Novidades

[Report] Maldivas - Uma visão geral

Vitor62

Banidos
Olá.

Registei-me hoje no Forum e como apaixonado pelas Maldivas decidi escrever algo sobre elas, o que me ajuda a passar o tempo entre as viagens para lá.

Estive 13 vezes nas Maldivas, 14 no próximo Fevereiro e sempre em ilhas diferentes.

As ilhas onde estive são:

-Cocoa Island
-Veligandu
-Mirihi
-Banyan Tree Vabinfaru
-Jumeirah Vittaveli
-Angsana Ihuru
-Baros
-Vilamendhoo
-Komandoo
-Kandolhu
-Park Hyaat Hadahaa
-Angaga
-Huvafen Fushi

Em Fevereiro tenho já reservas e voos comprados para o Reethi Beach.

Os meus preferidos até agora são : Cocoa Island, Park Hyaat Hadahaa, Huvafen Fushi e Kandolhu.

Isto de favoritos é muito subjectivo porque depende dos gostos de cada um mas, no geral, posso assegurar que alguém que vá às Maldivas pela 1ª vez vai gostar porque realmente como destino de praia não há igual no mundo, sendo o conceito “1 Ilha, 1 Resort” único e muito atractivo.

Aconselho quem for às Maldivas a visitar o website “Purely Maldives” na Inglaterra, onde poderá inserir as datas pretendidas, o orçamento disponível (em euros, libras ou dólares) e verificar os preços de dezenas de hotéis para ter uma ideia com o que pode contar.

Atenção que terá que adicionar o preço dos transfers referido para cada hotel, e o preço não inclui voos.

As minhas primeiras 3 ou 4 viagens foram compradas em pacotes a agências portuguesas, depois comecei-me a aperceber que a escolha nas nossas agências era muito limitada e que poderia ter muito mais escolha e melhor preços contactando agências estrangeiras especializadas nas Maldivas.

Assim, a partir daí comprei viagens à Purely Maldives, Travel Designers (agente Kuoni ), Magic os Maldives, Atoll Paradise (uma agência localizada nas Maldivas que faliu e deixou muita gente com as férias estragadas) entre outras.

É claro que a desvalorização do euro face ao dólar e à Libra nos últimos anos não vão deixando as viagens mais baratas.

Quanto aos voos compro-os sempre à parte. No principio ainda fui pela Sri Lankan e Pela Qatar mas as 2 escalas fizeram com que procurasse voos apenas com 1 escala porque as horas de viagem já começam a pesar.

Algumas companhias que voam para Malé apenas com 1 escala:

Turkish Airlines (por onde fui para Huvafen Fushi há 2 semanas atrás) e Emirates (a mais popular neste momento). British (exige mudança de aeroporto de Heathrow para Gatwick o que não sendo um bicho de 7 cabeças, encarece um pouco e adiciona horas à viagem), Edelweiss (escala em Zurique), Condor e Lufhtansa (por onde vou em Fevereiro).

Atenção que algumas não operam todo o ano, como julgo ser o caso da British presentemente.

A melhor altura para ir é de Janeiro a Abril (High Season) quando chove menos mas os preços são muito mais caros.

De Maio a Outubro é Low Season e embora se possa apanhar alguns dias de chuva, os preços são muito mais económicos e geralmente os resorts fazem promoções, tipo “pague 5 fique 7 noites”, upgrades gratuitos de BB para HB ou HB para FB por exemplo.

No meu caso já fui 6 ou 7 vezes na época das chuvas (geralmente em Maio ou Setembro)e posso dizer que é uma questão de sorte. O Pior que apanhei foi 2 ou 3 dias de chuva em 2 vezes, mas também já tive alturas com sol desde o inicio até ao fim. É mesmo uma questão de sorte, mas devo dizer que mesmo que tenhamos azar há sempre muitas horas de sol e o calor mantém-se sensivelmente igual durante todo o ano.

Presentemente tento escolher ilhas pequenas e com recife para poder fazer snorkeling desde a praia (o que todos devem fazer porque debaixo de agua encontra-se uma das principais atracções das Maldivas).

Há ilhas para todos os gostos, desde os 30 ou 40 quartos (como Cocoa Island, Huvafen, Mirihi ou Banyan Tree) até aos 200 ou 300 quartos (Como Kuramathi, Paradise Island, Meeru, etc), curiosamente os mais destacados nas agências portuguesas, talvez por serem mais económicos.

É claro que as mais pequenas são as minhas preferidas porque são muito mais sossegadas e geralmente têm melhor serviço.

Quanto ao serviço posso dizer que quem for pela 1ª vez às Maldivas vai estranhar a qualidade do serviço, sendo o mais profissional e amigável que já vi em todo o lado onde fui.

Há resorts (geralmente os mais caros) onde nos sentimos tratados como realeza. :)

Os resorts geralmente têm 2 tipos de bungalows, na agua e na praia. É claro que depois estes se dividem em várias categorias consoante a localização, os jacúzis, as piscinas, etc.

