Novidades

[Report] Jamaica Junho 2009 - Riu Palace Tropical Bay

nclau2006

Membro Novo
Jamaica Junho 2009 - Riu Palace Tropical Bay

Olá amigos do Fórum,

Acabadinha de chegar da maravilhosa Jamaica:D, dia 22 de Junho, venho aqui apresentar-vos um pouco da minha viagem àquela fantástica Ilha e dar-vos algumas dicas para quando quiserem conhece-la.

Bom, aqui vai:

Mas antes 2 palavras essenciais para que este report corra bem: “No problem”:) e “Ya man”:) e já vão perceber o porquê destas duas palavras….hehe

1º dia (14 de Junho 09): Partida de Lisboa, pelas 13h30m (hora local), num voo da “Orbest”. A famosa “Orbest”, o avião que trabalha 22 horas seguidas….Sim, porque deixam-nos na Jamaica, ou no México, ou na República Dominicana e depois, no mesmo dia e passadas 2/3 horas apenas, volta para o nosso querido Portugal para encaminhar os turistas já bronzeaditos às suas casitas.
Um voo calmo, com uma duração de cerca de 8h40m, um martírio, mas pronto o que é que nós podemos fazer para ter uns dias de férias no paraíso…Temos q ir nestes aviões tipo “expressos”.

ai309.photobucket.com_albums_kk369_nclau2006_DSC04640.jpg


E digo-vos, eu nunca tinha visto 331 pessoas (e já fiz várias viagens de avião) a tomarem tanta atenção ao vídeo sobre as normas e cuidados de emergência…isto porque toda a malta tinha na cabeça o que aconteceu no Oceano Atlântico, com um avião daquele tipo, uns dias antes. Mas pronto, fez-se uma viagem calma e, dentro do esperado, ligeiramente confortável.
Uma dica...levem comidinha, umas sandochas ou uns bolinhos, porque a comida é tipo sei lá..industrial...

Continuando…chegamos à Jamaica pelas 15h40m (hora local)…
O Aeroporto é enorme, preparem-se para andar bastante e depois preparem-se para as filas de espera para obter o “visto”... e longas filas porque, perguntam vocês?? Porque eles são muitoooooooooooo lentosssssssss a fazer qualquer coisa que sejaaaaaaaa…são lentos e carrancudos (mas carrancudos só no aeroporto, porque depois são muito simpáticos e tudo “No problem”e o tal do “Ya man”).

Depois do “visto” e de recolher as malas….(Cuidado com as malas porque muitas delas vinham danificadas…eles não tem cuidado com as malas…reclamem antes de saírem do Aeroporto), seguimos para o Transfer….

Língua Oficial: Inglês
Língua Secundária: Espanhol, mas pouco
Idioma Local: Patua (mistura de inglês e africano) Dialecto local que os jamaicanos criaram para os senhores ricos ingleses não os entenderem (no tempo da escravatura).

O transfer durou 1h30m, pelas ruas junto à zona Costeira de Negril…
O trânsito é caótico, buzinam por tudo e por nada e não respeitam o código da estrada…E lá este chamado código não existe.

ai309.photobucket.com_albums_kk369_nclau2006_DSC04651.jpg


Por volta das 18h30 chegámos ao fantástico, belíssimo e excelente Hotel – Riu Palace Tropical Bay (simplesmente 10 estrelas, para não dizer 11…hehe). A sério é muito, mas muito bom. Digo-vos com toda a franqueza.

ai309.photobucket.com_albums_kk369_nclau2006_DSC04675.jpg


ai309.photobucket.com_albums_kk369_nclau2006_DSC04681.jpg


Fizemos o Check-in e seguimos para os quartos…e aqui sim sim, para irmos para o quarto não foi necessário nem comboio, nem carros de golf…porque naquele Hotel é tudo pertíssimo, ou seja, mesmo tendo cerca de 450 quartos fica tudo perto, os restaurantes, a piscina, a praia, os bares, o buffet, o spa e a recepção. Não precisam de andar muito para terem tudo aquilo que precisam.

Mas mesmo tudo pertinho, temos muita privacidade e não há confusões e barulheiras.

Os quartos são espaçosos e muito confortáveis, alguns com bed king size e outros com com duas camas unidas e todos com varanda, com magnificas espreguiçadeiras para descansarem, do stress do dia-a-dia…lol…

O Buffet é internacional e muito diversificado (muito bom) e tem 4 restaurantes, um italiano, um japonês, um steak house e um gourmet.

ai309.photobucket.com_albums_kk369_nclau2006_DSC04721.jpg


Tem vários bares e 2 piscinas, uma delas com jacuzzi.

