Novidades

Nada a declarar??? ou devo declarar? Aeroportos/Alfandegas

costaalves

Membro Novo
Bom dia,

vou quinta para os states e vou levar duas máquinas fotográficas e 3 objectivas comigo.

de lá quero trazer pelo menos mais uma objectiva comigo.

o que devo fazer aquando a ida (ainda em Lisboa) declaro o que levo de modo que não tenha problemas na vinda? não faço nada?

quais as implicações de declarar este material? tem custos? no desembarque em NY tenho de fazer alguma coisa?
 

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Olá Costa Alves,

A declaração de material nas alfandegas, por norma é feito quando vais para paises onde existe "Porto Franco" por causa do IVA, e ai sim principalmente se sao coisas com valor (€€€).

Penso que nos Estados Unidos, nao se poe esse problema... contudo podes declarar, pois se "fores" roubado tens uma prova do que tinhas....

Não pagas nada, so serve para quando estiveres a fazer alfandega cá ou lá se te perguntarem alguma coisa, mostras os papeis.. caso contrario boas ferias;)

Espero ter ajudado
 

costaalves

Membro Novo
Paulo Leite disse:
Olá Costa Alves,

A declaração de material nas alfandegas, por norma é feito quando vais para paises onde existe "Porto Franco" por causa do IVA, e ai sim principalmente se sao coisas com valor (€€€).

Penso que nos Estados Unidos, nao se poe esse problema... contudo podes declarar, pois se "fores" roubado tens uma prova do que tinhas....

Não pagas nada, so serve para quando estiveres a fazer alfandega cá ou lá se te perguntarem alguma coisa, mostras os papeis.. caso contrario boas ferias;)

Espero ter ajudado
Pelo que sei na alfandega e aqunado da chegada de vôos dos states, costumam procurar muito material electronico. o que te pode acontecer se não tiveres declarado?

obrigado
 

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Upss, agora apanhaste me :):D:D

Pois nao sei:blush:, não será so por questões de segurança?????

Agora nao consigo, mas da parte de tarde falo com quem sabe e depois digo te algum
 

costaalves

Membro Novo
Paulo Leite disse:
Upss, agora apanhaste me :):D:D

Pois nao sei:blush:, não será so por questões de segurança?????

Agora nao consigo, mas da parte de tarde falo com quem sabe e depois digo te algum

AGRADEÇO TE IMENSO!

não é só por questões de segurança porque eles abrem as malas especilamente em busca de material eléctrico.

para os caramelos que trazem 4 e 5 iphones... atenção!

Um amigo meu foi apanhado na alfandega com 2 iphones e um telemovel que levou de Portugal e foi o cabo dos trabalhos explicar porque trazia dois telefones... se era para vender... etc.
 

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Tens razao,já falei com uma amiga que trabalha no aeroporto e é melhor declarar tudo o que seja mat. informatico... principalmente se levas mais do que uma peça de cada.

Depois de teres a declaração ninguem te vai "chatear", basta mostrares quando te for pedido e está resolvido;)

Repara, nao acredito que vao implicar com um telemovel de 50€, mas se for um de 500€, se calhar já podem ver que poderá haver grandes diferenças entre os 2 países.

Boa viagem e DECLARA ... que vais de FÉRIAS:D:D
 

costaalves

Membro Novo
Muito obrigado...

mas é que só em material fotográfico vão perto de 5000 Euros... :):huh::D e pagar o IVA sobre coisas que já paguei não era bonito.

sabes onde é o balcão para declarar? tem custos? é antes depois ou durante o check in...

abraço
 

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
No Porto sei ...

Agora em Lisboa... não:blush:

Os voos para os Estados Unidos, abrem 3 horas antes.... podes fazer antes do check in.

Mas de ceteza que a sua localização é antes de passares o control de passaportes ou alias antes do raio x.

Desculpa não conseguir ajudar...
 

Titinha

Membro Novo
Sorry meter-me na conversa, mas isso é só para o "Estates" ou euzinha que irá sair da Europa neste caso para Cabo Verde com um PC, também devo declaras o "menino"??? :huh:
 

costaalves

Membro Novo
Titinha disse:
Sorry meter-me na conversa, mas isso é só para o "Estates" ou euzinha que irá sair da Europa neste caso para Cabo Verde com um PC, também devo declaras o "menino"??? :huh:
teoricamente sim

mas visto este material não ser um must de cabo verde a probabilidade de te chatearem é menor!

nos voos de destinos onde a moeda é mais barata eles andam sempre mais em cima

EUA
tokio
indonesia
singapura
TAILANDIA

etc
 

Titinha

Membro Novo
Ah!!! Só mesmo por curiosidade, "agora" ia ao "Estates" e via lá um PC bom e barato e comprava falo só de um, quem diz PC diz MP3 e afins, se compramos só um, eles podem dizer alguma coisa????
 

