Novidades

Nada a declarar??? ou devo declarar? Aeroportos/Alfandegas

pcg2001

Membro
Olá a todos,

no tópico dos EUA coloquei um post sobre este tema também pois vou em Agosto aos estates e queria trazer a mala cheia de roupa!!

Agora vocês nesta thread conseguiram confundir-me.

- percebo que convém declarar o material electronico que levo comigo: sobretudo porque entre nós os 2 vamos levar um netbook, 2 ipods, 1 ds e 1 psp, - para entretenimento no avião + 2 maquinas fotograficas.

- Quanto a COMPRAR NOS EUA: Tinha a impressão que até € 430 não preciso de declarar nada, pois enquanto material para uso próprio beneficio de uma isenção. Correcto??

Nota: no ano passado esse limite era bem mais baixo, pois fui de inglaterra aos EUA e julgo que estava para ser alterado o limite europeu para os EUA, era cerca de £150. Acabei por usar a roupa que comprei, tirei etiquetas e destroi recibos... Não foi o mais correcto da minha parte :), mas trouxe um relógio de prenda para a minha mãe nesse valor e quis guardar o recibo para garantia, por isso os jeans que trouxe iriam ultrapassar o limite. Mas em inglaterra estão pouco preocupados com isso nas alfandegas. Cá é outra historia de acordo com os vosso relatos.

A fonte que usei foi (não posso postar links ainda):

dgaiec.
min-financas.pt/
pt/
informacao_aduaneira/
viajantes/
bagagem_pterceiro_2009/
faq_iva_iec_08.htm


Regime do IVA e dos IEC aplicável às mercadorias contidas na bagagem pessoal dos viajantes procedentes de um país terceiro
Há algum limite pecuniário para poder usufruir-se desta isenção?
Sim.€ 300 por viajante, valor global das mercadorias, impostos incluídos - para os viajantes que utilizem a via rodoviária ou ferroviária, assim como, para os viajantes que utilizem as vias aérea e marítima quando se trate de aviação ou navegação, de recreio privadas.
  • € 430 por viajante, para os viajantes que utilizem os transportes aéreos e marítimos, não privados.
    € 150 por viajante, para os viajantes de idade inferior a 15 anos, independentemente do meio de transporte utilizado.
Nota1: Quando o valor global de várias mercadorias for superior, por viajante, aos valores atrás indicados, a isenção apenas será concedida até àqueles montantes para as mercadorias que, se importadas separadamente, beneficiassem da isenção, sendo que o valor de uma mercadoria não pode ser fraccionado.
 

costaalves

Membro Novo
pcg2001 disse:
- Quanto a COMPRAR NOS EUA: Tinha a impressão que até € 430 não preciso de declarar nada, pois enquanto material para uso próprio beneficio de uma isenção. Correcto??
430 Euros não é nada. basta trazeres 3 camisas e umas calças de ganga e já se foi o plafond.

os €430 são um pro forma.

eu refiro me a declarar coisas que tenham elevado valor (>500€).

Caso não as tenhas antes de ir e queiras lá comprar, não há nada a fazer. reza para não seres mandado parar na alfandega.

eu trouxe material electronico de lá (que obviamente não declarei qd sai de Portugal) e tive de me sujeitar. e acima de tudo estava ciente e informado do "risco". Mas o risco é relativo. Pagas ou deixas na alfandega para ser leiloado! :):):D

é aproveitar trazer de lá material que o Dólar está a 1,4 :s:s:s

abraço
 

Maria Pereira

Membro Conhecido
Olá!
Ainda bem que existe este forum para colhermos tanta informação...
É que as viagens nem sempre trazem recordações positivas!
Na dúvida eu aconselho sempre a declarar tudo no aeroporto/alfândega, pois, também já fui incomodada e deixo aqui a minha experiência.
Quando fui para Tenerife em 2005, antes de embarcar no aeroporto do Porto fiz questão de perguntar no balcão do chek-in e nos serviços aduaneiros se tinha de declarar que levava comigo máquina fotográfica e máquina de filmar, até porque, eram objectos que já tinha há muito tempo e já não sabia da factura. A resposta nos dois balcões foi peremptória: - "Não precisa, só se comprar lá esse material".
Mas, o que aconteceu foi que quando regressei e me encaminhei para o canal verde, já que não trazia qualquer mercadoria objecto de declaração, apenas pequenas lembranças, fui barrada e perguntaram-me se não tinha nada a declarar, já que tinham conhecimento que trazia comigo a máquina fotográfica e a de filmar.
Expliquei que tinha questionado tal facto antes de embarcar e a resposta que me tinham dado. Responderam-me que ainda assim era habitual travarem as pessoas porque normalmente trazem de Tenerife muitos objectos desses. A situação só não foi complicada porque depois de mostrar os objectos era fácil de perceber que eram máquinas usadas, mas não deixou de ser incomodativa e embaraçoso e serviu de aviso. Mesmo que vos digam que não é preciso declarar, aconselho a fazê-lo.:s
 