A praia é extensa, e é nesta zona (NEGRIL) que ficam as melhores praias da Jamaica. 11km de praias paradisíacas. No entanto, a cerca de 10 minutos a pé ficava o Hotel Riu Negril (um Club Hotel), mas a praia não estava muito cuidada.

ai309.photobucket.com_albums_kk369_nclau2006_DSC04688.jpg


Posso dizer que tivemos sorte na escolha do Palace Tropical Bay, porque a praia estava muito bem cuidada e limpa. E os serviços deste Hotel, excelentes.

ai309.photobucket.com_albums_kk369_nclau2006_DSC04720.jpg


Continuando… depois de experimentarmos o buffet, fomos experimentar os bares, ver o show e finalmente fomos dormir um pouquinho, porque às 7 horas da manhã, já estava tudo de pé para aproveitar ao máximo. Posso dizer também que pôr o meu marido fora da cama àquela hora e em férias foi muito complicado…Coitado sofreu 8 dias com o meu despertador.

2º dia (15 de Junho 09): Fresquinhos, lá fomos tomar o PA e de seguida para a reunião com a Guia Turística (o nome dela era Niurka).

Tomamos conhecimento das excursões da Solplan. Estas reuniões podem dizer-se que são um pouco aborrecidas mas são ao mesmo tempo interessantes porque podemos conhecer alguns dos nossos amigos portugueses. E imaginem vocês, éramos apenas 7 portugueses naquele Hotel, porque na maioria eram Americanos, Ingleses, Alemães, poucos Italianos e pouquissimos Espanhóis (ai que bom poucos espanhóis e poucos italianos, sinal de silêncio, porque os barulhentos foram para outros Hotéis onde se falasse mais espanhol ou italiano. Sim… porque são as únicas línguas que eles conhecem, de resto não sabem mais nada….até nem sabem o que é “No problem”).

Esquecendo os espanhóis e italianos…é verdade éramos apenas 7 portugueses e a convivência foi extraordinária.

Sobre as excursões, posso dizer que é tudo à base da Natureza. A Jamaica é forte neste tipo de excursão, pois não é tão rica culturalmente como o México ou como Cuba.

Posso dizer que eles aproveitam tudo para ganharem dinheiro, já vão ver:

1ª Excursão: a OCHO RIOS: Rio Maggie + Cascatas Dunn´s River = esta foi a única excursão que fizemos. De manhã fomos de autocarro até ao Rio, descemos o mesmo numa jangada de Bambu. Muito bonito, e um passeio muito agradável.

Seguimos para o almoço, posso dizer que fiquei um pouco desiludida porque comi o come em Portugal, por ex: frango assado.

Depois do almoço, fomos fazer umas comprinhas, compras e lojas que são indicadas pelos Guias Turísticos, para as tais comissões. Não valem a pena, porque as grandes compras fazem-se no Aeroporto (mas já lá chego).

Depois das lojas…que até são lojas de indianos….fomos a grande aventura da excursão. As famosas cascatas.
Para esta excursão levem toalhas, podem ser as do Hotel, levem sapatos próprios para desportos aquáticos (as croc’s não dão) e levem muda de roupa. Isto porque??? Porque quando chegam lá de bus, tem que deixar todas as vossas coisas do autocarro incluindo a roupa, só vão de bikini ou calções de banho, depois calçam os tais sapatos aquáticos (próprios para não escorregarem) e seguem com o Guia até uma praia, onde começa a aventura.

Começam a subir umas cascatas, c/ a água sempre a correr e com alguma força até. Mas depois do primeiro impacto até se faz bem.

Máquina fotográfica só aquática.

Continua a seguir...
 

bnuno

Membro
Ola....obrigado por este report....agora venham as fotos.....

Eu vou para essas bandas dia 19....como esteve o tempo??

Nuno
 

nclau2006

Membro Novo
O report ainda não terminou. E ficam prometidas as fotos.

Sobre o tempo, esteve sempre bom até às 15h / 16h. Depois chovia 1 hora e ficava novamente bom.
 

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Olá Claudia,

Isso são boas noticias :)

ficamo á espera de mais fotos :)

Obrigado por partilhares connosco :)
 

nclau2006

Membro Novo
Continuação do report:

Depois desta grande subida, que até foi muito gira, seguem para o Bus e ai é q vão precisar das toalhitas e da muda de roupa, pq senão fazem o caminho todos molhados.

Relativamente aos tais sapatos, estes podem ser comprados nas tais lojas dos indianos por 10dol, ou então levem de Portugal. Atenção: não aluguem os sapatos que eles lá tem, porque aquilo de higiene n tem nada.

