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[Report on the fly] India, Nepal e sudeste Asiático

shakawkaw

Membro Novo
A viagem ainda não se concretizou, no entanto achei boa ideia ir fazendo o report à medida das novidades e da disponibilidade.
Relativamente ao planeamento não esperem muitos pois nós não somos de fazer planos muito à frente. Liberdade é tudo o que realmente temos e para nós viajar é mesmo isso, viver total liberdade, soltarmo-nos das prisões do dia a dia e do trabalho, sem compromissos, ver até onde essa liberdade nos leva e apreciar esses momentos.

Introdução
Viagem à India, Nepal e sudeste Asiático. Ela, 32 dias. Eu, tempo indefinido.

Roteiro
  • Norte India
  • Nepal
  • Sul India
  • Bangladesh
  • Myanmar
  • Laos
  • Tailandia
  • Camboja
  • Indonésia
  • Vietname
Pré-viagem
Ao contrário do que pensávamos e do que nos disseram nos centros de medicina tropical, tirem pelo menos 2 meses antes da viagem para tratarem da vacinação. Entre vacinas com doses de 1 mês e outras esgotadas, se o fizerem em cima da hora poderão ter muitas dores de cabeça desnecessárias.

Vacinas recomendadas

  • Hepatite A e B - duas ou três doses, com esquema reduzido de dias 1, 7 e 28. (Comprada na farmácia)
  • Tétano - uma dose
  • Poliomielite - uma dose, gratuita no centro de saúde e esgotada numa série deles
  • Tifóide - uma dose, esgotada a nível nacional desde novembro
  • Encefalite Japonesa - duas doses em esquema reduzido de dias 1 e 28. Deixou de ter comparticipação do estado e é muito dificil encontrar gratuita. Na farmácia custa cerca de 170€. É recomendada para estadias superiores a 3, 4 semanas e estadias em zonas rurais.
  • Malária - India e Nepal, comprimido Mefloquina. No entanto como vou viajar mais para este onde o mosquito é resistente à medloquina, o médico receitou-me Malerone, que custa quase o triplo do outro e em vez de um comprimido por semana, é diário.
Voos
Após contato com a lufthansa e a emirates, acabamos por decidir pagar mais e escolher a emirates, que quer a nível presencial, como telefónico está a anos luz de simpatia e profissionalismo da lufthansa.

Ela, Lisboa - Dubai (3h) - Deli, a volta é igual
Eu, Lisboa - Dubai (3h) - Deli, com regresso no fim do ano (que poderá ser alterado) Ho Chi Minh - Dubai - Lisboa

Vistos

  • India
    http://www.indembassy-lisbon.org
    Vistos da India pedem-se pela internet em, https://indianvisaonline.gov.in/visa/ é bastante fácil e rápido. O normal tem duração de 6 meses e permite múltipla entrada e custa 52€ + duas fotos estilo passaporte.
    Pedimos o nosso hoje, dia 12, sexta-feira e estará pronto em principio na terça-feira, dia 16, ou seja 3 dias úteis
O que levar
4 boxers
4 meias
2 calças
1 calções
2 tshirts
2 long sleeves
1 long sleeve polar
1 par de ténis e chinelos
1 gorro e lenço grande
1 casaco quente
1 impermeável
1 dslr com duas lentes
1 tripé
1 portátil 11''
1 saco cama ultra compacto
e diversos, como cabos, discos externo, filtros, medicamentos, etc

Dormida
Nada definido, mas a ideia é hostels, couchsurf, transportes noturnos e boa vontade :)
Mais informação assim que disponível.

New Delhi - Durga Deluxe
Quarto privado para duas pessoas
Grátis boleia do aeroporto, wifi extremamente mau, pessoal simpático e quarto limpo e agradável com ventoinha e AC.

Locais
  • Dubai
    Fizemos escala no dubai durante 5h e quis sair para ver se via alguma coisa. Apesar de cansados lá fomos palmilhar aquele aeroporto monstruoso à procura da saída.
    Fui revistado duas vezes porque não sei porquê, a falta de sono, cansaço e barba por fazer dá-me ar de quem transporta diamantes e ouro... (nem era droga). Quando finalmente chegamos à rua, parecia uma sauna autêntica, nem consegui fumar um cigarro e voltamos para dentro, decidimos ir novamente vasculhar o aeroporto e esperar pelo voo para deli. A emirate ofereceu-nos um mega pequeno almoço à escolha no aeroporto (2 vouchers de refeição) que decidimos gastar no "Taste of India"... não me lembro do que pedimos porque por essa altura o meu cérebro já só mexia os olhos... e mal. Tão mal que entramos no avião e nem dei por ele descolar, meti música para relaxar, só acordei para comer e depois quando aterramos.

