Novidades

[Report] Aventura em Bora Bora e Moorea - Polinésia Francesa”

M@loveci

Membro Ativo
“Aventura em Bora Bora e Moorea - Polinésia Francesa”

Uma viagem de uma vida, desejada há mais de 10 anos, programada há 3 anos, reservada em 2 meses antes da mesma, feita em 12 dias.

Desta vez a minha aventura teve como destino a Polinésia Francesa, mais precisamente Moorea e Bora Bora, programado, pesquisado e reservado tudo por mim, sem agência de viagens.
Foram 12 dias entre Lisboa, Paris, S. Francisco,Tahiti, Moorea e Bora Bora.
Há cerca de 5 anos, que faço pesquisa sobre os voos de Lisboa para a Polinésia Francesa e de que forma se podia visitar este paraíso que apenas via em filmes, vídeos e fotos.

Fazendo uma busca em vários sites de viagens, como Momondo, Skyscanner, Hopper, MyTrip, Agoda e Trip.com, tive uma noção em que altura do ano poderia viajar a um preço mais baixo e fugir à época alta e de menos chuva. Apanhei apenas 10min de chuviscos em 12 dias.
Desta forma escolhi este ano, de 12 a 23 de Maio.
Já que fui para o “outro lado do mundo”, optei por visitar além de Bora Bora, a ilha vizinha do Tahiti, Moorea, que dista a 15min de avião ou 30min de ferry. Não fica em nada atrás de Bora Bora, digo-vos já

A Polinésia tem 118 ilhas, divididas em 5 arquipélagos de ilhas, no qual Bora Bora, Moorea e Tahiti, ficam situadas no arquipélago das ilhas de Sociedade.
Para ir para qualquer uma destas ilhas o aeroporto de Tahiti é o aeroporto internacional e ponto de partida para cada uma destas. Assim na minha pesquisa de voos é efectuada como destino final Papeete (PPT), a capital do Tahiti.

A Polinésia Francesa fica no meio do Oceano Pacífico e para lá chegar, ou vamos para a direita de Portugal (quem vê do espaço) e chegámos lá 2 dias depois via Tóquio, ou para o lado esquerdo via Los Angeles ou S. Francisco, o que nos permite chegar no mesmo dia da partida em Portugal, face diferença horária de -11 horas (-10h no horário de inverno). As companhias que operam os voos mais baratos (que eu encontrei), são a Air Caribbean, AirTahiti Nui e French Bee. Fui nesta última com partida em Paris(Orly), via S. Francisco.
Optei por comprar o voo Lisboa/Paris/Lisboa à parte porque ficou mais barato. Os voos Paris/Los Angeles são a outra opção a considerar. Neste dia que saí (12/5), via S. Francisco era mais barato que via Los Angeles. Os voos nas ilhas comprei na Air Tahiti.

Assim os voos foram Lisboa/Paris/S. Francisco/Tahiti ida e volta, tendo saído de Lisboa às 6:30 de 12/5 e chegado ao Tahiti às 5h de 13/5 (hora da Polinésia, ou 16h de 13/5 em Portugal). Se fosse no voo de Paris mais cedo, chegaria no mesmo dia 12/5, no entanto esse voo (12:30) era mais caro que o que optei, sendo que chegar no mesmo dia por volta das 21h a Tahiti, obrigar-me-ia a ficar 1 dia no hotel até ao voo do outro dia para Bora Bora. E quando queremos poupar, fazer um voo nocturno permite-nos dormir no mesmo

A minha viagem inicial seria passar todos os meus dias de férias em Bora Bora, mas optei por visitar mais uma ilha, face a estar num sítio tão longínquo de Portugal, esta foi uma excelente opção. Poderia ter ficado também no Tahiti e visitar a ilha, mas fica para uma próxima vez, porque na Polinésia Francesa, não é só Bora Bora que nos “tira a respiração”, há muitas outras ilhas acessíveis a partir de Tahiti com a mesma beleza. Pesquisem na internet por Tahaa, Maupiti, Raiatea, Tetiaroa, Huahine ou Moorea, entre outras e perceberão o que vos estou a dizer

Assim fiz Moorea e Bora Bora, sendo Tahiti apenas de passagem. 4d em Moorea e 6d em Bora Bora.