E pronto, terminamos a nossa excursão e seguimos para o Hotel (2h30 de vaiagem de regresso) e já viram que os jamaicanos aproveitam tudo para ganharem dinheiro. Esta excursão foi cerca de 90€/pessoa (pagamento c/ cartão de crédito e taxa de conversão feita em Portugal, Pagar lá em € é asneira porque a taxa deles n se compara à nossa, roubam-nos integralmente).

Depois ainda tivemos tempo de jantar e ver o espectáculo.


3º dia (16 de Junho 09): Este dia foi um dia stressante:s….lol…estou a brincar:cool::)… Foi praia, piscina…piscina, praia. Só descanso-_-…hehe

ai309.photobucket.com_albums_kk369_nclau2006_DSC04715.jpg


Durante o dia temos várias actividades…actividades essas q.b….Ou seja, mesmo sendo um Hotel pequeno existem serviços e actividades q.b…

ai309.photobucket.com_albums_kk369_nclau2006_DSC04722.jpg


ai309.photobucket.com_albums_kk369_nclau2006_DSC04861.jpg


ai309.photobucket.com_albums_kk369_nclau2006_DSC04863.jpg


ai309.photobucket.com_albums_kk369_nclau2006_DSC04864.jpg


ai309.photobucket.com_albums_kk369_nclau2006_DSC04878.jpg


ai309.photobucket.com_albums_kk369_nclau2006_DSC04755.jpg


Eu no post anterior tinha falado do “no problem” e do “ya man:cool:”….ou seja, na Jamaica é tudo “no problem”:), não há problemas para os Jamaicanos….estão sempre a dizer “no problem” e “ya man” e sempre, mas sempre a fumar a “…Maria Joana…”.

ai309.photobucket.com_albums_kk369_nclau2006_DSC04693.jpg


Marij... é o que não falta naquela terra, e não faltam vendedores…Tipo na praia, ou anda a pé, ou de moto de água ou então de barco…Todos tentam vender a famosa erva.

Na nossa praia, dentro de água que estava delimitada, eles lá andavam, de barco ou de moto de água, sempre a tentar vender.

Para além disto, tenta também vender passeios de barco, banana e moto de água.

Nós por acaso fomos andar de moto de água (35dólares após negociação) e conseguimos ir pelas praias até Negril…Vimos todos os Hotéis, incluindo o exclusivos só para casais, onde andavam tudo de pelota….lol (Hotéis americanos)


4º dia (17 de Junho 09): Dia da excursão às Cascatas e ao Rio :)(descida em jangada de bambu).

ai309.photobucket.com_albums_kk369_nclau2006_DSC04771.jpg


ai309.photobucket.com_albums_kk369_nclau2006_DSC04786.jpg


Esta excursão durou o dia inteiro, ou seja, desde as 7h da manhã até às 20h.

Depois existem outras excursões, entre elas:

- Visita à casa do Bob Marley (não conheci ninguém que tivesse ido lá)

- Visita a Negril e ao Rick’s café: esta consiste em ir à localidade de Negril, ir a dois centros comerciais e ir ver o Pôr-do-sol ao Rick’s Café, a parte mais interessante da excursão.
Tal como já tinha referido anteriormente, as boas compras fazem-se no Aeroporto, incluindo artesanato.
A visita ao Rick’s café consiste em ouvir uma banda tradicional e ver saltos para a água a uma altura estrondosa.
Eu não fiz esta excursão, mas ouvi relatos que vale a pena só para ver os saltos.
Esta dura ½ dia.

- Passeio de Catamaran: pelos testemunhos vale a pena. (duração ½ dia).

ai309.photobucket.com_albums_kk369_nclau2006_DSC04734.jpg


Continuação do report nos próximos dias....
 

calu

Membro Conhecido
Olá Cláudia.

obrigado pela informação detalhada, realmente a cadeia Riu tem muitos hotéis de referência e esse parece não fugir à regra :)

No TripAdvisor li reports recentes que haviam roubos com frequência, chegando mesmo a haver situações em que o pessoal estava dentro dos quartos. Ouviste algo relacionado com isso?

No Trip Advisor li também que, recentemente, em alguns locais da praia, em virtude do excesso de tráfego de barcos de recreio, motas de àgua, etc, que a àgua estava um bocado turva. Nessa praia em particular, notaste zonas assim? E a areia?

