Novidades

[Report]-El Nido- Filipinas 2017

PatriciAbrantes

Membro Conhecido
Esta viagem, toda já paga, esteve para ser cancelada pela passagem de dois tufões seguidinhos. Mas após duas semanas a ver forecasts a cada 4 horas e dadas as previsões, decidimos tentar a nossa sorte, mas sem grandes expectativas. Resumo: uma semana fantástica com bom tempo e um terceiro tufão que entrou no dia seguinte à nossa partida. Que gigante prenda de Natal para nós. Que gigante martírio para os Filipinos, que não viam tufões em Dezembro creio que desde 2011.
Vamos ao report .
El Nido (penso que Filipinas no geral): Lugar onde a natureza se impõe ao homem, moldando-o, obrigando-o a estar em constante adaptação .Terra onde, pela sua força, a natureza se mantém imponente e luxuriante. Onde a alma do visitante que aluga uma scooter para calcorrear a pontinha deste maravilhoso pedaço de terra e mar paradisíacos se torna imediatamente livre e plena. Trazendo-nos para casa cheios, leves e felizes.
Foram apenas uma dezena de dias. Aproveitamos a janela do Natal à passagem de ano e fomos experienciar esta época noutro clima, um clima nas antípodas do nosso .
Saímos daqui a 23.
24 de manhã estávamos em Manila. Muitos impactos sensoriais e emocionais se experimentaram em poucas horas. A maravilha do calor e humidade face ao frio deixado há pouco mais de 24 horas por um lado. Por outro, véspera de Natal e as ruas pontilhadas por pobreza que fere o coração. Crianças e Crianças jogadas nas bermas do alcatrão quente ou ao abrigo da sombra debaixo das pontes. E pesos que saiam dos nossos bolsos e as despertavam para lhes roubar um sorriso sincero mas que transparecia uma enorme apatia e infelicidade. Fantasmas com corpo. Preferimos não fotografar apesar da disponibilidade e simpatia destes meninos e meninas. Quisemos deixar-lhes a ideia de que dinheiro de turistas não é para comprar cartões postais de miséria. Deixar-lhes dignidade.
Aquilo que estava no plano era ir a intramuros nessa tarde. Típico roteiro de turista. Mas rapidamente os planos se transformaram pelo que atrás descrevi e acabamos sentados em diversos degraus nas ruas pelas redondezas do hotel a tentar perceber a "real life" das pessoas.
Intramuros fica para a próxima ( sim, porque Filipinas é para voltar ).
Mas não só de tristeza e pobreza se escrevem as linhas deste dia. Com esta realidade coabitam ruas cheias de vida com trabalhadores, uns árduos outros nem tanto. Coabitam pessoas alegres nos preparativos natalícios. Coabitamos nós fascinados com uma espécie de Habana Asiática cheia de meios de transportes absolutamente únicos e originais. Coabita o singular e apaixonante sentimento de estar na Ásia.
Acerca das pessoas nesta altura ainda estávamos confusos. Não pareciam muito simpáticas. Pareciam ser filhas da sua terra, uma terra acidentada, escarpada, apaixonante, vibrante, sujeita a imensas intempéries. Uma terra deslumbrante, mas que exige resiliência para quem dela tem de viver.
Volvidas umas horas, hora era de ir para a nossa Ceia Natalícia. E nada como ir onde os Filipinos vão. Táxi rumo ao seamarket. Escolher o jantar num mercado alvoroçado, sem turistas e a transbordar de marisco. Compras feitas era altura agora de escolher um dos muitos restaurantes que confeccionam aquilo que compramos e ....voilà, saiu para a mesa um caril de caranguejo, uma travessa de camarão grelhado umas lulas panadas fritas e umas cervejas locais.

