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[Report] Gran Bahia Principe Bavaro

Rantanplan

Membro Novo
Gran Bahia Principe Bavaro

Cheguei no dia 27 de Punta Cana, onde estive 2 semanas no Hotel Gran Bahia Principe - Bavaro.
Devo começar por dizer que foi a terceira vez que estive em Punta Cana sendo que das outras duas estive no Hotel Catalónia que, não sendo perfeito, deixa o Bahia Principe a um canto.

Resort:
O principal problema está no nome do hotel, "Gran". É de facto demasiado grande. Grande demais para ter qualidade. É um resort dividido em 5 (Bavaro, Punta Cana, Premier, Ambar e outro que agora não me lembro). Está pensado para a quantidade e não para a qualidade.
Para quem gosta de alguma tranquilidade não se aconselha. O constante ruído e movimento dos veículos a circular para transportar pessoas, malas, funcionários, comidas, etc., faz lembrar a confusão de qualquer outro local de praia em qualquer lugar da nossa costa.
Se têm a ideia de andar a pé entre o quarto e a praia e os restaurantes, esqueçam.
Os jardins são bem arranjados mas pequenos.

Praia:
A primeira grande desilusão. Cheia de cadeiras de tal forma que se vê mais cadeiras que areia. Torna-se impossível encontrar um lugar com sombra a não ser que gostem de acordar às 6 da manhã ou de ficar a 50 metros da água. As ondas que tem tornam a água mais fria e não permitem a uma criança pequena andar ao banho sem ser ao colo. (Sei que neste aspecto das ondas não se pode fazer nada, no entanto é um factor a considerar na hora de escolher).
Em resumo, qualquer semelhança com uma praia tropical só na cor da água e nas palmeiras.

Piscinas:
Aqui, nada de especial a apontar. Tem várias. No meu caso que fiquei no Bahia Principe Bavaro, tinha acesso a duas. Qualidade boa, apesar de um dia um miúdo ter vomitado na piscina das crianças e esta ter continuado aberta...
Para encontrar um lugar com sombra só chegando antes das 7H da manhã.

Quarto:
Tem jacuzzi na banheira apesar de ser pequena. O quarto é bom, a cama é grande, e a limpeza é o ponto mais positivo da minha estadia. Sempre impecável.

Restaurantes:
A segunda grande desilusão. Mau na qualidade da comida, na limpeza e no serviço, péssimo na variedade.
Peixe era sempre o mesmo, seco e sem sabor. Sempre "pescado", às vezes salmão, outras atum e ficamos por aqui. Carne invariavelmente rija e seca. Houve 1 dia em que era boa!!!
Quanto à fruta, maça, laranjas e melancia, eu como em Portugal. E houve um dia em que era mesmo só isto. De resto houve quase sempre ananás, quase nunca manga e esporadicamente papaia.
Bananas, apesar de o hotel estar cheio de bananeiras, nunca houve. Tive de pedir para a minha filha e chegaram mesmo a dizer-me uma vez que não tinham (obviamente porque não lhes apetecia ir buscar porque depois de pedir a outros empregados acabou por haver um que as trouxe).
Isto no buffet principal, porque no da praia então era exactamente a mesma comida todos os dias. Não mudavam absolutamente nada.
No pequeno-almoço era a mesma coisa. Pouca qualidade e nenhuma variedade. No buffet da praia aconteceu várias vezes encherem o jarro do sumo natural de ananás com sumo artificial como se não fossemos capazes de notar a diferença.
Em qualquer um dos buffets quando havia pratos era necessário escolher os que não estavam sujos.
Quanto aos temáticos, fui a dois, porque também não consegui marcar mais, graças à má vontade do funcionário das relações públicas que só tinha vagas para as 18H. Em duas semanas é estranho principalmente porque depois verifiquei que os restaurantes estavam longe de estar cheios.
O italiano é fraco, o gourmet é bom e vale a pena experimentar.

Animação:
A diurna não me atrai pelo que não tenho nada a dizer. A nocturna era razoável.

