Novidades

[Report] Bahia e Praia do Forte

yara

Membro Conhecido
Resolvi fazer um report sobre o Iberostar Bahia e a Bahia por verificar que não existe nenhum no Portal e de vez em quando há tópicos com perguntas sobre esta zona e este hotel.

Espero que ajude algumas pessoas que pensem em ir a esta zona do Brasil.

Esta viagem já foi em 2009 e voltei ao hotel mais 4 vezes depois disso, sempre conjugando com outras áreas do Brasil e fazendo 6 dias de estadia no Iberostar no final, porque fiz lá amigos e acho que são pessoas fantásticas e genuínas…

A primeira vez que fui foi quando tirei mais fotos e por isso espero que ajudem.

Nessa primeira vez fui 12 dias, voos TAP Porto/Lisboa/Salvador/Lisboa/Porto, hotel Iberostar Bahia 5* Tudo Incluído.


O hotel tem uma entrada fantástica com estas duas estatuetas a darem as boas-vindas e logo de seguida a recepção.


As infra-estruturas são boas, e por ser época de Natal havia uma árvore enorme perto da recepção feita com côcos pintados de dourado e também um Pai Natal enorme...

Os jardins são bonitos e nesta altura estavam decorados com motivos natalícios.

Pelo hotel há uns macaquinhos pequenos, que se chamam "micos-estrela" e que eu chamava de "miquinhos".

Eles pendurados na varanda de um quarto
E a provarem bebidas na piscina :D


Os quartos são bons, característicos de um Iberostar, com frigobar que é reposto todos os dias.

Tem também sala de computadores e jogos e a biblioteca com livros (se encontrarem algum interessante para ler).

A praia é boa, a água quente mas o mar tem ondas e não é calmo.


Quando se chega à praia temos guarda-sois e espreguiçadeiras à nossa disposição.


Se caminharmos em direcção à Praia do Forte encontramos uma água mais calma onde podemos estar mais descansados e que se chama de “Papa-gente”.

É preciso cuidado com as alforrecas que lá são chamadas de "água-viva".

Perto da praia existe a sorveteria que serve gelados e bebidas e tem também a barraca da água de côco onde está sempre um funcionário a partir os côcos para as pessoas tomarem “a água de côco”.
 
Última edição:

yara

Membro Conhecido
A área da piscina é grande, espaçosa e é onde ocorrem provas de animação de tarde.


O hotel tem vários restaurantes self-service, o principal é o “Meu Rei” onde é servido o pequeno-almoço, o almoço e o jantar. Funciona também como o 24h onde há sempre alguém para fazer alguma coisa para comer...

Aproveito para por umas fotos das delicias de lá...

Além destes tem um com comida género fast-food que está aberto todo o dia e um da praia que faz pratos típicos à hora do almoço, como churrasco. moqueca de peixe, acarajé...
Há dias com música ao vivo...
Nos dias em que há música ao vivo geralmente há uma "barraquinha" com um barman a preparar bebidas para os hóspedes...

Também tem restaurantes temáticos, o francês, o asiático, o mediterrâneo e ao steakhouse.
Basta fazerem a reserva até às 13h junto do Relações Públicas.
O francês é o único onde é obrigatório o homem ir de calças.
Nos outros é permitido que o homem vá de calções desde que não sejam de banho nem demasiado curtos.
Acho que por cada 7 noites dá direito a 2 jantares nos temáticos.
Eu fui ao Steakhouse e ao Mediterrâneo.

A animação é boa, funciona bem, inclusive para as crianças, tem o “mini-club” e por isso as crianças têm animadores com eles todo o dia, e estão aqui fotos para verem como é...

Tem várias actividades e há dias de demonstração de capoeira às 17h.

Todos os dias há show nocturno todos os dias ás 22h e acaba às 23h.

Existe um bar perto da recepção que serve cocktails, bebidas e cafés (expresso) antes e depois do jantar, onde as pessoas podem sentar-se e conversar num ambiente muito agradável. Fecha à 1h da manhã.

Depois da 1h da manhã funciona “a balada” (discoteca) até às 3h da manhã.