Chegados de novo ao hotel a rua era festa em cada quarteirão. Colunas debitavam música e garrafas eram esvaziadas ao ritmo desta.
No geral os Filipinos adoram o Natal. Começam em Setembro a celebração do mesmo. A grande maioria celebra a noite de natal em casa, muito à semelhança da realidade Portuguesa, com a diferença que o dia 25 é reservado para passear com as crianças. Temos a aprender com isto. Outros no entanto celebram o Natal em jeito de passagem de ano, o que nos logrou umas belas gargalhadas.
Dia 25, acordámos relaxadamente para o pequeno almoço e de seguida rumámos ao aeroporto para voar, pelas 11:00 a.m, para El Nido.
A chegada a El Nido é um verdadeiro espectáculo da natureza visto do ar. Dezenas e dezenas de ilhas orladas por azuis e verdes esmeraldas quase florescentes. Aterrar em El Nido é estar imediatamente rodeado de uma paisagem dramática de montanhas pontiagudas pintadas de um verde que parece saído do Photoshop.
Chegados ao Aeroporto, dirigimo-nos ao exterior para contratar um "triciclo" que nos levasse até ao centro de El Nido (250 pesos para turistas /50 para locais) e lá estaria um mais pequeno que nos levaria entre ruelas, areais, rochas, caminhos de terra batida até ao hotel. O "até" está com aspas, pois o acesso ao hotel na parte final é a pé (cerca de 5 minutos sem malas, uma eternidade sofrida de 10 minutos com as malas às costas). Mas depois de ver as praias de El Nido town, valeu cada segundo de esforço. Estávamos num pedaço abençoado daquele lugar estranho.
Muitos foram os dias ao longo de vários anos que li e vi coisas sobre El Nido e tudo o descrevia como o verdadeiro paraíso na terra. Pessoas com uma bagagem de viagens absolutamente invejável adjectivavam El Nido como algo inigualável .
Confesso que quando chegamos a decepção assolou-nos. Onde estava aquele maravilhoso paraíso?
Foram precisas umas horas de descompressão, umas cervejas, umas conversas e traçar um plano para o dia seguinte e a beleza do lugar começou a desabrochar. O delicioso pôr-do-sol sobre montanhas com formas dramáticas foi maravilhoso. Depois de um choque inicial, esta tarde acabou já com muita expectativa é entusiasmo.
No dia seguinte saímos para as típicas tours. A escolhida foi a A. Os lugares a que se chega e por onde se passa são de facto divinais. Experimentamos água de uma cor que nunca havíamos visto.

As tours são de facto a melhor forma de chegar a estes lugares a um preço comportável . No entanto, o amontoado de barcos, de coletes laranjas, de coral devastado, o estar nos lugares com tempo contado, passando às vezes uma hora num lugar que não nos enche as medidas e logo depois apenas 20 minutos em lugares em que dá vontade de passar todo um dia, retira a vontade de fazer mais tours.
(as private tours são caríssimas e por vezes, porque as marés são cruciais para conseguir ir ou não a determinados lugares, o que leva a que toda a gente, sejam grandes grupos, sejam private tous , tenha de ir aos mesmos lugares à mesma hora).
 
Última edição:

PatriciAbrantes

Membro Conhecido
Ponderámos partir para a tour C no dia seguinte ou passados 2, mas após ter uma scooter nas mãos nunca mais voltámos às tours. O nosso conselho para El Nido é rent a motorbike!!!!
Com a scooter calcorreámos estradas verdejantes. Fomos a Nacpan beach. Las cabañas beach. íamos ao centro de El Nido fazer massagens. Enfim, com a scooter nas mãos e já com uma tour feita, El Nido desvendou-nos os seus segredos e despiu o seu manto misterioso e mostrou-nos toda a sua beleza, charme e encanto. Apoderou-se de nós e colou-se à nossa pele e coração.
O que inicialmente tanto se estranhou, entranhou-se tão completamente que ainda hoje o coração aperta de saudade pelos indescritíveis dias por lá passados.
Tendemos às vezes a reduzir um lugar paradisíaco, uma ilha, ao cenário idílico de palmeiras nascidas espontaneamente e praias divinais. Mas muitos são os lugares em que apesar de isto ser de facto uma realidade que nos leva a comprar voos, que com escalas duram trinta e várias horas, em que está imagem é redutora. Não faz jus ao sentir. Porque este lugares têm tanto mais para nos dar do que palmeiras e praias fantásticas.
As vezes tudo o precisamos fazer é deixarmo-nos guiar pelos nossos sentidos ao ritmo local. Aventurarmo-nos um pouco por caminhos e conceitos menos óbvios, estando atentos aos que nos rodeia e sentir o pulsar da terra que estamos a visitar, para descobrir um mundo muito diferente.
No dia 31, acordamos para um último olhar daquele paraíso. Tomamos pequeno-almoço com os pés na areia e o coração apertado. A gerência do hotel teve a gentileza de chamar um barco para não fazermos o caminho de 10 minutos sofridos com malas às costas. Uma última viagem de triciclo em que absorvemos ao máximo aquela paisagem luxuriante, aquele cheiro a quente, a trópico,a liberdade.
Chegados ao aeroporto cerca das 11 am para partir às 12 am, foi hora de limpar a areia dos pés e trocar roupas para a longa viagem rumo ao "Ártico" Janeiro Português.
O voo para Portugal, com escala na China e em Paris começou às 5 da tarde. A passagem de ano foi passada a sobrevoar a China e no primeiro dia de 2018 aterremos em Lisboa às 11 da manhã. Feliz 2018.
VAI e VIVE

Voo: Air China 800€ por pessoa
Voo interno Manila-El Nido-M,anilo - 160€ por pessoa
Hotel Manila: Vip Suite Hotel VIP Suite (Makati): 325 fotos, comparação de preços e avaliações
Hotel El Nido: Garden Bay Beach Garden Bay Beach Resort (El Nido): 61 fotos, comparação de preços e avaliações
Taxy com taxímetros é a melhor opção de deslocação em Manila e é barato
"triciclos", para quem não alugue scooter (pagámos 500 pesos por dia, mas é algo mais caro), é a opção para andar em El Nido.
Levantar dinheiro em El Nido não é fácil e tem um limite baixo por dia: levem dinheiro.
 