A moeda da Polinésia é o Franco Pacífico Francês (XPF), que tem um câmbio fixo de 0,0084/85 (Ex: 1.000 XPF = 8,5€). Na maior parte dos locais pode-se pagar com cartões, excepto em algumas roulottes e venda de bebidas à beira da estrada. Optei por levantar dinheiro no ATM do aeroporto de Tahiti, porque nas outras ilhas os ATM´s não abundam. Alguns locais, aceitam euros e dólares americanos, sendo o troco em moeda local, o que vai-se perdendo no valor, porque o câmbio não é o mesmo do oficial.

Em Bora Bora, na capital Vaitapé existem 3 bancos com ATM, no qual apenas 1 aceita cartões Mastercard, todos aceitam Visa. Não levei cartões portugueses, porque as comissões são elevadas, optando pelo cartão CURVE e REVOLUT que me permite levantar cada 200€/mês sem custos e os pagamentos nunca têm comissão (excepto ao fim de semana, por causa do mercado cambial que fica sem cotações. Por ser fim de semana e por levantar 200€, paguei 3,77€ de comissão).
Comprei lá um cartão “SIM” da VINI-travel card, para colocar no tlm, custou-me 25€, com 13GB + 3GB de oferta, vale bastante a pena, porque nem sempre é fácil encontrar locais com wifi de acesso livre e funcionou perfeitamente em Tahiti/Moorea/Bora Bora. Voltei ainda com 4GB de saldo não gasto.

Se pensam levar souvenirs, o preço médio de um íman é de 8€, uma caneca custa 17€, um boné 21€, uma t-shirt 20€/25€.

Preços de produtos:

Gasolina = 1,41€/litro nesta altura
Menu Big Mac = 10,50€ (aeroporto de Tahiti)
Pizza = 17€ (restaurante)
Lata de 7UP = 1,82€ (minimercado)
1 sumo 2L = 3,5€ (minimercado)
1 garrafa cerveja local = 2,40€ (minimercado), nos restaurantes 4€/5€
1 lata de cerveja = 1,65€ (minimercado)
1 kg de maçãs = 5€ (importado)
1 kg de laranjas = 4,20€ (importado)
1 Lt de água = 0,85€ (minimercado)
1 dúzia de ovos = 5,33€ (minimercado)
1 baguete de pão = 0,51€ (com 1mt de comprimento, ah ahah)

Palavras em tahitiano:

Olá/Bom dia : io arana
Adeus: nana
Obrigado: maururu

1ª parte - Moorea

Conforme disse antes, cheguei ao Tahiti às 5h da manhã e o voo para Moorea (15min de voo), seria às 10h, e assim para não estar 5h à espera depois de + de 30 horas de voose escalas, optei por apanhar o ferry/catamaran das 7h que parte do cais de Papeete (capital do Tahiti), que fica a 10min de carro do aeroporto. Tinha à minha espera no aeroporto uma pessoa com veículo particular, (eles não têm UBER, porque o estado não permite) que previamente em Portugal reservei e que me levou ao ferry/catamaran.Na vinda da Moorea para Tahiti, a mesma pessoa estava à minha espera, e assim poupei muito tempo em stresses e tempo de espera. Preço normal de táxi aeroporto/ferry = 25€, paguei 16€ neste carro particular.

Em Moorea aluguei carro para todos os dias que lá estive(Moorea Car Rental) e foram-me esperar ao ferry/catamaran às 7:30, hora da chegada. Como apenas poderia entrar no alojamento às 15h, optei por dar uma volta à ilha para a descobrir para os restantes dias (62km de estrada total) e experimentar de imediato aquelas excelentes praias e água azul turquesa. As fotos abaixo, evidenciam aquilo que vos digo

O alojamento na Moorea reservei via Booking.
O alojamento ficava em frente à praia, mas a 700 mt, tinha a praia de Temae, talvez a mais espectacular de Moorea, e onde fica situado o Sofitel Kia Ora Moorea Resort….simaquele resort com as “cabaninhas” dentro de água.

