Novidades

Opiniões e Sugestões sobre o concurso da Foto do Mês

LuisT_76

Membro Ativo
TSport disse:
LuisT_76, para a próxima, quando voltares ao Badoca, leva máquina fotográfica :D

A foto que colocaste, se não fosse tirada pelo mobile_phone, devia ter ficado muito fixe :D
Por acaso foi tirada com uma maquina razoavel, o fotografo é que é amador! :D

Deves notar qq coisa, pois como aparecia a cara de uma criança na foto fiz um recorte e um zoom para se ver o pássaro ;)
 

LuisT_76

Membro Ativo
costaalves disse:
A única coisa que eu acho mesmo mal, é alguém usar fotos de outras pessoas para participar no concurso.
costaalves, sabes se alguém participou com alguma foto de outra pessoa? Se sim podes dizer quem por favor?

Concordo contigo, e acrescento que também não concordo com votações de membros que se registaram apenas e só para votar...
 

costaalves

Membro Novo
LuisT_76 disse:
costaalves, sabes se alguém participou com alguma foto de outra pessoa? Se sim podes dizer quem por favor?

Concordo contigo, e acrescento que também não concordo com votações de membros que se registaram apenas e só para votar...
falei do uso de fotos de outros apenas como retórica. Não sei de nada!!!
 

LuisT_76

Membro Ativo
costaalves disse:
falei do uso de fotos de outros apenas como retórica. Não sei de nada!!!
Ok, percebi. Mas talvez seja mais prudente não referir esse tipo de situações se as mesmas não acontecem para não haver confusões :D
 

tezita

Membro
Em relação a fotos eu acho uma injustiça tratarem as fotos, pois a maior parte das pessoas não o sabe fazer, e isto não é um concurso de fotos profissionais, mas sim de belezas e de lugares, pessoas, coisas que podemos ver durante as nossas viagens!
As fotos ficam realmente muito bonitas, mas teriam, na minha opinião, de entrar noutro tipo de concurso.... para profissionais ou "semi profissionais" :D
E duvido que não andem por pessoas a postar fotos que não são das próprias!
 

Flecha

Membro Conhecido
eu dei a minha opinião e como tal respeito a tua, claro!

és livre de participares como queres, alias acho que a foto que está exposta da paisagem esta fantastica!

Se se decidir que vale tudo, não é por isso que vou deixar de participar, aliás, eu participo por carolice, e a minha foto nem está nada de especial. posso acrescentar que a escolhi porque, na minha optica, representa a inocencia daquelas crianças de CV.

sou fá de fotos assim....tiradas as pessoas no seu dia a dia sem elas se aperceberem. Consegue-se apanhar o verdadeira sentimento daquele momento..se é que me faço entender. mas isso ja vai para a discussão da da captura da imagem publica sem autorização blá blá blá e tinhamos pano para mangas.

queremos é fotos...venham elas!
 

costaalves

Membro Novo
Flecha disse:
eu dei a minha opinião e como tal respeito a tua, claro!
eu tb só expresso a minha opinião. Não me levem a mal e não quero parecer que não respeito a tua opinião. Mas acho um desperdício um concurso ser castrado devido às fotos não poderem ser editadas. Quem achar que deve faz.

Só participei uma vez e a minha foto estava com um simples crop + moldura e assinatura...

Este concurso é uma grande mais valia para o fórum!!!

abraço a todos!!!
 

TSport

Membro Novo
@ LuisT_76, a img ficou um pouco desfocada, mas já percebo o porquê


@ SusanaFonseca, finda a votação do concurso, explica aqui a tua foto. Acho que os membros devem estar a pensar que é "outra coisa" e/ou outro local :p



EDIT: Os membros que têm as suas fotos a votação, podem votar na sua própria foto? :p
 

joker

Membro Conhecido
TSport disse:
Oi? Tá mali! :p


Ok ok, em votação secreta, todos o podemos fazer. Porém, esta não é...
TSport,

est situaçao ja foi discutida "internamente", no entanto as regras actuais permitem esta situaçao.

Vamos ver o que o futuro nos reserva.
 

Nuno

Administrador
Staff
Boas ...

As fotos em formato RAW tem sempre que ser editadas, nem que seja só para converter num formato que seja lido pelo browser, normalmente JPEG.

Eu compreendo ambas as partes, mas neste caso é inevitável, agora se a foto for "tratada" ... cores, brilhos, etc, aí eu discordo, mas temos sempre um problema que é perceber se a foto foi efectivamente editada e o exif não é garantia.

Relativamente a possibilidade de se votar na própria foto, a ideia é não ser rígido, pois estamos a falar de uma brincadeira, mas se a maioria preferir, pode-se alterar as regras e passa a não ser permitido votar na própria foto.

Como em tudo na vida e sendo isto uma mera brincadeira, vou querer que vai reinar o bom senso :p :p
 

Nuno

Administrador
Staff
Bom dia,

Pegando nas sugestões aqui colhidas consideramos ser oportuno ajustar algumas coisas no que respeita às regras.

Assim, passa a ser possível a nomeação e a votação nas próprias fotos.
Quanto à votação, esta passa a ser "secreta" e deixa de ser visível quem vota.
 

costaalves

Membro Novo
Nuno disse:
Boas ...

As fotos em formato RAW tem sempre que ser editadas, nem que seja só para converter num formato que seja lido pelo browser, normalmente JPEG.