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Eu acho que nao..... agora se comprares 1 pc, 1 mp3, 1 telemovel, e mais alguns "1"

se calhar já é diferente
 

costaalves

Membro Novo
tenho a certeza que DEVES declarar.

mas só se aplicava se o levasses já de Portugal.

falei agora com a alfandega.

vou declarar numeros de serie da máquina e lente antes de sair de Portugal, na volta ( e nos vôos dos states eles estão mais interessados) vão me mandar parar e eu vou poder comprovar que saí daqui com este material logo não sou tributado.

a tributação é sobre a factura EMITIDA nos EUA.

visto que compras estás sempre sujeito... mas... há quem tente que não olhem para eles...



preço americano + factor a aplicar (pex numa maquina fotrografica = valor compra *1,04) +IVA APLICÁVEL.
 

Asae

Membro Conhecido
olá Titinha

É melhor declares. Se te mandarem parar tens de comprovar que é teu (podes sempre levar a factura de compra cá - aconselharam-me essa possibilidade numa agência) e sobre o talão de compra no estrangeiro cá pagas o IVA.
No caso de comprares lá, é só respirares fundo, relaxares e rezares para não te pararem :huh:

O truque de comprar lá e escrever "para oferta" :De pedir para enviar para cá por correio também já não funciona a 100% (nem que seja a família realmente a enviar e a oferecer) porque eles podem abrir ou esperar na alfandega para abrir á tua frente e depois pagas o IVA e pelo menos ainda te chateiam a tola como se tivesses 6 anos.:D Cada vez fazem mais isto :eek::)

Para os EUA li qualquer coisa há algum tempo que eles querem que declares o pc para ele puder ser rastreado em caso de necessidade (esta informação necessita de confirmação porque não tomei muita atenção).
 

costaalves

Membro Novo
Importante... para além do IVA pagas ainda um indice de acordo com o bem.

se for uma lente para uma maquina pagas 4% + iva
se for uma maquina digital pagas 0% + iva
se for uma ma´quina de filmar pagas 12% + iva

não sei o factor para pc's


para esclarecerem melhor podem ligar como eu fiz à minutos para a alfandega do aeroporto de Lisboa 218408075
 

Titinha

Membro Novo
Mesmo para Cabo Verde tenho que declarar??? Oh levo a factura que ainda tenho comigo, só tenho que a achar LOL
 

LuisT_76

Membro Ativo
Julgo que não tem propriamente a ver com ser mais barato ou nao, mas sim com o facto de o estado cobrar sempre o IVA, quer ele ja tenha sido pago no estrangeiro ou nao: por exemplo se eu comprar um automovel em Espanha se o quiser trazer para Portugal terei sempre que pagar o IVA e o ISV, independentemente da moeda (que é a mesma...) e do facto de ja ter pago o IVA lá. Julgo que é por aí...
 

costaalves

Membro Novo
LuisT_76 disse:
Julgo que não tem propriamente a ver com ser mais barato ou nao, mas sim com o facto de o estado cobrar sempre o IVA, quer ele ja tenha sido pago no estrangeiro ou nao: por exemplo se eu comprar um automovel em Espanha se o quiser trazer para Portugal terei sempre que pagar o IVA e o ISV, independentemente da moeda (que é a mesma...) e do facto de ja ter pago o IVA lá. Julgo que é por aí...
dentro da UE é diferente

o IVA (indep da taxa) cobrado em Espanha foi efectivamente cobrado (o iva é imposto comunitário) pelo que não pode ser cobrado de novo em Portugal.

no que toca a comunidade europeia não se aplica a questão do IVA.

mas há outros impostos que não exitem lá fora e podem ser palicados em Portugal

o Imposto automovel p exemplo é aplicado em Portugal e não existe (pelo menos nos mesmos moldes) lá fora.
 

costaalves

Membro Novo
Bom,

aqui fica a dica para quem quer fazer o esmo que eu...

após o check in... e logo após os securitas que te abrem a mala de mão para ver se tens liquidos há um balcão da alfandega. aí deves declarar o que levas e o respectivo nº de série.

preenches e dão-te o destacável que caso sejas interpelado na vinda mostras a comprovar que é material nacional e já tributado.

o giro é que não é só o IVA que se paga nos produtos que compramos lá... é o IVA mais um índice de tributação.

p. ex: compro uma lente que custa 1000 Euros ou dólares para facilitar e imaginando que havia paridade no câmbio (trago factura)

a essa lente eles aplicam um factor de +4% (se fosse camera de filmar era de 12% e se for só uma máquina digital não há factor a aplicar... são índices de lei e não sei a razão de uns serem maiores que outros) depois colocam os 20% de IVA.

assim, teria de pagar os 4%= €40

mais 20% sobre o valor total = 1040 * 1.20 = € 208

Total da despesa = € 248


se por acaso levarem material caro daqui estão sujeitos a pagar todos estes impostos sobre material já tributado aquando da compra.

assim e para poupar dinheiro e evitar amargos de boca declarem caso o considerem necessário.

abraço

_________________
 
Top