Novidades

[Report] Egipto

carla08

Membro Conhecido
Egipto

Olá! Não tenho sido muito assídua desde o meu registo neste site, mas vou tentar colmatar a minha falha.
Começo com este report(mais virão) espero que gostem! :p



Bem, não vai ser fácil descrever o que foi estar no Egipto, porque é diferente a sensação de estar lá, e estar aqui a tentar contar como foi. :eek: Deveria ter levado um caderno e tirado uns apontamentos, mas na altura nem pensei nisso.


Pacote incluía 2 noites no Cairo(apa) ¨+ cruzeiro no nilo(pc) , operadora : imagetours


Vou começar pelo Cairo, que é uma cidade grandiosa e apaixonante (bem diziam os Táxi)
É verdade que não é uma cidade bonita, que é suja e completamente desorganizada, e todas essas coisas que a maioria das pessoas dizem aquando do primeiro contacto.
Mas é mesmo esse "caos" que a torna atraente e única. Eu gostei muito, não apenas das pirâmides e do museu, mas sobretudo do seu conjunto, da sua essência.
Voltaria lá, de certeza. (e espero mesmo voltar um dia)

As visitas no Cairo não estavam incluídas no pacote (com excepção das pirâmides)
Comprei 2 visitas opcionais: A noite cairota, e o dia no cairo.
A noite cairota valeu a pena, sobretudo pela visita ao mercado Khan al-Khalili, onde fizemos compras e jantamos (devo dizer que foi a melhor refeição que fiz durante a viagem) e porque nos deu a oportunidade de termos um vislumbre da vida nocturna do cairo:. a azáfama, a confusão do trãnsito, é uma cidade que não dorme. Tivemos a oportunidade de passar por uma zona bastante peculiar, a chamada cidade dos mortos. Trata-se de um cemitério (ainda activo) transformado em bairro. As pessoas começaram a ocupar este cemitério e vivem paredes meias com campas e mausoléus. Aqui, os vivos convivem perfeitamente com os mortos. É um reflexo da super povoação da cidade. Não tenho fotos, porque apenas passamos por lá de autocarro, mas ficou-me na memória a sombriedade das ruas contrastando com a imagem das crianças que lá brincavam e nos acenavam com espontânea alegria.
Gostei de "absorver" a energia que se fazia sentir nos locais por onde passavámos. Sentia-se no ar, um misto de poluição com cheiro de especiarias, as buzinadelas do trânsito caótico , o ecoar do cantar do muezim, para chamar os fieis à oração...... Gostei também do contacto com as pessoas, da partilha, do´ regateio´ São amáveis, quando também o somos, e quando elas sentem que respeitamos a sua cultura e as suas tradições. Eu penso que isso é muito importante, e já dizia o ditado: se vais a roma, sê romano!

O dia no cairo foi reservado á visita do Museu, da Mesquita do Alabastro, a uma loja de papiros, e a igreja copta de S.Sérgio. O museu é visita obrigatória, é pena pois, o tempo ser limitado (estivemos lá cerca de 2 horas).
As pirâmides são tudo o que dizem delas: mágicas, misteriosas, imponentes!!

ai631.photobucket.com_albums_uu33_carla08_photos_Gize.jpg


ai631.photobucket.com_albums_uu33_carla08_photos_cairomisr1.jpg



No terceiro dia, bem cedinho, voamos até Luxor.
Íamos passar os restantes dia num cruzeiro e subir o Nilo até Aswan. Em Luxor, visitámos, o Vale dos Reis, o Templo da Rainha Hatshepsut, e os Templos de Luxor e Karnak. Estas visitas realizaram-se no 4 dia. No dia que chegamos ficou reservado para descanso e conhecer o barco. O barco era de 4 estrelas. Na minha opinião era bastante confortável. Era um barco modesto, nada de muitos luxos, as cabines eram pequenas, mas confortáveis (o único senão era que as janelas não eram de abrir) e o serviço de limpeza era impecável. Os espaços sociais eram bons. Tinha um bar, um restaurante e o deck onde havia também outro bar e uma pequena piscina.
A comida não era excelente, e a variedade não era muita , mas a qualidade era boa. Eu fiquei satisfeita, mas de qualquer modo, quem for exigente neste aspecto, talvez seja melhor escolher um barco de 5 * ou superior.