Os restantes dias em Moorea foram passados a explorar a ilha via tours que aluguei (Lagoon tours), via carro e caminhadas ao ponto mais alto de Moorea acessível por carro. Sim lá de cima é que temos a percepção do que “é isto da beleza” da Polinésia Francesa.
Como disse anteriormente a estrada total em Moorea é de 62km, que fazem-se em 1h30, mas com paragens para vislumbrar aquela paraíso e tomar banho em cada bocado de areia de praia à beira da estrada, levou-me o dia todo, para poder apreciar a beleza do local. Fiz Moorea de carro 2x durante a minha estadia. Permitiu-me parar em vários locais, comer à beira da estrada nas “roulottes” que fui encontrando ou mesmo nos “minimercados” que haviam ao longo da ilha para me abastecer de comida e água.


No último dia em Moorea, poderia ter optado por ir directo para Bora Bora, mas o avião era às 12h com escala no Tahiti, o que me obrigava a ir mais cedo para o aeroporto. Como o voo para Bora Bora, a partir do Tahitiera às 16:45, optei pelo mesmo caminho inicial, apanhei o ferry das 14h para Tahiti, estive mais tempo em Moorea e cheguei a Bora Bora eram 17:30, exatamente à hora do pôr-do-Sol e vi o primeiro Pôr-do-Sol em Bora Bora do aeroporto assim que aterrei.
Os voos entre ilhas, a parte da segurança e check-in não demora mais de 1h e pode-se levar água engarrafada desde que a garrafa esteja aberta. Constatei isto no local. Quem é que iria para Bora Bora cometer um atentado?

Nota: Neste voos entre ilhas a mala de cabine tem sempre de ser despachada previamente porque os aviões são mais pequenos e não têm capacidade para levar todas as malas de cabine no interior. Eu nesta viagem levei apenas mochila e mala de cabine. Para um sítio de praia e calor, digo-vos que é suficiente e poupa-se muitos €€€ entre voos. No total foram 8 voos desta minha aventura.

IMG_0331.jpeg

IMG_0513.jpeg

IMG_0469.jpeg

IMG_0718.jpeg

IMG_0474.jpeg

IMG_0928.jpeg

IMG_0979.jpeg

IMG_0982.jpeg

IMG_1211.jpeg

IMG_1110.jpeg

2ª parte – Bora Bora

Uma dica: No voo para Bora Bora fiquem do lado esquerdo do mesmo (quem entra por trás do avião) e na saída de Bora Bora, fiquem no lado direito (não existem lugares marcados) e assim permite-vos ter uma visão global de Bora Bora de cima, que para mim foi do melhor que já vi até hoje.

Cheguei a Bora Bora (BB) eram 17:30, e o aeroporto de BB fica numa das ilhas (motus) ao largo da ilha principal.
Para ir do aeroporto para a ilha principal e com chegada a Vaitapé (capital de Bora Bora), é via barco (grátis) e leva 15 minutos. Se ficarem num dos resorts que estão na ilha – Intercontinental Thalasso, Conrad, Four Seasons, St. Regis, Pearl Beach Resort, têm os seus barcos privados para os hóspedes, cada qual tem um preço específico, epelo que fui vendo nestas minhas últimas pesquisas, uns 125€/pessoa (sim por pessoa). Os resorts em Bora Bora, têm preços a partir de 800€/dia, depende da cadeia de hotéis. O Intercontinental Thalasso Spa (para mim o melhor), cobra neste época de Maio, uns 2.000€/dia sem peq. almoço incluído, sendo também todas as outras refeições à parte. Os principais Clientes que visitam estes resorts são americanos e franceses, pelas vozes que fui ouvindo.

Bora Bora tem 32km de estrada total e tal como Moorea, a estrada é sempre junto à água, neste caso à lagoa. Nos meus últimos dias aluguei bicicleta e fiz por 2x a ilha, o que me permitiu ver exatamente como é Bora Bora por dentro e por fora.
Um Tour obrigatório a fazer em BB e Moorea é um passeio pela Lagoa (125€/pessoa com direito a almoço) onde podemos ver de perto e sentir aquele azul claro/turquesa da água, nadar com raias e com tubarões, sim com tubarões.
Levam-nos ao longo da lagoa e param num motu (ilha) e preparam a refeição à nossa frente, neste caso “poissoncru”, que consiste em atum branco cru, leite de côco, cebola, pimentos e regado com limas. Top !!!!! Além de sobremesas, vários tipos de fruta e no fim ainda ensinam a fazer chapéus com folhas de palmeira e malas de senhorado mesmo material. É o souvenir de cada Tour. Tudo à beira daquele paraíso como podem ver nas fotos abaixo.