Eu compreendo ambas as partes, mas neste caso é inevitável, agora se a foto for "tratada" ... cores, brilhos, etc, aí eu discordo, mas temos sempre um problema que é perceber se a foto foi efectivamente editada e o exif não é garantia.

Relativamente a possibilidade de se votar na própria foto, a ideia é não ser rígido, pois estamos a falar de uma brincadeira, mas se a maioria preferir, pode-se alterar as regras e passa a não ser permitido votar na própria foto.

Como em tudo na vida e sendo isto uma mera brincadeira, vou querer que vai reinar o bom senso :p :p
Bom, vamos lá por partes...

não há qq interesse em usar o RAW se não for para fazer ajustamentos na foto. RAW serve mesmo para isso, é um formato em que a foto vem em bruto e onde podem ser corrigidas questões que na altura do "clik" não estão identificaveis. QWuestões como a dureza da luz, os contrastes, os tons podem neste formato ser tratados em Pós produção.

Na era do digital, diria mais, a pós produção é condição sine qua non para se conseguirem boas fotos. Nem que sejam ajustes minimos (EV, temperatura da cor, etc). Quando falo em edição, não falo em photoshop (ate porque nao uso), não falo em mudar a cara de ninguem, em retirar items da foto, etc. Falo apenas em ajustes que tornam a foto por vezes até mais natural.

Vi no concurso de Julho Fotos em HDR (PARA QUEM NÃO SABE O QUE É High dynamic range imaging - Wikipedia, the free encyclopedia) e não me chocou nada, apenas me chocou esta não ter sido nomeada porque a foto estava linda!

acho que se está a intrepretar mal o concurso. Talvez seja eu que o estou a intrepretar mal.

Pergunto à administração: O que é pretendido no concurso? o snapshot de viagem, nem que seja uma foto de telemóvel, ou fotos de viagem já com alguma qualidade e acima de tudo algum trabalho por detrás da foto final).


No que toca a votações, sem qualquer pudor afirmo que no concurso em que participei neste fórum, votei na minha própria foto! Não por ser minha (não quero ser tendencioso) mas por realmente a achar melhor. Eu sei, todos achamos que a nossa é a melhor. Mas pessoalmente já entrei em vários concursos (seja de fotos ou não) onde tive a hombridade de votar em outros participantes mesmo estando eu no concurso.
 

Nuno

Administrador
Staff
costaalves disse:
Pergunto à administração: O que é pretendido no concurso? o snapshot de viagem, nem que seja uma foto de telemóvel, ou fotos de viagem já com alguma qualidade e acima de tudo algum trabalho por detrás da foto final).
Bom dia,

Trata-se de uma mera brincadeira sem segundas intenções e não me choca ver fotos tratadas ou editadas.

Para mim isso demonstra o gosto pela arte de trabalhar a fotografia, torna-la mais expressiva e melhorar a sua qualidade, mas compreendo que quem não tem esse conhecimento se possa sentir em desvantagem.

Como já referi, não é fácil detectar se a foto e trabalhada ou não ... ajustes pontuais não se detectam sem compararmos com o original. Deixo ao escrutínio da votação a decisão final.

O que leva cada um a nomear e a votar na foto que prefere é do foro pessoal. Uns podem escolher as fotos pelo conteúdo, outros pela forma. Cabe a cada um decidir a seu belo prazer.

Posso-te dar o meu exemplo. Já votei em fotos por aquilo que ela demonstra e noutras pela qualidade que ela apresenta.
 

Asae

Membro Conhecido
Eu acho que vocês andam a discutir os sexo dos anjos - desculpem lá mas...:p
Isto é um concurso de fotografia, cada um posta o que acha que deve postar e depois cada um vota no que acha que deve votar.

A maior parte das vezes é impossível saber se a foto levou algum tipo de tratamento - por mínimo que seja e quem gosta de fotografia tem sempre a tendência em melhora-lha, dar-lhe outro toque, brincar com ela etc.

Esqueçam isso e tirem muitas e belas fotos porque são elas que nos contam histórias, são as nossas recordações, a imagem das nossas viagens - o retrato do que é a nossa vida.

Bjs
 

joker

Membro Conhecido
O que começou com uma excelente ideia para animar o Portal das Viagens em que os utilizadores disponibilizam as imagens das suas viagens/aventuras/... deve ser considerado como mais um tópico de partilha de informação(neste caso através de fotos) e não como um concurso fotográfico.

Divirtam-se TODOS e disfrutem das magnificas fotos que estão disponiveis para TODOS.
 

kl1462832

Membro Novo
Bom dia.

Eu acho que a Sandra tem toda a razão, opinião que também já expressei aqui neste fórum (já não sei onde). Cada um "posta" a foto que quiser, tratada ou não. Cada um vota na foto que quiser, tratada ou não!

Agora votar na própria foto já não concordo, mas também não é por isso que deixarei de participar. Voltamos ao mesmo: cabe a cada um votar de consciência tranquila na foto que lhe apraz.

Fiquem bem ...
 

BunnyCat

Membro Ativo
Sandra e Nuno...

Não tinha feito/escrito melhor... :p

Concordo plenamente com o que dizem...

Isto é uma brincadeira... cabe a cada um optar pela foto que quer postar e votar na foto que mais gostar... sejam elas tratadas ou não... livre arbitrio! :p
 
Top