Bares:
Quando se vai ao bar da recepção e nos servem num copo de plástico, ao mesmo tempo que servem um americano num copo de vidro, é natural que se torça o nariz.
Quando no dia seguinte lá chegamos 2 ou 3 minutos antes do fecho (22H30!!!), esperamos pacientemente que os empregados sirvam todos os americanos, vemos as luzes a apagar quando chega a hora de fecho, o empregado depois nos pergunta o que queremos, deixa-nos pedir e nos diz que o bar está fechado enquanto vira as costas para servir um americano que tinha chegado depois de nós, dá vontade de partir tudo.
Sempre um sorriso para os americanos, quase sempre umas grandes trombas para os tugas.
Honrosa excepção para algumas das empregadas de mesa e para os do bar do anfiteatro. Tirando estes, todos os outros tínhamos quase de gritar para conseguirmos alguma coisa.

Serviços:
Quando não se é eficiente, deve-se ser pelo menos simpático. Não é o caso neste hotel.
Quando pergunto ou peço alguma coisa e ao responderem já estão com má cara a olhar para outro lado qualquer, vejo logo que dali não vem coisa boa.
Podia-vos contar em pormenor o filme que passei por causa da fechadura do quarto, mas vou resumir dizendo apenas que estive quase 2 horas na rua, à noite, à espera que alguém abrisse a porta para irmos dormir. Aqui até foram simpáticos, só não foram eficientes.

Excursões:
Fiz a Bavaro Runners e foi engraçada, apesar do tempo não estar bom nesse dia.

Conclusão:
Desaconselho vivamente este hotel.

Nota final:
Estar de férias é sempre bom e como é obvio preferia estar lá do que cá. No entanto, quando se paga umas férias destas, esperamos algo mais, e se nos anos anteriores as coisas correram bem não deixa de ser verdade que já tencionava mudar de ares.
Tudo isto acabou por servir como gota de água. Não tenciono regressar à Republica Dominicana. De ano para ano, noto que os portugueses não são bem-vindos. Não falamos espanhol e claro que, tal como os espanhóis, eles não percebem (ou fingem não perceber) quando falamos em português. Não damos dólares e torto e a direito como os americanos ou ingleses.
Quando percebem que somos portugueses nota-se quase sempre uma clara mudança de atitude para pior.
Enfim, para isto já me chegam os empregados (portugueses ou não) que temos no Algarve.
 

toly

Membro Ativo
Bom report.
Bastante esclarecedor.
Ainda bem que há quem não deixa de reparar no menos bom.
Fica o alerta para os próximos visitantes.

Muito obrigado.
 

Rantanplan

Membro Novo
Eu sei que é desagradavel principalmente para quem já tem viagem marcada para este hotel.

Por outro lado também sei que há quem não concorda comigo. Há pessoas que estiveram lá e adoram. É natural. Não somos todos iguais. E para quem for a primeira vez para as Caraibas, não tendo termo de comparação provavelmente vai gostar.

Resolvi mesmo assim fazer o Report porque também sei que há muitas pessoas que concordam comigo, que têm as mesmas queixas, que já estiveram noutros hoteis e que em comparação acham este inferior.
 

pabecada

Membro Ativo
Foi por comentários destes e até pelo conselho da senhora da Agência que preferi não mudar de cadeia de hotéis. Vou ficar no Iberostar, porque no México gostei muito desta cadeia.

A minha irmã esteve no Gran Bahia em Bávaro em 2006 e adorou, mas a mim acnselharam-me a não ir para lá, por ser demasiado grande e ter muita gente.
 

pipocas

Membro Novo
Amigo...estive faz agora um ano na republica, no bahia principe ( bavaro) e não tenho nada a apontar muito pelo contrario, comparando com o catalonia começando pelos quartos, de facto o bavaro é muitoooo superior .:(
temos pena, mas de facto se os portugueses não fossem tão espalhafatosos, não fizessem tanto barulho e exigências descabidas ( apesar dos canadianos e americanos tb )se calhar seriam tratados de maneira mais simpática, não é ir para outros paises com a mania que são os melhores e maiores e depois ficam com má fama, as férias não são só bebadeiras e más figuras.:(é o tipico caso paga o justo pelo pecador.
eu estive lá uma semana e não tenho absolutamente nada a apontar dos serviços ( quartos, organização, comida, animação, limpeza, transporte dentro do resort)
, a vila ao lado da nossa estava ocupada só por tugas e quando se juntavam todos aquilo parecia a feira da ladra....:eek:aproveito para dizer que aconselho o bahia principe especialmente quem tem crianças. Nunca tive problemas em arranjar cadeiras na praia ou na piscina, nunca tive em filas para almoço/jantar e consegui jantar nos restaurantes temáticos que quis, aproveito p dizer que eramos uma grupo de 9 com crianças e tudo correu lindamente sem qualquer problema.É sem dúvida um destino a repetir
 

PedroAbreu

Banidos
Por isso mesmo é que eu ja ha muitos anos escolho hoteis em Bavaro fora dos Tugas, as vezes sou o unico Tuga e é tao bom
 

Bee

Membro Conhecido
Olá João Carlos,

estive em Samaná na cadeia Bahia Principe e não tenho nada a apontar, considero no entanto muito importante que todos aqueles que, por um ou outro motivo, não ficaram satisfeitos alertem quem ainda vai.

Desta forma agradeço por teres partilhado a tua opinião...:(
 

Asae

Membro Conhecido
Eu vou bater palminhas a este report: bom, curto e grosso, sem meias medidas nem preconceitos.

O mal do tuga é não reclamar por escrito e fazer barulho para ver as exigências compridas.

Nunca estive no hotel mas registo a tua opinião. Uma coisa é certa ir de férias para um sitio com imensa gente para mim é pavoroso e depois (e que me desculpem os tugas) ouvir falar português a toda a hora... até parece que não saí de Portugal :(
 
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RuiXpto

Membro Ativo
Ola a todos,

Isto efectivamente é muito complicado de perceber. Eu sei que não somos todos iguais e não temos todos o mesmo grau de exigencia e por vezes alguem que teve um pequeno problema diz do "piorio" do hotel.
Eu tenho viagem marcada para 29Maio2010 para este nesno hotel e na agencia pedi opinião principalmente pelo facto de ter uma menina de 3 anos. Foi-me aconselhado sem a minima duvida este hotel!!! e tambem já li reports em que o hotel é altamente elogiado mas fica-se na duvida: O que será que me vai acontecer? Vou gostar? Ser bem tratado?

Vem logo se vê e espero não me arrepender.

Apesar de esperar que a sua opinião esteja errada, agradeço o report para pelo menos baixar as expectativas.

Abraço

Rui
 

pabecada

Membro Ativo
Acho que temos que ir sem stress's, vamos de férias. Obviamente que há sempre quem não goste.
A mim não me faz diferença ir para um hotel com muitos portugueses, faz-me sim impressão as barracadas que alguns portugueses fazem e outros que vão com o Rei na barriga.
Depois, como foi dito aqui anteriormente paga o justo pelo pecador. Mas, que na generalidade somos melhores que espanhóis e americanos há isso tenha a certeza que sim :):)

Na agência tb me disseram que nos hotéis Grna Bahia é preciso ter sorte com a semana que se vai. Há alturas que está a abarrotar e na outra logo a seguir está uma calmaria. Tb convenhamos que num resort daquela dimensão, cheio, haverá coisas que não correrão tão bem.
 
Uiiiii!!!
Também vou para este hotel em Junho!
Até agora só tinha ouvido "maravilhas"....tenho uma filhota de 9 anos...
Espero que corra tudo muitooooo bem...
 

carlosjb

Membro Ativo
Rantanplan disse:
Eu sei que é desagradavel principalmente para quem já tem viagem marcada para este hotel.

Por outro lado também sei que há quem não concorda comigo. Há pessoas que estiveram lá e adoram. É natural. Não somos todos iguais. E para quem for a primeira vez para as Caraibas, não tendo termo de comparação provavelmente vai gostar.

Resolvi mesmo assim fazer o Report porque também sei que há muitas pessoas que concordam comigo, que têm as mesmas queixas, que já estiveram noutros hoteis e que em comparação acham este inferior.
Bom,em relação ao Bahia tenho a dizer que é um resort fantastico superado apenas pelo Bahia da Riviera Maya..
Depois quanto ao facto de por vezes o tuga ser..enfim um pouco bronco...
Talvez voçê tenha de viajar um pouco mais.... Espanhois a fumar charros o dia todo nas praias de negril...Canadianos completamente bebados a hora de almoço em Varadero...Americanos com a sua arrogancia a reclamar na recepção por o tempo estar mau..como se o mexicano tivesse poderes para fazer parar de chover...Isto são somente pequenos exemplos .
E,sempre fomos recebidos com um sorriso e simpatia em todos os locais que visitámos na RD .
Acabo com uma ideia para quem não gosta ou acha o tuga incomodo...talvez no proximo ano as operadoras devam fazer um catalogo que inclua resorts c/tugas e resorts s/tugas...pessoalmente gosto de ouvir pessoas a falar português tão longe do meu pais...mas parece que isso faz azia a alguns...talvez devam começar a ir para o algarve de férias,assim só ouvem falar ingles..que acham?????:)
 
carlosjb disse:
Bom,em relação ao Bahia tenho a dizer que é um resort fantastico superado apenas pelo Bahia da Riviera Maya..
Depois quanto ao facto de por vezes o tuga ser..enfim um pouco bronco...
Talvez voçê tenha de viajar um pouco mais.... Espanhois a fumar charros o dia todo nas praias de negril...Canadianos completamente bebados a hora de almoço em Varadero...Americanos a reclamar na recepção por o tempo estar mau..como se o mexicano tivesse poderes para fazer parar de chover...Isto são somente pequenos exemplos .
Acabo com uma ideia para quem não gosta ou acha o tuga incomodo...talvez no proximo ano as operadoras devam fazer um catalogo que inclua resorts c/tugas e resorts s/tugas...pessoalmente gosto de ouvir pessoas a falar português tão longe do meu pais...mas parece que isso faz azia a alguns...talvez devam começar a ir para o algarve de férias,assim só ouvem falar ingles..que acham?????:)

:D...Boa!!!!!
 

jfreitas

Membro Conhecido
Rantanplan disse:
Eu sei que é desagradavel principalmente para quem já tem viagem marcada para este hotel.

Por outro lado também sei que há quem não concorda comigo. Há pessoas que estiveram lá e adoram. É natural. Não somos todos iguais. E para quem for a primeira vez para as Caraibas, não tendo termo de comparação provavelmente vai gostar.

Resolvi mesmo assim fazer o Report porque também sei que há muitas pessoas que concordam comigo, que têm as mesmas queixas, que já estiveram noutros hoteis e que em comparação acham este inferior.
Olá João Carlos

Um fórum serve exactamente para isso. Debater ideias e opiniões diferentes. Se for para dizer que é tudo bom mesmo sem o ser.. não tem fazão de existir. O que faz falta é mesmo isso. Opiniões criticas e sinceras que possam ajudar a esclarecer e a decidir quem pretende viajar.

Obrigado
 

Rantanplan

Membro Novo
Boas

Eu até podia considerar que me acusaram aqui de ser espalhafatoso, fazer muito barulho e exigências descabidas, ter a mania que sou o melhor e o maior e passar as férias bêbado e a fazer má figura... mas não vou entrar por aí.

