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[Report on the fly] India, Nepal e sudeste Asiático

shakawkaw

Membro Novo
Boas novamente... tem sido dias bastantes complicados e intensos.

Depois de Manali, onde estivemos cerca de 7 noites... a ter aulas de yoga, a passear e a relaxar, apanhamos um autocarro, desta feita um super deluxe para chandigar (queriamos chegar a rishikesh). O super deluxe bus, pensamos nós, ia ser uma maravilha comparado com os autocarros do governo. Mas estávamos errados, a única grande diferença entre um autocarro do governo e o super deluxe é que no super deluxe as pessoas tem lugares marcados, não vai ninguém em pé e não pára tantas vezes. De resto, em termos de supensão e conforto foi exatamente igual. Muitos solavancos e muito barulho. Até chandigar foram cerca de 12h, onde tivemos de apanhar um autocarro local para ir até outra paragem de autocarros e daí apanhar autocarro até haridwar, desta vez um autocarro rasco do governo, apinhado por estradas de terra batida e horas de engarrafamentos debaixo de um calor abrasador que penso que demorou cerca de 7h. Chegados a haridwar, novamente um autocarro do governo de 1h até rishikesh.
Dica para quem pensar em viajar com mochilas em autocarros do governo, cheguem antes de todos e escolham os lugares da frente pois são os únicos que tem espaço para colocar as mochilas grandes e estar confortável com as pernas. Nós por duas vezes falhamos os lugares e tivemos de viajar aquelas horas todas com as mochilas ao colo.
Outra dica, quando forem colocar as malas na parte inferior dos autocarros é normal pedirem-vos entre 10 a 20 rúpias por mala, não são obrigados a dar.

Chegados a rishikesh fizemos o que temos feito desde sempre, falamos com a malta dos rickshaws, pedimos para nos levar para um sitio barato dentro dos nossos valores e proporcional ao nosso cansaço e às horas do dia/noite, assentamos por uma noite e procuramos um sitio mais barato.
Aqui em rishikesh o rickshaw disse-nos que o quarto mais barato que iamos encontrar era de 800 rúpias, estranhámos e dissemos que de qualquer maneira queriamos ver os quartos (mm que no fim n queiramos ao menos já estamos na zona certa)... o hotel de 800 rúpias não tinha janela, a única grelha que tinha dava para o corredor de passagem das pessoas e disse logo que 800 além de ser extremamente acima do nosso budget não seria certamente o valor daquele quarto. Tentaram baixar até aos 600 mas eu disse que o máximo que dava era 400 por aquele quarto e só um dia porque estavamos mesmo cansados, não aceitaram e continuaram a insistir que não iamos encontrar nada abaixo dos 1000 (clarooo.) Apesar do calor, estavamos a meio da tarde e decidimos ir por nós procurar um sitio... em rishikesh o ganga é sem dúvida o ponto atrativo para os peregrino indianos.
Nessa noite pagamos 400 rúpias num quartito sem vista mas com janela para o pátio. Na noite seguinte encontramos um com vista para o ganga e com um jardim à porta por 350.. e os restantes 5 dias que ficámos em rishikesh foi num ashram na outra margem do ganjes por 200 rúpias a noite.
Em rishikesh, para os estrangeiros, o mais atraente é o yoga e os ashrams, a vida saudável.. houve um boom enorme de yoga e vê-se atividades relacionadas com yoga por todo o lado... nós fizemos um curso iniciante no ashram e pagamos 2500 rúpias cada por 4 aulas por dia (1 limpeza, 2 yoga e meditação).
Muita gente fala mal do ganga, no entanto na minha opinião, pelo que vi e falei com bastante gente, o ganga tem cor escura e às vezes vê-se uns plásticos e algum lixo, mas o rio em si é só mineral da água e das terras, ou seja seguro para nadar. Apesar de muita gente, incluindo estrangeirada beberem dali... mas isso já penso que seja outro nível um pouco menos saudável.
Num dos dias fomos às cascatas, existem várias mas nós fomos à maior, mas também a mais longe (7km ida e 7 volta), com uns simpáticos 42 graus à sombra)... as cascatas valem a pena, é bastante fresco e a água é de montanha, limpinha da fonte... conhecemos montes de pessoal estrangeiro e indianos e até tivemos direito a café feito em fogão de campismo... os idianos são pessoas danadinhas para a paródia :)
Nesse dia chegamos a casa às 17h, comemos e ainda fomos ver 20 minutos de um ritual que fazem todos os dias no ganges, com cânticos e etc... estávamos estoirados e não vimos tudo porque decidimos ir dormir.
No dia seguinte ela não saiu de casa com bastantes dores de barriga, dores de cabeça e tonturas... e eu fiquei de diarreia e meio adoentado da cabeça e estômago.. não fizemos nada o dia todo, dai eu disse anteriormente para terem atenção a viajar para a India nesta altura, porque o calor está mesmo impossível.
Em rishikesh podem ir também visitar o ashram onde os beatles estiveram nos anos 60...vale a pena porque em comparação com todos os ashrams, este é sem dúvida totalmente diferente e enorme, agora está abandonado e existem uns grafitis porreiros em algumas paredes. Ao chegarem aqui poderam tentar-vos cobrar dinheiro para entrar, ou para vos guiarem pelos diferentes edificios que existem lá dentro, mas recusem, mesmo que digam que vão chamar a policia. A entrada pode ser tricky... mas se seguirem o muro à volta vão encontrar muro partido por onde podem entrar.
Aqui em rishikesh quando as vacas entram num estabelecimento, ao contrário do rajastão em vez de as mandar embora, dão-lhes comida lol :)

