Novidades

[Report] Beiras, entre o campo e a cidade

Antonia.M.S.

Membro Conhecido
E pronto, é tudo.
Peço desde já desculpa por este mega report. Não o pretendia tão longo, mas à medida que o ia fazendo deparava-me com a dificuldade de decidir o que excluir/incluir, e muitos pequenos mas maravilhosos lugares ficaram para outro report.
Devo dizer que sou uma apaixonada pela região norte e centro, pelas zonas mais montanhosas, que tanto contrastam com a paisagem do quotidiano no meu Alentejo...os opostos atraem-se ;). A região Beirã é de facto uma das minhas preferidas. ;):oops::D

Onde ficámos
A oferta hoteleira é muito variada nesta região, e facilmente se encontram bons alojamentos sejam hotéis, residenciais, turismo rural ou outro tipo de alojamento.

Aveiro
Hotel João Capela
Uma residencial com vários atrativos. Um espaço exterior bem conseguido, que conta um um pequeno museu rural, e um interior renovado e um grande espaço de restauração para festas.

Curia
Hotel do Parque | Curia | Portugal
A cerca de 30km de Aveiro, na Cúria, o Hotel do Parque, que adorámos. Um antigo palacete, lindíssimo, que data de 1922 e mantém objetos de arte e mobiliário da época, numa atmosfera Belle Époque, inclusive nos quartos.
Antigo, mas muito acolhedor. Adorámos.

Vouzela
CASA MUSEU - Turismo rural - Hotel - Quintas - Hospedaria - Vouzela - Viseu
A Casa Museu é um estabelecimento hoteleiro (residencial, hospedaria), em Vouzela, onde se respira charme, requinte, e uma tranquilidade que só conhecemos no campo, nas regiões mais interiores. Conta com cerca de 11 quartos. Muito fácil darmos com ela, pois está em pleno centro histórico, numa das principais ruas da Vila.
O pequeno-almoço pode ser tomado entre as 9h e as 10,30h numa sala linda, decorada de forma sublime, com peças únicas, e pela manhã, recheada de iguarias. Os produtos caseiros fazem as honras da casa. Começa-se o dia realmente da melhor forma.

Montemor-o-Velho
Garça Real
À beira da nacional este é um Hotel muito recente. Confortável, com uma bela piscina exterior voltada para os campos de arroz. Jantámos no restaurante mas não ficámos particularmente agradados.


Águeda – InGoldHotel
In Gold Hotel, Spa | Conforto de alta qualidade, com toque local
Decidimos ficar em Águeda porque era final de ano e os Hotéis em Aveiro tinham preços pouco simpáticos.
Vimos este Hotel em Águeda, inaugurado há pouco tempo, e resolvemos aproveitar não perspectiva de poder visitar mais sítios por aqueles lados.
E também para ver as iluminações de Natal de Águeda, que acabaram por não deslumbrar.
Mas foi muito má a nossa experiência neste hotel. Dias antes enviei pedido de check-out later ao hotel por ser noite de passagem de ano. Responderam-me na negativa.
Chegámos ao Hotel, no dia marcado, por volta das 17h. Depois de alguma horas de viagem.
O primeiro desagrado foi a informação de que o pequeno-almoço, no dia seguinte, só estava acessível a partir das 10h e podia ser até às 14h. Ou seja, não acederam ao nosso pedido de checkout later mas estavam agora a impô-lo.

Depois, percebemos logo na recepção que havia problemas com o ar condicionado de alguns quartos. Só que nos foi garantido que não era o caso do nosso. Ao chegarmos ao quarto e já com a intuição de que a coisa não ia correr bem, demos com um ambiente de autêntico congelador. Tentámos reverter a situação, mas o comando do ar condicionado não dava qualquer sinal.
De imediato nos dirigimos à recepção a dar conta da situação. Pediram-nos algum tempo para resolver e resolvemos ser tolerantes, afinal era final de ano, e fomos passear pela cidade enquanto supostamente o problema era resolvido.
De volta ao hotel, foi-nos garantido que o problema estava solucionado. Ao chegarmos ao quarto verificámos que a situação estava exatamente na mesma. Ou seja, a temperatura na rua, mesmo sendo inverno, era bem mais agradável.
De volta à recepção, agora para exigir mudança de quarto. O que só ocorreu pelas 20h 30m. Não houve um pedido de desculpas por parte da gerência, um agrado pelos incómodos causados…nada! Uma experiência muito má, tendo em conta que era noite de festa e o incidente acabou por nos estragar de certa forma a mesma. Um local a evitar, portanto.

Coimbra
Hotel Astória ★★★
Um hotel que denota o peso dos anos, mas que ganha muito pela sua localização, mesmo frente ao Mondego. Ganharia bastante com algumas remodelações desde que mantivesse a traça do Hotel porque é muito bonito.

Hotel D. Luís
http://www.hoteldluis.pt/
Um pouco longe do centro e também já com alguns anos, mas mantém a qualidade e continua a ser uma boa opção.


Serra da Estrela - Manteigas
Hotel Vale do Zezere - Manteigas - Portugal
Um bom Hotel que inclui também um bom restaurante. Gostámos muito e contamos repetir.
 
Última edição:

Mel C

Membro Conhecido
Muito obrigada por esta partilha, estão aqui cidades de que gosto muito, acompanhadas por excelentes fotos! Sem dúvida que o nosso Portugal tem imensos sítios lindos por descobrir!
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
As beiras, pelo teu olhar, são ainda mais bonitas! :)
Fizeste-me recordar alguns locais que gosto bastante (Aveiro no topo da lista, acho uma cidade bonita em qualquer dia do ano), outros onde não vou há muitos anos. Mas todos eles com bons motivos para visitar, a mostrar que este cantinho à beira mar plantado tem muito para oferecer.
Esta compilação de locais é quase um almanaque com locais de referência das zonas beirãs e respectivas atracções. É a tua cara, amiga! Gostei mesmo! Obrigada pela partilha! ;)
 

TREPADOR

Membro Conhecido
Não poderia estar mais de acordo, o nosso país é pequeno em área, mais enorme na diversidade de paisagens que tem para oferecer.
Se seguires ainda mais para Norte, não percas a zona do Douro, Trás-os Montes e o belíssimo parque natural da Peneda Gerês, são zonas muito diferentes mas com uma oferta gastronómica, cultural e com paisagens ímpares.
Parabéns pelo report.
 

rmonteiro

Membro Conhecido
Os meus sinceros parabéns pelo report !
Alguns locais conheço outros nem por isso, apenas de nome. Mas deixa aqui um excelente cartão de visita !
Obrigado pela partilha.:)
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Gostei muito das fotos e dos locais partilhados... ainda não conheço essa igreja de Válega mas vai para a lista. :)
O ano passado entrei pela primeira vez na Biblioteca Joanina e achei extraordinária! Visitei também um museu que desconhecia existir na universidade: a Galeria de Zoologia do Museu da Ciência, muito engraçado para os miúdos pois tem imensos animais embalsamados, fósseis e outros artefactos.
Também é bom viajar cá dentro! :D
 

rum

Membro Conhecido
Este report está como eu gosto... carregado de fotografias.
A igreja de Válega é qualquer coisa de extraordinário, já estive lá mas infelizmente à noite onde o impacto não é o mesmo.
 

Antonia.M.S.

Membro Conhecido
Muito obrigada a todos/as pelos vossos simpáticos comentários.
É verdade, viajar é mesmo uma paixão, e sou uma enorme admiradora do nosso pequenino rectângulo!! "Inventar" desculpas para o conhecer melhor é já uma prática e também um divertimento!!! :D;);)
 
Top