e o sea trek). O parque é gigantesco e de inicio parece um labirinto, talvez porque o mapa que nos dão não é dos melhores. Para este dia reservei um programa de interacção com os golfinhos, que foi uma experiência única.









Depois disto visitamos a zona da praia, que é contígua a à lagoa do snorkeling. Numa palavra: fantástico!


Praia


Praia


Lagoa de Snorkeling


Lar de Tartarugas


Atracção "Rio Del Paraiso" onde somos levados numa jangada por diversas paisagens e animais


Espectáculo "Voadores de Panpantla"


Território do Puma e Leopardo

A maior atracção do parque, além do espectáculo nocturno, são os rios subterrâneos. Em aproximadamente 1 hora percorre-se o parque de uma ponta à outra, num caminho cheio de grutas e uma grande beleza natural. Aconselho a usarem barbatanas para não se cansarem tão rapidamente!

Curiosidade: À entrada do rio disponibilizam um saco para colocarem os vossos pertences, que depois vai estar à vossa espera à saída do rio. Considerei este serviço muito útil!


Rio Subterrâneo


Rio Subterrâneo


Snorkeling no Rio Subterrâneo


Snorkeling no Rio Subterrâneo


Snorkeling no Rio Subterrâneo


Fim do Rio Subterrâneo

Além de todas estas atracções documentadas por fotos, existem muitas outras tais como o Aquário, Território do Tapir, Lar de criação de tartarugas, Mariposário, Cemitério Maya, etc... O parque é realmente muito grande e para ver com calma são necessários 2 dias!

Para a noite está reservado o "Mexico Spetacular", um verdadeiro espectáculo de cor e de som, com 2h30 de duração. Recomendo!

À entrada, para ajudar a criar o clima, estão variados índios para tirar fotos:



















 

heaven2006

Membro Novo
Playa del Carmen

A cerca de 25 minutos a pé do nosso hotel fica o centro de Playa del Carmen, onde se encontram todas as lojas, restaurantes, bares e discotecas. Também é aqui que podem apanhar o Ferry para Cozumel ou um autocarro para Cancun. Aqui é um óptimo local para fazerem compras e regatear preços.




Lojas de marcas conhecidas...


Algumas moradias que encontramos pelo caminho....


... e muita vida selvagem

Visitas a outros Resorts RIU
Com o privilégio que temos em visitar qualquer resort Riu, aproveitamos para conhecer alguns. Tivemos muita pena em não ter tido tempo de ir a Cancun a visitar os restantes!

Riu Palace México
Trata-se de um hotel do mesmo género do Riu Palace Riviera Maya, com a diferença que tem mais 10 anos. No entanto não deixa de ter jardins fabulosos... só a piscina é que deixa um pouco a desejar por ser muito pequena! Na minha opinião preferi o meu hotel, mas esta opinião não foi unânime no grupo...










Alguma vida selvagem...

Riu Playacar

Visitamos este hotel à noite, no entanto não ficamos com muito boa impressão... reparamos que as bebidas nos bares são servidas em copos de plástico, algo que não acontece no Riu Palace. Além disso não gostamos da disposição dos quartos em bairros... imagino o que seria deslocar-se para o lobby num dia de chuva torrencial... Este pareceu também o resort mais vazio que visitamos.





Riu Tequila

Este hotel tem claramente um clima diferente, é principalmente direccionado a jovens que gostam de festa e diversão. É neste hotel que está situada a discoteca "Pacha". Visitamos este hotel à noite e verificamos que estava muita gente, será talvez o hotel Riu com maior ocupação.





Infelizmente não tiramos fotos do Riu Yucatan e o Riu Lupita estava fechado na semana em que lá estivemos.

Serviço no Hotel

A excelência no serviço é talvez uma das bandeiras dos Riu Palace. Todos os funcionários foram inexcedíveis. Cheguei inclusivé a receber telefonemas no quarto a perguntar se estava a gostar da estadia. Durante o dia, todos os funcionários por onde passava cumprimentavam com um "Holla", ou "Como estas?". Alguns funcionários dos bares chegam até a conhecer as pessoas pelo nome e sabem o país e até os gostos da pessoa.

O Regresso

Do regresso não há muito a dizer. O nosso vôo apesar de ter partido com quase 1 hora de atraso de Portugal não saiu com esse atraso de Cancun, visto que o embarque foi muito eficiente. De destacar apenas o facto de os Mexicanos serem mais rigidos no que diz respeito ao peso da bagagem de mão.. em 5 anos de viagens nunca me colocaram problemas em levar as malas comigo, seja de que peso fosse.. no entanto lá no aeoroporto obrigaram-me a pesar a mala e como tinha 13 kg teve que ir no porão... felizmente chegou intacta a Lisboa....

A viagem durou 8h30 e foi bem passada visto que fui a dormir a maior parte do tempo. Pelo caminho consegui ver Cuba.


O jantar servido no avião... ligeiramente melhor que a refeição do outro vôo

O avião aterrou às 12h45 em Lisboa, depois de andar às voltas no ar durante 10 minutos.

Dicas Gerais:

Fui para o México com a sensação de que apenas aceitavam dólares, no entanto concluí que o euro já é largamente aceite nas principais lojas. Aconselho vivamente a pagarem a taxa de saída em pesos, pois estão a poupar mais de 10 € por pessoa (neste momento custa 700 pesos ou 60 dólares ou 45 euros por pessoa). Visto o extracto bancário concluo que a melhor taxa de câmbio que podem obter é através de pagamentos com cartão de crédito. Para terem uma ideia consegui aproximadamente 18,5 pesos para 1 euro enquanto nas lojas apenas faziam 17,5 ou 18 pesos no máximo para 1 euro. Se estiverem hospedados no complexo Playacar dispõem de um banco Santander que vos fará o câmbio se assim o desejarem.