De rishikesh viemos para delhi, novamente, pela terceira vez estou em delhi... viemos num sleeper, que demorou cerca de 8h porque avariou duas vezes e nem chegou ao destino. Para chegar ao hotel partilhamos um rickshaw com mais um casal e a destreza indiana conseguiu encaixar tudo num rickshaw, mesmo ao inicio terem dito que só podiam levar 3 pessoas e queriam que pagássemos por dois rickshaws.

Marcamos um táxi para nos apanhar no hotel às 2 da manhã e nos levar ao aeroporto de onde ela partiu para casa e eu voltei para o quarto. (se não tiverem um comprovativo do bilhete de avião, eles não vos deixam sequer entrar nas portas. eu não pude entrar com ela).

Ingénuo...achei que este dia não iria ser o pior dia da minha viagem........


Amanhã sigo num autocarro sleeper, 18h até kashmire (srinagar) onde vou ficar 4 dias e depois sigo num jeep partilhado pelas estradas mais lindas do mundo (segundo muita gente) até ladakh. Ladakh vai ser provavelmente o sitio mais idêntico ao tibet onde alguma vez vou estar. Onde tenho 10 ou 11 dias para ficar e voltar para delhi ((again..haaaa, em que provavelmente serão 3 dias de viagem por umas das estradas mais lindas e perigosas do mundo).
Chegado a delhi tenho comboio marcado para gorakphur onde apanho autocarro para a fronteira e irei para kathmandu, Nepal.
No nepal vou ficar cerca de 12 dias onde vou fazer trekking por todas as aldeias (não reservei nada para o trekking, vou fazê-lo freestyle).
Depois disto tenho voo marcado para delhi novamente... (delhi, já vai parecer que estou a chegar a "casa"), apanho comboio para mumbai onde penso ficar 2 dias e seguir para goa.

Podem marcar isto tudo pela net quase sem a ajuda dee ninguém e assim poupam uns trocos. Os comboios pode ser o mais complicado, mas usem o cleartrip.com para comboios e aviões e o makemytrip para estes e autocarros também.
 

shakawkaw

Membro Novo
Ja cheguei a kashmir, depois de uma viagem num autocarro sleeper, que demorou 28h... o autocarro era bom e a viagem apesar de ter sido a mais longa foi das que custou menos, so que pareceu q demorou uma eternidade.

