Cristina Sousa
Membro Conhecido
(painel de uma agência de viagens em Istambul)
Depois de há 4 anos atrás ter estado em Istambul, a paixão pela Turquia foi tomando conta de mim, e ansiava uma oportunidade para poder conhecer mais um pouco deste enorme país.
A ideia de fazer um circuito sempre me agradou, e este ano, como não planeei as férias com grande antecedência, e depois de ver algumas alternativas, decidi apostar neste velho sonho!
Sabendo que os circuitos são por norma cansativos, a minha ideia foi conciliar a cultura inerente ao circuito com uns dias na praia. E a Turquia, verdade seja dita, reúne todas as condições para proporcionar aos seus visitantes, as mais variadas experiências. É uma país culturalmente riquíssimo, cheio de história, com uma grande diversidade cultural, gastronómica, paisagística, e também possui locais interessantes para bons dias de descanso e relaxamento. E desde o início do ano, a lira desvalorizou bastante, pelo que a vida na Turquia revela-se relativamente barata, quer em termos de alimentação, quer de compras. Neste momento, 1 euro equivale a cerca de 5,5 liras.
Assim, consegui conciliar 6 dias de circuito com 6 dias na praia!
A Turquia não é um país, mas quase um continente! Considerada uma península gigante, está rodeada por vários mares - Mar Negro e Mar Mármara a norte, Mar Egeu a oeste, Mar Mediterrâneo a sul. Com 80 milhões de habitantes, a sua economia assenta em três pontos fundamentais - a agricultura, a pecuária e o turismo! Apesar da capital administrativa do país ser Ankara, é Istambul a cidade mais povoada, com cerca de 15 milhões de habitantes - 6 milhões na parte europeia e 9 milhões na parte asiática (sendo que destes, cerca de 3 milhões confluem diariamente para a parte europeia).
O país está dividido por dois estreitos, que também dividem os dois continentes: o Estreito do Bósforo e o Estreito de Dardanelos, que dividem a parte europeia (Tracia), da parte asiática (Anatólia).
É pois todo um mundo novo para descobrir!
O circuito parte de Istambul e incide sobretudo na parte da Anatólia (a conhecida Ásia Menor dos livros de história). Como pretendia fazer uns dias de praia, não concluí o circuito, mas do que fiz, e foi inolvidável, recomendo vivamente! A Turquia é uma aula de história ao ar livre.
b) Os Voos
Os voos foram todos pela Turkish e foi a primeira vez que voei com esta companhia. Seguramente a melhor em que já voei. Bancos confortáveis, espaço suficiente para as pernas, tripulação simpática, comida aceitável, sistema de entretenimento (e, fundamental para mim), mapa com a rota do voo a funcionar ao segundo. E, mais importante do que tudo, cheguei sempre a horas! Nem sempre a descolagem foi rápida, mas aterrou sempre dentro do horário previsto! Certo que estas coisas nem sempre dependem da companhia aérea, mas muitas vezes de circunstâncias externas, mas correu super bem!
Fiquei cliente!
c) A agência no destino
A agência no destino foi a Marveltur e só posso dizer coisas boas. Impecáveis do primeiro ao último dia! Transfers de / para o aeroporto pontuais, carrinha do circuito confortável (16 lugares para 13 ocupantes), motorista simpático e guias 5* (um guia em Istambul e uma guia a partir de Ankara até ao final do circuito). Têm controladas todas as entradas nos vários locais que são visitados (já levam os bilhetes), os restaurantes onde se almoça ao longo do circuito, bem assim as estadas nos hotéis - nunca tivemos necessidade sequer de fazer check-in nos vários hotéis, foi só chegar e receber a chave do quarto.
d) Os hotéis
Os hotéis do circuito são pré-definidos, e à excepção de Istambul, tinham incluído o jantar no hotel do alojamento. Todos funcionavam em regime de bufet.
Por pedido meu, o hotel em Istambul foi um 3* (ao contrário de todos os demais, que eram 4*), uma vez que ficava localizado na zona histórica de Fathi/Sultanahmet, a minha preferida. Para além de estar no "centro" das atracções turísticas, era a zona que mais jeito dava para aceder aos locais que pretendia visitar na única manhã livre que tinha ao meu dispor.
Fica numa rua meio escondida, mas no coração da zona antiga, com abundância de hotéis e restaurantes, a 5 minutos da Mesquita Azul. É um edifício antigo, sem elevador, com 2 andares, mas o quarto, pese embora o aspecto antiquado, tinha todas as condições - cama grande e confortável, ar condicionado, wc impecável, amenidades habituais. Existia ainda wi-fi gratuíto em todo o hotel. Fiquei aqui alojada duas noites.
O pequeno-almoço, servido num pátio nas traseiras, era fraco. Não tinha grande variedade e quando solicitei gelo disseram..... que não tinham gelo! (os sumos eram servidos à temperatura ambiente, quando às 8 e pico da manhã já faziam quase 30º)
Em conversa com o rapaz da recepção, mostrei-lhe a minha decepção com o pequeno-almoço no primeiro dia, e ele, desfazendo-se em desculpas, prometeu-me que no dia seguinte me levaria ao pequeno-almoço do outro hotel Ferman, a poucos metros de distância.
E assim aconteceu, no dia seguinte fui tomar o pequeno-almoço ao rooftop do Hotel Ferman, a escassos 100 metros, e pese embora a diferença não fosse substancial (continuava a não haver gelo
É um 4* com todas as comodidades, afastado cerca de 2/3 kms do centro de Ürgüp. Aqui fiquei alojada por duas noites.
Quarto impecável, com ar condicionado, wi-fi, e jantar bufet incluído.
Gostaria de ter experimentado um cave hotel, existem imensos na região, seria certamente uma experiência formidável, mas o circuito não os contempla (seria uma questão que deveriam reconsiderar).
Mais um 4* com um quarto enorme (parecia um Ap. T1), amenidades no wc, ar condicionado, wi-fi disponível em todo o hotel, e livre acesso às piscinas, ao banho turco, e à piscina termal (impossível entrar dentro de água, de tão quente). Jantar bufet incluído. Tinha ainda animação nocturna junto à piscina!
Última edição: