Novidades

[Report] ISTAMBUL - A cidade dos contrastes - by JJPPMM

JJPPMM

Membro Conhecido
Ramiro Costa disse:
Estou boquiaberto com a qualidade e o pormenor deste report. Os meus parabéns ao seu autor.

Ao ler esta descrição fiquei com imensa curiosidade em conhecer Istambul, sonho que já trago comigo há uns anos.

Como disponho ainda, em Agosto, de 4 dias de férias (tirando as viagens, sobrariam 3 dias úteis para lá estar), o amigo JJPPMM acha que seria possível (quero eu dizer, se seria "rentável" numa análise custo/benefício) dar uma saltada a Istambul nesse período ou aconselha-me deslocar-me lá com mais tempo?

Na eventualidade de considerar que posso rentabilizar esses 3 dias, quais são os locais que, nesse curto espaço de tempo, me aconselharia a visitar (os "must see")?

Só uma questão: já estive a ver os voos para os dias/período que me interessa e verifico que entre a viagem COM escala (na Alemanha, com a Lufthansa) e o voo DIRETO Lisboa-Istambul (com a Turkish) existe uma diferença de 300€ (entre 1051€ e 1350€ p/ 2 pessoas). Pela sua experiência, acha que estes 300€ são bem gastos pela comodidade da ligação direta ou acha que os voos com escala, com a Lufthansa, se "fazem bem" e que são 300€ que se poderão poupar sem grande custo/incómodo?

Desde já agradeço a sua resposta e.... reitero os meus parabéns pelo seu extraordinário report.
Olá Ramiro

Muito obrigado pelos seus gentis comentários

A questão que me coloca é muito dificil de responder . Digo isto porque cada um de nós encara as situações de modo diferente e claro o que pode ser bom para mim não o é para si.
Assim vou responder pelo meu ponto de vista :

1. 3 dias para uma cidade como Istambul é pouco. Eu aconselho mais tempo , mas atenção eu gosto de ver com calma , passear tranquilamente , desfrutar das refeições etc. Acredito que a correr em 3 dias poderá ver bastante.
2. O único contra e aquela sensação que poderá ter de ter lá estado e não ter visto .
3. Neste seu caso eu preferia gastar mais 300 Euros e fazer um voo directo pois o tempo vai ser fundamental para si.
4. Se optar por fazer via Munique é muito fácil e não é cansativo. O terminal é igual e ás vezes a porta é a mesma.
5. Locais imperdiveis : Mesquita Azul e Haja Sophia , Palácio TOPKAPI , Cisterna e Hipódramo ( tudo na mesma zona )
Grande Bazar , Bazar Especiarias Mesquita Nova e Mesquita de Suleymanie ( perto um dos outros )
Palácio de Dolmabache e Torre Galáta, Praça Taksim e Istiklal Cadesi ( do outro lado da Cidade , passando a ponte )

Estes seriam para mim os pontes imperdiveis , logo depois era ajustar o tempo que ainda sobrava.
Não esquecer de um bom banho turco junto ao Grande Bazar. Uma experiência única de 2 h .

Qualquer dúvida mais disponha , estamos aqui para ajudar e para dar a nossa perspectiva das coisas , se será a mais correcta só mais tarde poderá dizer :)

Abraço
João Paulo
 
boas amigo, em Setembro vou me aventurar por Istambul, tenho umas duvidas!!

É necessário passaporte??
Qual a moeda que la usam??

Obrigado
Já tenho um livro que me divide a cidade em 6, 6 dias para visitar por zonas diferentes, quando poder passo para aqui as zonas e monumentos e ajudas me a ver se falta algum ;)

obrigado cumprimentos
 

JJPPMM

Membro Conhecido
RicardoNAreias disse:
boas amigo, em Setembro vou me aventurar por Istambul, tenho umas duvidas!!

É necessário passaporte??
Qual a moeda que la usam??

Obrigado
Já tenho um livro que me divide a cidade em 6, 6 dias para visitar por zonas diferentes, quando poder passo para aqui as zonas e monumentos e ajudas me a ver se falta algum ;)

obrigado cumprimentos
Olá Ricardo

È necessário passaporte válido e á chegada a Istambul tens de comprar um visto de entrada que custa 15 Euros .
A compra do visto é antes de chegares ao controlo fronteiriço
Atenção ao passaporte pois são muito exigentes.

A moeda utilizada é a lira turca que creio neste momento valer +- 2 liras = 1 Euro , logo é facil 50 liras = 25 Euros :)

Qualquer dúvida estás à vontade.