Bora Bora na ilha principal a oferta de restauração é muito pouca e o sítio onde mais alojamento existe é na zona de Matira, onde fica a praia mais fixe e pública de BB, Matirabeach, perto do resort Intercontinental Le Moana, o único resort da ilha principal sem precisar ser acedido por barco.Aconselho o The Lucky House, tem umas pizzas óptimas e um ambiente super internacional. Quem está hospedado em BB é ponto obrigatório este restaurante que também permite take-way. Para jantares à sexta-feira e sábados, convém reservar com antecedência.

Bora Bora tem ainda a possibilidade de ser visitado pelo ar alugando um helicóptero (150€/pessoa, 10 minutos), um dos meus objectivos, mas 2 dias antes do voo (que previamente reservei em Portugal) foi cancelado porque o mesmo teve de ir para manutenção. Fica para uma próxima oportunidade. Em vez disso, quando saí de Bora Bora, no meu último dia, vi pelo ar essa magnífica visão o que me permitiu colmatar parte do meu objectivo. A opção de pára-quedas também é possível, bem como Parasail, ou mota de água (150€/mota), ou mesmo canoa, para quem quiser navegar naquela lagoa linda!!!!

Bora Bora (BB) é sim aquele paraíso que vemos em imagens do nosso imaginário e muito mais. A estrada em BB percorre todo o perímetro da ilha e em qualquer altura podem parar a bicicleta/carro e ir ao banho literalmente. Pode acontecer algum local estar por ali também e meter conversa convosco e ir ao banho fazer-vos companhia…aconteceu-me !!

Andar pela estrada em BB é ver coqueiros, bananeiras, árvores de mangas, por todo o percurso, algumas privadas mas muitas de livre acesso…é apanhar e comer.
Em BB nadei com tubarões, raias, vi mantas com mais de 4mt, mergulhei na lagoa de BB onde alguém colocou no fundo a seguinte frase com corais e algas “I Love Bora Bora”, onde quem visita pode mergulhar e ficar com este souvenir para a vida.
Para quem gosta de fazer snorkeling e mergulho este sítio é o paraíso, basta apenas uma máscara e tubo para podermos ver peixes de várias cores, corais, estrelas-do-mar e todo o imaginário de fauna marinha. Dependendo da época do ano é possível fazer passeios para ver baleias e golfinhos.
Para quem não fique hospedado nos resorts, alguns permitem visitá-los, como o IC Thalasso Bora Bora Resort, com um “passe de jour” que custa 12.700 XPF (108€),que inclui o shuttle de barco entre a ilha principal e o resort + almoço (bebidas à parte). Digo-vos que é obrigatório este passeio. Vi talvez o pôr-do-Sol mais espectacular da minha vida a partir deste resort.

Abaixo indico sítios a não perder aquando da visita a Moorea e Bora Bora, para que estas férias de sonho ficam na nossa memória para a vida. Ver o pôr-do-Sol de locais diferentes é de o fazer!!

Na saída de Bora Bora, o barco que nos leva ao aeroporto (15 min) saí sempre com 1:15 de antecedência ao voo e o horário é sempre colocado no local de partida do mesmo, saindo sempre da capital de Vaitapé.
No dia que vinha embora o meu voo era às 19:25,mas optei ir mais cedo para o aeroporto para trocar o voo e levantar voo de BB de dia e ver aquele cenário brutal visto de avião. Deram-me a opção de trocar logo que cheguei ao aeroporto e sem custos, mesmo estando afixado no site da Air Tahiti o valor de 2.000 XPF (8,5€).

Como o meu voo de volta via Tahiti era às 7:00 do dia seguinte a esta minha saída de BB, optei por ficar uma noite no hotel em frente ao aeroporto em Tahiti (400mt) e sair fresco para uma viagem de volta, que iria dar mais de 30 horas (com escalas) e 4 voos, ou seja, agora para voltar seria Bora Bora/Thaiti/S. Francisco/Paris/Lisboa. Saí do Tahiti dia 22/5 às 7:00, cheguei a Lisboa eram 23h, sem nenhum atraso nestes voos. Se foi cansativo? Foi! Mas valeu a pena? SEM DÚVIDA!