Quero apenas dizer que não me incomodam especialmente nem portugueses, nem americanos, nem espanhois, nem quaisquer outros apenas pela sua nacionalidade. O que me incomoda são algumas atitudes. Como a atitude de tratar uns com simpatia e outros com antipatia, ou a de atender uns e outros não, quando a obrigação profissional é atender todos.
Se isto nunca vos aconteceu neste hotel, ainda bem. A mim (e não só), infelizmente, aconteceu.

Para quem vai e está de alguma forma apreensivo com o que escrevi, quero esclarecer o seguinte:
Eu não afirmo que não devem ir ou que não vão gostar.
Isto porque em primeiro lugar tudo depende dos gostos.
Em segundo lugar porque eu desaconselho o Hotel em questão, em comparação com outros, e apenas isso.

Vão e divirtam-se porque eu também me diverti. Não foi tudo mau. Apenas quis alertar para o que não foi bom para que, se assim entenderem, considerarem outras opções (hoteis).
 

carlosjb

Membro Ativo
PedroAbreu disse:
Por isso mesmo é que eu ja ha muitos anos escolho hoteis em Bavaro fora dos Tugas, as vezes sou o unico Tuga e é tao bom
Tem toda a razão jfreitas ,por vezes as opiniões divergem................felizmente.:)
 

carlosjb

Membro Ativo
Rantanplan disse:
Boas

Eu até podia considerar que me acusaram aqui de ser espalhafatoso, fazer muito barulho e exigências descabidas, ter a mania que sou o melhor e o maior e passar as férias bêbado e a fazer má figura... mas não vou entrar por aí.

Quero apenas dizer que não me incomodam especialmente nem portugueses, nem americanos, nem espanhois, nem quaisquer outros apenas pela sua nacionalidade. O que me incomoda são algumas atitudes. Como a atitude de tratar uns com simpatia e outros com antipatia, ou a de atender uns e outros não, quando a obrigação profissional é atender todos.
Se isto nunca vos aconteceu neste hotel, ainda bem. A mim (e não só), infelizmente, aconteceu.

Para quem vai e está de alguma forma apreensivo com o que escrevi, quero esclarecer o seguinte:
Eu não afirmo que não devem ir ou que não vão gostar.
Isto porque em primeiro lugar tudo depende dos gostos.
Em sendo lugar porque eu desaconselho o Hotel em questão, em comparação com outros, e apenas isso.

Vão e divirtam-se porque eu também me diverti. Não foi tudo mau. Apenas quis alertar para o que não foi bom para que, se assim entenderem, considerarem outras opções (hoteis).
De facto acho preferivel não ir por aí....
Pelo que li nos vários posts deste topico ninguem o acusou de absolutamente nada. Ja que fala em comparação com outros resorts,assumo que conheça outros na RD para comparar .
 

ricarego

Membro Novo
ola a todos .estive nesse hotel em maio do ano passado nesse hotel e realmente o resort e enorme .relativamente ao comportamento dos nossos tugas em comparacao com os usa e can e espanhois e muito mais civilizado sem comparacao . relativamente a simpatia dos empregados foram extremamente simpaticos com a excepcao do bar da entrada principal .em relacao a alimentacao era muito variada e de alta qualidade com excepcao as frutas que realmente eram muito limitadas. tenho uma filha de 5 anos e aconselho a todos que tenham filhos pequenos a ir para este hotel sem qualquer preocupacao
 

jfreitas

Membro Conhecido
Bom... um tópico interessante e animado...

Acho que classificar os turistas em tugas e não tugas, americanos e não americanos é um erro grosseiro.

Acho sim que deviamos classifcar as pessoas em bem e mal comportadas, educadas e mal educadas.

Nos muitos hoteis em que estive, muitos deles em resorts de praia, nunca reparei sequer em comportamentos "anormais" de portugueses.

Se me disserem que os italianos são por norma "espalhafatosos" é certo, falam alto, são extrovertidos mas não deixam de ser educados. Já estive nas Maldivas numa ilha em que havia dois portugueses (eu e companhia) um casal espanhól e 80/90 italianos. Tirando o fartote que apanhei de pastas e risotos e mais não são o quê, não tenho nada a apontar.