ai631.photobucket.com_albums_uu33_carla08_photos_barconilo.jpg



No dia seguinte, tal como já referi, foi reservado para as visitas em Luxor. O Nilo separa esta cidade em 2 lados, a margem ocidental (consagrada aos mortos), onde se encontra a necrópole de Vale dos Reis que visitamos. ( os túmulos de Ramsés IX, VI e o de Tutankamon). Visitamos também o templo de Hathsepsut.( a rainha faraó)

ai631.photobucket.com_albums_uu33_carla08_photos_hathsepsut.jpg




Da margem oriental, os templos de Luxor dedicados às divindades Amon, Mut e Khonso. Este templo é o único no mundo que contém documentos das épocas faraónica, greco-romana, copta e islâmica)


ai631.photobucket.com_albums_uu33_carla08_photos_luxor.jpg



e Karnak(um dos maiores do antigo egipto)

ai631.photobucket.com_albums_uu33_carla08_photos_karnak.jpg


Saímos bastante cedo para fazer estas visitas, (que englobaram toda a manhã) e o sol já era bastante forte. Sapatos confortáveis, óculos de sol, protector solar e muita água, são imprescindíveis. (Pode-se comprar água nos autocarros).

À tarde foi tempo livre no barco. Partimos em direcção à comporta de Esna.


dia 5
No dia seguinte, de manhã, visitamos o templo de Edfú, dedicado ao deus Hórus. O melhor templo conservado do Egipto.


Á tarde, o templo de Kom Ombo, um templo da época ptolomaisca, que tem a particularidade de ser consagrado a 2 divindades (a parte direita a Sobek, o deus corcodilo; a parte esquerda a Hórus, o deus falcão)
Barco e partida para Aswan.

ai631.photobucket.com_albums_uu33_carla08_photos_esna.jpg


dia 6

Abu Simbel (excursão opcional)

Não é uma visita barata, mas vale bem a pena. Há a opcção de ir de avião(145euros) ou autocarro ( 95euros por pessoa ).
Fui de autocarro. Saimos de madrugada, por volta das 3 da manhã, chegamos por volta das 6h. Não posso dizer que não foi cansativo, mas a viagem fez-se bem.
Vimos o nascer do sol, sob o Lago Nasser (espectacular)
Tivemos cerca de 2 horas para visitar o templo dedicado a Ramsés II e Nefertari.
Viagem de regresso. Chegamos ao barco por volta do 12h.


À tarde, fizemos uma curta visita em Aswan, ao obelisco inacabado, a uma loja de essências, e à barragem de Assuão.


ai631.photobucket.com_albums_uu33_carla08_photos_abu.jpg




dia 7

Dia livre, com a opcção de poder fazer-se uma visita de faluca a uma aldeia Núbia. Já ouvi dizer muito bem dessa viagem e acredito ser muito interessante, mas aproveitei o dia livre para descansar e fazer compras no mercado de Aswan. Nesta zona as pessoas eram muito amáveis, fiz quase todas as compras neste mercado, porque nesta zona consegue-se fazer negócio a preços mais acessíveis.
Almoço e lanche/jantar em restaurantes locais.