Assim não respondo á tua M.P

Abraço
João Paulo
 
Tirado do site Portal das Comunidades Portuguesas

"Desde 1 de Março de 2013, para entrar na Turquia, os cidadãos portugueses necessitam, apenas, de apresentar os respectivos bilhetes de identidade / cartão do cidadão e de pagar um visto turístico que pode ser adquirido à entrada na Turquia, nos postos de fronteira, cujo custo é de 15 €. Este selo turístico tem geralmente uma validade de 90 dias para um período de seis meses e tem de acompanhar sempre o turista. Para evitar o seu extravio, recomenda-se que o mesmo seja colado num suporte documental (por exemplo, cartão do cidadão). "
 

JJPPMM

Membro Conhecido
RicardoNAreias disse:
Tirado do site Portal das Comunidades Portuguesas


"Desde 1 de Março de 2013, para entrar na Turquia, os cidadãos portugueses necessitam, apenas, de apresentar os respectivos bilhetes de identidade / cartão do cidadão e de pagar um visto turístico que pode ser adquirido à entrada na Turquia, nos postos de fronteira, cujo custo é de 15 €. Este selo turístico tem geralmente uma validade de 90 dias para um período de seis meses e tem de acompanhar sempre o turista. Para evitar o seu extravio, recomenda-se que o mesmo seja colado num suporte documental (por exemplo, cartão do cidadão). "
Ola Ricardo


Algum deles está errado , ou o Portal das Comunidades Portuguesas ou a Embaixada da Turquia em Portugal


De todas as formas aconselho-o a consultar o site da Embaixada da Turquia em Portugal onde eles disponibilizam a informação que lhe dei. Na dúvida ligue para eles ou envie um email.


Este é o link da Embaixada onde está esta informação


http://www.embaixadaturquia.pt/vistos.htm


Qualquer coisa disponha


Abraço

J.paulo
 
Eis a resposta da embaixada de Portugal em ankara

"Caro Ricardo Areias,

Muito obrigada por nos contactar.
Eis a informação fidedigna disponibilizada no sítio da Internet do Portal das Comunidades Portuguesas:
“Desde 1 de Março de 2013, para entrar na Turquia, os cidadãos portugueses necessitam, apenas, de apresentar os respectivos bilhetes de identidade / cartão do cidadão e de pagar um visto turístico que pode ser adquirido à entrada na Turquia, nos postos de fronteira, cujo custo é de 15 €. Este selo turístico tem geralmente uma validade de 90 dias para um período de seis meses e tem de acompanhar sempre o turista.
Para evitar o seu extravio, recomenda-se que o mesmo seja colado num suporte documental (por exemplo, um passaporte). Não deve, em caso algum, deixar caducar o selo, pois tal pode implicar pesada multa. Sugere-se a consulta a: https://www.evisa.gov.tr/en/tour/.”

Portanto, pode entrar na Turquia com o seu cartão de cidadão válido, comprar o visto turístico no posto de fronteira terrestre (ou no aeroporto) e manter consigo o selo durante a estada no país.

Para qualquer eventualidade disponha via email ou contacte-nos por telefone: +90 312 447 34 29. "
 

JJPPMM

Membro Conhecido
RicardoNAreias disse:
Eis a resposta da embaixada de Portugal em ankara

"Caro Ricardo Areias,

Muito obrigada por nos contactar.
Eis a informação fidedigna disponibilizada no sítio da Internet do Portal das Comunidades Portuguesas:
“Desde 1 de Março de 2013, para entrar na Turquia, os cidadãos portugueses necessitam, apenas, de apresentar os respectivos bilhetes de identidade / cartão do cidadão e de pagar um visto turístico que pode ser adquirido à entrada na Turquia, nos postos de fronteira, cujo custo é de 15 €. Este selo turístico tem geralmente uma validade de 90 dias para um período de seis meses e tem de acompanhar sempre o turista.
Para evitar o seu extravio, recomenda-se que o mesmo seja colado num suporte documental (por exemplo, um passaporte). Não deve, em caso algum, deixar caducar o selo, pois tal pode implicar pesada multa. Sugere-se a consulta a: https://www.evisa.gov.tr/en/tour/.”

Portanto, pode entrar na Turquia com o seu cartão de cidadão válido, comprar o visto turístico no posto de fronteira terrestre (ou no aeroporto) e manter consigo o selo durante a estada no país.

Para qualquer eventualidade disponha via email ou contacte-nos por telefone: +90 312 447 34 29. "
Boas Ricardo

Assim ficam claras as dúvidas que poderiam haver sobre o que é necessário.

Abraço
J.Paulo
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Que report fabuloso!
Muitos parabéns, adorei rever esta cidade fantástica, onde pretendo regressar, sem dúvida, pois não visitei todos os locais que pretendia.
Obrigada pela partilha, mesmo!!!!!
Adorei
 
Top