Deixar Bora Bora no caminho de volta de barco é deixar o paraíso para trás, mas levar no coração a ideia de que “já lá estive e cumpri o meu sonho”.
Para qualquer pergunta/dúvida disponham.


THE END

IMG_1339.jpeg

IMG_1525.jpeg

IMG_1591.jpeg

IMG_1604.jpeg

IMG_1606.jpeg

IMG_1657.jpeg



IMG_1997.jpeg

IMG_2658.jpeg

IMG_2222.jpeg


Sítios obrigatórios a visitar nesta viagem Tahiti/Moorea/Bora Bora

- Mercados municipais, para verem os produtos regionais e aquelas cores de frutos e legumes

- Moorea:
à Temae beach, Ta`ahiamanu beach, Tipaniers beach, Montanha Mágica (ver Moorea do alto de uma montanha), Côco beach, Cook´s bay, passeio de barco na lagoa de Moorea e nadar com tubarões e raias, com direito a almoço e aprender como abrir um coco com as próprias mãos e apenas um pau (sem facas ou catanas), alugar um carro e percorrer a ilha.

- Bora Bora
à Bloody Mary restaurante, no qual tem afixado à porta os nomes famosos de quem já o visitou (juro que vi lá o nome de Alberto João Jardim, ah ah ah ah), ver o pôr-do-Sol em Matira beach, passar um dia no IC ThalassoResort, passeio na lagoa com direito a almoço numa das ilhas (motus) e nadar com tubarões e raias, fazer mergulho no jardim de coral, comer no The Lucky House e pedir como entrada “poisson cru”, vale a pena!! Alugar bicicleta e dar a volta à ilha, fazer um Tour pela ilha em moto 4, ir à capital Vaitapé, para ver/sentir a verdadeira Bora Bora.

IMG_1972.jpeg
 
Última edição por um moderador:

Ricardo_7

Membro Conhecido
Olá! :)

Obrigado pela fantástica partilha! Partilho do mesmo desejo que tu há vários anos, um dia visitar Bora Bora. Contudo, os valores são bem elevados e perspetivando o futuro, não será para breve. Para mim, este é o destino que idealizo como o mais paradisíaco para uma viagem deste cariz. E Moorea não pareceu nada mal, de todo! Não se podendo de momento, vou sonhando com algo mais perto :)

Boas viagens :D
 

M@loveci

Membro Ativo
Olá! :)

Obrigado pela fantástica partilha! Partilho do mesmo desejo que tu há vários anos, um dia visitar Bora Bora. Contudo, os valores são bem elevados e perspetivando o futuro, não será para breve. Para mim, este é o destino que idealizo como o mais paradisíaco para uma viagem deste cariz. E Moorea não pareceu nada mal, de todo! Não se podendo de momento, vou sonhando com algo mais perto :)

Boas viagens :D
Ricardo, consegue-se fazer “in a budget’, acredita que sim 😉
 

ploferreira

Administrador
Staff
Bem que sonho!

Polinésia Francesa foi sempre aquela viagem de sonho, mas que nem me atrevi sequer a planear devido cos custos obscenos, se puderes e quiseres claro partilhar quanto fica alto nível uma brincadeira destas? (pode ser por PM)

De resto o teu resort só confirma aquilo que já conhecia deste destino, paisagens de sonho, aquela água é única!
A questão que se impõe agora é e a Proxima viagem? para onde se vai depois da Polinésia Francesa? 😅

Muito obrigado por enriqueceres o nosso Portal!
 

JPedro

Membro
Obrigada pela partilha, é um dos destinos que sempre sonhei visitar. Estou curioso em relação ao orçamento para a viagem, não tenho problemas em marcar tudo sem agência, fiz o mesmo para as Maldivas, mas todas as simulações que já fiz para bora bora, ultrapassam o preço de um SUV novo:D
 

M@loveci

Membro Ativo
Bem que sonho!