Ao fim da tarde, partimos para o aeroporto de aswan, com destino ao aeroporto do Cairo.
Esta foi a parte mais chata da viagem, porque o voo era às 3h da manhã. A espera ainda foi longa, e tivemos de esperar no próprio aeroporto.

ai631.photobucket.com_albums_uu33_carla08_photos_aswan.jpg


Utilidades:

Dinheiro
- A moeda é a libra egipcia, que equivale a 0,12739 Euros; 1 euro equivale a cerca de 8 libras egipcias.
- Facilidade em levantar dinheiro.
- Facilidade em pagar em euros.
- O bakshish, ou gorjeta: todos a pedem, até os policias (discretamente) em troco de tirar um fotografia por exemplo ;)

Comida & bebida
- Não é aconselhável a ingestão de frutas, legumes crus. Mais vale prevenir e evitar mesmo, houve por lá bastantes distúrbios digestivos , que não facilitaram nada a vida a quem os teve ;) (bendito wc em Vale dos Reis :cool:, não esquecer a moedinha à saída:) )
- Água, só engarrafada.
- Cerveja egipcia Stella, quase sem alcóol mas muito boa :D
- Não houve problema em comer nos restaurantes locais, pelo contrário, no geral a comida é bastante boa.


Nos mercados e postos de venda:
- Quando forem abordados e não estiverem mesmo interessados em comprar nada, digam La shokram (que quer dizer muito obrigado, mas não!).
- Também não acreditem quando vos querem vender algo e dizem que é apenas 1 euro, normalmente a pessoa acredita vai até á loja e depois.. é tanga claro!
- Não acreditem também quando vos dizem que é "regallo", eles mais tarde acabam sempre por pedir o dinheiro.
- Regateiem sempre (respeitando claro), e se não chegarem a acordo.. ninguém é obrigado a comprar.


Transportes & pessoal:

- o voos foram sempre pela Egyptair. (incluindo os voos internos) - nada a apontar
- os autocarros eram confortáveis, tinham a.c e água para venda.
- Os guias (em espanhol) e condutores eram simpáticos e eficientes.

Temperatura:

- Em Julho: Estava bastante calor com temperaturas a rondar os 36º (no Cairo), no Sul estava bem mais quente entre os 40-45º, mas era um calor que se aguentava bem. As noites no cruzeiro foram frescas e agradáveis.
O pior, na minha opinião, de se visitar o Egipto nesta altura do ano, é a grande quantidade de pessoas, o que na visita aos templos se torna um pouco limitativo e incomodativo (não conseguimos ver com a atenção que gostaríamos)

Hora local: + 2 horas

Locais de interesse que não visitei: Alexandria, os templos de Philae e Denderah e as praias do mar vermelho.

Sempre é uma desculpa para lá voltar novamente :p
 

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Olá Carla,

obrigado por partilhares connosco a tua viagem

Parabéns pelo report e pelas magnificas fotos

paulo
 

sol so

Membro Novo
Carla mt fixe o teu report ... até deu para recordar algumas passagens que fiz o ano passado ...
diz-me uma coisa as fotos são tuas ?... que maquina é que tens ?... obrigado ...;)
 

BunnyCat

Membro Ativo
Estou sem palavras...;)

Egipto é o meu SONHO!

Fiquei maravilhada com o teu report! Tudo o que referes e descreves vêm de encontro ás minhas espectativas... mal posso esperar por visitar este país com uma cultura milenar que me fascina profundamente...

As fotos estão lindissimas...

Parabéns...

Adorei...
 

carla08

Membro Conhecido
muito obrigado a todos, fico contente por terem gostado!!!

sol so, sim as fotos são minhas, a máquina é uma canon powershot S3SI ;)

bunnycat, espero que faças em breve a tua viagem, vale realmente a pena!!



fiquem bem

;)
 

Célia Reis

Membro Novo
Olá Carla!
Admiro quem consegue sintetizar tanta coisa interessante num pequeno, mas riquíssimo report.
O Egipto é uma viagem fascinante que um dia tenciono fazer.
Parabéns e obrigada por partilhares a tua experiência conosco.
 