  • New Delhi
    Estamos há poucas horas por aqui e devido ao cansaço pouco andámos... no entanto as primeiras impressões são que as pessoas no geral são simpáticas. A viagem do aeroporto ao hotel foi uma risota, desde a falta de espelhos laterais no carro até as razias de cortar a respiração e a familias inteiras em cima de uma mota. Os semáforos quando existem, por vezes, respeitam-se.
    A ideia aqui no centro de deli é de uma feira gigante, suja e confusa. Os cheiros variam entre comidas e especiarias de abrir o apetite, ao suor e lixo, montes de lixo e poluição que se nota bastante, para mais com as temperaturas altas que estão. No entanto os cheiros são totalmente suportáveis e de certa forma completam a atmosfera da cidade.
    As ruas que podemos ver na nossa mini volta a pé aqui perto do hotel, numa grande parte só tem uma faixa onde tem de caber tudo, desde animais, pessoas, carros, motas, bicicletas, carroças, tuk tuks, comerciantes, etc... atravessar a estrada é atividade de risco para a qual não existe vacina! :)
    A palavra que mais ouvimos é relax... o segredo está em andar com descontração e deixarmos-nos levar por este ritmo todo.

    Visto ela ter pouco tempo decidimos alugar um carro com motorista para nos mostrar o Rajastão, o pack inclui hoteis low cost (peq. almoço incluido), viagens de carro e viagem de camelo com dormida no deserto, durante 13 dias. Sobra 21 dias em que estamos livres para visitar norte de India (junto à fronteira do nepal), Varanasi e Nepal. No fim se calhar sai um pouco mais caro, mas poupamos em preocupações de encontrar comboios, autocarros, hoteis e agilizar horários na zona do Rajastão.


Continua.....
 

carla08

Membro Conhecido
Olá , já tinha dito no outro tópico, excelente roteiro! Quem me dera :) e para satisfazer os mais curiosos, nao os queres dizer como surgiu a ideia de viajar tanto tempo? Estudantes? Saturados dos empregos? Pq a namorada fica menos tempo?

Contem contem :)
 

CarpeDiemMan

Membro Conhecido
Olá shakawkaw

Isso é que vai ser uma aventura!!
Partilho da mesma curiosidade da Carla...:).
Espero que façam uma optima viagem.

Cumprimentos
 

shakawkaw

Membro Novo
Ora bem, o fato dela só ficar um mês é o trabalho, que encontrou recentemente, na área dela e que poderá vir a ser muito bom, dai só poder tirar os 21 dias + fds e feriados que eventualmente apanhemos.
No meu caso, sinceramente não me via, no futuro a trabalhar onde estava. Fechado num escritório a olhar para um pc mais de 9h por dia não é decididamente o que quero... e despedi-me. Coisa que se torna mais dificil de fazer à medida que os anos vão passando, logo, pareceu-me a opção mais acertada fazê-lo agora. Até porque quem se acomoda... Conforma-se.
Por fim ambos gostamos de viajar, ela nunca o fez de mochila às costas, aparte de tudo o resto, só aí vai ser uma experiência nova.

A vida é bem mais que isto, no meu caso, viajar assim por tanto tempo e para os países em questão, espero que seja reaprender tudo que achava ser. Anseio por experiências, por conhecer outros mundos, outras verdades diferentes das que passam na tv.

Já agora deixo aqui o que escrevi no meu blog, uns meses depois de ter voltado da minha viagem pela europa do leste que acho que também encaixa:

Finalmente, achei-me capaz de publicar algo sobre a minha viagem. Posso dizer que este ano (que ainda não acabou) está a ser cheio de emoções bem fortes, em extremos completamente opostos.

