Novidades

[Report] Apontamentos da ilha da Morabeza

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Não é fácil falar de África. :)

Ela tem um qualquer encanto especial, seja pela paisagem, seja pelas pessoas, que não consigo explicar mas que me seduz.

Cabo Verde, e principalmente a Ilha do Sal, era um destino que tinha curiosidade em conhecer, pelo muito que já tinha ouvido falar, das praias, do clima, do povo.

Sim, principalmente do povo, humilde mas afável, simpático, prestável, alegre e descontraído, que nos prende com simples olhares. :rolleyes:

Sim, é uma terra pobre, infértil, sem vegetação, na mesma latitude do deserto do Saara, mas pobre de condições, não de espírito, não de alegria!

Pobre nas posses, mas não no agrado!

Pobre porque em muitos locais a terra não permite mais, mas não na vontade de progredir, de conhecer, de fazer e principalmente de contentar o turista.

E foi pelo muito que já tinha lido que lá me decidi ir à Ilha do Sal. :cool:

E não me arrependi.

Não foi a brisa constante, mas necessária em dias de calor, que me fez reclamar do destino!

Não!

Não foi a paisagem árida, "quase lunar", de grande parte da ilha que me fez reclamar.

Não foi a quase inexistência de locais de interesse para visitar (são muito poucos) que me fez sentir menos viajante.

Voltaria lá de olhos fechados, sem pensar duas vezes. :rolleyes:

Voltaria àquela praia imensa de areia branca e mar turquesa com um enorme sorriso e a convicção de que, para cá das caraíbas, é a melhor que já conheci.

Não tem a exuberância de outros locais por onde já andei, mas tem o afago de um povo que quase nos comove.

Não é à toa que aquele povo vive de olhos postos no atlântico.

Não é à toa que a morabeza está para o Sal como a saudade está para o povo português.

Depois de muito estudar e pesquisar, o hotel escolhido foi o Oásis Belorizonte. E também não foi ao acaso.

Não, não é um hotel 5*, nem um resort daqueles que cativam o olhar quando se lê um catálogo de agências de viagens.
É um hotel quase "familiar", com a maioria dos quartos distribuídos em bungalows, desde o edifício principal até aos limites da praia, com um buffet, e outros dois restaurantes temáticos, duas piscinas para adultos e uma pequenina para crianças.
Existe ainda uma outra piscina na zona do buffet, mesmo junto à entrada do antigo hotel Novorizonte, onde faziam semanalmente ao jantar um barbecue.
A comida é variada e muito boa, estilo caseiro, e com muitos pratos tipicamente portugueses.
Das sobremesas nem falo, engordo só com as palavras.
Existe um bar na praia e nos limites do hotel uma "loja barata para português comprar"...
 
Última edição:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Mas o melhor é mesmo a praia do hotel, a praia Santa Maria! ;)
Bela, do melhor que já vi, areia fina, clarinha, extensa, que permite longas caminhadas para ambos os lados.

Ao fundo para a esquerda fica o pontão, famoso, onde se podem encontrar os locais a amanhar e vender o peixe acabado de pescar e chegado nos imensos barcos de pesca que por ali atracam.
 
Última edição por um moderador:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
E é ver os miúdos na praia, traquinas, sossegados, a brincar na areia, a jogar a bola, a tomar banhos, a ver os turistas, mas sem qualquer tipo de abordagem menos própria, sem pedir dinheiro, sem querer vender nada. :rolleyes:

E basta olhá-los nos olhos, ver as suas expressões, para se ver que, apesar de serem humildes, por vezes mesmo pobres, e apesar da falta de recursos, de condições, de muitos cuidados de saúde, o dia a dia deles não passa pelo mendigar. Pelo contrário, aquelas crianças mostram um olhar quiçá resignado, mas de quem, apesar de tudo, vive feliz com muito pouco. Porque para eles, o principal já têm, o carinho daquele povo, o olhar enternecido dos turistas e a liberdade que aquela terra lhes dá para viverem ao ar livre, sem amarras, pé descalço e sempre, sempre, com os olhos postos no mar. :)

É claro que tudo o que for possível levar para ajudar aquelas pessoas é muito bem vindo. ;)
 
Última edição:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Basta ir à capital, Espargos, e visitar uma escola, um infantário, e com um simples rebuçado ou um boné, um caderno novo ou um simples brinquedo, os olhos daquelas crianças transformam-se num sorriso infinito.

Quem puder levar algo, nem que seja um simples caderno de pintar ou um t-shirt, deve fazê-lo. A alegria daquelas crianças esboçada em largos sorrisos vale a viagem! :cool:
A "capital" é uma cidadezinha pequena, com algum (pouco) comércio, com apenas dois ou três locais de interesse.
A igreja
Advogado :rolleyes:

O mercado das verduras

A biblioteca

Tudo o mais é gente que deambulando pelas ruas, tenta vender os seus produtos e levar os turistas que por aí aparecem a duas ou três lojas de “recuerdos”.
(a famosa casa pintada com a bandeira de Cabo Verde: o azul que representa o mar e o céu, o branco que representa a paz, o vermelho o esforço na luta pela independência e as 10 estrelas as ilhas que compõem o arquipélago)
 
Última edição:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
As Salinas da Pedra do Lume são um dos locais visitáveis nas várias excursões que estão disponíveis nos hotéis. São a primeira zona de exploração de sal da ilha.