yara

Membro Conhecido
Parabéns pelo report, @PatriciAbrantes !
Saudades das Filipinas e das praias...
Também só fiz a Tour A e C e depois de ter uma mota nas mãos não fiz mais tours.
A Nacpan Beach é espectacular.
Foste as cascatas também? Fui e adorei.
Filipinas é mesmo para voltar... :rolleyes:
Um dia volto... :rolleyes:
 

PatriciAbrantes

Membro Conhecido
Olá @yara :)

As Waterfalls ficaram sempre para segundo plano e acabámos por não ir

Nacpan é linda. Las Cabañas absolutamente divinal.

Filipinas é, de facto, para voltar... ou para sonhar em voltar :)

Obrigada ;)
 

yara

Membro Conhecido
Olá @yara :)

As Waterfalls ficaram sempre para segundo plano e acabámos por não ir

Nacpan é linda. Las Cabañas absolutamente divinal.

Filipinas é, de facto, para voltar... ou para sonhar em voltar :)

Obrigada ;)
Também fui a Boracay que apesar de ser mais turístico adorei também pela paisagem....
E tive pena de não ir a Cebu...
Fica para uma próxima porque certamente vou voltar um dia... :rolleyes:
 

PatriciAbrantes

Membro Conhecido
Que report fantástico, obrigado pela partilha.
Nada a agradecer . É para isso que cá andamos todos no Portal;)

Também fui a Boracay que apesar de ser mais turístico adorei também pela paisagem....
E tive pena de não ir a Cebu...
Fica para uma próxima porque certamente vou voltar um dia... :rolleyes:
Boracay deve ser lindo. E tantas zonas das Filipinas. A Vida, o tempo e o dinheiro são curtos para tantos lugares fantásticos
 
Última edição por um moderador:

PatriciAbrantes

Membro Conhecido
Obrigado pela partilha ,
Maravilha de report, sem duvida é um dos proximos destinos a ter e conta.
Obrigado pelas dicas.
Obrigado.
Obrigada:)
É mesmo ir. É um pedaço de paraíso. :cool:

Muito obrigado pela partilha.
Fantásticas fotos de uma zona que me atrai e que espero visitar.
Boas viagens ;)
Como termina o report, "VAI e VIVE" .Porque é mesmo espectacular e faz-nos viver e querer ir mais e mais ;)
 
Última edição por um moderador:

rmonteiro

Membro Conhecido
Excelente viagem :) Já ia um mergulho :cool:
Essas experiências com os locais são sempre algo marcante nestas viagens.:)
Interessante alguns celebrarem o Natal como se fosse a passagem de ano eheh
 

PatriciAbrantes

Membro Conhecido
Excelente viagem :) Já ia um mergulho :cool:
Essas experiências com os locais são sempre algo marcante nestas viagens.:)
Interessante alguns celebrarem o Natal como se fosse a passagem de ano eheh
:)
Sim essa do Natal versão passagem de ano é inesquecível. As coisas que aprendemos ao andar por este mundo

Eu também acho que já ia um mergulho, para aquecer os pés :D

Obrigada;)

Obrigada pela partilha.
Desde que li o primeiro report de El Nido, que este é um destino que não mais esqueci...
Quem sabe um dia...
Filipinas para mim era um sonho antigo. Quem tem um namorado que faz bodyboard, passa muito tempo da sua vida a ver ondas maravilhosas em cenários fantásticos e muitas deles eram nas Filipinas. E eu suspirava e pensava, será que um dia vou a estes lugares??
Enquanto o sonho se mantém, a possibilidade de o realizar é palpável.
"O sonho comanda a vida" ;)
 
Última edição por um moderador:

Ricardo_7

Membro Conhecido
Olá,

Muito obrigado pela fantástica partilha :) Fotos fantástica, aquele azul da água :D Ainda bem que correu tudo bem e não apanhaste tufões, mas coitados deles :x
Boas viagens :)
 

PatriciAbrantes

Membro Conhecido
Olá,

Muito obrigado pela fantástica partilha :) Fotos fantástica, aquele azul da água :D Ainda bem que correu tudo bem e não apanhaste tufões, mas coitados deles :x
Boas viagens :) .
Estes lugares da Ásia são de facto abençoados nas praias, comida, beleza natural. Dá vontade de desertar :D
 

zb007

Membro Conhecido
Muito bom :) andei por sítios diferentes mas adorei as Filipinas sem dúvida, apesar de haver por esse mundo tantos sítios a explorar quem sabe se um dia não volta para essas paragens :)
 
Última edição por um moderador:
Top