O Hotel está na zona de extensão dos 16 kms de extensão de desova da tartaruga marinhas e por isso quem ficar no hotel poderá verificar que todos os dias ou quase todos os dias vêm estacas novas com números novos que simbolizam que as tartarugas vieram durante a noite colocar os ovos e de manhã passa sempre o jipe do Projecto Tamar, a por uma vedação contra predadores e a por uma estaca com o número para conseguirem monitorizar aquele “ninho”.

Geralmente as tartarugas bebés nascem durante a noite e dirigem-se ao mar e a caminhada das tartarugas até ao mar permite fazer o reconhecimento do território para mais tarde voltarem a colocar os seus ovos.

Por acaso, tive oportunidade de numa caminhada as 9h da manhã ver uma ninhada dirigir-se ao mar. Vi qualquer coisa a mexer, achei estranho, fomos ver e já estavam 3 mortas (assadas com a areia quente) e então colocamos as que iam saindo na areia mais fresca para terem oportunidade de fazerem o reconhecimento mas poderem entrar rapidamente no mar e não morrerem "assadas".

Um de nós foi ao hotel ligar para o projecto Tamar que rapidamente veio, tirou a vedação e foi monitorizando o número de tartarugas que vingou e nasceu, as mortas e as que não vingaram.

Aqui podem ver as marcas da tartaruga mãe e é por estas marcas que o jipe passa de manhã e coloca a vedação e estaca...

Este foi um ninho já perto do hotel que já passava do tempo que estava a ser monitorizado e os biólogos vieram ver o que se passava...
 
Última edição:

yara

Membro Conhecido
Às vezes o pessoal do projecto Tamar vem fazer "a largada de tartarugas bebés de ninhos em perigo" e os hóspedes do hotel podem assistir...

Mas se visitarem o projecto, que vou falar mais à frente, poderão conhecer melhor o seu funcionamento.


Relativamente a actividades, eu optei por ir à Praia do Forte que é uma “vila” como as que vemos nas novelas, com lojinhas e decorações, tem uma escola, supermercados, a Igreja S. Francisco, e o Projecto TAMAR, Projecto de Protecção a Tartarugas Marinhas que vou falar mais à frente.

Época de Natal, época de Presépio na vila

Tem a Praça de S. Francisco com a Igreja de S. Francisco
No Projecto Tamar tira-se o bilhete e depois cada “Tamarzinho” (rapaz da comunidade da Praia do Forte que é voluntário e ajuda no projecto) vem buscar um grupo de pessoas e faz a visita guiada e explica os tipos de tartarugas que existem, o tamanho delas, e ainda podem ver alguns ninhos que estão lá com a devida “estaca numerada” que eram ninhos em perigo e que foram retirados e colocados no projecto até fazerem o tempo.
 
Última edição:

yara

Membro Conhecido
Outro passeio que fizemos foi a Salvador numa excursão com guia.
Fomos num autocarro de mais ou menos 30 pessoas, quase todos brasileiros e com uma guia animada.
Salvador fica a 70kms da Praia do Forte mas o caminho fez-se num instante.

A primeira paragem foi o Farol da Barra.
No século XVII, o Porto de Salvado era um dos mais movimentados e importantes do continente e era preciso auxiliar as embarcações que chegavam à Baía de Todos os Santos em busca depau-brasil e outras madeiras-de-lei, açúcar, algodão, tabaco e outras coisas para abastecer o mercado consumidor europeu.

No fim desse século, o Forte de Santo António da Barra foi reedificado a partir de 1696, durante o Governo Geral de João de Lencastre (1694-1702), vindo a receber um farol - um torreão quadrangular encimado por uma lanterna de bronze envidraçada alimentada a óleo de baleia, de acordo com o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, o primeiro do Brasil e o mais antigo do Continente (1698)quando passou a ser chamado de Vigia da Barra ou de Farol da Barra.

A segunda paragem foi o Elevador Lacerda de onde se pode ver o Mercado Modelo que seria a última paragem da excursão.
O Elevador Lacerda foi o primeiro elevador urbano do mundo.
A 8 de Dezembro de 1873, quando foi inaugurado, era o mais alto do mundo, com 63 metros.
Cumpre a função de transporte público entre a Praça Cairu, na Cidade Baixa e a Praça Tomé de Sousa, na Cidade Alta.
Hoje é um dos principais pontos turísticos e postal da cidade.