Ora bem, kashmir eh atualmente conhecida por ser uma zona de risco, inclusive no site da embaixada portuguesa na india eles nao recomendam viajar para aqui... mas ca estou eu, em srinagar, a capital... e o que vos posso dizer ate agora eh que se escolherem um hotel fora do centro da cidade, isto eh calmissimo, n se passa nada. e os proprios empregados e donos dos hoteis estao cientes dos riscos e vao-vos recomendar vivamente a nao andarem pela cidade sozinhos porque existe realmente perigo (pode ser esquema para nos fazerem gastar guita nas atividades deles..n sei se eh verdade ou nao,mas a cidade, de passagem n me pareceu mto simpatica)... ou seja, o que fazer aqui? muita coisa, mas tudo a pagar e com guia, amanha vou numa tour de 1 dia, vou ver o lago onde existem as famosas casas em barcos, ver as plantacoes de legumes e o mercado na agua, templos, etc etc... no entanto o que aqui se faz de melhor sao os trekkings (que batem de longe os do nepal).. onde vao com guias e poneis de carga e chegam a altitudes de 6000 e tal metros, se assim quiserem.. ha trekkings de 1 dia ate ao tempo que quiserem, eles dao tudo desde roupas, tendas, comidas, etc...
as pessoas sao super amistosas, muito porque o turismo ficou bastante estragado com todos os incidentes e no fim de contas isto eh a terra deles e o negocio deles...ate agora sem receios de nada, vou passar aqui uns dias.
 

shakawkaw

Membro Novo
Deixo so aqui um pensamento...

Conhece/se um povo, olhando para os animais... na India eh extraordinario ver caes, vacas, camelos, ratos, porcos, etc a coexistiram perfeitamente lado a lado sem problemas... Os caes, apesar de nao terem dono, aqui tem direito a vida e nao sao enviados para canis ou para abate. E numa cidade enorme, como deli, os restaurantes alimentam os caes com os restos. Em que outra cidade que se diga ser civilizad e evoluida se ve isto?? esta ideia de evolucao destruiu a humanidade.
 

roller

Membro Conhecido
mais uma vez os parabéns e coragem por essa aventura de fazer inveja a muita gente!!
 

shakawkaw

Membro Novo
Boas, novamente com um update...

Acabei de comprar uma net portátil, carrego 200 rúpias e tenho 2Gb de tráfico 3G em qualquer parte da India (penso que seja este o valor).
Ia comprar telemóvel mas os pre pagos não funcionam em toda a India e os pos pagos precisam de contrato... o roaming de portugal para aqui também só funciona em alguns sitios.

Relativamente a kashmir hoje foi dia de descanso, amanhã é dia de trekking... para quem quiser vir... as guests houses e hoteis é uma mafia, mas entre mafia e mafia escolham bem para garantir que tem internet e vos deixam sair de casa! Poderam tentar-vos meter medo e nao vos deixar ir a lado nenhum sozinhos... Eu amanhã depois do trekking quero ir ao lago, sozinho ou acompanhado e fazer o que me der na gana, vamos ver como corre e se não tenho de me chatear. Perigos, até agora, reais... serem enganados por gajos a vender-vos merdas ou a convidarem-vos para ir aqui e ali e depois poderem-vos persuadir a comprar merdas ou a dar dinheiro... sinceramente é um pouco como acontece em muitas cidades da India. No entanto aqui os hoteis tentam agravar ainda mais a situação para manter os turistas a gastar dinheiro com eles. Fica o aviso... de resto kashmir é muito giro, mas deve render mais para quem quer ficar muito tempo e fazer um trekking.

No fim de contas o que conta não são as paisagens, nem as atividades que se fazem... o que conta mesmo são as pessoas. Conviver de perto com os locais, falar com eles, trocar experiências e conhecer outros viajantes com as mesmas ideias (em kashmir nao se ve turistas estrangeiros quase nenhuns)... montanhas e serras e lagos há em todo o mundo, as pessoas é que são únicas :)
 

shakawkaw

Membro Novo
Boas...

