Novidades

[Report] Postais da Turquia

agnusporfius

Membro Conhecido
Olá Cristina,

Excelente report e fez-me recordar a minha viagem lá há alguns anos atrás. Tal como tu adorei o voo de balão, inexplicável e nem por isso muito caro (contrariamente ao do Quénia ou Serengetti). Também em Pamukkalé tive uma decepção, pois aquilo estava quase sem água, vejo que se mantém (infelizmente).

A única coisa que não fiz foi praia, mas fiz um circuito um pouco mais extenso, com TRoia incluido.

Obrigado
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
A Turquia é espectacular... tal como o teu report :D
A primeira vez que fiz um circuito foi precisamente à Turquia (a preço imbatível :p) e foi semelhante a este mas acabei na Antália em vez de Kousadi.
Fiquei apaixonada por Istambul mas 2 dias não chegaram para tudo... as tuas fotos fizeram bater a vontade de lá voltar ;)

Venha daí o report da ilha grega :rolleyes:
 

yara

Membro Conhecido
Belo report, @Cristina Sousa
Fui acompanhando as fotos e ainda pensei que lá estivesses... :p
Agora com um report teu com detalhes pormenorizados, já posso ir com as tuas dicas. :D:p
Já estive na Turquia em 2010 mas cometi o erro de não fazer o circuito e de ir apenas para Antalya (era um pacote que estava na moda e fui) mas cada vez mais tenho a ideia de fazer um circuito semelhante ao teu.
Por curiosidade, compraste a uma agência portuguesa?
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Obrigada a todos! :)
A Turquia é um país fantástico, seguro e com muito para ver e explorar.
Tive pena de não ter "fechado" o circuito, ficou a faltar Tróia e Çanakkale, e o estreito de Dardanelos, para ficar completo. Ainda assim ficariam em falta algumas cidades importantes como Bursa e Izmir.... :rolleyes:
Enfim, o país é muito grande e temos de fazer opções, adequando os locais a visitar aos dias que temos disponíveis e aos nossos interesses.
Já prometi voltar, pois Ízmir, Bodrum, Marmaris, Fethiye e Antalya estão definitivamente na minha lista! :oops::oops:
E reafirmo, é seguro circular pelo país, e fazê-lo com guia é uma mais valia. As distâncias são grandes entre os vários locais, os percursos demorados, não recomendo fazer por conta própria.
E sim @agnusporfius , as piscinas naturais de Pamukkale continuam secas o_O !
@yara, sim comprei a uma agência de cá, qualquer uma te pode dar opções à tua medida.
 

Bruxinha viajante

Membro Ativo
Que espectáculo de report, pormenorizado e cheio de fotos lindas, uma aula de história completa :D
Fica a vontade de conhecer esse país que já está na lista há algum tempo :rolleyes:

Parabéns!
 

Ricardo_7

Membro Conhecido
Olá Cris,

Muito obrigado por mais uma fantástica partilha :D Este país tem tanto para ver e para oferecer, que confesso, que é também um dos meus desejos fazer uma volta parecida com a que fizeste :D O teu report só prova que a tenho de fazer o quanto antes, já que não tive oportunidade de ir na mala de porão, ehehe.

Continuação de boas viagens :D Bj
 

Antonia.M.S.

Membro Conhecido
Olá @Cristina Sousa :D

Este é um report pelo qual aguardava com expetativas altas, mas com a certeza de que me iria surpreender!
Em primeiro lugar pelas fotos, já que nunca deixas os créditos por mãos alheias, depois porque combinaste o circuito com uns dias de praia que na verdade são dois em um a somar pontos, finalmente, por ser um país que me fascina, pelo tanto que oferece, e que ainda não consegui visitar :(

Foram com certeza umas férias fantásticas! As fotos estão lindas, as paisagens e os lugares/monumentos visitados encantam e o passeio de balão que nos deixa literalmente de cabeça no ar, a sonhar ...:rolleyes:;):D

Obrigada pela partilha e por toda a informação que será muito útil um dia, espero! E parabéns, o teu report deslumbra e deixa-me arrependida de não ter já apostado tudo neste destino!!
Obrigada! Beijinho.
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Muito obrigada a todos!!!!! :)
A quem tem este destino na lista, só posso dizer: aproveitem para ir o quanto antes, que a lira está favorável. :rolleyes:
Não se irão arrepender de fazer um circuito deste género, apesar de cansativo, vale cada hora de sono perdida.
E posso garantir que as fotos não mostram a verdadeira realidade, é tudo muito mais bonito ao vivo. ;)
 

Pedro85

Membro Conhecido
Fantástico report Cristina!

Estou a planear 1 semana à Turquia na primeira semana de Outubro, por isso o teu report veio mesmo a calhar e com informação muito útil!