Uma vez, alguém bem mais sábio que eu disse-me que o primeiro passo é sempre o mais difícil. Eu consigo facilmente compreender isso se me imaginar prestes a atirar-me de cabeça para fazer bungee jumping.
Essa mesma pessoa disse-me também que quando em dúvida, deveria pensar que a vida são vários caminhos que nós percorremos. E só os conhece, quem os percorre. Não vale a pensa pensar muito sobre o que poderá ser ou acontecer, porque o mais provável é passarmos uma vida em dúvida e por fim apercebermos-nos que a desperdiçamos. Esquecer o que nos dizem e a sociedade acha que deve ser.
Tendo isto em conta, hà cerca de 5 meses atrás, comprei um passe interrail para viajar sozinho pela europa (leste maioritariamente).
Uma viagem de (auto) conhecimento e busca, por mim e por outras mentalidades e formas de estar. Uma viagem que poucos a compreenderam e até a mim me colocou em dúvida. Muitas vezes o meu cérebro tentou-me sabotar os planos com pensamentos negativos que não iria conseguir, apesar de bem no fundo, saber que de algum modo as coisas se iriam encaixar e fazer sentido.

Durante sensivelmente 1 mês tive a oportunidade de experinciar um estilo de vida desejado por muitos, de mochila às costas, sem destino, sem amarras, simplesmente livre. Adorei alimentar o corpo com delícias gastronómicas locais, assim como alimentar a alma e o espirito com desafios e as várias maravilhas da vida.
Quem é que não gosta de saborear o prazer das amizades, sejam elas novas, antigas, inesperadas, repentinas, temporárias, de partilhar experiências, reflectir sobre a vida, romper barreiras e saltar obstáculos com uma paixão que há muita não era encontrada.... Senti-me perdido, inseguro, sozinho, triste, cansado, derrotado, angustiado e pela primeira vez na vida, apesar de tudo, não desejei estar em qualquer outro lugar. Senti-me vivo e feliz, da forma mais pura e ortodoxa.
Hoje, sinto que tenho de ser mais tolerante e generoso a tudo que me rodeia, que tenho de prestar mais atenção aos aspectos agradáveis da vida em vez de me preocupar com pequenos, irritantes e fúteis detalhes.

Resumindo, quando cheguei a casa, desfiz a mochila e a primeira recordação que retirei e guardo com carinho é: olhar regularmente para o lado bom da vida...


o lado simples.
Viajar torna-nos mais humanos.
 

Hello Tomorrow

Membro Conhecido
Boas.....

So 2 palavras: GANDA MALUCO :cheers:

Parabéns, vais fazer uma viagem fantástica, simplesmente divinal...

Que tudo corra bem, e depois que venhas aqui ao Portal das Viagens fazer um grande grande grande Report sobre essa tua viagem...

Mais uma vez parabéns, é de valor uma viagem assim :cheers:

PS: Deixa aqui o link do teu blog, seria sempre uma mais valia
 

CarpeDiemMan

Membro Conhecido
Olá mais uma vez shakawkaw

Esclarecido com a tua explicação :).
Boa sorte para essa aventura.
Vais fazer o que muita gente tem vontade, mas não tem coragem para o fazer...:).

Cumprimentos
 

Nika

Membro Conhecido
Olá,

vou ficar a aguardar o report dessa grande viagem :D ... eu sempre quis fazer algo assim e exactamente para esses países (salvo a Indonésia), mas é sempre complicado. :(
Espero que se divirtam muito. :)

Cumprimentos
Nika
 

shakawkaw

Membro Novo
boas, tenho andado atarefado com os ultimos preparativos. Resumindo tudo, faltam 3\4 dias para a partida, em principio vamos sem a vacina da tifoide pois continua esgotada, ja encontrei solucao para transportar as vacinas (umas bolsas da freego que se vendem na farmacia e mantem a temperatura frigorifica ate 48h e reutilizavel. muito utilizado por diabeticos aventureiros para preservar a insulina). Ja tenho a unica mochila que me vai acompanhar (48lts) durante toda a viagem, falta agora encher e desencher e retirar coisas inumeras vezes ate ficar bem... :s

quanto ao blog, atualmente nao tenho nenhum, se no decorrer da viagem decidirmos criar uma, iremos colocar aqui, caso contrario, este espaco servira para o efeito.

peco desculpa pela falta de acentos, mas nao sei como mudar o esquema de teclado do teclado bluetooth do ipad.
 

shakawkaw

Membro Novo
Atualizado.