No report do ano passado do RonWelty verifiquei que teve um episódio menos agradável com a câmara dele.. por isso para evitar qualquer problema comprei no ebay por 25€ (já com portes) uma bolsa à prova de água, igual a esta. Revelou-se muito útil para fotografar e filmar na piscina e na praia, assim como no cenote e no rio subterrânio do Xcaret. E não entrou água nenhuma! :)

Se pretendem ir para um hotel Riu, recomendo vivamente a visitarem este site: ALL RIU RESORT Pictures, photos, information, virtual tours, maps, map, info, resort, puerto plata, punta cana, dominican republic, hotel, merengue, bachata, mambo, naiboa, taino, melao, bambu, palace macao, yucatan, picture, photo, tour, playacar, p

Em suma: Adorei o México e uma semana é claramente insuficiente para conhecer tudo o que a Península do Yucatan tem para oferecer! :wink:

Alguma dúvida é só dizer :wink:
 

LuisT_76

Membro Ativo
Bem... se eu já tinha vontade de ir ao México, agora é que fiquei mesmo em pulgas! :)

Excelente o report e parabéns pelas fotos :)
 

Vivi

Membro Ativo
Belo report...
Eu tambem adorei o México e concordo plenamente quando diz que uma semana é insuficiente!
Parabens está excelente!
 

heaven2006

Membro Novo
Acoreano disse:
Falou em chuva. Foram muitos dias?
Infelizmente apanhamos 2 dias onde praticamente não houve sol... num dos dias choveu pouco, pelo que aproveitamos um pouco para fazer praia/piscina de manhã e à tarde fomos às compras a Playa del Carmen. No outro dia choveu torrencialmente o dia todo, pelo que nos limitamos a ir à internet, parte do grupo foi para o ginásio, e eu como não queria dar o dia como perdido passei a tarde dentro da piscina... foi uma aventura! :)
 

Elisabete Melo

Membro Novo
Excelente! Que saudades...Estive na Riviera Maya, Cozumel e Cancun em 2004 e foram sem dúvida umas das melhores férias que passei. Gostava de aproveitar os preços baixos que se têm verificado este ano e repetir Riviera Maya pois quando lá estive em 2004 roubaram-nos 3 dias nesta localidade (apesar de lá ter estado 3 semanas)....é uma história longa que talvez um dia faça um report com fotografias líndissimas como estas. Aliás, a fotografia da minha assinatura é de Cozumel.

Parabéns pelo report.
 

heaven2006

Membro Novo
Elisabete Melo disse:
Excelente! Que saudades...Estive na Riviera Maya, Cozumel e Cancun em 2004 e foram sem dúvida umas das melhores férias que passei. Gostava de aproveitar os preços baixos que se têm verificado este ano e repetir Riviera Maya pois quando lá estive em 2004 roubaram-nos 3 dias nesta localidade (apesar de lá ter estado 3 semanas)....é uma história longa que talvez um dia faça um report com fotografias líndissimas como estas. Aliás, a fotografia da minha assinatura é de Cozumel.

Parabéns pelo report.
Estes preços andam mesmo imperdíveis... até eu se pudesse voltava lá este Verão só por causa disso!
 

sapm

Membro Ativo
Excelente report!!
Revivi na íntegra a viagem que lá fiz de lua-de-mel.
Sem dúvida, a melhor viagem que fiz até hoje foi ao México, por TUDO!
É um destino espectacular e com muito pra ver.

Bjinhos
Sílvia
 

Starlight

Membro Novo
Excelente report, mesmo! :D
Fiquei com muita curiosidade de ir ao México, coisa que não tinha ;)
Obrigada
 

joker

Membro Conhecido
heaven

excelente report...fiquei com curiosidade de visitar o México e pelo preço que conseguiste...:)
 

zcsb

Membro Novo
Excelente report!!

Bom, é por isto que eu gosto deste portal! Os reports são fáceis de ler e as fotos de visualizar, sem caixas nem caixinhas!

Adorei o report!
Que saudades ....
Estive no México em 2004 e 2005 e neste último fiquei no Riu Tequila. Todo o report só me lembra as mágnificas férias que tive nesta cadeia.
Apesar de saber que o hotel onde esteve ser mais recente que o Tequila, todas as fotos e descrições me trazem à recordação o hotel. Também fui a XCaret e Chitzen Itza e adorei. Em 2004 fui a Xel Ha e também não fica a dever nada a XCaret, pelo contrário em termos de snorkeling e paisagem é ainda mais belo. Só falta mesmo o famoso espectáculo nocturno!! Mas qualquer um deles, para mim, são magnifícos.

Parabéns pelo report e pelas lembranças que me devolveu.:D
 

fatimat

Membro
Olá a todos,

Alguém me sabe dizer se o hotel disponibiliza adaptadores de corrente????

Obrigada pela ajuda!
 

fatimat

Membro
Olá,

Alguém me sabe dizer se é possivel ir nadar para um cenote com uma criança de 4 anos? Eu adoraria ir mas não sei se há condições. Como se chega à água???

Mais uma vez obrigada pela v/ ajuda!
 

fatimat

Membro
E carregam normalmente as nossas baterias e pilhas recarregáveis???? Como a corrente é só de 110 v....

Não percebo nada destas coisas...
 
Top