Obrigado!
 

nclau2006

Membro Novo
calu disse:
Olá Cláudia.

obrigado pela informação detalhada, realmente a cadeia Riu tem muitos hotéis de referência e esse parece não fugir à regra :D

No TripAdvisor li reports recentes que haviam roubos com frequência, chegando mesmo a haver situações em que o pessoal estava dentro dos quartos. Ouviste algo relacionado com isso?

No Trip Advisor li também que, recentemente, em alguns locais da praia, em virtude do excesso de tráfego de barcos de recreio, motas de àgua, etc, que a àgua estava um bocado turva. Nessa praia em particular, notaste zonas assim? E a areia?

Obrigado!
Olá Carlos,

Sobre os roubos não dei conta de nada, até te posso dizer que nós e outros casais deixavamos mochilas, máquinas fotograficas, ocúlos, livros...etc...em cima das espreguiçadeiras e ninguém nos tirou nada.

Sobre a água, realmente existem muitos desportos motorizados e os tais que vendiam a .... mas não achei a água nada turva. E naquela zona onde ficamos é uma baía, podes ver no google earth, são águas mais paradas mas não notei nada.

Espero ter ajudado.
 

calu

Membro Conhecido
nclau2006 disse:
Sobre os roubos não dei conta de nada, até te posso dizer que nós e outros casais deixavamos mochilas, máquinas fotograficas, ocúlos, livros...etc...em cima das espreguiçadeiras e ninguém nos tirou nada.
Sobre a água, realmente existem muitos desportos motorizados e os tais que vendiam a .... mas não achei a água nada turva. E naquela zona onde ficamos é uma baía, podes ver no google earth, são águas mais paradas mas não notei nada. Espero ter ajudado.
Muito obrigado, claro que ajudaste ;) :D
 

nclau2006

Membro Novo
Continuação do Report....;);):D;)

Olá novamente,

Não tenho tido muito tempo para continuar o Report, mas agora tive 5 minutinhos e venho acrescentar mais algumas coisitas:

5º dia, 6º dia e 7º dia (18, 19 e 20 de Junho 09): Mais dias stressantes….lol…estou a brincar… Foi praia, piscina…piscina, praia. Só descanso…hehe e na companhia dos amigos jamaicanos a tentar vender tudo.

No entanto, não são chatos. Basta tu dizeres uma vez não, que eles dizem “no problem” e “ya man”. É que não são nada chatos, tenta é vender tudo…até cacto, aloé vera, que anda lá espalhado por tudo o que é canto.

Nota-se alguma carência no meio daquelas ruas e até no pessoal que passa pela praia, mas eles mostram felicidade e alegria. Daí eu concluir que são um povo simpático e amigável.

Mais uma informaçãozita: neste hotel temos internet gratuita no Átrio de Entrada do Hotel, só têm que levar portátil com Wireless.

Continuação nos próximos dias....
 

calu

Membro Conhecido
Cláudia,

afinal parece que vou "bater com as costas" à Jamaica, neste caso ao Riu Montego Bay :D A confirmar-se será neste Domingo a 8 dias, ou seja, dia 19 de Julho.
Diz-me uma coisa, daquilo que viste/ouviste, soubeste de alguma excursão que fosse interessante e que seja compatível com levar uma criança de 3 anos?
 

nclau2006

Membro Novo
Olá Calu,

O operador não oferecia grande variedade de excursões. Era excursões muito à base da Natureza e improviso.

Aquela que eu fiz está fora de questão para crianças.

Mais alguma coisa diz.
 

euzinha

Membro Ativo
Obrigado pelo Report!

Eu vou para a Jamaica já no dia 19 deste mês e estou super ansiosa!!!!!

Pelas fotos que colocaste tudo é de facto muito bonito!!!!

:D
 
nclau2006 disse:
Continuação do Report....:D:D:blush::D

Olá novamente,

Não tenho tido muito tempo para continuar o Report, mas agora tive 5 minutinhos e venho acrescentar mais algumas coisitas:

5º dia, 6º dia e 7º dia (18, 19 e 20 de Junho 09): Mais dias stressantes….lol…estou a brincar… Foi praia, piscina…piscina, praia. Só descanso…hehe e na companhia dos amigos jamaicanos a tentar vender tudo.

No entanto, não são chatos. Basta tu dizeres uma vez não, que eles dizem “no problem” e “ya man”. É que não são nada chatos, tenta é vender tudo…até cacto, aloé vera, que anda lá espalhado por tudo o que é canto.

Nota-se alguma carência no meio daquelas ruas e até no pessoal que passa pela praia, mas eles mostram felicidade e alegria. Daí eu concluir que são um povo simpático e amigável.