Do dia de hoje, consegui reter 3 coisas acerca de Deli e tenho dúvidas relativamente a outra.
Isto é quente, estupidamente quente... mesmo muito estupidamente quente!
A outra é que está quase sempre nublado, no entanto começo a ter dúvidas se toda esta névoa constante não será poluição... parece-me que sim e é assustador.
 

joseleiria

Membro Conhecido
[SIZE=medium]boas[/SIZE]

[SIZE=medium]como comprei viagem para a india e ainda estou a fazer o meu roteiro, agradeço desde já o report que estas a fazer. Se puderes coloca os preços e a maneira de como te deslocas.[/SIZE]

[SIZE=medium]obrigado[/SIZE]
 

shakawkaw

Membro Novo
Boas, peço desculpa pela demora em atualizar mas não tem sido fácil, no entanto estou a preparar o texto hoje, em principio entre hoje a noite e amanhã devo poder colocar.

Se tiverem questões e dúvidas coloquem à vontade e vou tentar responder a tudo.
 

shakawkaw

Membro Novo
Não consigo editar o primeiro post, já pedi a permissão, no entretanto coloco aqui o texto e depois endireito tudo lá em cima.

Delhi é uma cidade grande e cheia de confusão e barulho, é interessante ver mas para ficar não mais de uma noite, dois dias. Não penso que valha a pena "perder" muito mais tempo por aqui. Nós em 1 dia intensive vimos os pontos mais interessantes de delhi, que no inicio parece sempre tudo interessante, mas mais para a frente começou a cansar tantos fortes, templos, museus…

De delhi seguimos numa das maiores viagens em direção a jaisalmer… nestas viagens vê-se de tudo pois passa-se em todas as cidades, aldeias e vilas… ao inicio a impressão que tivemos é que nestas pequenas povoações a pobreza é muita, mas depois viemos a saber que muitas das pessoas preferem viver nessas zonas, ter uma vida mais simples e mais calma do que nas grandes cidades. Há pobreza claro, como em todas as partes do mundo, mas o que a primeira vista nos poderá parecer pobreza pela falta de beleza material, é nada mais que opção por um modo de vida bem diferente do que estamos acostumados a ver e de tranquilidade que não se consegue nas grandes cidades.
Recomendamos vivamente a fazerem uma road trip pelo rajasthan. É uma viagem mais cultural e é bastante bom para ficarem com uma apresentação do que é a india e tem muita história e herança. Ou seja é uma viagem bastante cultural e rica para conhecer a india, mas não para ficar mais do que o necessário.
Chegados a bikaner, uma cidade famosa pelos chás, passamos um dia a ver o forte e as vistas da cidade. Nesta altura do ano todo o rajastão é extremamente quente, chega a roçar o ridiculo, o que torna bastante dificil ir buscar forças para apreciar tudo o que se vê. Perto desta cidade está também o templo dos ratos, mas que segundo nos disseram, é proibida a entrada a estrangeiros, portanto não fomos.
Novamente em viagem para jaisalmer, horas e horas de calor comeca-se a entrar mais no deserto, no entanto há sempre coisas novas que se vão vendo, que realmente só se devem ver na India.
Jaisalmer é uma cidade linda, maior parte das casas são feitas à mão e as mais antigas chegavam a demorar 60 anos a construir. Era a cidade da realeza e era uma das mais ricas cidades da India devido às rotas do ópio partirem daqui, no entanto quando os ingleses vieram para cá, mudaram as rotas e a cidade perdeu a sua riqueza, inclusive a realeza e as pessoas mais ricas sairam todas da cidade. No entanto em termos de cultura é riquissima e agora, como em muita parte da india, vive-se do turismo.

Aqui fizemos um desert safari, que não recomendamos… é giro e vinha incluido no tour, mas não foi o que esperavamos, valeu pela experiência de andar de camelo… se nunca andaram, força. Se já andaram, se calhar passem.
A designação de deserto aqui é bem diferente, não dá mesmo a sensação de estar num deserto… uma coisa peculiar é a quantidade anormal de chinelos que se encontra pelo deserto lol.

Novamente na estrada, para jodhpur, a cidade azul.
Nesta cidade fomos a mais um forte, que nem entramos porque estavamos fartos de fortes e fortinhos e de pagar bilhetes. No entanto, a vista lá de cima das muralhas deve ser magnifica e deve dar uma boa noção do porquê de se chamar cidade azul. Vimos também um templo e o mercado. O mercado tem meia dúzia de lojas interessantes e o resto é mercado para locais.
Aqui nesta cidade apanhamos muitos casamentos pela rua… à porta do nosso hotel estava um desses casamentos e ficamos a tirar fotos, entretanto, começaram a vir pessoas pedir para tirar-mos fotos deles e connosco. No meio disto tudo fomos convidados para o casamento… comida à borla, servida com as mãos por pessoal com higiene duvidosa, no entanto disseram-nos ser seguro porque era um casamento de pessoal rico. Bebemos água, comemos coisas estranhas, gelados e bebidas esquisitas… e tirei uma foto com os noivos em cima do palanco!