Vou para ladakh daqui a 4h, sair de kashmir, srinagar e deixo-vos com as ultimas ideias sobre kashmir...
Conheci bastantes estrangeiros que vão, ou estiveram no nepal a fazer trekking. Se tiverem intenções de fazer trekking, escolham kashmir... dizem que o nepal é a rainha dos himalaias... kashmir é o reino. E é verdade, se fizerem trekking de pelo menos 3 dias vão ver das paisagens mais belas que alguma vez terão hipóteses de ver. Como já tinha dito este é o ponto mais atrativo para os estrangeiros aqui. Há quem venha fazer trekking de mais de 1 mês, de kashmir até ladakh pelos himalaias... são mais de 400km.
Relativamente a perigos, não há nenhum que não haja noutra qualquer cidade da India. Inclusive, comparado isto a delhi, é bem mais simpático e suave.
Se tiverem intenções de vir eu indico-vos o hotel e escusam de marcar por uma agência, falam diretamente com a pessoa... todos aqui no hotel são 5 estrelas... super atenciosos e divertidos... está-me a custar bastante deixar este convívio.
Adorei o tempo aqui passado, em que passei horas do dia com as pessoas do hotel, tive refeições no chão, a comer com as mãos com eles como se fosse parte da família, aprendi a jogar jogos novos de tabuleiro e cartas, comi coisas que se calhar não teria comido e conheci as pessoas de kashmir.
No fim, olhando para trás e sobre tudo que ouvi sobre kashmir... uma pessoa viaja para um sítio e descobre o quão errado estamos sobre as suas pessoas. Sem dúvida fica no coração a experiência e se algum dia tiver possibilidade certamente voltarei cá! :)

Já agora, para ficarem a saber, kashmir para os kashmiris é independente... até a lingua é o kashmiri. E é um povo que já sofreu bastante nas mãos na policia e exército Indiano... desde matanças de jovens até maus tratos de idosos... uma imagem que me chocou brutalmente numa revista que li (com 2 anos) foi a imagem de um pai a tentar "resgatar" o corpo do filho (morto pela policia), uma criança e a ser agredido por um policia com um bastão.

Ao inicio vacilei, mas agora acho que não ter viajado para aqui seria ser apenas mais um a ignorar um povo que já sofreu bastante.

Já viajei para outros países afetados por guerras e violência e enquanto poder, vou continuar a fazê-lo, sem qualquer receio.. pois foi nesses países onde aprendi mais.

Adorei alimentar o corpo com delícias gastronómicas locais, assim como alimentar a alma e o espirito com desafios e as várias maravilhas da vida.
Quem é que não gosta de saborear o prazer das amizades, sejam elas novas, antigas, inesperadas, repentinas, temporárias, de partilhar experiências, reflectir sobre a vida, romper barreiras e saltar obstáculos com uma paixão que há muita não era encontrada.... Senti-me perdido, inseguro, sozinho, triste, cansado, derrotado, angustiado e pela primeira vez na vida, apesar de tudo, não desejei estar em qualquer outro lugar. Senti-me vivo e feliz, da forma mais pura e ortodoxa.
Hoje, sinto que tenho de ser mais tolerante e generoso a tudo que me rodeia, que tenho de prestar mais atenção aos aspectos agradáveis da vida em vez de me preocupar com pequenos, irritantes e fúteis detalhes.

Resumindo, quando cheguei a casa, desfiz a mochila e a primeira recordação que retirei e guardo com carinho é: olhar regularmente para o lado bom da vida...
Foi assim que descrevi o que senti, que me sinto.. e é este sentimento que tento preservar :)



O que disse anteriormente sobre os hoteis persuadirem as pessoas e gastar dinheiro com eles é verdade em toda a india, no entanto nunca ninguém me disse que se fosse sozinho a qualquer lado procurar qq coisa correria risco, mas como inconscientemente vim com a ideia que isto era perigoso, devido a todo o mediatismo, pensei que eles estariam a tentar intimidar. No fundo eles querem é que faças os programas com eles em vez de com outros... o que não é errado, visto que se estamos a usufruir do hotel, usufrui-mos do resto.
 