Asae

Membro Conhecido
Finalmente consegui ler este Report e ver as fotos:p:p:p

Ficamos com vontade de lá ir.
Para visitares estes sítios precisavas de mais quanto tempo? (Alexandria, os templos de Philae e Denderah e as praias do mar vermelho)
Fizeste uma viagem de 7 noites? Achas que 14 era muito ou ficaste satisfeita?

Adorei o teu report:)
 

carla08

Membro Conhecido
Sls

Para visitar Alexandria teria de ter ficado pelo menos mais um dia no Cairo.
Foram apenas 2 dias, ou melhor 1 dia e meio, porque no 1 dia já chegamos a meio da tarde.
O outro dia foi para as visitar o museu, as pirâmides...

O templo de denderah, não encontrei nenhum roteiro que o englobasse. Penso que teria de ser a partir de Luxor, se houvesse tempo livre para isso (mas não tivemos)

O de philae, poderia ter ido a partir de aswan, era relativamente perto, e como tive o último dia livre teria dado perfeitamente, mas agora que cá estou é que vi ;)

A ida ás praias era perfeito, para descansar do circuito :p
Tinha visto uma promoção de 11 dias, que englobava o circuito que fiz mais os restantes dias de praia, em Hugarda. E o preço era quase o mesmo do que paguei so pelo circuito, não o fiz, pq não dispunha de 11 dias, foi pena ;)


sol so, eu tb ainda ando a "estudar" a minha máquina, por enquanto é apenas apontar e disparar ;)

cptos a todos............
 

Asae

Membro Conhecido
Obrigada pela resposta.

Quanto é que pagas-te e porque operador?
Lembras-te de quanto era a viagem de 11 dias e porque operador?

(Se souberes e for mais fácil podes postar os links)

Acho que deve de ser uma viagem cansativa mas absolutamente encantadora principalmente para quem gosta de história e para quem alguns conhecimentos místicos sobre os egípcios. Deves de estar fascinada.:D

Parabéns pelo report curto mas objectivo.;)
 

carla08

Membro Conhecido
Olá Sandra


Tentei por os links, mas não deu (só quando tiver mais de 10 mensagens) :D

De qualquer modo, a operadora é a ImageTours. No site, na parte das promoções, está la o programa que fiz (Egipto Mágico) e o que inclui a praia ( Egipto Incrível- Cairo, Nilo e Hugarda)

Espero ter ajudado




Sim, é uma viagem encantadora, vale a pena ir comprovar ;) ;)

**
 

PCES

Membro Novo
Carla, excelente report.

Vou fazer uma viagem equivalente em Outubro deste ano.
Como diferença, apenas o facto de ter as visitas todas marcadas... o pacote já inclui Abu Simbel e as visitas no Cairo, bem como a Pensão Completa. Achei que seria melhor alternativa para definir orçamento.

Espero ter uma viagem tão agradável como a tua, do que pude ver do teu report a viagem foi excelente.

Paula
 

Asae

Membro Conhecido
paulacsa: Vais através de que operadora? Quantos dias e custos? Sff e se puder ser ;)
 

Skanck

Membro
Muitos Parabéns pelo Report! ;)

Posso assinar por baixo e dizer que tudo o que foi dito é mesmo como é na realidade ;) Fiz a mesma viagem (Igual mesmo pela Imagetour tb) e também amei toda a viagem.

É uma experiência única!

Cumps!
 

PCES

Membro Novo
Eu marquei e paguei na Geotur, mas vou pela Grantur.

Não te posso deixar o link (ainda não cheguei às 10 mensagens), mas procura no site da Grantur (www . grantur . com) o pacote Egipto Eterno com partidas aos Sábados.

Tem pensão completa, as visitas todas incluídas.

Paula
 

carla08

Membro Conhecido
olá Paula,
muito obrigada, espero que tenhas uma experiência tão agradável como a minha... agora bateu uma saudade, parece que estive lá ontem e já passou um mês e tal...

beijinho e boa viagem!
 
Top