Pushkar… cidade sagrada, onde está o único templo brahman da india… uma pequena apresentação dos brahman… pedintes sagrados. Esta cidade tem um lago supostamente sagrado, onde os brahman a titulo de bom karma chulam dinheiro aos turistas. A cidade é muito agradável e faz-se bem a pé…o mercado segue toda a rua principal e existem bastantes restaurantes onde é totalmente seguro beber e comer porque são mesmo destinados somente a turistas. Encontram-se nesta cidade muitos ocidentais… que ficaram por cá ou andam por cá e não parecem querer ir-se embora. Existem também uns templos no topo de duas montanhas aos quais podem ir a pé...

Jaipur… a cidade cor de rosa que mais parece laranja. Nesta cidade existe um palácio, que mais uma vez nós passamos… existem templos de ganesh… o mercado e mais um forte no qual entramos, sem guia e aquilo parece um labirinto… é enorme. Para se subir para o forte podem ir de elefante… nós fomos a pé.
A cidade é conhecida pelos metais preciosos e as pedras preciosas, os tecidos também tem bastante fama e diz-se serem da melhor qualidade que se encontra na India.
Foi esta a cidade onde calhou eu ter de levar as duas vacinas que me faltavam… num consultório que mais parecia uma lojinha… tudo correu bem.

Agra fomos ver o Taj Mahal… ela quis, eu não queria… acho que é sobrevalorizado, é enorme e bonito, igual a todas as fotos… lá dentro tem dois tumulos and thats it. Cerca de 11 euros por pessoa para terem uma foto do taj mahal. Quase o triplo de qualquer outro monumento que fomos e de longe o menos interessante. Um bom negócio para eles.

Esta foi a viagem pelo rajastão.
Alguns pormenores que fomos aprendendo ao longo da viagem e que se aplica a toda a India.
Relativamente a comidas, não existe real perigo, tenham o minimo de atenção aos sitios que escolhem para comer. Como por exemplo… se virem um restaurante cheio é bom sinal, se for um hotel minimamente bom também é totalmente seguro… muitos estabelecimentos tiram água da torneira mas a mesma é filtrada com sistema de filtração seguro. Se não forem esquisitos como eu, experimentem as comidas tipicas, que vos vai sair muito mais barato… nós temos comido quase 90% vegetariano.
Tentem-se habituar aos chás e às especiarias antes de se enfardarem nelas, tudo requer habituação e se forem experimentado aos poucos tudo corre bem.
Tenham atenção a bebidas típicas, porque os indianos tem o estranho hábito de colocar sal nas bebidas porque dizem fazer bem ao estômago. Não duvido. No entanto as que provei são intragáveis… e eu geralmente enfardo tudo lol.
Posso-vos dizer que no casamento não tinham coca-cola nem sprite e eu queria qualquer coisa doce para ajudar a ingerir as comidas fortes e eles deram-me um sumo de limão e manga que inicialmente me pareceu uma cena brutal porque adoro manga e limonada… pouco depois vim a saber que a manga para eles é para ser comida verde e descobri pela primeira vez que o sal nas bebidas é normal. Ainda consegui dar uns 5 goles por respeito mas digo-vos que nunca provei nada tão mau. Ela por exemplo deu um e quase que lhe saltavam as órbitas.
Quanto a compras, ao inicio pode-vos parecer mal, mas nunca aceitem o primeiro preço (à excepção de locais onde tenham indicação de preço fixo), mesmo que vos pareça barato, regateiem ou procurem noutro. A verdade é que encontram as mesmas coisas, em vários sitios e bem mais barato… Para terem uma ideia, fomos abordados por um senhor que nos queria vender um ganesh por 1000 rúpias, um preço estupidamente alto e nós dissemos que não estavamos interessados, ele baixou até às 300 rúpias e nem foi preciso regatear. Outra situação que aconteceu foi um senhor a vender-nos uma agulha especial de costura por 300 rúpias, fez-nos um preço de 250 rúpias e no dia seguinte outro vendedor vendia-nos por 50 rúpias.
Nem sempre é fácil mas uma boa tática é mostrar interesse e quando vos derem um preço digam que é um pouco caro para o vosso orçamento e que já viram outros iguais…atirem um valor baixo e tentem negociar por aí, nem que seja necessário sair e procurar noutro lado.
Outra noção que convém terem é que todos os indianos que são simpáticos e vos querem dar coisas, por mais inocente que vos pareça vão acabar por vos tentar vender algo ou pedir dinheiro. Compreendam que nós somos a fonte de dinheiro para eles, tudo o que eles nos consigam chular, assim o vão fazer…
Duas situações que nos aconteceram, uma delas em pushkar, era uma festa qualquer deles que andavam a atirar flores ao lago… fomos abordados na rua para levarmos as flores e atirar ao rio para nos dar bom karma e à familia, quando chegamos a beira do rio, um padre brahman fez-nos um ritual e cobrou-nos 500 rúpias para limpar o karma. A sério… quando virem brahmans, pensem neles como pedintes mais descarados que por exemplo os da IURD.
A outra situação foi em Jaipur fomos abordados por um rapaz novo, bastante simpático, tivemos cerca de 2h a falar com ele sobre a India e Portugal, ele sabia bastante de vários países e passa muito tempo a falar com turistas… mas no fim queria-nos vender tudo o que quiséssemos comprar. De qualquer maneira foram horas bem passadas e ficou a falar conosco mesmo depois de termos esclarecido a nossa falta de interesse… a maior parte é bem mais descarada e assediam os turistas de tal maneira que se torna fatigante (principalmente com o calor que está atualmente). No entanto o assédio foi bastante mais intensivo no rajastão.