Acreditas que já tinha um separador aberto do teu report de Istambul há semanas? Agora vou ter de deixar este aberto também, ao lado... :D

Aproveito para pedir a tua opinião. Tenho 6 dias úteis na Turquia por isso vou ter de fazer muitas opções. Estava a pensar em 3 dias em Istambul e o resto na Capadócia, sendo que 2 dias contemplam as viagens de avião para lá. O teu report dá a entender que 1 dia (exigente, começando às 3h30 :) ) chega perfeitamente para a Capadócia, e que 2 dias são suficientes para Istambul. O que achas?
Valerá a pena fazer também um desvio a Ankara?
Pamukkale já risquei da minha lista por "dificuldades de agenda" :), ficará para a próxima.
 

CristinaBF

Membro Conhecido
Ola @Cristina Sousa
Parabéns pelo teu exelente report, e só tenho uma coisa a dizer Adorei e se já gostava de conhecer a Turquia principalmente pelos Balões:rolleyes::oops: agora ainda fiquei com mais vontade de conhecer e fazer um roteiro na Turquia.
Lindas fotos de postais da Turquia que me fizeram ficar com mais vontade de ir á Turquia:)
Boas viagens ;)
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Muito obrigada a todos! :)
@Pedro85, se ainda não conhece Istambul, recomendava 3 dias. Eu estive 2 desta vez, mas já lá tinha estado 4 dias há uns anos atrás. 2 dias em Istambul é escasso para ver esta fantástica cidade.
Quanto a Ankara, é de longe a menos interessante de todas, pois é uma cidade nova, sem centro histórico, sinceramente seria aquela que prescindiria.
 
Última edição por um moderador:
Parabéns Cristina pelo report. Boa descrição e belas fotos.
Cá em casa já pensamos nas próximas ferias, Turquia é uma hipótese mas estou com algum receio da comida. Sou muito esquisita e por mais estranho que pareça cheguei a passar fome na Tunísia. Não que não houvesse bastante comida, mas detestava os temperos e não conseguia comer. Até as sardinhas assadas tinham tempero.
Na Turquia consegue-se comer peixe ou carne grelhado apenas com sal?
Ah e a temperatura da agua?
Estas são 2 coisas que pesam na decisão.
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Olá @Elisabete Sousa :)
Antes de mais, obrigada pelos seus comentários.
Para além da comida turca, em qualquer restaurante consegue comer peixe ou carne grelhada. E ao contrário de muitos países por essa europa fora, aqui existe arroz, por ex. Também é muito normal encontrar nos menus saladas, pelo que não me parece que vá passar fome. Apesar de ser uma cozinha mais condimentada que a nossa, tem especialidades boas e não exageradamente diferentes.
Quanto à água, onde estive a água era quentita, embora não tanto como nas Caraíbas. Mas todos sabemos que essa situação pode ser influenciada por factores que não controlamos, como o tempo ou as marés. No geral achei o clima (ar e água) excelente! ;)
 

Ricardo Botelho

Membro Ativo
@Elisabete Sousa Desculpe intrometer-me na sua conversa no entanto gostava de ajudar quanto a duas das suas questões:
- Comida pode ser mais condimentada mas tal como a @Cristina Sousa diz há muita oferta e grelhados "com fartura", essencialmente nos resorts, pelo que leio em grande parte deles têm grelhados e normalmente são cozinhados na altura que solicita, principalmente o peixe.
- Quanto à temperatura da água, para onde vou e tenho estado a acompanhar, nesta época do ano a média costuma ser 28º. A título de exemplo ontem estava nos 30º e hoje nos 29º, por isso será uma "sopinha" :)
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Eu só não achei muito "sopinha" porque a temperatura do ar estava muito elevada, sempre bem acima dos 30*, pelo que estando ao sol, depois parece que a água não está tão quente. Mas, de facto, a temperatura da água era bem agradável. :)
Relativamente ao peixe, sim, no resort onde fiquei, havia peixe grelhado todos os dias, na parte dos grelhados, como poderão ver nas fotos que publiquei. E ainda havia sempre arroz branco e puré, e não apenas as habituais batatas fritas!
 
Olá @Elisabete Sousa :)
Antes de mais, obrigada pelos seus comentários.
Para além da comida turca, em qualquer restaurante consegue comer peixe ou carne grelhada. E ao contrário de muitos países por essa europa fora, aqui existe arroz, por ex. Também é muito normal encontrar nos menus saladas, pelo que não me parece que vá passar fome. Apesar de ser uma cozinha mais condimentada que a nossa, tem especialidades boas e não exageradamente diferentes.
Quanto à água, onde estive a água era quentita, embora não tanto como nas Caraíbas. Mas todos sabemos que essa situação pode ser influenciada por factores que não controlamos, como o tempo ou as marés. No geral achei o clima (ar e água) excelente! ;)
É verdade que todos os restaurantes têm grelhados o grande problema é como temperam. Na Tunísia também tinham , mas o tempero com as especiarias deles era horrível e eu não conseguia comer. Tenho esse grave problema de ser terrivelmente esquisita.
Quanto à agua..."quentita" já não é mau.
Obrigada pela resposta.
 
Top