A terceira paragem foi o Pelourinho, que nessa altura estava muito degradado e com alguma pobreza.
É preciso ter cuidado porque quando se aproxima um/a guia com turistas há uma invasão de vendedores e vendedoras vestidas de baianas a quererem vender de tudo...
O Pelourinho, popularmente chamado de Pelô, é o nome de um bairro de Salvador, a capital do Estado da Bahia.
Localiza-se no centro histórico da cidade e possui um conjunto arquitectónico colonial barroco português preservado e integrante do Património Histórico da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.


Nesta zona andamos a pé e visitamos a Fundação Casa de Jorge Amado, o Museu da Cidade e a Igreja de S. Francisco de Assis, conhecida como Igreja do ouro mas onde não se pode tirar fotos e por isso não tirei.

No caminho para a penúltima paragem vimos os Orixás numa lagoa.
Simbolo do Axé da Bahia...

A penúltima paragem foi a Igreja do Senhor do Bonfim da Bahia, tão conhecida pelas pulseiras dos desejos que são dadas e vendidas por um preço simbólico (100 pulseiras a 1€).

Na zona envolvente desta igreja, há muitas baianas a querer “oferecer” a "pulseira do Vonfim da Bahia" mas depois querem mostrar o artesanato e esperam que os turistas comprem alguma coisa...

Última paragem antes de regressar à praia do Forte foi o Mercado Modelo para compras de cajus, cachaça, artesanato, Havaianas, tudo.

Os outros dias foram a aproveitar o hotel e as zonas envolventes.

As pessoas do hotel são muito muito simpáticas e tanto são, que depois disso voltei mais 4 vezes.
Das outras vezes conjuguei outras zonas do Brasil mas no final ia sempre à Praia do Forte cumprimentar "o pessoal"... :D

Já foi há algum tempo e como era época de Natal coloco fotos para vermos um Natal bem divertido com o “Papai Noel” com “óculos de sol e “água de côco” e um “Super-men magoado” porque tinha embatido contra um avião e a criançada adora as histórias…

Qualquer dúvida estou ao dispor. ;)
 
Última edição:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Olá @yara :)
Que belo report.
De facto, não havia reports da Bahia e este está bastante completo, com tudo o que é necessário saber para se visitar essa bela zona da Brasil.
Lindas fotos, algumas parecem postais.
Obrigada pela partilha! O portal está mais rico. ;)
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Muito obrigado pela partilha.
Um report da Bahia e do Brasil, já não aparecia por aqui a algum tempo.
O hotel tem bom aspecto, gostei de ver.
Um dia regressarei ao Brasil certamente.
Boas viagens ;)
 

yara

Membro Conhecido
Olá @yara :)
Que belo report.
De facto, não havia reports da Bahia e este está bastante completo, com tudo o que é necessário saber para se visitar essa bela zona da Brasil.
Lindas fotos, algumas parecem postais.
Obrigada pela partilha! O portal está mais rico. ;)
Pois, foi por isso que resolvi fazer o report.
Também fui este ano à Grécia, por exemplo, e tinha o report a meio mas acho que as ilhas a que fui já há reports e por isso não o acabei, talvez por não achar tão útil como este...

Olá @yara
Parabéns pelo report.
Belas fotos, obrigada pela partilha
Boas viagens;)
Obrigada.

Muito obrigado pela partilha.
Um report da Bahia e do Brasil, já não aparecia por aqui a algum tempo.
O hotel tem bom aspecto, gostei de ver.
Um dia regressarei ao Brasil certamente.
Boas viagens ;)
Sim, o hotel é bom e as pessoas muito simpáticas e atenciosas.
Já voltei lá mais vezes desde a primeira vez porque gostei mesmo e mesmo quando vou ao Brasil a outros locais, no fim "dou lá um saltinho" para visitar... :rolleyes:
 

Ricardo_7

Membro Conhecido
Olá,

Obrigado pela partilha :)
Apesar do Brasil não me cativar muito, é sempre bom ver estes reports :D

Boas viagens :)
 

yara

Membro Conhecido
Olá,

Obrigado pela partilha :)
Apesar do Brasil não me cativar muito, é sempre bom ver estes reports :D