Atenção que há excepções à regra e nada disto é a verdade absoluta, mas é para vos deixar prevenidos e tem sido a nossa experiência.

Acabada a parte do rajastão, viemos para norte, para o estado de himachal pradesh, um sitio bem diferente do rajastão.
Mais precisamente a ideia inicial seria dharamasala, mas conhecemos um jovem casal indiano que nos aconcellhou mcleordganj, um pouco acima e com menos pessoas. Chegados a mcleordganj esse mesmo casal disse-nos que o sossego residia uns km acima numa pequena povoação chamada Naddi, da qual poderiamos facilmente caminhar até mcleordganj e onde nos ajudaram a encontrar uma guest house para ficarmos.
Basicamente pouco depois de chegarmos e de nos instalarmos com uma vista para as montanhas com neve percebemos que estávamos perto do paraíso.
Toda esta zona tem uma grande taxa de budistas e tibetanos que se deve ao fato de ser nesta zona o dalai lama se encontra exilado. É também onde podem ver o templo principal onde o dalai lama costuma estar.
Aqui a água é segura de beber pois vem diretamente da montanha… e aqui também nos iniciamos a provar comidas de rua, quer tibetana, quer indiana. A quantidade enorme de ocidentais que por aqui se vê, torna esta cidade segura em termos de alimentação. Como já dito, tudo requer habituação e poderão sentir algum desconforto inicial (nós até agora tem sido na boa). O turismo aqui prende-se muito a cursos e retiros de yoga e meditação e não a turismo de passagem.