Asae

Membro Conhecido
Maria Pereira
obrigada por partilhares a tua experiência.
Eu vou agora 15 dias para tenerife e estava descansada em relação a isso porque não é um sitio comum para grandes compras mas baseada no que dizes-te vou declarar tudo na alfandega.
Obrigada
 

Asae

Membro Conhecido
ok já percebi!!!! nem me preocupei em saber isso não ia com essas ideias mas agora que falas nisso :)
 

Maria Pereira

Membro Conhecido
sls disse:
Maria Pereira
obrigada por partilhares a tua experiência.
Eu vou agora 15 dias para tenerife e estava descansada em relação a isso porque não é um sitio comum para grandes compras mas baseada no que dizes-te vou declarar tudo na alfandega.
Obrigada
Boa viagem e boas férias até Tenerife, espero que gostes.
Se puderes vai ao LORO PARQUE, é muito giro.:)
 

joanaaaa

Membro Novo
Olá!
Adorei ter encontrado este forum. Mas ainda tenho umas dúvidas sobre este assunto:

Uma amiga minha vai comprar amanhã um notebook para mim, nos EUA, e volta para Portugal na segunda. Ela deveria de declarar alguma coisa nos EUA antes de embarcar para Portugal? Se sim quanto se pagaria? Ando há dias a pesquisar sobre isto e só encontro informação contraditória. Só hoje me lembrei de ligar para a alfandega, mas é sábado e está fechada...

Se ela não declarar nada nos EUS tem de declarar quando chega a Portugal? Onde é mais provável estar a alfândega a revistar as malas?

Outra coisa: ela vai trazer o notebook dela na bagagem de mão e o meu notebook ainda não sabe se é melhor trazer também na bagagem de mão ou na bagagem de porão. O que acontece é que se ela trouxer na bagagem de mão é mais fácil de ver que há algo de errado, pois é estranho alguém viajar com 2 notebooks. Se ele o trouxer na bagagem de porão tenho medo que ele chegue partido... Acho que eles não são muito simpáticos com essas malas =p. O que acham que seria melhor nesta situação?
Obrigada
 

jfreitas

Membro Conhecido
joanaaaa disse:
Olá!
Adorei ter encontrado este forum. Mas ainda tenho umas dúvidas sobre este assunto:

Uma amiga minha vai comprar amanhã um notebook para mim, nos EUA, e volta para Portugal na segunda. Ela deveria de declarar alguma coisa nos EUA antes de embarcar para Portugal? Se sim quanto se pagaria? Ando há dias a pesquisar sobre isto e só encontro informação contraditória. Só hoje me lembrei de ligar para a alfandega, mas é sábado e está fechada...

Se ela não declarar nada nos EUS tem de declarar quando chega a Portugal? Onde é mais provável estar a alfândega a revistar as malas?

Outra coisa: ela vai trazer o notebook dela na bagagem de mão e o meu notebook ainda não sabe se é melhor trazer também na bagagem de mão ou na bagagem de porão. O que acontece é que se ela trouxer na bagagem de mão é mais fácil de ver que há algo de errado, pois é estranho alguém viajar com 2 notebooks. Se ele o trouxer na bagagem de porão tenho medo que ele chegue partido... Acho que eles não são muito simpáticos com essas malas =p. O que acham que seria melhor nesta situação?
Obrigada

Olá

Nos estados unidos não tem de declarar nada.

Á chegada a Portugal, se for revistada na alfândega (o que é provável nos vôos provenientes de Nova York) tem de pagar direitos. Existe uma tabela mas não é pouco aviso já. No caso de ser revistada, se o portátil dela tiver aspecto de novo, o mais provável é pagar pelos dois, porque quando sai do país deve passar pela alfandega e registar os equipamentos que leva para fora do país. É a única prova admitida para provar o uso quando volta a entrar em Portugal.

A alfândega está.. na alfândega. depois da recolha das malas antes de sair da zona de desembarque (toda a gente tem de passar pelo meio deles) e mandam parar por suspeita por amostragem. Em vôos provenientes de NY é facil mandarem parar porque já sabem que vão encontrar equipamentos tecnológicos e roupa...
 
Top