shakawkaw

Membro Novo
Atualmente em LEH, Ladakh, mega viagem de srinagar para leh (cerca de 15h) por estradas apertadas pelo meio de montanhas enormes e paisagens magnificas.
Ladakh está dividido em dois "estados", kargil e leh... sendo kargil 90% mulçumanos e leh ser maioritariamente budista e tibetano.
Leh é melhor do que esperava, bem fácil de andar a pé pela cidade, vê-se bem mais estrangeiros que em srinagar e existem bastantes pontos para visitar, como o palácio, os mosteiros, templos, etc, tudo por paisagens magnificas e alturas superiores aos 3000 metros.
Há varios trekkings que podem ser feitos dependendo do tempo disponivel de cada um e várias casas de familia onde poderão ficar... guest houses também as há aos pontapés. Com casa de banho partilhada conseguem preços entre as 100 rúpias e as 350. Com casa de banho privada, 350 rúpias até onde vocês estiverem dispostos a dar.
A internet nas guests houses e hoteis pelo que vi até agora é desligada à noite. Há bastantes falhas de eletricidade e internet (além dos cyber cafés) é bastante lenta e com vários cortes durante o dia.
Devido à altitude há quem tenha alguma dificuldade nos primeiros dias (dores de cabeça, tonturas, falta de ar). A mim só me custou a respirar mas agora está a normalizar, no entanto apesar do hábito o oxigénio continua a não ser muito pelo que devem ter atenção às longas caminhadas e a grandes esforços fisicos. Nos trekkings levem manteiga, que é aconselhado para grandes altitudes.

Anteriormente quando estive em dharmasala e fomos convidados a beber um chá num mosteiro tibetano, o sr não parava de nos encher o copo... agora percebo porque, disseram-me que se forem convidados por budistas ou tibetanos, a tradição diz que eles devem, sempre que o convidado bebe um gole, eles enchem o copo até à borda, assim o convidado está sempre servido. A melhor e mais educada maneira de dizer que não se quer mais é deixar o chá intocado, de forma a nao ofender o anfitrião! :)
 

shakawkaw

Membro Novo
Ladakh é sem dúvida o sitio melhor onde já estive. Provavelmente o sitio mais genuino de toda a India e sem dúvida belissimo.
Todos os dias ando à boleia para vilas e volto à boleia... os autocarros também são engraçados e estão sempre a pinha, às vezes venho na porta meio de fora agarrado aos ferros lol e há sempre gente disposta a ir comigo e explicar-me as cenas...

Recomendo vivamente... e agora que aqui estou vejo que os turistas indianos são porcos, sem educação e desinteressados pelas pessoas que aqui vivem (isto acontece muito em toda a india) mas principalmente aqui no norte é raro a pessoa que goste de indianos... e eu compreendo porquê... basta vê-los no meio da natureza a atirar garrafas e plásticos para o chão como se tivessem em casa.

Voltar à India vai ser um choque. (jammu, kashmir e ladakh não tem nada a ver com a India... e até mesmo o estado de himachal pradesh).

Toda a gente fica fascinada quando digo que sou Português... porque nunca viram nenhum tuga, a minha resposta é sempre a mesma... não percebo como os viajantes e mesmo os turistas conseguem vir à India sem ver o norte.
 

shakawkaw

Membro Novo
Reforço o que disse... Ladakh é sem dúvida o estado mais genuíno de toda a India. Estou farto de conhecer locais e todas as pessoas são simpáticas e não esperam nada de volta. Ainda agora fui ao cyber café e tive na conversa com o rapaz que estava a tratar da loja, que pouco fala inglês, mas dá para safar. No fim convidou-me para ir a um festival de música ladakhi e amanhã vai-me dar um livro sobre o budismo, porque me fartei de lhe fazer perguntas para ver se de uma vez por todas percebo como o budismo funciona.

Relativamente ao estado de kashmir, jammu e ladakh, todos querem a independecia.. e se cá vierem perceberão porquê... nada tem a ver com a india nem com os indianos. E de certo modo fiquei com uma visão menos boa da India. Principalmente pelo que vi nas revistas em srinagar...

No entanto notei bastante diferença entre os monges jovens daqui e os de dharmasala... aqui parecem uns putos normalissimos, não aparentam ser muito amigáveis, nem educados e da forma que se espera que um monge seja. Parece-me que em dharmasala os lamas (monges mais velhos) são mais rigidos e em termos de condições escolares e educativas seja melhor lá do que aqui.
 

Hello Tomorrow

Membro Conhecido
Boa noite...

Alguém sabe onde anda este companheiro??? É que desde 22 de Junho que não da novidades aqui neste tópico, o que não é normal, pois estava sempre on line.... Nao acham estranho não ter aparecido mais por aqui, para continuar a reportar a viagem?????
 

roller

Membro Conhecido
Eu ja falei pessoalmente com ele, ele regressou a Portugal por motivos pessoais esta tudo bem
 
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