Ao principio achei giro ficar nos water bungalows mas para ser sincero agora prefiro os beach bungalows para ter o meu espaço privado de praia em frente ao quarto.

Os transfers custam uma fortuna e podem dividir-se em 3 categorias:

Se a ilha for perto do aeroporto vamos de lancha (o meu preferido por ser mais rápido e porque depois de 12 ou 13 (no total) horas de voo sabe muito bem).

Se a ilha for afastada do aeroporto (100 ou 120 Km digamos) vamos de seaplane. Neste caso temos que ser transferidos para outro terminal onde podemos ter que esperar 1 a 3 horas para o transfer.

O Seaplane é giro pela experiência e pelas vistas mas muito desconfortável, barulhento e muito quente devido ao calor.

Se for uma Ilha ainda mais afastada (300 ou 400Km por exemplo) terás que ser transferido para o terminal doméstico onde apanhas outro avião que vai para outro aeroporto (chamar aeroportos é favor :)) e daí de lancha para o Hotel.

Só o utilizei voo domestico 1 vez para o Park Hyaat Hadahaa.

Um pormenor importante é que os transfers de lancha ou voo doméstico podem ser feitos a qualquer altura e os seaplanes só voam durante o dia (geralmente até às 18h).

Por isso convém verificar os horários dos voos internacionais porque se chegarem da parte da tarde e o transfer do hotel for por seaplane, poderás ter que ficar uma noite em Malé e só ser transferido na manhã seguinte.

No entanto geralmente os aviões vindos da Europa chegam de manhã.

Por agora fico-me por aqui porque a escrita já vai longa.

Se alguém tiver alguma questão terei todo o gosto em responder logo que possa.

Boas viagens para todos.
 
Última edição por um moderador:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
@Vitor62, olá :)
Parabéns pelo report!!!
É o primeiro aqui no portal, mas sem dúvida uma entrada triunfal! :p
É muito bom ver tanta beleza de um destino que é, sem sombra de dúvidas, um dos mais "cobiçados" por estas bandas. :D
Obrigada por esta maravilhosa partilha, estas águas azulinhas matam-me! :rolleyes:
Continuação de boas viagens! ;)
 

Cosmic

Banidos
Palavras para quê! Que maravilha...

Obrigado por partilhares esse destino tão desejado(por mim também) :)
 

CristinaBF

Membro Conhecido
Parabens pelo report.
Realmente uma boa discrição sobre um destino de sonho para muitos ;) gostava de um dia poder ir conheçer, apesar de os tubarões assustarem um bocadinho.
Vai sempre em ti, ou pc, isso é outra coisa que tenho duvida se compensa ou não.
Obrigado pela partilha
Boas viagens:)
 
Última edição:

Jo Costa

Membro Novo
Olá Vitor, uma vez q conhece bem as Maldivas podia ajudar me em algumas questões!? estou a pensar ir às Maldivas em Novembro, é uma boa altura? chove muito? E para quem visita pela primeira vez qual a melhor ilha/resort para ficar!?

Muito obrigado,
Joana
 

Ricardo_7

Membro Conhecido
Olá,

Ora bem, eu acho que fiquei parado na parte inicial: 'Estive 13 vezes nas Maldivas, 14 no próximo Fevereiro e sempre em ilhas diferentes.' :eek: :D

Muito obrigado por esta entrada triunfante, que imagens e vídeos!

Obrigado pela partilha e boa viagem :D
 

Bee

Membro Conhecido
Maldivas estão no topo da minha lista. Há muito que ando de olho mas os preços tem sido proibitivos. Neste momento já tenho um voo a ser monitorizado para tentar cumprir o sonho. Para tornar as coisas mais fáceis terei de tentar marcar por minha conta. Se outros conseguem eu também conseguirei. Obrigado pelas tuas opiniões. Confesso que a ideia de ter um encontro imediato de 3º grau com um tubarão me assusta, mas depois vi aquela piscina privada mesmo ali ao lado daquela caminha e o medo passou :D
Mais uma vez obrigado!
 

Vitor62

Banidos
Obrigado a todos pelos elogios das fotos.
A verdade é q quem gosta de viajar só se sente satisfeito se puder partilhar com outras pessoas as experiencias por q passa.

Cristina e Bee... até hoje não tenho conhecimento de qualquer ataque de tubarões nas Maldivas. Os tubarões mais vistos nos recifes dos hoteis são os de ponta preta (os pequenos com cerca de meio metro por vezem andam à beirinha da agua junto à praia para caçarem os peixes pequenos e protegerem-se dos tubarões maiores), ponta branca, e nurse sharks (mais raramente) e, pelo q sei, não atacam humanos e são completamente inofensivos (é claro q não deixam de ser selvagens). Posso-vos dizer q já estive em alguns hoteis onde avisam para ter cuidado com os Titan Trigerfish(um peixe muito giro mas q tem 2 dentinhos à frente muito ameaçadores :) ) pq quando protegem os ninhos podem atacar (nunca fui atacado por nenhum), mas nunca ninguém avisou sobre qualquer perigo sobre tubarões, o q não deixa de ser um indicativo pq os hoteis tb têm as suas responsabilidades.
Por falar nisso tenho um video no disco do PC q gravei à 2 semanas no Huvafen com uns nurse Sharks... vou ver se o publico no youtube para depois colocar aqui o link.
Sobre os tubarões ainda digo mais. Nas primeiras vezes nas Maldivas a minha mulher tb tinha muito medo dos tubarões e, tenho q reconhecer q metiam algum respeito.
Agora, cada vez q vamos fazer snorkeling ficamos desiludidos se não vemos nenhum.

