NJBC disse:
Desculpem voltar a responder neste tópico, pois tinha dito que não o fazia, mas visto o que escreveram, que vai de encontro ao que eu disse.....
Já posso afirma Nuno 2-1 para o meu lado....
Quanto aos hotéis, já disse e volto a expor.
5* podem variar de Pais para Pais, não podem é existir uma diferença tão acentuada.... podem querer que mesmo em Portugal temos hotéis 4* piores que alguns de 3* (dentro do mesmo Pais)....
Nós turista é que temos que lutar por isso não acontecer, estabeleçam normas internacionais, fazem isso nos aeroportos....
Quando pago um hotel 5* tenho que usufruir dessas condições.....
Minha opinião
Ok Nuno estás desculpado mas só desta vêz
A classificação dos hoteis obedece a critérios muito vastos e rigorosos e muitos desses critérios são transparentes ao utilizador, não estão directamente relacionados com a qualidade dos serviços mas por exemplo com a quantidade de serviços. (ginásio, spa, piscina, áreas comuns, área dos quartos, acessos, etc,etc.
Outra situação é que só com a nova Lei vai haver fiscalizações de 4 em 4 anos. Até agora um hotel podia ter sido classificado como 4* em 1940 e manter-se hoje com 4* sem qualquer inovação.
Muito hoteis são 3* porque as exigências legais são menores do que para os 4* e isso não significa de modo algum que sejam inferiores, em qualidade, a alguns 4* (por exp.).
Por outro lado a própria classificação varia de país para país e o controlo que é feito a essa classificação pode ir desde o extremamente rigoroso ao não existe controlo...
Não existe nenhuma norma internacional de classificação. Isto quer dizer que as 5* de um hotel de Marrocos não têm qualquer relação com as 5* de um hotel de Portugal.
Normalmente cada país tem um standard e a classificação acaba por resultar numa certa comparação entre todos os hoteis, é talvez a concorrencia a funcionar.
Há países em que nem sequer existe classificação para os hoteis. Muitas vezes é uma avaliação arbitrária dos operadores de viagens. É comum ver hoteis classificados de várias formas por operadores diferentes. A Kuoni por exp. avisa que a classificação que atribui aos hoteis é resultado de uma avaliação sua...
O que existe sem dúvida é a comparação empírica que fazemos face á nossa realidade e é isso que leva à satisfação ou não das expectativas criadas...
Como informação, no caso português, os hoteis vão passar a ser classificados de 1 a 5* e acabam as classificações de residencial e pensão. Todos os hoteis vão ser reclassificados novamente... esperemos pelas surpresas...
Resumindo porque este´não é o tema do tópico. Temos a tendência de avaliar os hoteis pela qualidade dos serviços e instalações mas os hoteis são avaliados por factores muito diferentes onde a qualidade dos serviços não é ponderada (se o hotel zzz tem uma quantidade de "bestas mal educadas" a trabalhar... ou se a comida não é boa, ou não é reposta... isso não lhe retira um estrela...