Nas caraíbas acho que se nota claramente a falta de civismo do turista americano. Reclama, abusa, ri a 300 décibeis, comporta-se como se todos estivessem lá para o servir e para o aturar. Mas isso é problema cultural de quem pensa que domina o mundo e pertence a uma raça superior.

Nada como pô-los na ordem quando é preciso (tipo madá-los parar de comer dentro da piscina porque já tomámos o pequeno almoço e não queremos comer os resto dele quando estivermos a nadar.

Dizer que se escolhe um hotel porque não há "tugas" acho que nem merece comentários. Em 50 factores de escolha esse não pesa e não pesará nunca nas minhas escolhas. Acho que é exactamente o tal comportamento "americano" de quem se sente superior (sou Tuga mas não me misturo com os tugas... como se eles próprios não fossem.)

Quanto às reclamações sem nexo. Acho que têm mais a ver com intolerância e incompreensão do que com nacionalidades. O que leva a reclamar na maior parte das situações, é quem se esforçou para fazer uma viagem, cria expectativas do tamanho dos himalaias e depois dão-lhe o Kilimanjaro e ollham para êle como se fosse uma montanhazita!!! Acabam por não ver a "excelência" em que estão de tão defraudadas que ficam as expectativas

O outro tipo são os que pensam que porque pagaram uma "fortuna" para passar umas férias isso lhes dá direito a tudo e mais alguma coisa. Então reclamam por razões perfeitamente ridiculas criando mau estar permanente para quem está por perto.


Já se falou aqui do Algarve e aí sim, foi onde senti descriminação e mau serviço. Foi onde me irritei muitas vez por me sentir estrangeiro em minha casa.

Acima de tudo onde vi comportamentos de "pessoas da hotelaria" dignas de um filme de terror.

Num dos rarissimos fins de semana que passei no Algarve, o ano passado em Agosto, jantei com um grupo de 8 pessoas no centro da Quarteira. A dada altura a empregada espalhou-se ao comprido com um tabuleiro de chávenas cheias de café que... por azar dos azares nos apanhou em cheio a todos. A minha "mais que tudo" acabou com um golpe num pé e num rasto de sangue direito á casa de banho. Com muito esforço consegui dois pensos rápidos e um aviso para não estragar o 2º se não o utilizasse.

A mesa ao lado que apanhou uns salpicos que nem se podiam comparar com o estado em que ficámos, de inglêses mereceu um pedido de desculpas. a nossa mesa mereceu as toalhas trocadas sem comentários...

Depois de pagarmos a conta e sair... o dono do restaurante vem atrás de nós e para espanto nosso... "desculpem lá mas enganei-me na conta e estão a dever uma água" isto claro á frente de toda a gente.

Paguei a água e no mesmo tom e volume de voz só lhe perguntei se ele tinha consciencia de que havia uma pessoa ferida ( o sangue ainda não tinha sequer estancado) de que havia roupa cara estragada e que que se eu fosse tão besta quanto ele lhe podia dar cabo da vida e para isso bastava-me chamar a policia e o 112. E tinha razões para o fazer.


O que não tolero é comportamentos descriminatórios (copos de vidro para A e de plástico para B por exp.) e comportamentos arrogantes e de falta de educação que ponham em causa o meu bem estar, quer de turistas quer de empregados dos hoteis.

Não é fácil que sejam irritações dessas a estragar-me as férias, e já tive problemas com ares condicionados, com inundações, etc etc. tudo se resolveu sem chatices, com alguma paciência.

Falar nos "Tugas" como responsáveis por mau ambiente nos hoteis... acho francamente de mau gosto e muito, mas mesmo muito abusivo.

Preparem-se para o turismo russo massificado... já o apanhei este ano nas Maldivas e há-de ser igual ou pior do que o americano.

A mesma arrogância, o mesmo comportamento incivilizado mas ainda mais grosseiro. " o tipico novo rico que tem dinheiro mas não tem educação"
 
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