Joana... Na minha opinião todas as alturas são boas para ir às Maldivas mas é verdade q de Janeiro a Abril o tempo é mais seguro e chove menos, mas os preços aumentam bastante.
Como já escrevi no report já fui várias vezes na altura das chuvas e apanhei bom tempo de principio ao fim... mas não deixa de ser uma questão de sorte pq o tempo nas Maldivas é verdadeiramente imprevisivel em relação à chuva (está perto do Equador). Convém salientar q independentemente da chuva a temperatura do ar mantém-se sempre à volta dos 28 - 30 graus e a da agua do mar entre 26 e os 30 graus.
Quanto aos resorts é claro q depende do orçamento e do q pretendes.
Vilamendhoo, Angaga e Reethi Beach são hoteis com preços razoaveis (para as Maldivas) e bons recifes.
Sei q os preços de Maio a Setembro são muito mais baratos, como nunca fui em Novembro não sei se serão um pouco mais caros em relação a essa altura, mas de qualquer maneira tenho a certeza q são mais baratos q os praticados na epoca alta (janeiro a Abril)
Como já escrevi antes podes ir ao site "Purely Maldives", colocar as datas q pretendes e ver os resultados. É o melhor site para se ter uma ideia dos preços pq inclui todas as taxas e se pode mudar de plano de comida conforme se pretender q ele dá logo a mudança de preço. Pode-se escolher para mostrar os preços em euros, dolares ou libras.
Atenção q tens q adicionar o preço dos transfers q eles sempre colocam no final da descrição do hotel.

Bee... Não te atrapalhes por seres tu a tratar das coisas por tua conta. Já à alguns anos q deixei de pedir orçamentos nas nossas agências pq, depois de começar a tratar das coisas por minha conta, ficava sempre desiludido com os orçamentos dessas agências.
Tratar duma viagem às Maldivas numa agencia online inglesa é a coisa mais simples do mundo.
Primeiro escolhes as datas de partida e chegada.
Vês na internet qual a companhia q faz voos nessas datas (ou adaptas as tuas datas às da companhia), escolhes a melhor pelo preço ou horários e compras com cartão de crédito.
Imprimes os dados e o itenerário e ficas logo com um codigo de reserva e os voos ficam comprados.
Depois contactas por email uma agencia inglesa (recomendo essa Purely Maldives ou Magic os Maldives) e dizes-lhe q tipo de hotel pretendes e o orçamento disponivel (em inglês, claro).
Eles costumam responder rapidamente (e sem compromissos nenhuns) dando-te algumas alternativas. A partir dai podes perguntar nos foruns (aqui ou no tripadvisor) quais os melhores.
Quando chegares a uma conclusão dizes à agencia q aceitas, geralmente pagas uns 200 ou 300 euros (ou libras) (por cartão de crédito ou transferência) de depósito e geralmente 6 ou 8 semanas antes da viagem pagas o resto.
Eles enviam-te os vouchers por email e quando chegares a Male estará um representante da agencia à tua espera.
Parece complicado mas é muito simples.

Mais qualquer duvida estarei disponivel para responder logo q possa.
 
Brutal...Muito bom mesmo, agradeço a disponibilidade que teve para a elaboração destes reports. sem duvida estou mais elucidado em relação aos diversos Resorts existentes, assim como algumas dicas valiosas. Obrigado por nos colocar o "bichinho" das Maldivas, sem duvida um destino a não perder. Obrigado.
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Muito obrigado pela partilha.
Mais do que um report, é um belo guia para quem deseja fazer esse tipo de viagem, que é o meu caso.
Vou ler e reler, este report.
Boas Viagens ;)
 

Bruxinha viajante

Membro Ativo
Maravilhoso report!! Essas dicas valem ouro! E essas fotos... hummm... por mais anos que viva nunca esquecerei a cor desse mar... Foi uma viagem de sonho!!
@Jo Costa , eu estive em Novembro passado e, apesar de ser considerado o início de época boa (ameno, vá), apanhei 3 dias de chuva intensa, e não são chuvadas tropicais que dá forte e depois passa... era mesmo começar a chover à hora do almoço e não parar até madrugada.. mas como dizem, é tudo uma questão de sorte, mas vale a pena arriscar, pois mesmo com esses dias de chuva, aquele cenário idílico não se esquece nunca!

Quanto aos tubarões, é mesmo sem stress ;)

Obrigada @Vitor62 pelo report e por me ter feito recordar do paraíso... :rolleyes:
 
Top