A particularidade daquelas "piscinas" é o facto de água ser extremamente salgada, ao ponto de quem lá se banha ficar à tona da água e não ir ao fundo. :oops:

No caminho das excursões há sempre tempo para se ver a famosa “miragem” da Terra Boa, um local no meio da nada onde, pela simples observação do horizonte, se avista uma imagem “imaginária” provocada pelas ondas de calor. :eek:

E um dos locais mais bonitos da ilha é a Buracona, uma piscina natural encrostada na lava negra das rochas.

Bem perto dali fica o Olho Azul, uma cratera onde o sol reflecte na água e a cor azul sobressai (infelizmente, as fotos não ficaram nada de jeito). :(
 
Última edição:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
E falta apenas falar da vila de Santa Maria. :p
Localidade pequena, mas com muitas lojinhas e um mercado, onde tanto se vende o peixe acabado de pescar, como todo o tipo de artesanato local, para turista comprar.
(O Ananias :p)

As lojas viradas para os turistas são muitas, mas também se pode admirar a arte urbana, como a pintura de portas ou fachadas. :rolleyes:
 
Última edição:

Cristina Sousa

Membro Conhecido
A ilha do Sal é assim mesmo, vive de uma forma diferente, a vida passa calma e devagar. :cool:
Não é à toa que lhe chamam a ilha do NO STRESS.
De facto, esse é o lema daquele povo.
Os viajantes, que não os meros turistas, depressa aprendem a viver dessa maneira durante a sua estadia, e limitam-se a comer, dormir e contemplar o mar. :rolleyes:
Os viajantes incorporam o espírito do povo, relaxam e deixam-se levar pela brisa quente. ;)
E perdem o olhar no infinito……….

A morabeza não se explica, sente-se…..
No stress……………
 
Última edição:

Maria Artur

Membro Conhecido
Olá Cris,
Mas que maravilha de report :D conseguiste me prender à cadeira durante longos minutos.
Adorei a praia...excelentes fotografias.
Quem sabe se um dia não farei um avista à ilha, conseguiste me cativar. :)
 

Hugo Morais

Membro Conhecido
Bom dia Cristina
Maravilha de "report",consegues ilustrar em todas as palavras o que deve ser Cv e o seu povo :D ;)
Por tudo isso,é que desejoooooooo e muito, visitar a Ilha :D, e pela praia como é óbvio:p
Obrigado pela partilha :)
 

Ricardo_7

Membro Conhecido
Cris,

Tu matas-me ao fazer recordar tudo o que senti e vivi quando fui ao Sal, simplesmente fantástico! Identifico-me com tudo o que aqui escreveste, só quem lá vai é que sabe o que é aquilo! Eu voltava lá sem pensar duas vezes também. Aquele povo, aquela praia, simplesmente momentos únicos!

Obrigado pela fantástica partilha! :)
 

Asae

Membro Conhecido
Foi a primeira vez que alguém me deu vontade de ir a Cabo Verde. :)

Pelo que percebi é o não fazer nada e "curtir" a praia, correcto?
E o que se fala de haver muito vento nas praias de Cabo Verde e do mar ser agitado?
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
@Asae , obrigada :)
A ilha do Sal encantou-me desde o 1º dia.
Eu não tive razões de queixa do vento, havia sim uma brisa, mas sem ela o calor não seria suportável. Mas isto em Julho.
Em Dezembro estive na Boavista, que achei mais ventosa, mas também era inverno..... (e deu para fazer praia todos os dias, de manhã à noite).
Penso que essa questão é sempre relativa, é uma questão de sorte. ;)
 

CristinaBF

Membro Conhecido
Ola Cristina:)
Parabéns pelo exelente report, lindas as fotos;)
Este ano pensei na Ilha do Sal foi adiada, mas espero ir lá um dia :p
Fiquei com boa impressão do hotel, gostei do que vi, e os quartos já estavam todos remodelados?
Obrigada pela partilha;)
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
@Lipe @CristinaBF :)
Obrigada!
O povo de Cabo Verde é mesmo do melhor.
Relativamente ao hotel, eu fiquei num bungalow já remodelado, mas havia ainda muitos por remodelar.
Não consigo fazer comparações, pois não visitei nenhum além do que ocupei. Mas a principal diferença presumo que estivesse no mobiliário.
 

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Olha Cris,

eu nem sou muito de repetir destinos... mas abria 1 excepção.. Gostei bastante e comi muuuuuuuuuuuuuito bem :D

Obrigado por + 1 partilha e continua... leva ao limite os teus reports... :D eu pelo menos agradeço ...
 
Top