Mais uma informaçãozita: neste hotel temos internet gratuita no Átrio de Entrada do Hotel, só têm que levar portátil com Wireless.

Continuação nos próximos dias....
olá, este ano fui em agosto a cuba.Para o ano já estou a pensar na jamaica, e pelo k escreveste parece ser um bom hotel,sei k viste outros pode fazer alguma comparação?
agraços
 

catia123

Membro Novo
ola a todos
nclau2006, bem eu estou a adorar o report! eu vou para o Riu tropical Bay dia 4 de outubro e gostava de saber quais sao as excursoes que a solplan oferece e quais sao os preços? eu ja vou levar dolares, compensa nao compensa? ah, quando foste as cascatas dunns river fall passast pelo mercado de Ochos rios? tem coisas interessates para comprar?


catia
Obrigado
 

Peyrotas

Membro Novo
Subscrevo tudo!! E aconselho como destino de praia de eleição!!
Não há como stressar naquela terra e em particular neste hotel. Levei os meus filhos, 3 e 7 anos e o que não faltam são excursões e actividades em que eles podem participar!!

Ya man, no problem é a minha nova atitude!!

:blush:
 

nclau2006

Membro Novo
Ya man, no problem....expressões muito utilizadas na Jamaica...hehe

O melhor sitio para comprar coisitas é no Aeroporto...existe lá de tudo desde artesanato até às grandes marcas internacionais, marcas essas habituais em quase todos os Aeroportos. Mas o artesanato local também é abundante.

Sobre o Hotel, andei a ver o Riu Ochos Rius e o Riu Montego Bay, relativamente ao Ochos Ris vi que era um Club Hotel, foi logo excluido. Relativamente ao R. Montego Bay vi que situava numa zona onde as praias nao são muito bons e não são caracterizadas por grandes areais.

Vi também o novo Palladium, mas achei-o muito, mas muito grande....

Decidi-me pelo R. Tropical Bay, decidi bemmmmmmm....foi excelenteeeeeeeeee.
 

bubu

Membro
O melhor sitio para comprar coisitas é no Aeroporto...existe lá de tudo desde artesanato até às grandes marcas internacionais, marcas essas habituais em quase todos os Aeroportos. Mas o artesanato local também é abundante.
É verdade que o Aeroporto Internacional de Montego Bay é muito grande e tem muita variedade de coisas, mas não considero que seja o melhor local para fazer compras devido ao preço elevado que praticam, principalmente se forem T-shirts ou outros "Suvenires" de baixo valor. Dou um exemplo: Quem vai para a zona de "Ocho Rios" ou às cascatas "dunn's river falls", normalmente é levada a uma espécie de "zona comercial" onde se consegue regatear os preços e fazer boas compras. No aeroporto, obviamente, são preços fixos.
 

nclau2006

Membro Novo
Ola Bubu,

É verdade, regatear no Aeroporto não podes. Mas deu uma grande ajuda.

Nos locais que tu mencionaste achei imensa piada, porque compramos uns "sapatos aquáticos" para levarmos para as Cascatas, Made in China e vendidos por um Indiano.

Hehe foi giro, fomos à Jamaica comprar umas coisas, Made In China, cujo o Dono da Loja era Indiano. Mas ali deu para regatear, é verdade.
 

bubu

Membro
Nos locais que tu mencionaste achei imensa piada, porque compramos uns "sapatos aquáticos" para levarmos para as Cascatas, Made in China e vendidos por um Indiano.
É verdade, muitas das coisas que nós compramos não são fabricadas na Jamaica. Dou o exemplo das T-shirts em que das duas que comprei a dizer "Jamaica" uma foi feita no Haiti e outra na Índia. :unsure: Também aqueles tambores que se vêem a vender por lá são fabricados num país Asiático que agora não me lembro o nome. Enfim, é uma maneira dos vendedores terem mais lucros
 

Helen

Membro Novo
Riu tropical bay!!!

Ola...
Estou a planear o meu casamento no RIU TROPICAL BAY. Estou no Canada e tenho familia que vem de Portugal. Como muitos de vcs ja foram la...podiam me indicar com qual agencia de viagem e q marcaram? E q aquelas com quem ja falei, nao marcam com o RIU Tropical Bay. Mais uma coisa, o meu casamento vai ser em Agosto deste ano, o precario ainda nao esta disponivel. Algum podia me dar uma idea ao custo do pacote com tudo incluido? (voo, hotel, taxas) Assim ja tenho uma ideai....desculpa o meu portugues horrivel. Qualquer ajuda e bem vinda. :)
Obrigada,
Helen
 
Top