Boas viagens :)
Inicialmente quando ia para as Caraíbas, o Brasil também não me cativava.
Em 2009 disse que não repetia mais Caraíbas e queria ir ao Brasil.
A ideia inicial era ir para Maragogi mas depois Maragogi estava muito caro e descobri este Iberostar nos catálogos do Brasil.
Fui 12 dias na 1ª vez.
Nos anos seguintes, fui a Maragogi, como tinha pensado inicialmente, a Porto Galinhas, a Cabo Santo Agostinho mas no fim voltava sempre ao Iberostar para visitar algumas pessoas e porque gosto do hotel, da zona, e do descanso de lá.
Arranjei forma de entrar por Recife e sair por Salvador, comprava um voo interno e voilá... :D
 

Nika

Membro Conhecido
Olá Yara!
Obrigada por partilhares connosco a tua viagem. :)
Parece-me que deve ter sido uma experiência fantástica.
Parabéns pelo report. :)
 

yara

Membro Conhecido
Olá Yara!
Obrigada por partilhares connosco a tua viagem. :)
Parece-me que deve ter sido uma experiência fantástica.
Parabéns pelo report. :)
Obrigada. ;)
Sim... Esta zona do Brasil surpreendeu-me pela positiva...
No ano seguinte que voltei, quando chegou a hora de vir embora eles quiseram dar-me tanta coisa (castanhas de cajú, goiabadas, óleo de côco, cachaça) que uma pessoa fica sensibilizada com a personalidade das pessoas de lá...
No ano seguinte levei bacalhau, marmelada, terços de Fátima, e coisinhas também para retribuir a atenção deles...
E mantenho contacto com eles até hoje, mesmo já não indo há 3 anos.
 

Nika

Membro Conhecido
@yara às vezes em viagem fazemos amizades fantásticas :D
Isso recorda-me uma família mexicana que conheci num circuito pela Europa, já passaram 15 anos mas ainda mantemos contacto.
E mais recentemente uma brasileira que conheci nos Balcãs (2011).
Há empatias que ultrapassam as distâncias. :)
 

Saruka

Membro Conhecido
@yara belas férias, super animadas :)
Gostei muito, informação muito util e detalhada.
Continua a enriquecer assim o Portal :)
 

Lipe

Membro Conhecido
Obrigado @yara pela partilha e de facto é giro ver um Iberostar num local onde nunca fomos e parece que reconhecemos de qualquer lado, porque, começando a frequentar alguns Iberostar, percebemos que muitas das coisas são idênticas: o estilo, a decoração, as placas informativas, etc, etc

Também gostei de ver a parte sobre as tartarugas e apenas achei estranho ver aquelas grandes em "piscinas" aparentemente pequenas.. tal como a mini-piscina dos Nurse Sharks! Pareceram-me pequenas para "bichos" tão grandes, mas certamente poderás explicar melhor se era mesmo assim ou se as fotos enganam.
 

yara

Membro Conhecido
Obrigado.
Nada a ver com a Asia mas um bom destino... :D

Obrigado @yara pela partilha e de facto é giro ver um Iberostar num local onde nunca fomos e parece que reconhecemos de qualquer lado, porque, começando a frequentar alguns Iberostar, percebemos que muitas das coisas são idênticas: o estilo, a decoração, as placas informativas, etc, etc

Também gostei de ver a parte sobre as tartarugas e apenas achei estranho ver aquelas grandes em "piscinas" aparentemente pequenas.. tal como a mini-piscina dos Nurse Sharks! Pareceram-me pequenas para "bichos" tão grandes, mas certamente poderás explicar melhor se era mesmo assim ou se as fotos enganam.
Sim. Também ja estive em Iberostar no México, na Turquia e na Saidia e acho o mesmo...

Quanto às tartarugas grandes não me pareceu que as piscinas fossem pequenas para elas mas de qualquer forma as tartarugas grandes só estão no projecto temporariamente...
Geralmente quando vão para lá é porque foram apanhadas feridas ou com redes na boca e aproveitam para as ter la uns dias para analisar o estado delas e às vezes até por GPS para poderem saber até onde elas vão e depois voltam a lancá-las ao ambiente delas...
 
Top