Polinésia Francesa foi sempre aquela viagem de sonho, mas que nem me atrevi sequer a planear devido cos custos obscenos, se puderes e quiseres claro partilhar quanto fica alto nível uma brincadeira destas? (pode ser por PM)

De resto o teu resort só confirma aquilo que já conhecia deste destino, paisagens de sonho, aquela água é única!
A questão que se impõe agora é e a Proxima viagem? para onde se vai depois da Polinésia Francesa? 😅

Muito obrigado por enriqueceres o nosso Portal!
1) Essa era a pergunta que eu fazia antes….”e depois de Bora Bora?”
Há tanto para ver e a Polinésia tem mais 115 ilhas para explorar tão bonitas quanto estas que visitei 😂😂😂😂
Next trip…talvez China, by myself 🙂

2) O meu budget era 3.500€…fiz por menos. Pode-se fazer por menos de 3.000€ pelas minhas contas, e fazer tudo o que eu fiz 😊.

Os voos até lá chegar são o mais caro.
Paris/S.Francisco/Thaiti, ida e volta…em 4 anos que procuro preços, nunca vi abaixo de 1.180€…em final de Fevereiro (e já tendo desistido de ir lá este ano) recebo um alerta (tenho várias app’s com alertas de preço), a dizer “o seu voo baixou para 1.094€”.
Pensei: “É agora!!”
😉

Fica aqui o meu preçário de voos, já com os voos nas ilhas na Polinésia.

12/5 Lisboa - Orly (82,84€)
12/5 Orly -Papete (590,50€)
13/5 Papete - Moorea (ferry 15€)
16/5 Moorea - Papete (ferry 15€)
16/5 Papete - Bora Bora(161,59€)
21/5 Bora Bora - Papete(161,59€)
22/5 Papete - Orly (590,50€)
23/5 Orly - Lisboa (82,84€)

Obrigada pela partilha, é um dos destinos que sempre sonhei visitar. Estou curioso em relação ao orçamento para a viagem, não tenho problemas em marcar tudo sem agência, fiz o mesmo para as Maldivas, mas todas as simulações que já fiz para bora bora, ultrapassam o preço de um SUV novo:D
😊✌ Vê a resposta que dei agora mesmo acima ao @ploferreira
 

CristinaBF

Membro Conhecido
Olá ☺
Primeiro que tudo muitos parabéns pela coragem e empenho na marcação destas férias.
Realmente é A viagem de sonho, fotos lindas, lugares mágicos.
Obrigada pela excelente partilha.
Continuação de boas férias.
Fico aguardar pelo report da China 😉
 

M@loveci

Membro Ativo
Olá ☺
Primeiro que tudo muitos parabéns pela coragem e empenho na marcação destas férias.
Realmente é A viagem de sonho, fotos lindas, lugares mágicos.
Obrigada pela excelente partilha.
Continuação de boas férias.
Fico aguardar pelo report da China 😉
Ah ah ah ah ah, antes da China espero ter outro. China será um grande desafio com bastante tempo de antecedência para programar 😁😉
 

Leonorb

Moderador
Staff
Obrigada pelo report e pelas informações úteis
A Polinésia é aquele destino!
Fotos maravilhosas
Parabéns pela viagem
 

ALTF4

Membro Conhecido
Que lugar incrível, sem duvida que vale bem as horas de viagem, pena os resorts terem um preço proibitivo para o comum Português, mas penso que o resto compensa tudo...
Fotos excelentes....

Muito Obrigado pela partilha da experiência...
 

M@loveci

Membro Ativo
Que lugar incrível, sem duvida que vale bem as horas de viagem, pena os resorts terem um preço proibitivo para o comum Português, mas penso que o resto compensa tudo...
Fotos excelentes....

Muito Obrigado pela partilha da experiência...
Há mais opções muito boas sem ser os resorts e esses podem ser visitados… 😉
Dá para fazer por menos de 3.000€ 😉
 

ALTF4

Membro Conhecido
Voos (8 voos) , alojamento, comida, tours, rent a car 🙂
Existem tantas possibilidades para ir para aquele paraíso, é preciso paciência e gosto 😊
Incrível.. excelente preço...
Cheguei a fazer uma pesquisa há cerca de 1 ano e os valores eram bem elevados, mas também tinha na ideia de passar alguns dias no Hawai... acha que seria uma boa opção??
 
Última edição por um moderador:

M@loveci

Membro Ativo
Incrível.. excelente preço...
Cheguei a fazer uma pesquisa há cerca de 1 ano e os valores eram bem elevados, mas também tinha na ideia de passar alguns dias no Hawai... acha que seria uma boa opção??
Não quererá dizer Tahiti? Hawai é mais acima e nunca lá fui (ainda). 🙂
 
Top