Relativamente a transportes é bastante fácil a deslocação, dependendo do vosso orçamento e das necessidades de conforto de cada um. Desde comboios, a autocarros do governo, privados, a mini autocarros e táxis partilhados, há de tudo e facil de descobrir.
Por exemplo, todo o rajastão se faz de autocarro ou comboio, nós decidimos pagar um motorista e ir de carro e não nos arrependemos, porque, primeiro o rajastão é extremamente quente e poluido o que o torna bastante agressivo. As cidades são enormes, confusas e muito populadas, o que torna quase impossivel fazer um passeio calmo, a maior parte do turismo aqui feito é em marcos históricos. Como já tinha dito aqui nesta zona fica-se com uma noção muito maior e real da india como ela é para os indianos. Só visto.
Quando saimos do rajastão mais para norte, o modo de viagem muda drasticamente e é um modo de vida muito mais calmo, onde se pode planejar os destinos e o que fazer de um modo mais livre com bastante menos poluição e sempre com bastante natureza. Este estado que estamos é muito mais descontraído. Uma dica que vos deixo é se planearem visitar o norte da India, deixem este estado para último, porque depois de estarem aqui vai-vos custar bastante voltar para a confusão…
Voltando ao assunto de como viajar… de delhi para mcleordganj (dharamsala) fomos de autocarro, com AC, durante a noite, os autocarros são confortáveis e as cerca de 9 horas fazem-se bem.
De dharamsala para manali onde estamos atualmente viemos pela via mais barata que é autocarro do governo que basicamente faz toda a zona do himachal, como se fosse um autocarro local, pára onde quer que haja pessoas para entrar e quando as pessoas assobiam porque querem sair. Não tem AC e o nosso vinha a abarrotar… nada confortável e sempre aos saltos, 250km em 13 horas.. só mesmo na india. No entanto a viagem custou-nos cerca de 4 euros. E é uma experiência verdadeiramente indiana. E apesar de nos ter custado bastante, voltariamos a fazê-lo. Alerto no entanto que não é uma viagem para qualquer um… Houve alturas que me apeteceu matar alguns indianos, no entanto uma viagem rica tem destas coisas.
Nesta mesma viagem tivemos um pequeno percalço, o nosso autocarro avariou e tivemos de trocar para um, que à primeira vista não parecia caber nem um mosquito… no entanto, malas para cima do autocarro e conseguiram esmagar mais umas 40 pessoas lá para dentro… tendo em conta um fator importantíssimo que foi a viagem ter começado às 17h e ser a noite toda em que não conseguimos dormir e estávamos completamente de rastos e de mau humor. Refiro novamente que sentimos que estas aventuras enriquecem bastante uma viagem e nunca nos sentimos inseguros e as pessoas foram bastantes simpáticas e prestáveis. Mais uma vez, tudo depende do tipo de turismo que procuram… aqui entra em jogo a famosa diferença entre turista e viajante.´

Relativamente a custos das refeições… já pagamos do mais barato ao mais caro, sendo que o mais caro foi cerca de 16 euros e foi no primeiro dia na India.. totalmente despropositado para o custo de vida aqui. No entanto a nossa média e tentamos manter-nos fiéis.. para duas pessoas é cerca de 400 rúpias, 5 euros.
As águas engarrafas variam entre as 20 rúpias e as 50. O tabaco indiano custa 120 rúpias, o que temos fumado é o classic white. Consegue-se encontrar camel e marlboro mas é mais caro e o indiano serve para o gasto.

Relativamente a fotos, por agora prefiro dar-vos o meu facebook, onde estou a colocar todas as fotos… porque para as colocar lá já por vezes é complicado, muito mais seria ter de as colocar em dois sítios diferentes… quem quiser pode-me adicionar, no entanto o álbum está público e penso que possam ver mesmo sem a amizade. Se não conseguirem eu altero as definições de privacidade para que as consigam ver.


https://www.facebook.com/goncalu?ref=tn_tnmn
 

shakawkaw

Membro Novo
Estou no mercado a ver de motas para comprar... novidades em breve.

Atualmente estamos em Manali, que basicamente está dividida em duas zonas, new manali, turismo mais indiano e old manali que é basicamente só ocidentais... mas muito mais bonito porque fica mais próximo das montanhas!

Andamos também à procura de professores de yoga... vamos amanhã a uma aula num barracão assustadoramente velho e sujo nas montanhas ter uma aula e conversar.

Hoje na caminhada até new manali, fomos aos dois mosteiros budistas e em um fomos convidados a beber um chá... (ervas de chá, leite, sal e manteiga), tipicamente tibetano e que é muito bom quando se está em zonas de grande altitude.

Fiquei também a saber que qualquer pessoa pode ficar a viver num mosteiro budista... esta questão veio à tona porque já vimos vários estrangeiros monges.
 

Nika

Membro Conhecido
Olá,

obrigada pela partilha, as tuas fotos estão fantásticas. Cada vez fico com mais vontade de conhecer a India :)
Adorava estar a fazer essa viagem. :D
Cumprimentos
 

shakawkaw

Membro Novo
Pessoal, não tenho tido tempo nem vontade para atualizar, mas em breve faço-o.
Deixo só um aviso a quem pensa vir para a india nesta altura, que pense duas vezes. Se não tiverem boa condição fisica, mental e tolerância ao calor não o façam... Estão uns obscenos 42 graus a sombra... Estou neste momento a sombra junto ao ganjes e estou a pingar de todo o lado. Antes de ontem fizemos um trekking de 12 km e ficamos doentes com diarreia e dores de cabeça... É de loucos... Mas hoje estamos de volta a normalidade dentro dos possíveis nos 42 graus lol
 
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